fbpx

Como visitar o Cerro Catedral, a estação de esqui de Bariloche

Bariloche combina com inverno, que combina com neve, que combina com esqui. Pelo menos esse é o objetivo de muitas pessoas que desembarcam na capital argentina do frio todos os anos, entre profissionais do esporte e brasileiros ávidos por um contato mais íntimo com a neve. Em ambos os casos, o Cerro Catedral é parada obrigatória: é ali que funciona a estação de esqui de Bariloche, uma das primeiras da América Latina.

Qual é a melhor época para esquiar em Bariloche

A temporada de neve costuma variar de ano para ano e depende do bom humor do clima naquele momento. Se você planeja ir a Bariloche para esquiar, é importante se informar sobre esses fatores. O site oficial do Cerro Catedral publica, todos os anos, um calendário com a previsão para a temporada, que pode ser estendida ou encurtada ao longo do inverno de acordo com a quantidade de neve que realmente caiu ou que ainda está prevista para cair.

Como a gente sabe que previsão metereológica falha, convém conferir no site o estado das pistas bem próximo da data que você deseja visitar. Para efeitos de planejamento, saiba que a temporada de neve costuma começar em meados de junho e, em alguns anos, vai até setembro, com pico no mês de julho.

Veja também:
O que fazer em Bariloche
Onde ficar em Bariloche 

Esquiar em Bariloche - Cerro Catedral

Quanto custa visitar o Cerro Catedral?

O valor dos passes para a montanha muda a cada temporada. Em 2019, o passe diário, que dá direito a todas as pistas, da abertura ao fechamento da estação, custava $ 2.630 pesos para adultos e $ 1.530 para crianças. Aposentados também tem desconto. Você pode checar os preços atualizados no site oficial.

Aqui também dá para reservar o passe, os equipamentos e aulas de esqui com antecedência.

 

Seguro de viagem para esquiar na Argentina

Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.

Se você pretende esquiar, é preciso contratar um seguro que tenha cobertura para esportes radicais A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 15 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.

Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Pistas e infraestrutura

O Cerro Catedral conta com 120 km de pistas e 600 hectares de áreas esquiáveis. São 53 pistas de esqui dos mais diversos níveis de dificuldade para explorar, das quais apenas seis são para iniciantes. Além das seis pistas, mais quatro caminhos são indicados para quem está começando agora. Todos eles ficam mais próximos à base da montanha. Para encontrá-los, basta procurar as pistas e caminhos verdes, que, de acordo com o sistema de classificação do esporte, são as recomendadas para iniciantes. O lugar conta ainda com 40 meios diferentes de elevação para esquiadores e pedestres.

Cerro Catedral - Esqui em Bariloche

Se esse é seu primeiro contato com a neve, pode ser interessante fazer algumas aulas de esqui para se familiarizar com os equipamentos, aprender as manobras básicas do esporte e evitar alguns capotes. Além disso, a atividade permite que você economize tempo nas filas dos ascensores, já que os alunos das escolas têm prioridade para passar. Na base do Cerro, você encontra diversas escolas de esqui com preços e condições variadas. Por isso, pergunte em algumas delas antes de fechar a aula.

É também na base que fica boa parte da infraestrutura para pedestres, como restaurantes, lojinhas lembranças, estacionamento e uma área para crianças.

Atividades no Cerro Catedral

Quem não é tão fã da ideia de deslizar na neve montanha abaixo ainda pode aproveitar as atrações do Cerro Catedral. Além dos tradicionais esqui e snowboard, o lugar oferece uma variedade de atividades de neve, como as divertidas pistas de esquibunda para todas as idades, tobogã, aluguel de motos de neve, tour guiado para conhecer a pista (necessária inscrição prévia), pista de esqui nórdico, freeride (esqui fora das pistas), creche para bebes e espaço recreativo para crianças de até 11 anos. Há ainda diversas lojas, bares e restaurantes para relaxar, tomar um chocolate quente ou uma cerveja, e a melhor parte é que os preços praticados ali são muito parecidos aos praticados no centro de Bariloche.

Cerro Catedral - Estação de esqui em Bariloche

Para pedestres, o local oferece diversas opções de caminhadas na neve. O Passeio Histórico leva ao primeiro ponto de elevação do Cerro Catedral, fundado há pouco menos de século. No caminho, vistas para o Parque Nacional Nahuel Huapi e os lagos. Há ainda um tour de aventura ao topo de montanha, com vistas panorâmicas da região e uma caminhada para apreciação da natureza, além de mountain bike e escaladas. Algumas dessas atividades continuam acontecendo no verão, a melhor época para as caminhadas, por exemplo. E as vistas lá do alto continuam lindas quando a temperatura esquenta.

Para participar das atividades, basta se informar na bilheteria sobre a programação do dia e qual o bilhete necessário para cada modalidade.

Onde alugar roupas de neve e equipamento de esqui

É possível alugar as roupas impermeáveis no Cerro Catedral, mas eu aconselho fazê-lo no centro de Bariloche, onde o seu poder de barganha será maior. Já para os equipamentos, por praticidade, pode valer a pena pagar mais caro e alugar nas lojas na base da montanha, para evitar pegar ônibus com todos os trambolhos (já tentou colocar um esqui dentro do porta-malas de um carro?), mas claro, essa decisão vai depender do seu orçamento. Em geral, é possível conseguir descontos no aluguel para diversos dias ou para grupos. No Cerro também há aluguel de armários para guardar seus pertences e lugares onde deixar os equipamentos se você quiser parar um pouco para comer ou fazer outras atividades.

Como chegar ao Cerro Catedral

A forma mais barata de chegar ao Cerro Catedral é de transporte público. As linhas que levam até a estação são a 50 e 51. Você pode pegar um panfleto com os horários dos ônibus no escritório de atendimento ao turista, no centro de Bariloche, para programar sua ida e sua volta.

Outras opções são alugar um carro, contratar um serviço de remis (táxi) ou comprar o passeio com alguma agência de viagens em Bariloche, porém esse tipo de tour costuma ser apenas de meio dia, o que é insuficiente para quem pretende esquiar, mas pode ser o bastante para quem só quer conhecer o lugar e brincar na neve. O ideal para quem quer aproveitar a pista de verdade é no mínimo um dia inteiro.

Onde ficar em Bariloche

Bariloche tem uma ampla gama de hotéis para todos os gostos e bolsos. A opção mais popular e também a mais prática é ficar nas proximidades do centro cívico da cidade, onde você tem fácil acesso a restaurantes, bares, mercados, transporte público e agências de viagem.

Para mais informações sobre as opções de hospedagem, leia esse post completo sobre onde ficar em Bariloche.

Hotéis no centro cívico:

Encontre hotéis em Bariloche

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

36 comentários sobre o texto “Como visitar o Cerro Catedral, a estação de esqui de Bariloche

  1. Gostaria de tirar uma dúvida, para fazer a aula, alugar equipamentos e esquiar na pista iniciante ( pista verde ) é necessário pegar algum teleférico ?

  2. Oi, não queria esquiar nem fazer snowboard,queria conhecer la em cima e tambem ir ao esquibunda. quanto tenho que pagar por isso? obrigada

    1. Cacília, para subir o cerro só com os lifts da estação de esqui. O ônibus não sobe o cerro, só faz o trajeto entre o centro e a entrada da pista.

      Abraços

  3. GOSTARIA DE SABER SE TEM TRANSITO DE CARRO PARA SUBIR E DESCER PARA ESTAÇÃO CERRO CATEDRAL A PARTIR DO CENTRO DE BARILOCHE? ESTAMOS INDO NA ALTA TEMPORADA (FIM DE JULHO) COM CRIANÇAS E NÃO SERIA UMA EXPERIENCIA AGRADÁVEL FICAR COM ELAS PRESAS EM CONGESTIONAMENTO…

  4. Olá! Irei para Bariloche agora no dia 31/05/17 e TODAS as viagens que eu faço, leio este bolgo (que sou fã) para montar os meus roteiros!!! Adoro este blog!! TOP!! Parabéns!!! 😉

      1. Olá, Natália!
        Postei uma dúvida em 14/03 e ainda não tive retorno… Mesmo que o retorno seja negativo, que não saiba me informar em média os valores, gentileza me retornar, pois entro constantemente nesse post ansiosa por uma resposta. No aguardo. Muito Obrigada!! Abraço. Paula Santos

        1. Ei Paula,

          Desculpe, seu comentário passou batido aqui pra mim… Infelizmente não tenho nem ideia dos preços, pois todos os tours fiz com agência e o Cerro Catedral, em específico, fiz com transporte público. Tem um ônibus que passa no centro que deixa lá na porta, tento para ir quanto para voltar…

          Abraços

          1. Imagina! Sem problemas! Obrigada de toda forma!!
            Bom, acabo de retornar de Bariloche, fiz o percurso do centro ao cerro alguns dias de Remis e outros de taxi. Muitos locais falaram que remis era mais barato para longas distâncias, porém não foi a experiência que tive, pois paguei 400 pesos cada trecho (800 pesos ida e volta) utilizando remis e 360 pesos cada trecho com taxi. Enfim, gostaria de deixar registrado caso alguém se interesse. Abraços.

  5. Boa noite, não quero esquiar mas quero mostrar a neve para meus filhos…tem neve no final do mês de maio? Posso fazer o passeio no teleférico com eles?

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.