7 roteiros de viagem pela Argentina

A gente não cansa de dizer por aqui que a Argentina é muito mais que Buenos Aires. Tem as vinícolas de Mendoza, as montanhas e cultura andinas, os cerros multicoloridos do Norte, desertos, salinas, tem a Patagônia, Iguaçu e o litoral. Basta sair um pouquinho do senso comum e pegar a estrada para descobrir a beleza e a diversidade desse país vizinho. Para ajudar, veja algumas sugestões de roteiros de viagem pela a Argentina.

Se você tem uma semana:

Arredores de Buenos Aires

Buenos Aires, Argentina

Passe quatro dias explorando a charmosa capital argentina. No quinto, faça uma day trip até Colonia del Sacramento, cidade uruguaia que está do outro lado do Rio da Prata. O sexto dia pode ser usado para conhecer Tigre, destino conhecido como a Veneza argentina e que é muito procurado pelos locais nos fins de semana. Para chegar lá, vá com o Tren de la Costa e aproveite o trajeto que margeia o Rio da Prata.

Alternativas: No verão, quando as temperaturas em Buenos Aires podem beirar o inferno, você pode optar por passar três dias em Mar del Plata, destino litorâneo favorito entre os portenhos e que está a cinco horas de viagem dali.

Se você tem 15 dias:

Roteiro pelo norte

ESTRADA - ARGENTINA - Cachi

Passe quatro dias em Buenos Aires e, em seguida, pegue um avião para Salta. Use a cidade de base para explorar a região, fazendo os passeios pelos arredores: Cachi, Cafayate, Quebrada das Conchas, Paque Nacional Los Cardones e Salinas Grandes. Para isso reserve cinco dias.

De lá, vá para Tilcara e passe mais três dias descobrindo a Quebrada do Humahuaca e a peculiar cultura da província de Jujuy. Na volta, você pode pegar um ônibus até Córdoba, parada estratégica a meio caminho de Buenos Aires que exala história, cultura e vida noturna universitária. Há voos diretos de Córdoba para algumas cidades brasileiras, por isso fica a seu critério voltar para casa dali ou terminar o trajeto de volta até Buenos Aires.

Leia também: Dicas de viagem a Salta e Jujuy

Roteiro do Vinho

bicicletas maipu - mendoza - Argentina

Comece a aventura por Mendoza, a principal região de produção de vinhos do país. Explore os vinhedos nos arredores da cidade e não deixe de fazer um passeio de bicicleta por Maipu, vilarejo vizinho. Quando se cansar da ressaca, faça o passeio que leva até o mirante do Monte Aconcágua, o ponto mais alto do continente americano.

Depois de uma semana, pegue um ônibus noturno para Salta, e, assim como no roteiro anterior, use a cidade de base para explorar as atrações ao redor. Cafayate é outro importante centro de produção de vinhos da Argentina e tem algumas das vinícolas que mais gostei de visitar no país. Se preferir, pode nem se hospedar na capital da província e encontrar uma pousadinha mais próxima aos vinhedos.

Se você tem três semanas:

Patagônia

Patagonia Argentina

Se o seu objetivo é conhecer as maravilhas da Patagônia e da Terra do Fogo, o melhor a fazer é comprar um voo para Ushuaia. Fica a seu critério e disponibilidade se você vai fazer um stop over em Buenos Aires ou não. Passe de quatro a cinco dias na cidade e, em seguida, pegue um voo para El Calafate e tenha a honra de conhecer o glaciar Perito Moreno, a estrela da região.

De ônibus, vá para Puerto Natales, onde fica o Parque Nacional Torres del Paine. Por aqui é interessante passar mais tempo, por volta de uns seis dias. A jornada termina em El Chaltén, a capital argentina do trekking. Esse roteiro é recomendado para o verão.

