fbpx

Como alugar apartamento em Barcelona mais barato

Alugar apartamento em Barcelona, assim com em qualquer metrópole europeia, é um desafio. Quem planeja passar uma temporada por lá vai descobrir a dificuldade que é encontrar um apartamento ou quarto barato numa cidade tão popular entre turistas e imigrantes.

A gentrificação, impulsionada pelo grande fluxo de turistas e residentes estrangeiros na cidade, acaba elevando o preço do aluguel a cada ano, mas ainda há saída. Neste texto, vamos dar dicas sobre como alugar apartamento em Barcelona mais barato.

Há diversas plataformas online de oferta de quartos e apartamentos inteiros em Barcelona. As mais populares são o Idealista e o FotoCasa. Essas plataformas, no entanto, exigem que a pessoa já esteja na cidade para visitar as casas, conversar com os proprietários e assinar o contrato pessoalmente, o que as tornam inviáveis para brasileiros de malas prontas para a cidade.

Para quem está no Brasil, será preciso usar apenas a internet nesse processo de encontrar à distância um local para viver. Foi assim que conheci a Uniplaces, uma plataforma de alojamentos pensada para estudantes, mas que também oferece opções de moradia para outros perfis de futuros inquilinos a médio e longo prazo. Em Barcelona, o tempo mínimo exigido para o aluguel é de 32 dias.

Como funciona a Uniplaces: apartamentos para estudantes

A Uniplaces é um bom lugar para buscar quartos e apartamentos em Barcelona porque tem diferenciais em relação a outras plataformas que tornam a transação mais segura. Para começar, o pagamento do primeiro aluguel é feito à plataforma. Dessa forma, é garantido que você não vai cair em um golpe. Além disso, eles garantem o reembolso caso você tenha algum problema nas primeiras 24h ou descubra que a casa não é conforme descrita no anúncio.

Veja também: 
Onde ficar em Barcelona – dicas de hotéis e bairros
O que fazer em Barcelona – 10 principais atrações e outras dicas
Como tirar o visto de estudante para a Espanha e o NIE Espanhol

A Uniplaces visita todas as casas e verifica todos os anúncios. Isso é uma mão na roda para quem tem medo de alugar um lugar sem poder visitar, mas ao mesmo tempo precisa de um comprovante de residência para conseguir o visto, por exemplo. A plataforma fornece um documento especificamente para facilitar o processo de visto.

Além disso, eles trazem descrições personalizadas, fotos profissionais, uma planta do local e, em alguns casos, até um vídeo da casa. Leia mais no post Guia completo para usar o Uniplaces.

Para completar, leitores do 360meridianos têm um desconto de 10% na taxa de serviço. É só, ao final da reserva, digitar o nosso código: 360MERIDIANOS

alugar-apartamento-em-barcelona-1

Quartos baratos para alugar em Barcelona (a partir €200 euros)

Achamos quartos privados a partir de 190 euros em Barcelona, com as contas de luz, água e internet inclusas. Na busca, além de filtrar a data de entrada, você também consegue escolher o tamanho da cama, se quer dividir o quarto com outras pessoas e outros filtros possíveis.

Casa inteira ou apartamento em Barcelona (partir de €545 euros)

Encontramos opções de apartamentos em Barcelona a partir de 545 euros, com as despesas incluídas! No momento da busca, não esqueça de trocar a sua data preferencial de entrada e também suas opções de moradia.

Como são as casas e apartamentos para alugar em Barcelona

A condição dos apartamentos e quartos para alugar em Barcelona varia muito de bairro a bairro e do quanto você quer pagar. Nos bairros históricos, como o Gótico, El Born, Raval, e Barceloneta, os prédios são mais antigos e, por isso, dificilmente têm elevador. Muitas vezes, as paredes entre os cômodos é extremamente fina, deixando passar qualquer ruído para o outro lado. Em outros casos, os quartos não têm janela alguma ou têm janela para o vão interno do edifício.

Isso ocorre porque, por serem velhos, muitas modificações foram feitas na planta original, nem sempre de forma bem pensada. Quartos assim podem ser opções mais baratas e bem localizadas que quebram o galho em um primeiro momento, mas você provavelmente vai querer encontrar outro lugar se pensa em ficar mais tempo.

Bairros mais modernos costumam ter apartamentos mais novos com planta mais bem elaborada. É o caso de Sants, Poble Nou, Sagrada Família e Les Corts, para citar alguns.

Muitas casas não tem sistema de calefação, uma vez que o inverno por ali não é dos mais frios da Europa e os custos com aquecimento são altos. É perfeitamente possível enfrentar as noites mais frias com um bom edredom e roupas quentinhas, mas se você faz questão de aquecimento, é bom verificar com antecedência se o locatário fornece e se o custo para usá-lo está incluído nos gastos.

