Mirante Dona Marta, no Rio de Janeiro: vista grátis do Cristo Redentor

Mirante Dona Marta, no Rio de Janeiro: vista grátis do Cristo Redentor

Vou dizer algo que muita gente vai achar que é blasfêmia: depois de duas visitas ao Cristo, eu não acho que o passeio vale tanto a pena. Pode ser coisa minha, porque eu já contei pra vocês que eu odeio atrações turísticas, mas a conclusão que eu cheguei é que não vale tanto a pena subir até o símbolo máximo da cidade – e quem sabe do país. É caro, cheio de gente, não dá para tirar uma foto com o Cristo sem um monte de cabeça atrás, tem que que acotovelar para ver a vista, que, apesar de ser mesmo muito bonita, muitas vezes está meio nublada por causa da poluição da cidade lá embaixo.

Vamos deixar claro aqui que você não precisa concordar comigo e, se nunca foi ao Cristo, deveria ir pelo menos uma vez para tirar suas próprias conclusões. Mas esse lenga-lenga todo foi para contar que, quando eu recebi uma amiga de Barcelona no Brasil – que também não fazia nenhuma questão de mega atrações turísticas – tratei de buscar vistas alternativas da cidade e dei de cara com o Mirante Dona Marta.

Leia também: As 10 atrações mais supervalorizadas do mundo

Mirante Dona Marta, Rio de Janeiro

Mirante Dona Marta, Rio de Janeiro

Assim como o Cristo, o Mirante Dona Marta fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, em um morro de 350 metros de altura. O acesso é totalmente grátis e dá para chegar lá combinando transporte público e meia hora de caminhada ladeira acima, dentro do parque. Ou seja, você gasta o preço da passagem de ônibus. Lá em cima está uma das melhores vistas da cidade, que engloba o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o próprio Cristo Redentor e até o Maracanã.

O Mirante é espaçoso e não costuma lotar muito, de forma que você pode aproveitar bem a vista sem ter que se preocupar com outros turistas atrapalhando as fotos. O melhor lugar para fotos é do Heliponto, mas saindo de lá, atravessando o estacionamento e pegando um caminho estreito na outra ponta, há outro ponto de observação que oferece outra perspectiva. Do Mirante Dona Marta você vê o Rio de Janeiro em 360 graus.

Mirante Dona Marta, Rio de Janeiro

Essa é uma boa opção de passeio combinado com o Cristo Redentor. Planeje sua ida ao Corcovado para a manhã e depois, dê uma passadinha no mirante para ter outra vista da cidade.

Mirante Dona Marta, Rio de Janeiro

Como chegar ao Mirante Dona Marta

Há várias formas de chegar ao Mirante Dona Marta. Eu peguei o ônibus 007 na Praça Tiradentes e desci no ponto final, que fica em frente à entrada do parque. De lá, subimos à pé pela estrada – trajeto que durou mais ou menos meia hora – mas há vans que levam até o mirante por R$15. Na entrada do parque, um guarda nos alertou para termos cuidado porque estávamos no topo da favela Santa Marta, que é pacificada. Como eu já estava acostumada com a paranoia carioca, segui em frente mesmo assim. E na subida, o alerta me pareceu um exagero. Havia muitas pessoas e carros subindo e descendo todo o tempo – mesmo numa terça a tarde – e o trajeto foi tranquilo, além de lindo.

Outra possibilidade é pegar a funicular que fica na base da favela Santa Marta, em Botafogo (acesso pelo metrô e depois integração em direção a Humaitá). Depois, basta pegar a trilha que dá acesso ao mirante. Esse caminho é bem íngreme e o trajeto dura cerca de 45 minutos.

Para quem vai de carro fica ainda mais fácil. Basta seguir pela Ladeira dos Guararapes, em direção ao Corcovado, e de lá seguir as indicações até o mirante. Tem estacionamento no local.

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma.

Siga @natybecattini no Instagram

5 comentários em Mirante Dona Marta, no Rio de Janeiro: vista grátis do Cristo Redentor

  1. Ola! Meu nome é Gilson Fumaça sou guia de turismo e responsável da agência de turismo de experiência chamada Favela Scene, sou nascido e criado na Favela Santa Marta e pra mim é uma das vistas mais lindas no Rio de Janeiro, desenvolvemos esse tour pela Favela Santa Marta com a trilha que leva ao Mirante Dona Marta, que viver uma exelente experiência!?? Vem conhecer nosso trabalho!

  2. Esse lugar é tão bacana que já foi até palco do DVD Acústico do Natiruts-o melhor álbum deles, na minha opinião! 🙂
    Vale a pena procurar no YouTube pelas músicas e pelas imagens – são lindas!

  3. Nath, confesso que também acho o Cristo super-valorizado hahaha Uma missão pra chegar, muita gente, caríssimo… Fora que nem foi a gente que fez a estátua né hahaha Prefiro muito mais esses programas mais alternativos, econômico$$ e essa vibe de trilha, natureza, etc..

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: