Guia de viagem pelo Brasil

Ao contrário do que diz o senso comum, é possível viajar pelo Brasil gastando pouco. Basta se planejar com antecedência, tanto para comprar as passagens quanto para reservar a hospedagem. E nosso país, um dos cinco gigantes do mundo, está lotado de lugares interessantes e belos para você conhecer. Do Rio ao Rio Grande do Sul, do Pantanal às dunas dos Lençóis Maranhenses.

O Brasil é um paraíso natural, um país desejado por 10 entre 10 viajantes gringos. Então por que logo nós, brasileiros, deixamos tanta coisa para conhecer depois? Reserve suas férias para conhecer nossas metrópoles, desvendar nossos museus, mergulhar em nossa cultura e entender cada aspecto da diversidade de nosso povo. Você não vai se arrepender. Ou vai se arrepender por não ter feito isso antes.


       

       

       

       

Principais dicas e roteiros para o Brasil

       

Viajar pelo Brasil

Todos os textos sobre o Brasil

O sagrado e o profano no Círio de Nazaré

O sagrado e o profano no Círio de Nazaré

Eu esperava encontrar milhares de pessoas espremidas numa corda e uma procissão gigantesca seguindo a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas não sabia que o Círio envolve também drag queens dançando no Centro Histórico de Belém. E mulheres vestidas de bruxas, música popular, um arraial que celebra a cultura amazônica e uma festa LGBTQ+…

A corda do Círio de Nazaré e a fé de milhões

A corda do Círio de Nazaré e a fé de milhões

“Você sente a fé de dois milhões de pessoas. É algo muito forte, mágico, você sente ela tremer na tua mão”. Assim o Edivaldo Cordeiro tentou responder uma pergunta complicada: qual é a sensação de segurar na corda do Círio de Nazaré? Ela é um dos símbolos máximos da maior romaria católica do mundo, local…

Não esqueça Mariana: dois anos depois, a luta continua

Não esqueça Mariana: dois anos depois, a luta continua

Em 5 de novembro de 2015, a ganância venceu, a sirene não tocou e a barragem do Fundão, operada pela Samarco Mineração, rompeu e arrastou, morro abaixo e com mais de 50 milhões de metros cúbicos de lama, as vidas de 19 pessoas e as histórias e o modo de vida de outros milhares. Ao…

As romarias do Círio de Nazaré e como organizar sua viagem

As romarias do Círio de Nazaré e como organizar sua viagem

Se fosse só uma procissão, seria simples explicar. Mas o Círio de Nazaré vai muito além: é a principal data do calendário do Pará; Carnaval religioso e Natal antecipado ao mesmo tempo. Fora o jeitão de fim de um ciclo e começo de outro, típico de um Ano-Novo. No Pará, o tempo pode ser medido…

O Círio Fluvial e os barcos em romaria, em Bélem

O Círio Fluvial e os barcos em romaria, em Bélem

“Observem do lado esquerdo a Corveta H-37, da Marinha do Brasil. É nela que está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré”, anunciou o locutor, pelo sistema de som da embarcação. O alvoroço foi tão grande que, segundos depois, ele precisou dar outro aviso: “não venham todos para o lado esquerdo ao mesmo tempo. Por…

O Círio de Nazaré e o chorar sem entender

O Círio de Nazaré e o chorar sem entender

A melhor forma de transformar um percurso de três quilômetros em 30 é percorrê-lo de joelhos. A Vivian entende do assunto, afinal ela faz isso há mais de uma década. Moradora do Pedreira, um bairro de Belém, ela prometeu à Nossa Senhora de Nazaré que participaria todo ano do Círio assim, de joelhos, pela vida…

Pipa, RN: como chegar de carro, ônibus ou transfer

Pipa, RN: como chegar de carro, ônibus ou transfer

Pipa é uma das queridinhas do turista que passa pelo nordeste. E o melhor é que a vila está a apenas 80 quilômetros da zona sul de Natal, distância que pode ser percorrida rapidamente. Já o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, principal porta de entrada para Pipa, está um pouco mais distante: cerca de 95…

Os sinos dobram porque têm algo a dizer

Os sinos dobram porque têm algo a dizer

Se o parto era difícil, os sinos da Igreja do Rosário pediam orações. A cada toque, rezavam juntos familiares, amigos e vizinhos desse templo de Ouro Preto, que tem uma imagem dedicada à Nossa Senhora do Bom Parto. A partir do século 20, época de cesarianas, o toque do parto caiu em desuso, mas a linguagem…

Natal: o que fazer em quatro dias na capital potiguar

Natal: o que fazer em quatro dias na capital potiguar

Quando o assunto é vista, tem muita metrópole por aí com inveja de Natal. É que o melhor mirante para a capital do Rio Grande do Norte não está em algum prédio altíssimo, mas nem por isso deixa de ser um arranha-céu. É do alto das Dunas de Genipabu, que ficam numa cidade chamada Extremoz e…

Parrachos de Maracajaú, piscinas naturais no litoral potiguar

Parrachos de Maracajaú, piscinas naturais no litoral potiguar

Barcos, recifes e água no melhor tom azul-potiguar, variação menos famosa do azul-caribe. Essa é a imagem mais conhecida dos Parrachos de Maracajaú, talvez a principal responsável por levar turistas para o Rio Grande do Norte. Você pode até nunca ter ouvido falar do lugar, mas aposto que já viu uma fotografia de lá estampando…

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: