fbpx

Roteiro na Costa Amalfitana de 4 a 7 dias: quais cidades visitar?

Neste post você vai encontrar todas as informações necessárias para quem pretende montar um roteiro de viagem pela Costa Amalfitana.

A Costa Amalfitana e a ilha de Capri, no sul da Itália, são o sonho de muitos viajantes, principalmente aqueles que buscam um destino romântico com paisagens de tirar o fôlego. Mar azul, casas coloridas e montanhas compõem o cenário do local.

Descubra quais são as cidades da Costa Amalfitana no mapa, como chegar e como se locomover, quanto custa a viagem, onde ficar e roteiros de 4 a 8 dias, incluindo também Nápoles, Pompeia e outros destinos.

Vai viajar pela Itália? Então leia também:
12 roteiros de viagem pela Itália: de 7 a 30 dias
Seguro viagem para Itália é obrigatório? Cupom de desconto 25% OFF
Quanto custa viajar para a Itália? Dicas para 2020

Onde fica a Costa Amalfitana: Mapa e Cidades

A Costa Amalfitana fica no Sul da Itália, na região da Campânia, entre Sorrento e Salerno.

São 13 vilas num trecho de cerca de 50 quilômetros pelas encostas montanhosas do litoral. As cidades mais famosas da Costa Amalfitana são Positano, Praiano, Amalfi, Ravello, além claro da Ilha de Capri, que fica nessa mesma área.

A estrada SS163 conecta todas as cidades e oferece vistas lindíssimas para quem circula pela região. No mapa da Costa Amalfitana acima, você vê todo o trajeto da estrada, as treze cidades da Costa, além de Sorrento, Salerno e Capri.

Roteiro na Costa Amalfitana e Capri de 4 a 8 dias

A quantidade de dias que você vai fica na Costa está também intimamente ligada com a possibilidade de alugar ou não um carro. É que se o seu deslocamento for todo de transporte público (ônibus Sita ou ferry) serão gastas muitas horas nos trajetos e baldeações.

Quantos dicas são necessário para conhecer a Costa Amalfitana, Itália?

Eu dedicaria de três a quatro dias apenas para a Costa Amalfitana e Capri, acrescentando dias de viagem se você quiser incluir Nápoles, Pompeia, Paestum ou outras cidades.

Além disso, também conta a sua disposição e estilo de viagem. Quem quer só ver as vilas coloridas, tirar fotos da paisagem e comer bem consegue fazer tudo de mais importante em até dois dias. Mas para aqueles que curtem um estilo de viagem mais lento, o melhor é ficar quatro dias, no mínimo.

Costa Amalfitana Roteiro Amalfi

Igreja de Amalfi

Vale a pena fazer um bate-volta de Roma?

Não recomendo de forma alguma fazer um bate-volta de Roma à Costa Amalfitana. Acredito que seja uma correria sem propósito e grandes são as chances de você não gostar do passeio, que não te permite ter tempo de apreciar as belezas da costa.

Se for para fazer um bate-volta, faz mais sentido ir de Roma a Pompeia: veja aqui um tour de um dia com transfer. 

Dá para conhecer a Costa Amalfitana em 1 dia?

Se você estiver em Nápoles ou na região do Sul da Itália, pode sim fazer um passeio rápido pela Costa. Tenha em mente que será só um gostinho do que a região tem a oferecer.

Uma opção para quem está sem carro é fazer uma excursão num grupo pequeno, que te leva a Amalfi, Ravello e Positano no mesmo dia. O tour com as melhores reviews incluí trajetos de ônibus e lancha, almoço e tour guiado. Veja aqui a disponibilidade nas datas da sua viagem. O passeio parte de Nápoles ou Sorrento.

Roteiro de 4 dias na Costa Amalfitana

Minha sugestão é que você chegue por Salerno e siga direto para Ravello, onde será sua base.

Na manhã seguinte, comece explorando Amalfi e Ravello.

O dia seguinte, dedique a Positano e, se sobrar tempo, vá também a outras vilas como Praiano e Fiordo di Furore.

onde ficar na costa amalfitana italia positano

Positano

Faça um passeio de barco de um dia até a Ilha de Capri. Veja aqui a disponibilidade de um passeio de um dia que te permite 6 horas para explorar a ilha como quiser.

No último dia, siga para Salerno, explore a cidade de manhã e depois do almoço siga para um passeio até as Ruínas de Paestum.

Roteiro de 7 dias: Costa Amalfitana, Nápoles e Pompeia

  • 2 dias em Nápoles
  • 1 dia em Pompeia e Herculano, pernoite em Sorrento
  • 1 dias na Ilha de Capri
  • 1 dia em Positano
  • 1 Amalfi e Ravello
  • 1 dia para Salerno e Paestum

Comece a viagem por Nápoles: fique dois dias inteiros na cidade, há muito o que explorar: descubra o que fazer em Nápoles e veja as dicas de hospedagem na cidade.

No terceiro dia, embarque na Circumvesuviana em direção às ruínas da explosão do Vesúvio. Não deixe de ler o guia de viagem completo sobre a visita a Pompeia.

Embarque para passar um dia na Ilha de Capri.

Na volta, escolha uma base para o seu roteiro na Costa Amalfitana e de lá use os três dias seguintes para explorar as outras vilas e passeios. Você pode ficar num hotel em Salerno ou Sorrento se quiser economizar.

Ou, escolher uma das vilas mais famosas, como Positano, Amalfi e Ravelo.

Quem estiver de carro consegue facilmente acrescentar vilas como Maiori, Minori, Vietri Sul Mare, Cetara, Atrani, Tramonti, Scala e Furori.

Também sugiro que você dedique um dia para conhecer um pouco de Salerno e explorar as ruínas gregas em Paestum.

paestum italia templo neturno luiza

Paestum

Lua de Mel na Costa Amalfitana: 5 dias + Sul da Itália

Se seu plano é uma lua de Mel na Costa Amalfitana, nossa sugestão é que você fique na região por 5 dias (seguindo o nosso roteiro acima de 4 dias, mas acrescentando um dia na Ilha de Capri).

De lá, você pode seguir ainda mais ao Sul da Itália. Por exemplo, de Salerno dá para seguir de trem para a região de Basilicata e Puglia, onde você encontra destinos como:

Outra sugestão para continuar o passeio é seguir ainda mais ao sul da “bota italiana”. Na Calábria, nós já visitamos as praias de Tropea.

Leia também: 12 roteiros de viagem pela Itália: de 7 a 30 dias

5 Dicas de Viagem para a Costa Amalfitana

1. Onde se hospedar na Costa Amalfitana?

Para entender melhor as regiões onde se hospedar, não deixe de ler esse post completíssimo com dicas de onde ficar na Costa Amalfitana, explicando, cidade a cidade, qual é a melhor opção para cada tipo de viajante.

Eu usei Salerno de base: Fiquei num apartamento por 60 euros a diária para duas pessoas e nota 9 no Booking.

Se voltasse à Costa, minha opção de hospedagem seria em Ravello, porque me encantei demais com aquela cidade e a vista lá de cima. Por ali, vale a pena conferir a pousada econômica La Casa di Vania, ou o hotel Villa Piedimonte, 4 estrelas, com piscina e vista para o mar.

Costa Amalfitana Roteiro Ravello

Ravello

2. Qual a melhor época para visitar a Costa Amalfitana?

A melhor época para visitar é de abril a outubro, quando todas as ferries estão funcionando, restaurantes e hotéis estão abertos.

No entanto, tenha em mente de apesar de teoricamente esse ser um destino de praia, as praias em si não são as maiores atrações da Costa Amalfitana. Isso faz com que a Costa Amalfitana não seja necessariamente um destino de verão.

A areia é escura e de pedrinha, com pouco espaço para banhistas. O mar é sim calmo e limpo, mas nada se compara com as belezas do Nordeste Brasileiro ou do Algarve. Por isso, o melhor da Costa Amalfitana está nas paisagens, nas comidas, nos passeios, e não em sentar na areia de biquíni.

Costa Amalfitana Roteiro

Amalfi vista do porto

Quando ir para a Costa Amalfitana: mês a mês

  • Se você quiser evitar multidões e preços mais altos, não vá meses de julho e agosto. Entretanto, nessa época é garantia de calor e bom tempo.
  • Nos meses de abril e outubro, os preços estarão menores e os locais menos cheios. Mas há chances de pegar chuvas, que podem atrapalhar o passeio.
  • Maio, junho e setembro acabam sendo, na minha opinião, os melhores meses para visitar a região (essa é a melhor época para visitar a Europa em geral)
  • De novembro a março é inverno, as ferries param de funcionar, muitos lugares fecham e pode fazer bastante frio.

Eu, por exemplo, fui em outubro, já no outono, e gostei bastante, como você pode ver pelas fotos. Por outro lado,  choveu o suficiente para impossibilitar conhecer a Ilha de Capri. Mas é uma questão de sorte. Em dezembro de 2015 eu estive em Nápoles por quatro dias e não choveu em nenhum deles.