Se você tem um mês:

Patagônia estendida

Faça o mesmo trajeto do roteiro anterior. Ao chegar em El Chaltén, pegue um avião até Bariloche e passe por aí mais seis ou sete dias. No inverno, o lugar é perfeito para  esportes de neve. No verão, por outro lado, pode-se aproveitar melhor as belezas e os passeios pelos cerros e parques ao redor da cidade. Se você for até lá, faça-me um favor: reserve um dia para visitar o vilarejo de El Bolsón e tome uma cerveja artesanal na praça da cidade por mim.

Argentina de norte a sul

Cataratas do Iguaçu - Lado Argentino

Com 30 dias é possível ver um pouco das principais regiões argentinas, mas será preciso correr mais que nos outros roteiros. Comece por Buenos Aires, onde você pode ficar cerca de quatro dias. De ônibus ou trem, siga para Puerto Madryn, onde você pode observar baleias e pinguins no verão.

De avião, vá para Ushuaia por três dias e siga para El Calafate e, em seguida, para El Chaltén, assim como no roteiro patagônico. De lá, suba até Bariloche e fique pelo menos quatro dias ali. O próximo destino é Mendoza, que facilmente te leva mais uns quatro dias.

De lá, siga para Córdoba.  Você pode passar apenas dois dias por lá, a menos que queria explorar as serras ao redor. De avião ou com um ônibus noturno, vá a Salta e use a cidade de base para explorar a região. A última parada do roteiro é Puerto Iguaçu, na fronteira com o Brasil, caso você ainda não tenha tido o prazer de admirar as cataratas. Para chegar lá, melhor ir voando, mas também é possível enfrentar as longas horas de estrada por terra.

Ruta 40

Ruta 40 - Argentina

Considerada a estrada mais bonita da Argentina, a RN 40 corta o país de norte a sul e passa por alguns dos lugares mais remotos e belos dali. O trajeto começa em La Quiaca, na fronteira com a Bolívia, o que faz desse um excelente roteiro para quem estava antes explorando o Salar de Uyuni.

Viajando sempre em direção sul, você vai passar pelos vilarejos pitorescos do Valle Calchaquíes, até chegar a Cafayate. Continue descendo no mapa até San José de Jáchal e, em seguida, Mendoza. Mais ao sul está Malargue, uma região de paisagens vulcânicas, e Chos Malal, onde você pode relaxar nas fontes termais.

Passe pelos Parques Nacionais Lenín e Nahuel Huapi antes de chegar a Bariloche. No verão, faça uma parada rápida por Los Antiguos para degustar cerejas. Em Cueva de las Manos há pinturas rupestres interessantes. Mais abaixo está El Chaltén e El Calafate. Ali você pode cruzar para o lado chileno e visitar o Parque Nacional Torres del Paine. Continue descendo até Río Gallegos e até o final da rodovia, em Cabo Virgens. Dali, você pode pegar a RN 3 até Ushuaia, onde termina esse trajeto. Acho que não preciso nem dizer que a forma ideal de fazer esse roteiro é de carro.

Esses roteiros são apenas sugestões. Você pode combiná-los, alterá-los de forma que se adaptem aos seus planos de viagem, esticá-los ou fazê-los em menos tempo, como queira. 🙂

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

28 comentários sobre o texto “7 roteiros de viagem pela Argentina

  1. Nathalia, muito boa suas dicas. E gostaria de algumas dicas. Irei ficar de 23/12 a 6/1 na Argentina, embarque e desembarque em Ezeiza, e gostaria de conhecer o máximo de cidades. Qual o roteiro que me sugere? Com quantos dias investir em casa lugar?

    1. Olá Lucas! Obrigada!

      Olha, é bem complicado sugerir um roteiro assim pq eu não sei das suas preferências e interesses. Tem gente que gosta de praia, outros preferem montanha, outros ainda passariam todo esse tempo em Buenos Aires… Com esse tempo tb não aconselho a ir mto longe de ônibus, pois as distâncias são longas, então se você conseguir ir de avião pode comprar passagens para Bariloche (tem programação lá no verão tb), ou Mendoza, ou Salta e explorar a partir de lá. São todas cidades incríveis e tem muitas coisas ao redor (tem dica de todas aqui no blog!), mas aí vai depender do que você quer ver tb, pq não acho viável fazer todas elas. Tem também Mar del Plata, que é mais perto de Buenos Aires, ou ainda é possível dar um pulo lá na Patagônia (de avião)… São muitas opções! Por isso é preciso definir o que você prefere… Eu particularmente gosto muito do norte (Salta e Jujuy)…

      Abraços!

