Houve um tempo, quando a internet engatinhava e dinossauros andavam na Terra, em que a forma mais comum de comprar uma passagem de avião era numa agência de viagem. Embora essas empresas permaneçam importantes, hoje sua próxima viagem está a um clique de você.
As coisas ficaram mais simples, mas não quer dizer que todo mundo domine a arte de garantir a próxima viagem pagando pouco e usando a internet. Desde que o 360 foi lançado, em 2011, um dos nossos objetivos centrais é te ajudar a viajar mais, de forma frequente e gastando menos. Para isso, aqui você já achou dicas de como economizar para viajar e de como tornar sua viagem mais barata.
Hoje o assunto é outro: dar dicas de como encontrar passagens aéreas baratas na internet. Vamos mostrar um jeito simples de fazer isso, usando metabuscadores, que são sites que comparam os preços de passagens em diversas companhias aéreas e agências, informando para o consumidor qual o menor valor. Finalizada essa etapa, o viajante pode fazer sua escolha e compra no site da empresa que tiver oferecido o melhor custo/benefício.
Os principais metabuscadores do mercado são o Kayak, o Skyscanner, o Viajala e o Turismo City. Teste todos eles e veja qual oferece um serviço e site melhor para você e suas necessidades. Além disso, o Google Flights também é uma ferramenta imprescindível para quem busca passagens baratas.
Como encontrar passagens aéreas baratas na internet, passo a passo
Vá ao metabuscador. Quando a página abrir, coloque as cidades de partida e destino e as datas. A imagem abaixo, por exemplo, mostra a página do Viajala. Você também pode escolher se o voo é de ida e volta ou se é apenas um trecho; assim como número de passageiros e até buscas por passagens com múltiplos destinos (saída de São Paulo, chegada em Belo Horizonte, voo seguinte para Salvador e só então volta para São Paulo, por exemplo, uma forma de fazer um mochilão aéreo).
Site do Viajala
Eu, por exemplo, gosto de checar a opção de datas flexíveis. Isso é muito útil para quem está de férias ou não tem uma data específica para a viagem, já que o preço pode cair bastante de um dia para o outro. Voos na sexta à noite ou na segunda de manhã costumam ser mais caros do que voos no meio da quarta-feira, justamente por conta da relação de oferta e demanda. No Viajala, basta marcar a caixa “sou flexível” para ver opções em vários dias. Já no Kayak é necessário buscar pela opção Datas Flexíveis. A lógica é a mesma para Skyscanner ou Turismo City.
Além da flexibilidade das datas, também dá para pesquisar em aeroportos de cidades próximas – por exemplo, voos para Viracopos, em Campinas, mesmo que seu destino seja São Paulo, e comparar os preços com outras empresas e agências de viagens.
Site do Kayak
Em geral, os resultados são listados do mais barato para o mais caro, mas vale prestar atenção, porque alguns metabuscadores incluem publicidade no meio dos resultados de busca. Sabe os links patrocinados que o Google mostra sempre nas primeiras posições de qualquer busca, deixando claro que são anúncios? A lógica é a mesma. Ignore essas opções e siga direto para a busca orgânica, que faz um ranking com os preços mais baixos.
Pode ser também que um voo um pouco mais caro, mas sem conexão, apareça na frente de um voo mais barato, mas com conexão. Isso acontece porque o metabuscador entende que o voo sem conexão é uma opção melhor e que vale o custo/benefício, mas cabe a você decidir se não é mesmo melhor economizar.
Página da Turismo City
Em geral, os resultados já incluem as taxas, mas convém verificar isso. Outra coisa chata que pode acontecer é você achar uma passagem num preço ótimo, clicar no link da empresa, mas não encontrar o valor informado lá. Isso ocorre porque o preço das tarifas é dinâmico e às vezes o metabuscador está exibindo o valor de uma tarifa que acabou de esgotar. Caso isso ocorra, não desanime e refaça a busca.
Se achar algo legal, lembre-se que compra não é feita pelo metabuscador, mas pela empresa que você achou e escolheu na busca. É essa empresa que vai pedir seus dados de pagamento e que vai te enviar a passagem. Pode ser uma empresa aérea (Gol, LATAM, Azul, Avianca, etc) ou uma agência de viagem online (Decolar, Expedia, Submarino Viagens, etc).
Página de resultados do Skyscanner
Nunca ouviu falar na empresa que está oferecendo as passagens com menor preço? Pode acontecer, principalmente em voos no exterior. Uma saída é pesquisar o nome da empresa no Google para saber se é confiável ou se há muitos relatos negativos em sites como o Reclame Aqui.
Inscreva-se na nossa newsletter
Bom Dia,
gostei muito deste site,parabéns…
gostaria de saber com vcs,se o site de buscas “KAYAK” é seguro?
obrigado.
É sim, Danielson. É um dos maiores buscadores de passagens do mundo.
Abraço.
Comprei uma passagem para cancun já débitos no cartão crédito mais a copa Airlines não constá foi emitido bilhete normal acontec era isso? Estou preocupado
Você comprou em qual site, Emerson. Recebeu a confirmação por email?
Abraço.
Comprei para Canadá pela fhigth network já consta débito cartão mais a copa não localizou
Agora que vi. Nunca li relatos de problema com esse site, mas convém ligar na empresa aérea e passar o localizador, para conferir.
Abraço.
Comprei 2 passagens pela fIGHT NETWORK, recomendo muito bom e bem atenciosos. Deu um problema no meu cartão não possou. Para não perder a reserva eles me ligaram em inglês, não falo bem, mas falo em espanhol, mesmo assim eles procuraram uma pessoa em espanhol para falar comigo e resolveu deu tudo certo. Muuito rápido a compra e o recebimento do ticket da viagem. Ainda não viajei porém já confirmei com a tam e eles me confirmaram as compras está tudo certo paguei metade do preço com eles.
Gosto bem do atendimento deles também, Saulo.
Obrigado pelo seu relato.
Estou tendo muito problema com eles
Agora que aparentemente “resolvi”, ligo na latam e eles não localizam minha reserva, sendo que a compra já caiu no meu cartão!!
Estava desconfiando que não é uma empresa confiável