Tags:
Atlas: Portugal

Como alugar um carro em Portugal: dicas e desconto de 30%


Alugar um carro em Portugal costuma ser um excelente negócio. Além de permitir que o viajante chegue a vários lugares do interior do país que não são alcançáveis de transporte público, ainda tem a questão da economia: muitas vezes, é possível encontrar opções de aluguel de carro por menos de 10 euros por dia! Como? Vem comigo que eu te dou todas as dicas de como fazer o melhor negócio, evitar taxas extras e aproveitar ao máximo sua roadtrip.

Quando vale a pena alugar carro em Portugal?

Portugal tem uma rede extensa de trem e ônibus que chegam em vários lugares. O que quer dizer que nem sempre alugar um carro é a melhor opção. Vale a pena, entretanto, caso você queira ir em mais de uma cidade no mesmo dia ou queira conhecer cidades menores nos trajetos, cujo acesso pelo transporte público é mais complicado. Por exemplo, é impossível conhecer a região da Serra da Estrela sem carro. Ou visitar vinícolas e castelos no Alentejo. Então, a receita é: pesquise primeiro os trens e os ônibus. Se as opções forem poucas ou nenhuma, veja o aluguel de um carro.

Saiba mais: Como viajar de trem em Portugal
Guia para viajar de ônibus em Portugal

alugar carro em portugal estrada

Documentos necessários para dirigir em Portugal

  • A CNH brasileira é válida em Portugal durante seis meses a partir da data da chegada. Ou seja, para quem só está passeando, não precisa se preocupar com carteira de motorista internacional. Quem for ficar aqui além desse período e tiver o cartão de residência precisa regularizar a situação com o Instituto de Mobilidade dos Transportes Terrestres em Portugal.
  • Passaporte válido.
  • Cartão de crédito. É preciso ficar atenta às letras miúdas, pois muitas vezes o cartão de crédito tem que estar no nome do condutor do veículo.
  • Muitas empresas também exigem que os condutores tenham mais de 25 anos (para outras, a exigência é 21). Algumas permitem motoristas mais jovens, desde que se pague uma taxa extra.
  • Se você pretende sair de Portugal com o carro alugado, confira antes na locadora se pode ir ao destino desejado ou se precisa pagar alguma taxa ou seguro extra.

Quanto custa alugar um carro em Portugal?

É possível achar diárias de carro em Portugal por volta de 10 euros e o preço pode ficar ainda mais baixo caso você alugue por mais dias. A principal dica para conseguir um valor assim é reservar com pelo menos um mês de antecedência e usar um comparador de locadoras, como a Rentcars:

Porém, é importante lembrar que o valor nunca é só esse!

O seguro incluído nessas tarifas mais baixas tem uma cobertura muito pequena e costuma exigir um cartão de crédito com limites bem altos para cobrir a franquia, as vezes de mais de mil euros. Para compensar, é preciso pagar um seguro extra, que diminui ou exclui essa exigência de franquia.

Sou bom motorista, será que preciso mesmo contratar o seguro?

Vou contar aqui uma história. Um amigo meu alugou um carro em Lisboa, para fazer um giro até Coimbra e Serra da Estrela. Contratou o seguro, mas não o completo, exatamente com esse pensamento de que era um bom motorista. O problema? Ele estacionou o carro num local certinho, passou algum roda dura, bateu no carro alugado e fugiu! Resultado: ele teve que pagar 350 euros da franquia, por não ter contratado o seguro completo, e ainda amargar a raiva dele não ter culpa.

Eu também já bati um carro alugado e tive que pagar a franquia. Desde então, prefiro contratar o seguro completo, que é sim mais caro (costuma aumentar uns 20 euros no valor da diária), mas pelo menos não corro riscos e nem passo raiva.

Por do sol carro portugal

Combustível

Não vamos nos esquecer do combustível! Para um trajeto de 200 km, espere pagar cerca de 25 euros em combustível (que pode ser gasolina, gasóleo/diesel). Inclusive, na hora de escolher o carro para alugar, você pode pensar naquele que tenha um consumo mais barato.

O valor médio da gasolina no país é de €1,60 por litro, já o gasóleo custa no entorno de €1,40. Ah, em Portugal não é muito comum encontrar postos de combustível dentro das cidades, então não deixe a gasolina chegar na reserva para abastecer.

Pedágios em Portugal

Fique atento ao preço das portagens (como chamam os pedágios em pt-pt), porque pode ser que não tenha sentido fazer um trajeto de carro por conta disso. Como saber como vou pagar? Em primeiro lugar, vamos entender como funciona os esquemas das estradas, que em geral são muito boas, vazias e sem buracos.

  • As autoestradas (as que têm o nome com A) são melhores e mais rápidas, mas têm portagens mais altas. Por exemplo, de Lisboa a Porto são cerca 20 euros de pedágio se você seguir pela Estrada Nacional A1
  • Já nas rodovias internas ou estradas em trajetos curtos não há pedágios ou o valor cobrado é irrisório. Essas são estradas que começam com a letra N (Estrada Nacional). Você vai demorar mais, mas vai pagar menos.

