Como encontrar passagens aéreas baratas na internet

Houve um tempo, quando a internet engatinhava e dinossauros andavam na Terra, em que a forma mais comum de comprar uma passagem de avião era numa agência de viagem. Embora essas empresas permaneçam importantes, hoje sua próxima viagem está a um clique de você.

As coisas ficaram mais simples, mas não quer dizer que todo mundo domine a arte de garantir a próxima viagem pagando pouco e usando a internet. Desde que o 360 foi lançado, em 2011, um dos nossos objetivos centrais é te ajudar a viajar mais, de forma frequente e gastando menos. Para isso, aqui você já achou dicas de como economizar para viajar e de como tornar sua viagem mais barata.

Hoje o assunto é outro: dar dicas de como encontrar passagens aéreas baratas na internet. Vamos mostrar um jeito simples de fazer isso, usando metabuscadores, que são sites que comparam os preços de passagens em diversas companhias aéreas e agências, informando para o consumidor qual o menor valor. Finalizada essa etapa, o viajante pode fazer sua escolha e compra no site da empresa que tiver oferecido o melhor custo/benefício.

Os principais metabuscadores do mercado são o Kayak, o Skyscanner, o Viajala e o Turismo City. Teste todos eles e veja qual oferece um serviço e site melhor para você e suas necessidades. Além disso, o Google Flights também é uma ferramenta imprescindível para quem busca passagens baratas.

Como encontrar passagens aéreas baratas na internet, passo a passo

Vá ao metabuscador. Quando a página abrir, coloque as cidades de partida e destino e as datas. A imagem abaixo, por exemplo, mostra a página do Viajala. Você também pode escolher se o voo é de ida e volta ou se é apenas um trecho; assim como número de passageiros e até buscas por passagens com múltiplos destinos (saída de São Paulo, chegada em Belo Horizonte, voo seguinte para Salvador e só então volta para São Paulo, por exemplo, uma forma de fazer um mochilão aéreo).

passagens aéreas baratas

Site do Viajala

Eu, por exemplo, gosto de checar a opção de datas flexíveis. Isso é muito útil para quem está de férias ou não tem uma data específica para a viagem, já que o preço pode cair bastante de um dia para o outro. Voos na sexta à noite ou na segunda de manhã costumam ser mais caros do que voos no meio da quarta-feira, justamente por conta da relação de oferta e demanda. No Viajala, basta marcar a caixa “sou flexível” para ver opções em vários dias. Já no Kayak é necessário buscar pela opção Datas Flexíveis. A lógica é a mesma para Skyscanner ou Turismo City.

Além da flexibilidade das datas, também dá para pesquisar em aeroportos de cidades próximas – por exemplo, voos para Viracopos, em Campinas, mesmo que seu destino seja São Paulo, e comparar os preços com outras empresas e agências de viagens.

Como encontrar passagens aéreas baratas na internet

Site do Kayak

Em geral, os resultados são listados do mais barato para o mais caro, mas vale prestar atenção, porque alguns metabuscadores incluem publicidade no meio dos resultados de busca. Sabe os links patrocinados que o Google mostra sempre nas primeiras posições de qualquer busca, deixando claro que são anúncios? A lógica é a mesma. Ignore essas opções e siga direto para a busca orgânica, que faz um ranking com os preços mais baixos.

Pode ser também que um voo um pouco mais caro, mas sem conexão, apareça na frente de um voo mais barato, mas com conexão. Isso acontece porque o metabuscador entende que o voo sem conexão é uma opção melhor e que vale o custo/benefício, mas cabe a você decidir se não é mesmo melhor economizar.

promoção de passagens na internet

Página da Turismo City

Em geral, os resultados já incluem as taxas, mas convém verificar isso. Outra coisa chata que pode acontecer é você achar uma passagem num preço ótimo, clicar no link da empresa, mas não encontrar o valor informado lá. Isso ocorre porque o preço das tarifas é dinâmico e às vezes o metabuscador está exibindo o valor de uma tarifa que acabou de esgotar. Caso isso ocorra, não desanime e refaça a busca.

Se achar algo legal, lembre-se que compra não é feita pelo metabuscador, mas pela empresa que você achou e escolheu na busca. É essa empresa que vai pedir seus dados de pagamento e que vai te enviar a passagem. Pode ser uma empresa aérea (Gol, LATAM, Azul, Avianca, etc) ou uma agência de viagem online (Decolar, Expedia, Submarino Viagens, etc). 

passagens aéreas na internet

Página de resultados do Skyscanner

Nunca ouviu falar na empresa que está oferecendo as passagens com menor preço? Pode acontecer, principalmente em voos no exterior. Uma saída é pesquisar o nome da empresa no Google para saber se é confiável ou se há muitos relatos negativos em sites como o Reclame Aqui.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

42 comentários sobre o texto “Como encontrar passagens aéreas baratas na internet

  1. Comprei uma passagem para cancun já débitos no cartão crédito mais a copa Airlines não constá foi emitido bilhete normal acontec era isso? Estou preocupado

    1. Agora que vi. Nunca li relatos de problema com esse site, mas convém ligar na empresa aérea e passar o localizador, para conferir.

      Abraço.

  2. Comprei 2 passagens pela fIGHT NETWORK, recomendo muito bom e bem atenciosos. Deu um problema no meu cartão não possou. Para não perder a reserva eles me ligaram em inglês, não falo bem, mas falo em espanhol, mesmo assim eles procuraram uma pessoa em espanhol para falar comigo e resolveu deu tudo certo. Muuito rápido a compra e o recebimento do ticket da viagem. Ainda não viajei porém já confirmei com a tam e eles me confirmaram as compras está tudo certo paguei metade do preço com eles.

