Beco Haus Schwarztenberg, em Berlim

Último refúgio na área altamente gentrificada do Hackescher Markt, a passagem Haus Schwarzenberg é um beco dedicado à arte urbana e à cultura alternativa, gerenciado por uma organização sem fins lucrativos. Despretensioso, embora um pouco hipster, é preciso dizer, o lugar exala criatividade e é um espaço onde artistas podem exibir seu trabalho longe das galerias tradicionais e comerciais.

O local é formado por um pátio que leva a galerias, estúdios, bar e um pequeno cinema que oferece sessões ao ar livre durante o verão, além do Museu de Anne Frank e outro de Otto Widt, empresário que ajudou a salvar judeus cegos e surdos que trabalhavam em sua fábrica de vassouras durante o nazismo, numa história bem parecida com a de Schindler.

haus schwarzenberg berlim

Em 1995, o espaço foi cedido a um grupo de artistas conhecido como “Dead Chickens”. Desde então, artistas locais e de diversas partes do mundo podem expor ali seus trabalhos. Alguns grafites são permanentes, outros ficam por um tempo até que sejam substituídos por novas obras.

haus schwarzenberg berlim

Grafiti de Anne Frank

O lugar conta ainda com um museu de adesivos no qual qualquer pessoa pode chegar e pregar o seu. Os adesivos são uma verdadeira mania em Berlim e podem ser encontrados em diversas paredes na cidade. É uma forma de arte de rua e expressão urbana que não pode ser multada, ao contrário do grafite. Por isso, a existência de um museu assim em um lugar como esse tem todo o sentido do mundo.

haus schwarzenberg berlim

haus schwarzenberg berlim

Outros pátios formam a região de Hackesche Höfe. Sua elegância, no entanto, em nada lembra a atmosfera provocadora e alternativa do Haus Schwarzenberg. O complexo foi construído em 1904, como um conjunto de edifícios que se comunicavam entre si através de oito passagens interiores. O projeto foi do arquiteto alemão Kurt Berndt e ali não havia apenas apartamentos residenciais, mas também lojas e oficinas.

haus schwarzenberg berlim

Depois da queda do Muro e da crescente valorização da área, no entanto, o lugar se converteu em um centro de interesse turístico, o que atraiu outro tipo de negócios para a região. Hoje é possível encontrar diversos cafés e restaurantes, além de lojas de roupa e de artigos de decoração e design, Starbucks e outras redes. Por isso, o Haus Schwarzenberg é também visto como um lugar de resistência contra a “plastificação” da cidade, que perde em autenticidade quando lugares padronizados tomam conta de espaços onde antes florescia a criatividade.

Grafiti em Berlim


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Beco Haus Schwarztenberg, em Berlim

  1. Como chego nesse beco? Tem algum macete ou estação próxima! Aliás, adoro seus textos <3 Estou indo pra Berlin agora em Agosto 2017 e já estou levando eles comigo para leitura

    1. Não é tão difícil encontrar, é bastante conhecido. Fica perto da estação S Hackescher Markt: https://www.google.com.br/maps/dir/”/Haus+Schwarzenberg/@52.5239462,13.4015088,17.64z/data=!4m8!4m7!1m0!1m5!1m1!1s0x47a851e0dfa4988d:0x55199aeeab619360!2m2!1d13.4025418!2d52.5242388

      Espero que goste bastante e aproveite sua viagem a Berlim!

      Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.