O site Via Michelin é muito bom para pesquisar o preço dos pedágios e quanto você gastaria de gasolina nos trajetos. Eles também têm a opção de pesquisar rotas alternativas, para evitar pedágios.

Estrada portugal

Eu, na primeira vez que aluguei carro em Portugal, passei um mega aperto por falta de informação. Atualmente, os pedágios, chamados portagens, são cobrados automaticamente por um sistema eletrônico, a Via Verde, sem necessidade de passar por uma cancela e atendente.

Como meu cartão de crédito estava no limite, decidi não utilizar o dispositivo que cobraria automaticamente do meu cartão – eu deveria ir depois aos Correios e pagar lá pelos os pedágios que passamos. O problema foi que o moço da locadora nos disse que deveríamos ir aos Correios depois de 5 dias. Mas o prazo para o pagamento era em até 5 dias. Quando chegamos aos Correios, na semana seguinte, descobrimos que eles não tinham mais os documentos da cobrança e que teríamos que pagar multa. Eu fiquei desesperada pesquisando na internet a respeito e descobri casos escabrosos de pessoas que tiveram que pagar 1000 vezes o valor inicial (não é exagero) por conta desses atrasos. Felizmente, uma portuguesa me mostrou onde eu poderia pagar no site dos Correios e eu pude respirar aliviada.

Use o dispositivo de pagamento automático e não passe pelo que eu passei.

Carro alugado portugal

Estacionamento

É preciso pagar para estacionar em praticamente todos os lugares públicos de Portugal. Para isso, procure os parquímetros, que são umas máquinas azuis que recebem o pagamento de acordo com o tempo que você for ficar estacionado.

As máquinas só aceitam moedas, então salve algumas para a transação. Em geral, os estacionamentos são cobrados entre 8h e 20h durante a semana. Se você estacionar às 21h, mas só for pegar o carro no dia seguinte às 10h, é só pagar o suficiente para dez horas que a máquina já identifica a mudança de dia e imprime o ticket para o horário certo.

Uma dica: não deixe seu carro sequer um minuto sem pagar o estacionamento, porque os portugueses multam mesmo!

Estrada como alugar carro em portugal

Em qual empresa alugar o veículo?

Ao invés de indicar uma locadora específica, sugerimos que para alugar um carro em Portugal você faça uma comparação entre as empresas na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores até 30% mais baixos, sem IOF e em até 12 vezes sem juros.

A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece). ?

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

75 comentários sobre o texto “Como alugar um carro em Portugal: dicas e desconto de 30%

    1. Oi Fabiana!

      Não, ainda não encontrei nenhuma opção de aluguel de carro sem cartão de crédito. E para a maioria das locadoras (mas não todas), ainda exigem que esteja no nome do motorista. Uma solução é fazer um cartão de crédito pré-pago, pode ser tanto do seu banco como um desses de casa de câmbio, tipo VTM ou Cash Passaport

  1. Olá Luiza. Parabéns pelo blog. Muito bem estruturado. Tem me ajudado muito a montar as viagens em família. A próxima será em Portugal (6 adultos) em que viajaremos de Norte a Sul por 18 diaa… qual tipo e modelo de carro você nos recomendaria alugar?

    Abraços Alessandra

    1. Oi Alessandra,

      Eu entendo um total de nada sobre tipos de carro. Eu em geral tento pegar o mais econômico! As estradas em Portugal são muito boas. Leve em consideração mais o conforto do grupo e talvez algum que consuma combustível mais barato!

  2. Você sabe se vale a pena ir de Lisboa á Fátima de carro, ou melhor ir de ônibus, digo isso por causa do tempo de viagem que temos; e também somos em 6 pessoas;
    Obrigada

    1. Oi Andrea,

      Como vocês são 6 pessoas, teriam que alugar dois carros. Não sei se vale a pena financeiramente. Talvez seja melhor ir de ônibus, a não ser que queriam conhecer outras coisas no caminho além de Fátima

  3. Olá Luiza!

    Você comentou que conseguiu pagar o pedágio pela internet, no site dos correios, mas não estou conseguindo encontrar essa opção.. só aparece para pagar pessoalmente. Você poderia me passar o passo a passo que você fez?

    Obrigada

  4. Olá Luiza. Você sabe se os carros locados podem cruzar a fronteira? Pretendo ir a Portugal e extender até a Espanha com carro alugado.
    Se tiver alguma dica agradeço.

  5. Boa tarde Luiza!! pretendo viajar com a minha família ( ao todo somos 4 pessoas) e em portugal quero fazer o roteiro : lisboa – porto – sintra. você me indica o aluguel de carro ou acha melhor fazermos esse trajeto de trem?

    1. Oi Carol,

      Não vejo necessidade de carro nesses destinos que você apontou! Carro em Lisboa e no Porto dá mais trabalho do que ajuda.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.