fbpx

Roteiros de viagem para a Andaluzia: como organizar sua viagem

A Andaluzia é um dos destinos mais emblemáticos da Espanha. A região ainda preserva grande influência do período Al-Andaluz, quando boa parte da Península Ibérica foi dominada pelos mouros. Isso está estampado na cultura, na arquitetura e na história do lugar. Dona de alguns dos monumentos mais belos da Espanha, como a Alhambra, a Plaza España de Sevilha ou a Catedral de Córdoba, a Andaluzia é também berço de alguns dos maiores símbolos da hispanidade: o flamenco. E também dos vestidos vermelhos, dos leques e do estereótipo do povo espanhol. Neste post, sugerimos alguns roteiros de viagem para você planejar uma viagem para a Andaluzia.

Todos as principais cidades estão interligadas por linhas ônibus, pois há uma boa malha rodoviária entre elas. Outra opção que funciona muito bem na Espanha e que costuma apresentar preços convidativos são os aplicativos de carona, como o Blablacar. A única exceção é se você resolver explorar os Pueblos Blancos de Cádiz. Nesse caso, é melhor alugar um carro para percorrer pelo menos essa parte, já que a ideia é ir parando nos povoados ao longo do caminho.

Leia também: Como alugar um carro na Europa

Roteiro de 4 ou 5 dias pela Andaluzia: Granada e Sevilha, as cidades imperdíveis

Se você tem pouco tempo e está na Andaluzia pela primeira vez, o negócio é focar em visitar Granada e Sevilha. Nessas duas cidades, você verá algumas das construções mais bonitas e famosas da região, além de conhecer de perto a atmosfera apaixonante das cidades andaluzes e a rica cultura e gastronomia local. A ordem na qual você vai visitar as cidades não importa tanto, mas se você vier de outras regiões da Espanha, talvez fique mais fácil começar de Sevilha, a capital da Andaluzia e maior cidade nesse roteiro.

E se tem um adjetivo que é facilmente relacionado a Sevilha é o de bonita, a ponto de garantir o lugar na lista de cidades mais bonitas do mundo de muita gente. E parte disse se deve à bela Plaza España, construída para a exposição Ibero-Americana de 1929 e uma das praças mais impressionantes que eu já visitei. Os bairros de Triana e Santa Cruz completam o charme, com suas ruas que soam a Flamenco. O ritmo, aliás, nasceu na cidade e está por toda parte.

Não se esqueça que a contratação de um seguro de viagem é obrigatória na Europa. Clique aqui pegar o código de desconto exclusivo para leitores do 360meridianos.

Onde ficar em Sevilha

Plaza España de Sevilha

Granada, por outro lado, tem a Alhambra, uma das construções mais lindas e famosas da Espanha. O complexo de palácios é o grande responsável por atrair viajantes à cidade, mas Granada é mais que isso. As casinhas brancas do bairro cigano de Sacromonte, a proximidade da Serra Nevada, o ar tranquilo e acolhedor de uma cidade pequena, porém cheia de coisas pra mostrar, pedem que você fique um pouco mais.

Alhambra, Granada

Granada e a Alhambra

Se você tem quatro dias, deixe dois para cada parada. Com cinco dá para ficar dois dias em Granada e três em Sevilha. São 248 km entre uma cidade e outra, ou cerca de três horas de estrada. Se você é do tipo que não se importa de correr para ver muita coisa em pouco tempo, dá para espremer Córdoba no último dia, como sugerimos no roteiro abaixo, mas lembre-se de considerar o tempo de deslocamento.

Roteiro de uma semana pela Andaluzia: Conhecendo a linda mesquita de Córdoba

Com dois dias a mais, dá para fazer o roteiro acima com mais tranquilidade e ainda dormir uma noite em Córdoba. Nesse caso, o trajeto recomendado é começar a viagem por lá, seguir para Sevilha e de Sevilha para Granada. Córdoba tem como grande atração a sua Mesquita-Catedral, a principal construção islâmica do ocidente. No passado, foi um grande centro multicultural e uma das maiores cidades da região, onde judeus, muçulmanos e cristãos coexistiam em uma complexa dinâmica social. As marcas desse passado ainda são notadas nas ruas, na cultura e na arquitetura de toda a cidade.

Rio Córdoba, Espanha

Leia também: O que fazer em Córdoba, na Espanha

Sobrou tempo? Conheça a vida vibrante de Málaga

Das cidades citadas até agora, Málaga pode não ser a mais bonita ou aquela que terá os monumentos mais impressionantes. Nem por isso deixa de ser interessante. Uma cidade grande, universitária, à beira-mar e repleta de bares e restaurantes agitados, ela pode ser o lugar no qual você mais terá contato com o povo andaluz, já que não é tão apinhada de turistas como as outras. Se você tiver um ou dois dias na manga, pode valer a pena incluí-la no roteiro.

Roteiro de 10 a 15 dias: Cádiz e os Pueblos Blancos

Quem tem mais tempo terá a sorte de explorar uma das partes mais bonitas e encantadoras da Andaluzia. Nesse caso, deixe Sevilha por último no roteiro anterior e siga da Cádiz. Na verdade, é possível chegar lá de ônibus ou trem saindo das outras cidades também, mas Sevilha é a mais próxima, está a apenas 1h30 de Cadiz. Se você tem entre um ou dois dias para essa parte do roteiro, relaxe à beira do Oceano Atlântico em Cádiz.

