fbpx
Tags:
Atlas: Lincoln, Estados Unidos

Como é o natal nos Estados Unidos

Desde que eu assisti “Esqueceram de mim”, quando era criança, eu sonhei com um natal nos Estados Unidos, na neve. Nada contra a melhor festa que a minha família promove, mas qual a lógica do Papai Noel entrar pela chaminé se a gente não tem uma? Sem contar aquele clima todo de floquinhos caindo e pessoas fazendo guerra de neve que Hollywood nos vende todos os anos – e a sessão da tarde repete.

Ao desembarcar nos Estados Unidos, em dezembro de 2008, pude pela primeira vez na vida vivenciar o espirito natalino no inverno – e todo o resto das tradições do pessoal lá do norte.

Estados Unidos no inverno

A loja de pinheiros

Decoração e músicas de Natal nos Estados Unidos

A começar pela decoração. A gente aqui no Brasil faz decorações bem bonitas, mas em geral são coisas mais públicas, nas ruas e prédios maiores (a decoração da Avenida Paulista está bem legal. Em BH, a da Praça da Liberdade é sempre bacana), porém, as pessoas não são muito de decorar as fachadas de suas casas, nada a além de luzinhas aqui e acolá. Aí eu chego em Lincoln e me deparo com uma verdadeira competição de decoração de Natal.

Natal em Chicago, Estados Unidos

Natal em Chicago, IL

Infelizmente, minha câmera era muito ruim e eu não tenho fotos decentes. Mas as casas da cidade realmente se esforçavam para fazer uma decoração legal. A campeã (nos meus critérios) era uma casa que, além das luzes, tinha pinguins enormes que dançavam e tocavam uma musiquinha natalina. Todas as noites de dezembro, até o natal, se você passasse na porta dessa casa ia encontrar a decoração digna de um shopping. Para quem não se lembra, tem um filme com o Danny DeVitto sobre uma competição de decoração de natal numa cidadezinha do interior.

Outra coisa que me chamou atenção foram as músicas. Enquanto por aqui a gente reclama do “Então é natal” da Simone, lá nos EUA eles têm todo um repertório de canções natalinas que tocam incessantemente em todos os lugares. Artistas gravam CDs especiais de Natal e todo mundo conhece todas essas músicas. Eu trabalhava no McDonalds e ouvia isso o dia inteiro sem parar, por isso acabei decorando as musiquinhas e defini as minhas três favoritas. Vou compartilhar com vocês: It’s The Most Wonderful Time Of The Year, Let it Snow e Last Christmas (na verdade eu odeio essa última, mas ficou marcada, rs).

Inverno nos Estados Unidos

Lá, a maioria das pessoas comemora o natal no dia 25. Eles acordam, tomam café da manhã, trocam os presentes e passam o resto do dia juntos. Na noite do dia 24, na minha casa – onde moravam cinco pessoas, além de duas convidadas – promovemos um amigo oculto de abraço para celebrar a noite. No dia seguinte, nossa chefe nos convidou para conhecer a tradição na casa dela. Foi bem legal, nós fizemos guerra de neve (ha, realizando sonhos), comemos muito, conversamos, rimos, brincamos, como em qualquer festa de natal no Brasil. E claro que eles tinham todas as tradições que vemos nos filmes, como um pinheiro enorme, meias na lareira e cookies em formatos natalinos cozinhados por eles mesmo. Ah, e todo mundo da família tinha o mesmo suéter – hehe, brincadeirinha – afinal nem tudo podia ser como nos filmes, né?

Natal nos Estados Unidos

 

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Como é o natal nos Estados Unidos

  1. No meu primeiro Natal nos EUA eu fui a responsável por fazer as compras para a ceia. Lembro de tá andando pelo mercado e tá tocando todas essas musiquinhas natalinas que você listou. Saí de lá não aguentando mais ouvir Jingle Bells.

    Ano passado eu fui pra Nova York duas semanas antes do Natal. Te falar que é uma das coisas mais mágicas que já vivi. Aquela árvore do Rockfeller é linda! Me senti em “Esqueceram de Mim 2”.

    Beijos!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.