Fiança ou caução para alugar apartamento em Barcelona

Em Barcelona, assim como em outras cidades europeias, é comum que o proprietário peça um caução (ou fianza, em espanhol) com valor equivalente a um a três meses de aluguel. O dinheiro é usado para o caso do inquilino deixar de pagar algum mês ou para cobrir eventuais danos no apartamento.

Quando o dinheiro não é utilizado, o valor integral é devolvido no fim do contrato.

Contas e outros gastos

É muito comum que os gastos do apartamento, como luz, gás, água e condomínio, sejam incluídos no valor do aluguel. Isso, no entanto, não é um regra, e a cláusula deve estar claro no momento da locação. Caso os gastos não estejam incluídos, também é preciso confirmar quem será o responsável pelo pagamento.

Alguns proprietários preferem que os inquilinos transfiram o valor das contas todos os meses e eles se encarregam do pagamento. Outros deixam essa responsabilidade nas mãos dos hóspedes.

Na Espanha, as contas não chegam todas mensalmente. Algumas delas têm uma periodicidade distinta. No entanto, é possível prever uma média de 70 euros mensais para cobrir os gastos em um apartamento compartilhado, sendo que em alguns meses será cobrado um valor bem baixo (cerca de 30 ou 50 euros) e, em outros, a facada será maior (cerca de 80 euros).

Empadronamento na Espanha

Todas as pessoas vivendo na Espanha precisam ter um registro de moradia junto à prefeitura local. Esse registro se chama empadronamento e você vai precisar dele para tirar o seu NIE, o documento de identificação de estrangeiros, e para ter acesso a serviços públicos.

Ao desembarcar na Espanha, você terá um prazo de 90 dias para se empadronar e solicitar o NIE. Por isso, antes de alugar um apartamento em Barcelona, lembre-se de perguntar ao proprietário se ele fornece os documentos necessários para o processo. Por questões de maracutaia, não são todos os que gostam de fornecer os documentos.

Os documentos necessários são:

  • Formulário de autorização assinado pelo titular do contrato de aluguel ou pelo proprietário do apartamento onde você vive
  • Passaporte com visto, DNI espanhol (se você tiver) ou DNI de algum país da zona Schergen
  • Contrato de aluguel ou carta do proprietário dizendo que você vive no apartamento
  • Cópia de um documento de identidade válido do titular do contrato de aluguel ou do proprietário do imóvel
  • Último recibo do aluguel em que conste o endereço do imóvel

Em Barcelona o empadronamento é feito nos Ajuntamentos de cada vizinhança ou bairro da cidade, sempre com hora marcada. Você pode solicitar direto no local ou pela internet.

Quais documentos vou precisar para alugar?

Para alugar com o Uniplaces

  • Cartão de crédito/débito para o pagamento do primeiro aluguel adiantado e a caução (quando aplicável)
  • Passaporte

Para alugar com contrato

  • DNI, NIE ou Passaporte
  • Contracheque espanhol. Em alguns casos será possível alugar apresentando outras formas de comprovação de renda
  • Pagamento do Caução
  • Taxas de imobiliária
  • Contrato de locação
  • Pode ser necessário contratar também um seguro residencial

Golpes na hora de alugar apartamento em Barcelona

  • Desconfie se a oferta parece boa demais para ser verdade. Anúncios de apartamentos e quartos muito abaixo do valor de mercado, com boa localização, costumam ser golpes.
  • Caso a plataforma utilizada não se responsabilize pelos anúncios (caso do Idealista e FotoCasa, por exemplo), não feche negócio antes de visitar o imóvel.
  • Se você não puder visitar o imóvel com antecedência, o melhor é usar uma plataforma que se responsabiliza e garante o reembolso do primeiro aluguel, como a Uniplaces.
  • Nunca, em nenhuma hipótese, envie dinheiro para alguém que te diz está fora da Espanha ou que te passe uma conta estrangeira. Esse é um sinal claro de golpe muito comum em toda Europa.

Para completar, leitores do 360meridianos têm um desconto de 10% na taxa de serviço do Uniplaces. É só, ao final da reserva, digitar o nosso código: 360MERIDIANOS

Salve essas dicas no seu board do Pinterest:

barcelona catedral alugar apartamento

*Nós fazemos parte do programa de afiliados da Uniplaces. Isso significa que ganhamos uma comissão quando você faz reservas por meio dos links indicados neste post, mas também garantimos melhores condições e descontos para vocês, leitores.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.