fbpx

Passear e Azulejar: um tour e workshop de azulejos no Porto

Entre as características mais charmosas de Portugal, sem dúvida a azulejaria merece uma posição de destaque. Não tem quem não ande por uma rua qualquer e fique imediatamente impressionado quando todas as casas e prédios são revestidos de azulejos coloridos, de padrões diferentes.

azulejo porto portugal

Descobrir sobre a história dessas peças, ver belos exemplos e entender melhor sobre azulejos no Porto é a proposta do tour Azulejar e Passear, organizado pela blogueira do Rita, do blog O Porto Encanta, com a ceramista Ninoska Trillo. Cada tour, que conta a história da azulejaria em Portugal desde o século 15 e até ao 21, faz uma rota diferente: não faltam ruas e prédios com azulejos no Porto.

No final do passeio, rola um workshop onde aprendemos a pintar a nossa própria peça: enquanto escrevo este post, o azulejo que eu mesma fiz decora a minha mesa.

azulejos porto portugal

azulejos porto portugal

Leia também: Visita ao Museu do Azulejo em Lisboa

O que fazer no Porto: roteiro de 3 dias

Onde ficar no Porto – dicas de hospedagem

Os azulejos chegaram em Portugal na época do reino de D. Manuel I, no século 15, com influência árabe. É que o rei visitou a Alambra de Granada e quis fazer o mesmo com o seu palácio em Sintra.  Entre os séculos 15 e 18 a produção dos azulejos era muito mais artesanal: todas as peças eram pintadas a mão. Infelizmente, porém, boa parte dos azulejos que estão nas fachadas hoje em dia são réplicas. É difícil encontrar casas que conservem os azulejos dos séculos 18 ou 19. Mas dentro das igrejas ou em alguns museus e prédios públicos, dá para encontrar painéis.

azulejos porto portugal

No hall da Biblioteca Municipal do Porto há painéis de azulejos dos século 17 e 18

Um lugar onde é possível admirar azulejos pintados a mão em grande quantidade é na Estação de São Bento. Esse é o local com maior número de azulejos por metro quadrado do mundo! Foram todos pintados a mão pelo artista Jorge Colaço, no início do século 20, e depois organizados nas paredes da entrada da estação.

azulejos porto portugal

Esse padrão azul e branco, tão comum nos azulejos portugueses, vem do século 16: é que a pintura é feita a base de água e descobriram então que o tom de azul não se mistura no forno. E aqueles padrões que incluem o amarelo? Bem a cor extra era sinônimo de poder e riqueza.

Os azulejos mais típicos do Porto são a versão em relevo, uma técnica tipicamente portuguesa. É necessário fazer um molde de barro para fazer o relevo, e levar duas vezes ao forno.

azulejos porto portugal

Azulejo do século 17

azulejos porto portugal

Réplica de azulejo num prédio na baixa 

A primeira fábrica de azulejos portugueses surgiu em Lisboa, no final do século 18. Por muito tempo, o azulejos no Porto e em Coimbra vinham de lá. Mais tarde, as cidades passaram a contar com as suas próprias fábricas: no Porto havia quatro ou cinco pontos de produção importantes.

Com a modernização das fábricas ficou mais barato e fácil fazer azulejos. Sabe essas versões desenhadas, com padrões muito iguais? Tratam-se de estampilhas ou decalques. São todos perfeitos, sem os erros e diferenças que uma peça pintada a mão teria. 

azulejos porto portugal

Uma das coisas que sempre me chamou a atenção no Porto são as igrejas revestidas de azulejos desenhados azuis. São várias delas espalhadas pela cidade, ó:

azulejos porto portugal

Capela das Almas

azulejos porto portugal

Capela de Nossa Sra da Saúde

A Ninoska explicou que apesar das igrejas serem mais antigas, os azulejos são da década de 1930 e 1940, quando virou moda fazer esse tipo de decoração. Geralmente, o padrão dos azulejos pintados nessas igrejas conta a história do santo ou santa a que se dedicam.

Depois desse tanto de informações, partimos para o workshop: todo o material é fornecido pelo tour. Aprendemos a pintar com três tons diferentes de azul, fazer sombras e degradê. E mesmo que você não tenha muito talento artístico, não tem problema, o padrão a ser pintado de azulejo segue um modelo preparado especialmente.

azulejos porto portugal

azulejos porto portugal

E foi assim que fizemos nossos azulejos enquanto tomávamos uma taça de vinho do porto, também incluída no passeio.

azulejos porto portugal

azulejos porto portugal

Foi uma experiência incrível caminhar pela cidade, observar os azulejos que tanto me encantavam e entender um pouco melhor sobre sua história e como são feitos. Se vocês também tiverem interesse em fazer esse tour, basta mandar um email para a Rita: oportoencanta@gmail.com (não esqueça de falar que conheceu o passeio por aqui!)

azulejos porto portugal

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários sobre o texto “Passear e Azulejar: um tour e workshop de azulejos no Porto

  1. Oi Luiza,estou acompanhando pelo noticiário sobre o incêndio em Portugal! Não conheço ninguém por ai, mas lembrei imediatamente de você!
    Você está bem?
    Estou preocupada!
    Mande noticias

      1. Que bom que está bem!!
        Imagino a tristeza generalizada em todo País!
        Que Deus conforte o coração de todos…

        Sobre pintura no azulejo:

        Adorei, ótimo passa tempo, quase uma terapia… rs

        Beijo grande

        Cuide-se!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.