fbpx

14 canais de viagem no YouTube para você acompanhar

Do Havaí ao Uzbequistão, o que não falta na internet é conteúdo de qualidade sobre esse nosso mundão sem porteira. Neste texto, resolvi selecionar alguns dos mais legais canais de viagem no Youtube. Tem de tudo um pouco: brasileiro(as), youtubers de fora, gente famosa e canais (ainda) pequenos.

Sentiu falta de alguém na lista? Só deixar um comentário com a sua indicação.

Veja também: 14 livros de viagem escritos por mulheres

E uma novidade: em 2019 o 360meridianos retomou o canal no YouTube – e em grande estilo. é a série Origens BR, que resgata a história da pré-história e do período pré-colonial do Brasil. Nos vídeos, visitamos sítios arqueológicos e mostramos que o nosso país tem lugares incríveis, para Machu Picchu nenhuma botar defeito. Cadastre-se aqui. E abaixo segue o vídeo sobre a Serra da Capivara, no Piauí, o primeiro da série.

Louco por viagens

Comandado por Rogério Enachev, o Louco por Viagens, esse canal junta lugares diferentões com muito conteúdo – assista ao vídeo das Pirâmides do Egito, só para começar. O Rogério atua há 30 anos no mercado de turismo, tem dezenas de países visitados no currículo e experiência em guiar grupos de viajantes mundo afora. A preferência dele está nas terras bíblicas: é o canal para conhecer as curiosidades de Israel, Egito e países vizinhos.

Vagabrothers

Os irmãos norte-americanos Marko e Alex Ayling criaram o Vagabrothers em 2012. Desde então, produziram mais de 200 vídeos em pelo menos 50 países. O canal – que se aproxima, aos poucos, da marca de um milhão de de inscritos, tem de dicas de viagem a guias para conhecer lugares tão incríveis como o Uzbequistão e o Sri Lanka. Um bom jeito para descobrir novos destinos e treinar seu inglês.

Maíra Lemos

O canal da jornalista Maíra Lemos não é exatamente sobre viagens – ou melhor, não é só sobre viagens. Ela, que largou a TV Globo para empreender no mundo digital, quer é contar histórias. No YouTube, a antiga apresentadora do Globo Esporte fala com gente de tudo que é canto e conta causos diversos. Destaque para os muitos vídeos que mostram cantinhos secretos de Belo Horizonte, onde a Maíra vive. Mas o vídeo abaixo não poderia deixar de ser o do primeiro capitulo sobre uma tribo dos índios pataxós.

3 em 3

Comandado por Andy Spinelli e Sidney Michaluate, o 3em3 tem vídeos sobre os mais diversos cantos do mundo, mas pra mim o destaque fica mesmo por conta do Brasil. Estou certo que a produção deles sobre Capitólio, em Minas Gerais, teve papel importantíssimo em colocar essa região no mapa do turismo nacional. Pra começar a conhecê-los, assista também o vídeo sobre Fernando de Noronha, destino que eles visitaram no ano passado.

Prefiro Viajar

A carioca Amanda Antunes criou o Prefiro Viajar em 2014. Três anos depois o projeto virou profissão. Além das mais diversas dicas de viagem, destaque para o conteúdo sobre a Tailândia e o México, onde a Amanda esteve durante o Dia dos Mortos. Assim como todos os youtubers desta lista, ela também tem blog, Instagram e outras redes – vale seguir.

Casal Rec

Relativamente novo e menos conhecido que outros canais desta lista, o Casal Rec é assinado pelos filmmakers e fotógrafos Dani e Lucas. Por ali, espere algo bem diferente do padrão de canais de viagem no YouTube: o foco não são dicas ou relatos de viagem, mas imagens belíssimas e uma edição de dar inveja. Veja o vídeo abaixo, uma homenagem do casal aos 120 anos de Belo Horizonte. 