3. Como chegar na Costa Amalfitana e Capri?

Trem

Para quem está de trem, partindo de qualquer cidade italiana, será necessário ter como destino Nápoles ou Salerno. Há trens rápidos saindo de Roma para as duas cidades. A viagem demora cerca de 1 a 2 horas (dependendo do tipo de trem).

onde ficar na costa amalfitana italia amalfi

Amafi

Chegando por Nápoles, você consegue seguir de trem regional Circunvesiana até Sorrento (1 hora – €3,10) e de lá ir para Positano de um ônibus (45 minutos, 4 euros) ou ferry (45 minutos, 15 euros)

Chegando por Salerno, dá para ir direto para Amalfi de ônibus (50 minutos – 2,20 euros) ou ferry (30 minutos – 9 euros)

Das duas cidades há ferries diretamente para Capri, que levam a partir de 20 minutos, e custam a partir de 20 euros.

Carro

Amalfi está a cerca de 275 quilômetros distante de Roma e a uns 60 quilômetros de Nápoles. Você pode tanto alugar o carro em Roma e fazer a viagem de 3 horas ou deixar para alugar o carro já na Costa, em Nápoles, Salerno ou Sorrento, chegando primeiro nesses destinos de trem.

Saiba tudo sobre como alugar carro mais barato na Itália e evitar as multas e pegadinhas.

Outra opção é contratar um tour em grupo ou privado para passear pela Costa Amalfitana. Veja opções:

4. Como se locomover na Costa Amalfitana?

Dirigindo pela Costa Amalfitana

A pergunta mais frequente entre quem vai dirigir na Costa Amalfitana é: é seguro? E a minha resposta: depende do motorista.

Imagine uma estrada cheia de curvas, bastante estreita e que em vários momentos só dá para circular um carro. E tem vários ônibus fazendo esse trajeto durante o dia. Isso quer dizer que dirigir bem devagar é obrigatório, porque várias vezes não dá para saber o que vem depois da curva. Prepare-se também para, às vezes, ter que dar ré em trechos bizarros para dar passagem para veículos maiores. E também em ficar de olho nos espelhos ao longo da rodovia. Quem está dirigindo não vai conseguir apreciar com calma a paisagem.

Se resolver alugar um carro, recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).

Fora isso, de carro é sem dúvida a forma mais confortável e rápida de se deslocar. Eu não gostaria de dirigir naquela estrada, mas se tivesse alguém para viajar comigo e bancar o motorista, investiria certamente no aluguel do carro.

onde ficar na costa amalfitana italia salerno

Salerno

Trajetos de ônibus

Quem vai de ônibus tem a vantagem deles circularem para todas as vilas em muitos horários, serem baratos – a média de preço das passagens entre as cidades é €2,40 – e não precisar comprar com antecedência: basta ir a uma Tabbacheria e comprar o bilhete.

Além disso, as paisagens são lindas. Tente, se possível, ficar num lugar na janela do lado do motorista, se você estiver no sentido Salerno -> Positano, e do outro lado, caso faça o trajeto contrário. A vista do lado do mar é sempre a mais bonita.

Ao mesmo tempo, para quem enjoa pode ser meio difícil aguentar as curvas. Na alta temporada, o agravante é que os ônibus ficam tão lotados que é preciso ir em pé esmagado naquele calorão.

Para mim, que fui em outubro, a pior parte era a demora. Por exemplo, de Amalfi para Positano gastamos uma hora. De Salerno, onde estava hospedada, até Positano, contando que era preciso fazer baldeação em Amalfi, foram duas horas gastas. Se não estivesse chovendo e eu quisesse ir até Sorrento, por exemplo, seriam quase três horas de viagem.

Barco ou ferry

Fazer o trajeto de barco ou ferry é a opção com as melhores paisagens. Vale não só como transporte de uma vila para outra, mas como um passeio em si, para ver toda a costa de um ângulo diferente.

Tenha em mente que em dias de mar bravo esse meio de transporte torna-se inviável. Além disso, o sistema de balsas só funciona entre abril e outubro. Quem enjoa com facilidade também pode ter dificuldades, apesar de que, na minha experiência, enjoei mais nos ônibus, porque eles demoravam mais do que o barco para chegar no destino.

Costa Amalfitana Roteiro Barco

O trajeto entre Amalfi e Salerno levou 20 minutos e custou 8 euros por pessoa. De Positano para Salerno foram 30 minutos e 12 euros por pessoa. Ou seja, a locomoção somente de barco talvez seja a mais cara das três opções.

A ferry é o único jeito de chegar em Capri: o passeio saindo de Sorrento (cidade mais perto da Ilha) leva uns 20 minutos.

5. Quanto custa uma viagem para a Costa Amalfitana?

A Costa Amalfitana definitivamente não é o destino mais barato da Itália, porém é perfeitamente possível fazer uma viagem econômica e confortável: gastei uma média de 60 euros por dia, incluindo hospedagem, transporte, passeios e alimentação.

Quem estiver indo de lua de mel ou numa viagem mais romântica vai gastar mais, principalmente com hospedagem. Nesse caso, acredito que gastos de 80 a 100 euros por dia, para uma viagem confortável, são uma boa média.

Costa Amalfitana Roteiro Positano

Positano

Os valores são baseados na minha viagem feita em outubro (ou seja, na “média” temporada) com a minha mãe: ficamos num apartamento em Salerno, só usamos transporte público e só comemos fora no almoço.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

39 comentários sobre o texto “Roteiro na Costa Amalfitana de 4 a 7 dias: quais cidades visitar?

  1. Bom dia, Luiza! Parabéns pela maravilhosa viagem com a sua mãe. Vou em junho. Qual o roteiro de 7 dias que você indicaria se optar por me hospedar em Ravello? Nesse caso, a locomoção em transporte publico não seria mais complicado e demorado? Obrigada pelas dicas!

  2. Olá galera,

    Conheci o site hoje e já estou encantada!!! Parabéns pela proposta e diferencial dos demais sites de turismo.

    Estarei na Costa Amalfitana em outubro (15 a 18) e li, com uma certa tristeza, que neste período Luiza encontrou muita chuva por lá, não foi? Eu sei que o clima tem mudado e que posso encontrar muito sol, na mesma época, mas só pra já ir contando com a possibilidade de chuva, ela chega a atrapalhar , muito, a locomoção? Sei que por barco, no caso de muiiiita chuva e mar bravo, fica inviabilizado a locomoção via ferry que é o que eu gostaria de fazer.
    Além da chuva fica friozinho? Sobre ida a Capri ainda fiquei mais triste porque até já reservei hotel para uma noite. Será que não vale a pena, por cauda do clima em outubro? Fico muito grata se me der alguma orientação nesse sentido.

    Bethania Villela

    1. Oi Bethania, tudo bem?

      Infelizmente, tempo é impossível de prever, ainda mais em meses de transição de estações, como é outubro. Eu já estive na Itália em outubro e peguei muito calor e nenhuma chuva e já peguei essas chuvas mais chatas na Costa Amalfitana.

      A chuva que eu peguei não inviabilizou a viagem e se eu tivesse no seu lugar, não cancelaria nada e torceria pelo sol. Porque a realidade é que não tem nada que você possa fazer, é algo que foge completamente do nosso controle. E, mesmo com chuva, ainda assim dá para aproveitar a viagem de formas diferentes.

  3. Olá Luiza,
    Espero que esteja tudo bem com você.
    Um ano depois do meu primeiro contato com você, aqui estou eu com a tão sonhada viagem à Nápoles e Costa Amalfitana já marcada. Sei que talvez você ache muito tempo gasto para visitar um lugar tão “pequeno”, mas é que nós dois resolvemos fazer uma “slow travel” por lá, para curtir os lugares com mais calma e também pernoitar nas cidades. Serão 20 dias divididos assim:
    25 a 28/04/2019 – Nápoles e Pompéia * 28 a 30 – Sorrento * 30 a 02/maio- Positano * 02 a 06 – Capri e Anacapri * 06 a 09- Ravello (trecho de barco de Positano/Capri/Amalfi para seguir para Ravello por terra) * 09 a 13- Atrani e finalmente 13 e 14 – Nápoles, retornando ao Rio.
    Temos algumas dúvidas:
    Qual o melhor transporte entre estas cidades Nápoles/Sorrento, Sorrento/Positano e Atrani/Nápoles? Não gostaríamos de dirigir por lá, pois parece que é um pouco complicado, não?
    Você acha necessário para esta época comprar antecipadamente no Brasil os bilhetes de barco nos sites?
    Estamos pensando em comprar um chip de internet internacional ainda aqui no Brasil. Você sugere algum?
    A temperatura e o clima global têm mudado bastante nos últimos anos. Você tem ideia do clima lá entre final de abril e primeira quinzena de maio?
    Desde já agradeço a sua atenção e gentileza.
    Julio – Petrópolis – RJ