  2. Olá tenho interesse em ir para Argentina em Dezembro e ficar de 21 a 30 dias. Gostaria de ir Principalmente esquel na patagonia.
    Neuquen
    Ushuaia
    Bariloche
    El chaten
    El calafate
    Puerto madryn
    Posadas
    Salta
    Buenos Aires
    Você acha que da tempo?
    Gostaria de saber valores pois você não colocou uma media de preço para os roteiros que vc sugeriu.
    Dês de já agradeço

    1. Ei Luciene, de carro fica tudo mais fácil né? Vocês podem fazer qualquer um dos roteiros propostos sem dificuldade. O inverno (junho e julho) não são os meses mais recomendados para visitar a Patagônia e o sul, mas é bom para a rota do vinho (Mendoza) e o norte. Dá pra fazer os dois juntos..

      Abraços

      1. obigada natalia, vc sabe se ushuaia vale a pena conhecer?? melhor que patagonia? ou vc optaria mendonca e bariloche ?

        1. Olá Luciene, dizer o que é melhor ou pior é difícil… depende do tempo e dos seus interesses… Patagônia é mais aventura, mendoza e Bariloche é mais familia, vinhozinho, chocolate… Ai depende do que você está buscando agora…

          Abraços

  3. Olá Natália

    estou querendo fazer uma viajem de motorhome para Argentina final de 2018.
    pretendo fazer estas aventura em 14 dias no maximo, será que consigo?

    pretendo passar pelas cidades de Mendoza até Bariloche, voltando por Buenos Aires, e depois volta pra casa até santa catarina.

    tenho tempo suficiente ?

  4. Olá Natalia! queremos ir agora em julho para Argentina, e vamos levar nossa filha de 11 anos. É a nossa primeira viagem a Argentina, Qual o melhor roteiro para uma viagem de 10 dias!

    1. Janaina, o melhor roteiro é muito pessoal… depende dos seus gostos e interesses. Você pode usar os que eu mostrei no post para se inspirar…

      Abraços!

  5. Olá Natália! primeiramente gostaria de dizer que seus relatos são incríveis, indico o blog de vocês para todos os amigos viajantes.
    Em segundo lugar gostaria de uma pequena ajuda:
    quero fazer uma viagem de 3 semanas pelo norte da Argentina. Como tenho tempos, pensei em conhecer o Uruguai também. Não sei se essa é a melhor forma de organizar o roteiro:
    – chegada de avião em Montevidéu
    – ida de onibus colonia del sacramento
    – barco até Buenos Aires
    – onibus para Salta
    – Onibus para Mendoza
    – Onibus para Cordoba
    – Volta de avião para o Brasil de Córdoba

    Acha loucura? dá pra fazer em 3 semanas?
    Nesses lugares o couchsurfing funciona? ou melhor se hospedar em hostel? minha primeira viagem sozinha! obrigada pela ajuda e atenção,
    beijos

    1. Olá Florence,

      Não existe uma melhor forma de organizar um roteiro, na maior parte das situações… A sua parece funcionar bem, sim… A única coisa que me preocupa é o tempo, mas eu sempre fico muitos dias em cada cidade. Talvez você tenha que fazer um pouco na correria, mas é possível….

