Tags:
Atlas: Porto, Portugal

Como visitar a Casa da Música, no Porto

Para quem gosta de arquitetura, de música ou quem simplesmente curte conhecer lugares bonitos e interessantes, a visita à Casa da Música, no Porto, é um passeio muito legal. O espaço enorme, que fica no início da Avenida da Boa Vista, é um projeto do arquiteto holandês Rem Koolhaas, para comemoração de quando a cidade do Porto foi Capital Cultural Europeia, em 2001. Porém, o prédio só foi inaugurado em 2005.

Morando em Portugal, tive a chance de visitar a Casa da Música em algumas ocasiões. Já fiz por duas vezes a visita pelas salas: uma por conta própria, no dia mundial da música, em que a Casa fica aberta gratuitamente para visitantes. E, outra, numa das visitas guiadas regulares, que acontecem todos os dias e custam 10 euros. Além disso, tive a chance de assistir, na primeira fila, um espetáculo da orquestra sinfônica da Casa da Música, na sala Stuggia.

Além da música clássica, bandas contemporâneas de todos os estilos fazem shows na Casa todo mês, sem contar as oficinas e cursos oferecidos ao público em geral.

Vai visitar o Porto? Então leia também:

Onde ficar em Porto: dicas de bairros e hotéis

O que fazer no Porto: roteiro de 3 dias

12 lugares para comer e beber em Porto

E muito mais dicas de Portugal

Casa da Musica Porto de fora

Como é a visita à Casa da Música, no Porto

Com exceção do dia da música, a visita à Casa da Música é obrigatoriamente guiada. Depois de ter as duas experiências, acredito que é melhor fazer o passeio guiado para entender todos os curiosos detalhes pensados por Rem Koolhas para que o espaço fosse um lugar perfeito acusticamente. Por exemplo, as paredes de vidro onduladas não só servem para lembrar o mar, mas são duplas, e o espaço entre elas não tem ar, de forma que os sons feitos em uma sala não são ouvidos na sala ao lado.

Vamos ao que você vai encontrar durante a visita:

Sala Suggia

Casa da Musica Porto vidro ondulado

A Sala Suggia é o coração da Casa da Música, visto que todos os percursos dentro do prédio são desenhados ao seu redor. O nome é uma homenagem a uma violoncelista portuense chamada Guilhermina Suggia. São sete janelas que ligam a sala com o exterior e com outros espaços da Casa. Essa é a única sala de concertos do mundo onde é possível tocar com luz exclusivamente natural.

A acústica do auditório é também uma das melhores do mundo, tanto pela escolha dos materiais de revestimento, quando o tecido das cadeiras. E até, como eu já expliquei, o vidro curvo, que serve para compensar as ondas sonoras. Com isso, não importa onde você esteja na sala, o som sempre será excelente.

Sala Roxa

Casa da Musica Porto sala roxa

O nome Sala Roxa tem a ver, óbvio, com a cor dela, que de fato é toda roxa. A sala tem uma grande janela que dá para a Suggia e serve como apoio ao Serviço Educativo da Casa da Música. Trata-se de um projeto que acolhe crianças de 3 a 10 anos em oficinas, enquanto os adultos estão assistindo um concerto.

Sala Laranja

Casa da Musica Porto sala laranja 2

Fica ao lado da Sala Roxa, mas como vocês podem imaginar, tem a decoração toda laranja, com uma rampa divertida que serve para escorregar, um jogo de luzes diferentão e um instrumento chamado Sound Space, que reage à presença e posição do corpo, e vai criando sons de acordo com os movimentos.

Sala VIP

Casa da Musica Porto sala vip

Essa sala fica na parte mais alta da Casa da Música e é um espaço utilizado em conferências de imprensa ou recepções. Foi pensada como uma ponte entre as culturas da Holanda e de Portugal, e por isso é toda revestida com painéis de azulejo. Além disso, nessa sala há uma enorme janela com uma vista linda para a cidade do Porto, da Torre dos Clérigos ao Oceano Atlântico.

Demais espaços da Casa da Música

Cibermúsica e Sala Renascença são espaços ambivalentes que vão sendo adaptados para diferentes eventos. A Sala 2 é a segunda maior de concertos da Casa da Música, projetada para que toda a estrutura de palco, cadeira, luzes e sistema de som possam ser deslocados, permitindo 300 lugares sentados ou 650 de pé.

Casa da Musica Porto cyberoom

Além disso, o espaço também conta com um Restaurante com menus a la carte de 13 euros no almoço, 19,50 no jantar e ainda opção de jantar+concerto. O Café da Casa da Música, além da comida, também é um espaço que trás shows de músicos emergentes e projetos menos conhecidos.

Como fazer a visita guiada pela Casa da Música, em Porto

A visita guiada ocorre todos os dias, às 11h e às 16h, com grupos em português e inglês. O ingresso custa €10, que são revertidos integralmente na compra de um bilhete para qualquer concerto da programação da Casa da Música. O passeio dura cerca de uma hora e leva por todas as salas citadas no texto.

Crianças com menos de 12 anos têm entrada livre, desde que acompanhadas de um adulto com bilhete. Mais informações no site oficial. Para comprar, basta chegar na bilheteria, que fica no primeiro andar da casa, alguns minutos antes do passeio.

Casa da Musica Porto area externa

Como assistir a um espetáculo na Casa da Música

A Casa da Música possui cinco orquestras residentes e recebe artistas nacionais e internacionais tanto da área clássica, quanto da música popular. Os ingressos para shows de artistas famosos costumam esgotar muito rápido.

Casa da Musica Porto orquestra sinfonica

Alguns dos espetáculos têm entrada livre, outros são pagos. A dica de show mais barato é a Sinfônica ao Domingo, que acontece uma vez por mês, ao meio-dia. Eles escolhem peças famosas e fazem o espetáculo de forma comentada. Ou seja, no início algum professor ou especialista explica no palco mais sobre como a obra foi composta e a orquestra dá alguns exemplos – isso dura cerca de 10 a 15 minutos e ajuda muito pessoas leigas que, como eu, não estudaram nada de música na vida. Depois, a orquestra toca toda a peça.

O calendário de shows está disponível no site e é possível comprar diretamente por lá.

Como chegar na Casa da Música

Existe uma estação de metrô chamada Casa da Música, que é, sem dúvidas, a forma mais fácil de chegar ali. Você também pode pegar os ônibus: 201, 202, 203, 204, 208, 209, 303, 402, 501, 502, 503, 504, 507, 601, 803, 902, 903

O endereço é Av. da Boavista, 604-610, Porto, Portugal

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.