Como alugar um carro na Nova Zelândia

Alugar um carro na Nova Zelândia é de longe a melhor forma de conhecer o país por inteiro e se deslumbrar com suas paisagens dignas dos fundos de tela do Windows. Longe das ruas de sua moderna capital capital Auckland, a Nova Zelândia esconde lagos e montanhas. Vinhedos e vulcões. Praias e quilômetros e quilômetros de campos verdejantes que, vez ou outra, são invadidos por rebanhos de ovelhas. Panoramas que, quarenta países depois, ainda garantem a esse arquipélago do Pacífico o topo da lista de lugares mais bonitos que eu já visitei.

Com estradas impecáveis e uma infra-estrutura de tirar o chapéu, é até possível viajar pelo país utilizando ônibus intermunicipais. Só que você vai pagar muito mais caro por isso que alugando um carro na Nova Zelândia e terá seu percurso e opções bastante limitadas às principais cidades. Como chegar de ônibus àquela estradinha no meio do nada? Com o carro você poderá desfrutar da liberdade de fazer seus próprios horários, de parar em frente aquela paisagem maravilhosa para tirar uma foto, de encontrar os melhores lugares para um piquenique e de ter toda a flexibilidade para explorar o país de cabo a rabo. Se existe um lugar no mundo que nasceu para uma road trip, esse lugar é a Nova Zelândia.

E sobre a mão-inglesa? Vai ser estranho no começo, não nego, mas você se acostuma rapidinho.

Como alugar carro na Nova Zelândia

Preciso de carteira de motorista internacional para dirigir na Nova Zelândia?

Não. Você pode alugar um carro na Nova Zelândia e dirigir com a sua habilitação brasileira válida. A permissão internacional para dirigir não é obrigatória no país, mas você pode querer levá-la para se prevenir contra policiais mal-humorados que podem implicar por não entender o português. Mas não é para se preocupar tanto. Uma tradução da CNH também dá conta do recado. Em nossa viagem, fomos parados por uma patrulha e não tivemos nenhum problema com isso, mesmo não carregando nem permissão, nem tradução com a gente.

Use buscadores para encontrar o melhor preço

Não há nenhum problema em deixar para alugar o carro na hora. Basta chegar em uma locadora e pedir o veículo. Há muitas na Nova Zelândia, das grandes cadeias internacionais às pequenas locadoras locais. Mas se você preferir viajar com tudo certinho e não ficar à mercê da variação de preços conforme demanda (a famosa lei da oferta e da procura) e da disponibilidade, você pode utilizar um buscador online para comparar os preços entre as locadoras da cidade na qual você vai estar, escolher o melhor custo-benefício e já deixar o seu carro te esperando quando você chegar.

Para isso, costumamos usar o site da Rent Cars, que compara os preços oferecidos pelas principais empresas do mercado. Basta determinar as datas da sua viagem, escolher o modelo e fazer a reserva. Nesse texto aqui damos o passo a passo para você reservar seu carro pela internet e garantir o melhor custo/benefício.

Em geral as locadoras farão uma pré-autorização no seu cartão de crédito para casos de acidentes ou danos no carro. Essa pré-autorização cobrirá o valor da franquia do seguro e será cancelada caso nada aconteça. Nesse caso, utilize um cartão com um bom limite na hora de reservar pela internet ou esteja preparado para isso quando for a uma loja física.

Como alugar carro na Nova Zelândia

Fique esperto com o One-Way Rental, aproveite a Relocation

One-Way Rental é quando você aluga o carro em uma cidade e o devolve em outra. Isso gera um custo extra para o serviço, já que a locadora terá que encontrar um jeito de levar o veículo de volta para onde ele saiu. É bom ter isso em conta na hora de planejar sua viagem, já que pode compensar devolver o carro em algum lugar, pegar um ônibus ou avião, e alugar outra vez em outro.

Por outro lado, você pode tirar um grande proveito dessa situação com as promoções de Relocation, que é justamente a forma que as locadoras encontraram de transferir os veículos entre um ponto do país e outro. Quando uma locadora está com carros demais em, sei lá, Wellington, e precisa transferir veículos para Auckland, elas alugam os carros por preços inacreditáveis, tipo $1, desde que você possa fazer o trajeto desejado por elas, em datas específicas. Algumas locadoras oferecem, inclusive, o tanque de gasolina cheio e o seguro de viagem grátis pelo serviço.

A oportunidade restringe um pouco os dias que você pode viajar e da quantidade de quilômetros que você pode rodar com o relocation, mas você pode aproveitar para ganhar algumas diárias antes de alugar outro carro pela tarifa normal, o que já dá uma aliviada boa no orçamento. É mais comum que essas promoções apareçam para viagens que vão do sul para o norte e quase sempre estão limitadas às cidades de Auckland, Wellington, Christchurch e Queenstown. Essas promoções costumam aparecer nos buscadores, como a RentCars, ou nesse site agregador de promoções de relocation.

Fotos: Shutterstock


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Como alugar um carro na Nova Zelândia

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.