      O couchsurfing não tem funcionado tão bem em geral, mas você pode tentar e, se não conseguir nada lá, reservar um hostel…

      Abraços

  6. Olá Natalia! adorei o seu site, e as dicas, parabens!
    meu esposo e eu queremos passar 18 dias na argentina, porém, vamos com nossa filha que na época da viagem (dezembro 2017) terá 1 ano e meio, quais dicas de roteiro você consideraria mais apropriado para viagem com criança nessa idade e nessa época do ano? será que vale a pena e ao chile ou ao Uruguai também?
    se tiver sugestão para outro lugar, também aceitamos dicas! bjs

    1. Camila, Ao Uruguai vale a pena ir sim, porque é uma viagem curta e você pode até mesmo ir e voltar no mesmo dia de Colonia del Sacramento… Já o Chile eu deixaria para outra viagem. Como você vai no verão e com criança, pode olhar as praias ao sul de Buenos Aires, tipo Mar del Plata, passar um dia em Tigre e ir ao Uruguai com mais calma… Ou, dependendo do seu pique, fazer o roteiro do norte…

      Abraços!

  7. Olá, Natália!
    Estou tentando montar um roteiro para a minha sogra e a minha avó irem para a Argentina, mas está algo bem complicado, pois não pode ser algo muito cansativo. Você teria alguma sugestão de cidades que elas possam ir? Elas ficarão 20 dias na Argentina, 7 dias em Buenos Aires, e os outros ainda preciso definir. Você poderia me ajudar? Muitíssimo obrigada por todas as dicas do blog!!!!!

    1. Rachila, para que não seja algo cansativo, você pode optar por viagens de avião, porque as distâncias são muito grandes. Bariloche, por exemplo, é uma boa pedida porque tem muitos voos e tem agências que fazem os passeios, buscam e levam na porta do hotel. E é lindo. Mendonza também é interessante. Tlvez acrescentar mais dois ou três destinos só para que a viagem não seja corrida demais. Outra ideia é não sair de muito perto de Buenos Aires. Tem a praia Mar del Plata ou Tigre, por exemplo.

  8. Ola Natália! Penso em ir para a Argentina passar 7 dias em maio. Acontece que minha esposa já visitou Buenos Aires há uns 3 anos atrás e fez os passeios básicos. Pergunta: há algum roteiro que indique para sairmos da mesmice? Existem vinícolas na região de Buenos Aires? pode me ajudar?

    Obrigado!

  9. Oi, Natália! Tudo bem? Eu pretendo fazer uma viagem de volta ao mundo em 2019 e tinha separado 7 dias para a Argentina. Tinha separado 2 dias para Buenos Aires e 5 dias para Bariloche, mas também queria conhecer a Patagônia. Você acha que de Bariloche já é possível conhecer a Patagônia? Eu irei em abril, não tem problemas, né? E também, de Bariloche é possível fazer um trajeto terrestre até Villarrica, no Chile? Obrigado!

    1. Olá Daniel, Bariloche é considerada parte da Patagônia, mas se você quiser conhecer mesmo a região é possível descer dali mais para o sul. Para isso, será necessário aumentar seu tempo na Argentina. Inclusive, eu ficaria mais tempo em Buenos Aires também, já que dois dias é muito pouco para a cidade…

      Abraços!

  10. Moro em Ushuaia, conheço toda Patagonia, tanto Argentina como a Chilena e posso afirmar que é bom tanto no verão quanto no inverno. Alias tem passeios que so se realizam no inverno. E o diferencial, e o que muita gente procura é justamente os meses de inverno pra poder apreciar a neve e também os esportes de inverno. Ushuaia tem a melhor pista de esqui de toda America do Sul, atraindo assim turistas do mundo todo. Não se preocupe com o frio, as cidades são muito bem preparadas para tal!
    Vem pra Ushuaia, entre em contato [email protected] e siga a gente no facebook, https://www.facebook.com/BrasileirosemUshuaia/?fref=ts!!!

  11. Maravilhoso este roteiro, mas fico com receio, vou em julho, o acredito que seja o mês mais frio do ano. Muita neve, vocês acham que é possível ?
    No meu caso vou ficar 15 dias, porém também vou ao chile.

        1. Ei Flávia, não entendi exatamente qual conselho você quer. Eu fiz uma viagem parecida toda de ônibus, é bem tranquila. As estradas são boas e os veículos também…

          Abraços

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.