    1. Oi Júlio,

      Algumas dicas:
      1. Eu acrescentaria pelo menos um dia para a visita a Nápoles, descontando o dia da chegada e ficando 3 dias inteiros com Nápoles e um dia inteiro para Pompeia. Dá para tirar uns dias de Atrani, por exemplo.
      2. Sugiro incluir uma ida a Paestum. Vai tomar um dia, dá para ir de trem saindo de Nápoles ou de Salerno.
      3. Se vocês não querem alugar carro, o transporte pode ser de trem, quando tiver disponível, de ônibus ou de barco. Não vejo necessidade de comprar com antecedência os bilhetes, tendo em vista que vocês querem mais liberdade na viagem. Comprar na hora é bastante tranquilo.
      4. Eu nunca comprei chip de internet no Brasil. Prefiro comprar diretamente no país de destino. Lá na Itália, recomendo a VodaFone ou TIM. Vai sair uns 30 euros o chip, já com créditos e uns 3 gb de internet.

      Sobre a temperatura, impossível prever. Minha dica é que vocês fiquem de olho num aplicativo de clima e tempo e façam as malas de acordo com a indicação de temperatura na véspera.

      Abraço,

  4. GOSTARIA DE SABER, EM UM CRUZEIRO DE VENEZA À GRÉCIA, QUAL O VALOR DA PARTE TERRESTRE, OU SEJA , DESCENDO NA GRÉCIA POR UM DIA COM GUIA TURÍSTICO. OBRIGADA. VIAJO EM 21/10.

  5. Luiza queria uma ajuda sua. Estaremos vindo de Veneza e pegaremos um trem para Napolis via Firenze. Para ir a Costa Amalfitana você acha melhor ir via Napolis ou Salerno de trem? Melhor me hospedar em PositNo ou Sorrento? Vamos ficar 5 dias na Costa Amalfitana.

  6. Olá Luiza! Adoramos suas dicas! Estamos planejando uma viagem para esses lados da Itália em 2018 e queremos saber sobre a parte da hospedagem e quantas vezes teremos que mudar de hotel, pq queremos economizar tempo com checkin e checkout. É possível ficarmos em Nápoles e conhecermos Pompeia e Herculano e depois ficarmos em algum lugar da Costa Amalfitana (qual é o melhor?) conhecermos todos esses outros pontos que você sugeriu (positano, capri, sorrento etc)? Acha possível ficarmos em 2 hotéis e conhecer toda essa região? Ah… tudo isso em 8 dias…. teremos 10 dias de férias e gastaremos dois para ida e volta ao Brasil. Chegaremos em Roma e já seguiremos para Nápoles. Pensamos em ficar em Nápoles as 2 ou 3 primeiras noites e depois partir para a parte da Costa e ficar o restante do tempo.

  7. Olá Luiza,

    Muito interessante suas dicas, abrem horizontes para os principiantes. Estamos planejando o passeio na Costa Amalfitana na última semana de junho/2018, são 02 casais, devemos sair de Verona e pensávamos em alugar um motorhome. Você acha viável? Teve alguma experiência nesse sentido? Fiquei com receio por causa das rodovias muito estreitas na costa o que poderia dificultar o acesso a alguns lugares.

    1. Oi Katia,

      É uma ideia muito legal a do motorhome, mas realmente será difícil dirigir nas estradas estreitas, principalmente se vocês não tiverem nenhuma prática antes.

      1. Olá Luiza,

        Obrigada pela sua atenção, nosso motorista tem muita experiência com ônibus mas minha preocupação é do acesso do motorhome nas cidades, acredito que não será possível visitá-las e se locomover com o veículo grande ou mesmo parar facilmente, será que teremos que deixar estacionado em um camping e usar o transporte público?
        Mais uma vez obrigada.

        1. Desculpe a demora para responder Katia

          Realmente não tem como conhecer nenhuma dessas cidades nem com carro normal, muito menos com veículo grande. É necessário estacionar o carro e conhecer tudo o pé. São vilas, não cidades grandes.

  8. Oi Luiza!
    Me dá uma dica,estou indo semana que vem para italia com esposa,vamos descer de milao,florença,roma e teremos 3 dias para conhecer a costa,estaremos de carro.Qual melhor roteiro podemos fazer para aproveitar e conhecer a costa?Quais cidades devemos pernoitar?
    obrigado

    1. Oi Luciano,

      O roteiro vocês podem seguir o que está sugerido no post.

      Sobre onde pernoitar, sugiro que dê uma olhada nesse texto aqui: hhttps://www.360meridianos.com/dica/onde-ficar-na-costa-amalfitana-qual-cidade

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.