Rota dos Pueblos Blancos - Espanha

A Rota dos Pueblos Blancos. Shutterstock.

Caso você tenha mais, alugue um carro e saia para explorar os Pueblos Blancos. Aliás, uma boa forma de fazer isso é começando em Jerez de la Frontera, cidade famosa pela produção do Xerez – o vinho típico da Andaluzia – e ir seguindo até Ronda, uma belíssima cidade – uma das mais antigas da Espanha – construída em uma rocha. Entre os povoados no meio do caminho que rendem uma parada estão Zahara de la Sierra, Grazalema, Setenil de la Bodega, Gaucín, Arcos de La Frontera,  e Ubrique.

Andaluzia: outras cidades

Saindo de Málaga, dá pra fazer uma parada curta em Marbella, outra cidade litorânea, e de lá trilhas o belo Caminito del Rey, uma trilha de 3,3 km de extensão em meio a um desfiladeiro que tem paisagens de tirar o fôlego. Depois de algumas mortes no local, o trajeto foi proibido pelo Governo Espanhol, mas reaberto em 2014, após reformas para garantir a segurança dos aventureiros. Hoje, você pode ir sem medo, que mesmo os mais inexperientes são capazes de terminar o caminho sãos e salvos. Fica entre Ardales e Al Chorro, a 1h de Málaga.

Organizando uma viagem para a Andaluzia

Dicas de melhores locais para se hospedar nas principais cidades andaluzas:

Onde ficar em Córdoba

Onde ficar em Málaga

O que fazer em em Sevilha

Onde ficar em Granada

E você ainda acha diversas opções de hospedagem em todas as cidades da Andaluzia no Booking.com.

O Booking.com e a Seguros Promo são parceiras do 360meridianos. Fazendo sua compra através dos links nessa página ou em qualquer parte do site você ajuda o blog a se manter como um veículo independente e gratuito, provendo informação sobre viagens e turismo de qualidade para todos. A gente agradece 🙂

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

36 comentários sobre o texto “Roteiros de viagem para a Andaluzia: como organizar sua viagem

  1. Natália estou indo com mais 9 amigas para fazer o roteiro Madri e Andaluzia.Serão 10 noites de hospedagem, no periodo de marco/abril.Pretendemos fazer a Andaluzia de micro onibus privativo.Gostaria de ver sua sugestão de roteiro e cidades base.Obrigada

    1. Olá Cláudia!

      Com esse tempo, eu focaria nas cidades principais: Granada, Sevilha e Córdoba. E, se sobrar tempo, acrescentaria Málaga. Esse roteiro está descrito no post e tem muita informação bacana sobre essas cidades aqui no blog!

      Vocês vão amar a Andaluzia!

      Um abraço!

  2. Boa tarde, tenho 16 dias na Andaluzia no fim de janeiro, começarei por Sevilha que ja reservei 3 dias, pensei em pernoitar na proxima. O que você indiaca ir para Ronda ou Cadiz ou Jerez? não vamos alugar carro..
    Grata

    1. Eita, decisão difícil, hein? As três opções são viáveis sem carro e tem atrativos interessantes, então a escolha passa por sua preferência pessoal. Acho que eu optaria por Ronda, com aquela ponte, é muito impressionante e bem diferente do resto. Mas Cadiz também é linda, bem charmosinha e ainda tem praia, né? (o que cai bem se você estiver lá durante o calor insano da Andaluzia). Enfim, é difícil encontrar uma resposta certa quando se trata de roteiro!

      Abraços!

  3. Olá Natália, boa noite
    Estou pretendendo visitar a Andaluzia em setembro próximo, e terei no máximo 5 dias. Estarei chegando de Madrid e tenho que retornar para Madrid para voltar ao Brasil.
    Gostaria de dicas sobre quais cidades visitar, além de Sevilha e Granada, com possíveis bate e volta. Obrigado e parabéns

    1. Olá Cláudio,

      Com apenas 5 dias, acho que Sevilha e Granada estão de bom tamanho. No máximo arriscaria um bate-volta a Málaga (de trem)…

      Abraços!

  4. Olá. Estarei concluindo minha viagem em Andaluzia, após 7 dias no meditarraneo e 7 dias em Marrocos.
    Chegarei 29/06 em Málaga e retorno de Málaga para o Brasil 05/07 pela manhã. Ficarei 30/06 em Málaga.Pensei em 2 dias em Granada e 2 dias em Sevilla. Qual a melhor opção de transporte e hospedagem?
    Um abraço,
    Claudia

  5. Olá, planejo em ir com marido e filhas gêmeas de 6 anos em dezembro para Lisboa, provavelmente ficaremos uns 30 dias por lá. Adorei suas sugestões sobre a Andaluzia e gostaria de saber se é viável ir de trem ou ônibus de Lisboa para Sevilha. Teria mais alguma dica sobre esse deslocamento? Obrigada. Cristina.

    1. Olá Cristina, parece que há ônibus da rede expresso que fazem esse trajeto saindo da estação oriente, em Lisboa: https://www.rede-expressos.pt

      De trem não consegui encontrar um trajeto direto, seria preciso ir de trem a Faro primeiro e depois pegar um ônibus para Sevilha.

      Abraços!

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.