    1. Estou tendo muito problema com eles
      Agora que aparentemente “resolvi”, ligo na latam e eles não localizam minha reserva, sendo que a compra já caiu no meu cartão!!
      Estava desconfiando que não é uma empresa confiável

  3. Olá!!!!
    Hoje de tarde fiz uma compra (tentaiva) através do site flightnetwork, recebi em inglês a confirmação da reserva, mas até agora meu banco não foi notificado sobre a tentativa da compra, eles demoram para debitar o valor? a taxa IOF é muito alta?

  4. Oi pessoal,
    uma dúvida sobre a Kayak: você disse que ela te remete à passagem mais barata. No entanto, como é que pode ela ter uma passagem por R$560,0) pela KLM, enquanto a própria KLM vende a mesma por R$785,00? Para quem a Kayak me remete, então? Soa estranho….

    1. Oi, Isabel.

      Se você clica no link do Kayak você vai pro site da KLM. Duas coisas podem acontecer: a KLM pode ter alterado o preço, mas o sistema do Kayak, que demora alguns minutos, ainda não viu isso. Então você vai ter um preço no site do Kayak, vai clicar, e vai ver que está maior na KLM. Mas é porque foi uma alteração meio que imediata.

      E dois: muitos sites usam cookies. Não sei se o caso da KLM, mas poderia explicar também a diferença de preços.

      E tem a terceira possibilidade: não serem preços para o mesmo voo.

      Em todo caso, a compra não é feita no Kayak, mas na própria empresa aérea.

      Abraço.

  5. Eu comprei hoje minha passagem na Flightnetwork. A latam disse qur tinha a reserva,mas o bilhete( pagamento) não constava. Alguém sabe me dizer se demora para cair o pagamento?

  6. Boa tarde Rafael,
    Comprei passagens da Azul com um ótimo preço utilizando o FlightNetwork e deu tudo certo. O voucher enviado não tinha meu código da reserva, mas entrei em contato com a Azul e eles localizaram. Sem problemas!
    Abraços,
    Flavia

  7. Olá, eu estou querendo fazer um mochilão pela europa, as passagens de avião entre os países são muito baratas mas pelo decolar.com possuem muitos encargos e impostos. Entrei em um site portugues e lá as passagens eram o mesmo preço mas não tinha impostos absurdos. Ao comprar uma passagem em um site estrangeiro será cobrado os impostos depois no meu cartão ou o preço está correto? Obrigado.

  8. Ola, voce sabe me dizee se o site FlightNetwork é confiavel para comprar passagens aqui mesmo no Brasil com voos domésticos?. O site kayaka indicou,com a passagem muito barata, mas não o conheço, e a companhia é da azul.
    Att

    1. Nunca comprei, Raissa, mas parece ser confiável. Como é um site estrangeiro, a tendência é que ocorra a cobrança do IOF.Então calcule 6% a mais no valor.

      Abraço.

    2. Raissa, voce comprou por este site? estou procurando passagens e cai nesse site, mas estou receosa de comprar. Gostaria de saber sua experiência. desde ja, obrigada!!

      1. Eu comprei passagem por lá, porque aparecia uma opção de horário melhor do que no site da companhia. Fiquei receosa, mas liguei pra Latam e eles confirmaram a reserva. Inclusive até alterei o assento.

  9. Muito legal esclarecer que vocês são parceiros deles e que ganham comissão. Adoro sinceridade e respeito com o leitor 😉
    Confesso que fiquei meio perdida no site, tentando fazer a pesquisa, mas deve ser falta de prática, estou acostumada a comprar passagens aéreas (como se comprasse taaaantas assim kkk) no site da decolar, mas quero fazer uma viagem nos próximos meses e gastar o mínimo de dinheiro e nessa minha mínima experiência já entendi que quanto mais antecedência, mais barato está a passagem e óbvio que vim me informar das dicas.

    1. Transparência é palavra de ordem aqui, Lorena.

      A vantagem do Kayak é ser um metabuscador. Ou seja, eles buscam as passagens em todos os sites – inclusive Submarino, Decolar, sites de empresas aéreas, etc. Você acha no preço que te interessa, clica no link e vai pro site em questão, fazendo a compra lá.

      Abraço.

  10. Rafael parabéns pelo post esclarecedor realmente achei passagens mais baratas para a data e destino que pretendo viajar. Dentre as empresas encontradas pelo Kayak está a FlightNetwork cujo o site é totalmente inglês razão pela qual gostaria de saber se você conhece o site e recomenda usá-lo para comprar minha passagem, pois por tratar-se de site estrangeiro e por não conhecê-lo fico com receio de usar dados do meu cartão de crédito e efetuar a compra. Desde já, obrigado!

    1. Oi, Jair. Não conheço esse FlightNetwork. Sei que se trata de uma agência de viagens canadense (e imagino que o Kayak jamais colocaria ela nas pesquisas se não fosse confiável).

      Deve ser como o Submarino Viagens, por exemplo. Tem um review aqui: http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g1-i10702-k4413460-o10-Flight_Network_review-Air_Travel.html

      E um verbete na Wikipedia aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/FlightNetwork

      Abraço.

      1. Boa tarde Rafael,
        Comprei passagens da Azul com um ótimo preço utilizando o FlightNetwork e deu tudo certo. O voucher enviado não tinha meu código da reserva, mas entrei em contato com a Azul e eles localizaram. Sem problemas!
        Abraços,
        Flavia

          1. Sim, a passagem foi cobrada em dólar canadense com o acréscimo do iof no cartão de crédito. E mesmo assim valeu muito a pena!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.