Tags:
Atlas: Barcelona, Espanha

Bairros de Barcelona: Vila de Gràcia

Escrevo este post com uma leve ressaca. Ontem, depois de assistir ao lançamento de um livro na Altair, uma das minhas livrarias favoritas da cidade, um amigo e eu resolvemos que iríamos continuar a conversa acompanhados de uma cerveja. “Vamos beber no Sol”, sugeriu ele. Esse se tornou o plano curinga entre meus amigos de Barcelona. Sempre que queremos um lugar para jogar conversa fora, seguimos para a Plaça del Sol, o centro do nosso universo na Vila de Gràcia.

Situado no início da parte alta de Barcelona, Vila de Gràcia, ou apenas Gràcia, como gosta de ser chamado, é o bairro queridinho dos locais e viajantes eventuais que resolvem sair do beabá turístico da cidade. No passado, era um povoado independente, mas, com o crescimento da cidade, acabou incorporado por Barcelona. Talvez por isso ainda preserve um pouco do clima de cidade do interior, com suas ruas estreitas, varandas preguiçosas, inúmeras praças onde as pessoas se sentam tranquilamente para ver a vida passar e o sentimento de pertencimento dos moradores mais antigos, que ainda vêem no bairro sua cidade natal.

Bairros de Barcelona - Gracia

Apesar disso, Gràcia também desenvolveu uma certa vocação cosmopolita que acompanhou o clima da cidade. Longe do burburinho turístico do centro, a região recebe visitantes e moradores de todos os cantos do mundo, o que confere a ela um ar multicultural.

Restaurantes internacionais a cada esquina, cafés descolados, lojas de artesanato e design, livrarias, espaços de coworking, cinemas e inúmeros bares fazem do bairro o mais cool de Barcelona. O marco mais icônico do bairro é a torre do relógio, localizado no centro da plaça de la Vila. Além, é claro, dos edifícios antigos de fachada colorida.

Vila de Gracia - Barcelona

Todas as noites, durante o verão, inúmeros jovens se sentam no chão da Plaça del Sol, acompanhados de uma latinha de cerveja e, às vezes, um violão. A praça fica lotada até que a polícia chegue e disperse a multidão, que muitas vezes acaba migrando para outras praças do bairro. É proibido beber na rua em Barcelona, mas nas praças de Gracia a atividade é tolerada até certo ponto.

Praça do Sol - Barcelona

Em agosto, o bairro inteiro se mobiliza para a Festa Maior de Gracia, uma das celebrações mais populares de Barcelona. Durante uma semana, o bairro se enche de enfeites pelas ruas e atividades como feiras de artesanado, cinema ao ar livre, shows e degustações gastronômicas. Este ano, as festas vão do dia 15 ao 21.

Festas de Gracia - Barcelona

Foto: Shutterstock

Não perca em Gracia

– As lojas e cafés da Calle Asturies, uma das mais charmosinhas do bairro.

– Os restaurantes internacionais e o movimento da Calle Verdi

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.