Porta Afora

O melhor programa de entrevistas sobre viagens que você vai encontrar por aí. Comandado por Fábio Porchat e Rosana Hermann, o Porta Afora traz sempre um grupo de entrevistados, gente que conta suas experiências de viagem. O vídeo abaixo, sobre a Índia, é um dos mais divertidos – e nem tô puxando sardinha só porque eu fui um dos convidados, não.

Viajo logo Existo

Vídeos curtos, sem edição, mas por isso mesmo interessantíssimos. O Casal do Viajo logo Existo largou o conforto de casa para começar uma volta ao mundo de carro, em 2013. Só por aí você já percebe que os vídeos deles têm potencial. Aconselho você a fuçar no canal também pelo do Azerbaijão, mas o player abaixo mostra os primeiros minutos de Leo e Rachel Spencer na Coreia do Norte, um dos 116 países que a dupla visitou nos últimos 6 anos.

Christoph Rehage – The Longest Way

Em 2007, o alemão Christoph Rehage resolveu percorrer a pé os 5 mil quilômetros que separam Pequim da Alemanha. Após um ano de caminhada, o vídeo dele (e sua barba) em timelapse fizeram um sucesso tremendo, num dos primeiros virais de viagens – são 25 milhões de visualizações apenas no YouTube. De lá pra cá, o Christoph continuou filmando. E caminhando. Tá aí um cara que vale acompanhar.

LevviTalk

Ele fez um intercâmbio nos Estados Unidos e também foi a trabalho para a Índia. Leandro Vicente, o Levvi, mostra lugares mundo afora, como a prisão onde Mahatma Gandhi foi detido, e conta a história de personagens importantes, tipo o vídeo em que ele explica quem foi Martin Luther King. Abaixo, o tipo de dica que ajuda qualquer viajante: o relato de como o Levvi aprendeu inglês sozinho e pela internet.

Danielle Noce

Caminhando a passos largos para alcançar os três milhões de inscritos no canal, a Danielle Noce é frequentemente citada como exemplo de sucesso quando o assunto é youtuber e uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil. Junto com o marido, Paulo Cuenca, ela dá dicas de gastronomia, moda e viagens, entre outras coisas. Tipo esse vídeo do Mar Morto.

Estrangeira

Um casal de mulheres viajantes, Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani, e que vivem em Barcelona. São elas que comandam o Estrangeira, que traz discussões LGBT para o universo das viagens. No canal, que tem 40 mil inscritos, você encontra dicas de destinos específicos e também temas mais abrangentes. Num dos vídeos mais assistidos elas mostram como é um dia da vida delas.

Se joga, cara

O youtuber e blogueiro Carlos Cassau está por trás do projeto Se Joga, Cara. Tudo começou em 2013, quando ele partiu para um mochilão por sete países europeus. Voltou e resolveu que queria viver na estrada. Um ano depois e já de malas prontas para a Austrália, surgiu o canal no YouTube. O vídeo abaixo mostra as Malvinas/Falklands, ilhas no sul do continente e que motivaram, na década de 1980, uma guerra entre Argentina e Inglaterra.

Vaz Aonde

O carioca Marcos Vaz tem uma missão: incentivar que as pessoas peguem a estrada cada vez mais, mas sem gastar muito dinheiro. O canal dele, que se aproxima dos 90 mil inscritos, já passou por dezenas de países. Destaque para a série sobre o Irã, como o episódio abaixo.

E aí? Curtiu a nossa seleção? Tem algum outro canal de viagens que você ama? Conta aí nos comentários!

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

33 comentários sobre o texto “14 canais de viagem no YouTube para você acompanhar

  1. O Casal Fora Da Caixa também é nota 10, além das dicas de viagem sobre lugares incríveis e formas de como gastar menos em cada lugar, eles ensinam os caminhos para uma hospedagem gratuita em praticamente qualquer lugar do mundo!

  2. Faltou o Vitor Liberato, na minha opinião o melhor de todos ao mesmo tempo que é um canal com dicas de viagem tem umas imagens animais a mistura dos dois é surreal.
    Obs: o nome do canal é o nome dele

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.