Como esquiar no Valle Nevado, Chile

Enquanto o vento gelado batia em meu rosto, eu descia uma pista de esqui pela primeira vez na vida, na Nova Zelândia. Nunca vou me esquecer daquela sensação, uma mistura de adrenalina e felicidade. Foram dezenas de tombos antes de conseguir realmente esquiar, cada um mais bizarro que o outro. Quer sentir o mesmo? Você nem precisa ir tão longe. Com a aproximação da temporada de neve de 2015, fizemos um passo a passo para quem pretende esquiar na maior estação da América Latina: O Valle Nevado, que fica a cerca de uma hora de Santiago, capital do Chile. Vamos começar do básico, beleza?

Quando ir?

Assim como outras estações de esqui mundo afora, o Valle Nevado funciona o ano inteiro. A questão é que a danada da neve, sonho máximo de brasileiros e outros turistas criados em clima tropical, só aparece no inverno. Em 2015, a temporada de neve do Valle Nevado começa no dia 26 de junho e termina no dia 25 de setembro.

Você também pode passar por lá em outras épocas do ano – eu até aconselho que faça isso caso esteja em Santiago, pois a região é belíssima. Mas para esquiar e praticar esportes de neve, só mesmo nessa época. Fora que os hotéis da estação de esqui só funcionam na temporada.

Agora, do ponto de vista do custo/benefício, a melhor época é a primeira semana da temporada de neve, quando o Valle Nevado costuma oferecer descontos de até 50% na hospedagem, nas aulas de esqui e nos equipamentos.

Veja também: Vale a pena viajar para o Chile no verão?

Dica importante: Não cometa o erro de viajar para o Chile sem um seguro viagem. 

Entenda a razão e saiba como conseguir um seguro com desconto

Como lidar com o mal de altitude?

Hotéis? Como assim?

Pois é, o Valle Nevado tem três hotéis, que se adequam aos mais diversos públicos. O Tres Puntas é um três estrelas voltado para famílias e grupos de amigos, aquelas pessoas que querem ter a experiência de esquiar, mas sem gastar tanto assim com a hospedagem.

O Puerta del Sol é um hotel quatro estrelas com vista para as montanhas ou para as pistas de esqui, dependendo da posição do quarto. A hospedagem nesses dois hotéis inclui café da manhã e jantar. E o hotel Valle Nevado é o cinco estrelas do complexo, garantia de luxo e com pensão completa.

Além disso, há também oito edifícios de apartamentos, opção para grupos de amigos e famílias grandes. Você consegue ver os preços e condições de cada hotel no site oficial. Dependendo da época do ano, há um período mínimo de estadia, que pode variar entre quatro e sete noites. Detalhes aqui.

valle-nevado-chile

E se eu não quiser me hospedar lá?

É claro que você não precisa ficar hospedado no Valle Nevado. Por conta da proximidade com Santiago, muita gente prefere ficar na cidade mesmo, subindo a montanha por apenas um dia para esquiar.

Fica mais barato, óbvio, mas essas opções têm seus problemas: você vai ter menos tempo para curtir a beleza das cordilheiras e terá que pagar pelo ski day, o passe para usar as pistas e teleféricos do Valle Nevado, que já está incluído para quem se hospeda lá. Portanto, só escolha essa opção caso o dinheiro realmente não dê para passar algumas noites na estação ou caso você não tenha tempo e prefira se dedicar mais aos passeios de Santiago.

Além dos hotéis, tenha em mente que estações de esqui são como parques temáticos: lá você vai encontrar também restaurantes, bares e toda a infraestrutura necessária para curtir a viagem.

Veja também: Onde ficar em Santiago? 

hotéis do Valle Nevado, Chile

Valle Nevado no verão

Eu nunca esquiei. É tranquilo?

Como eu disse no começo do texto, eu levei uns trocentos tombos antes de conseguir descer a pista pela primeira vez. Ao mesmo tempo, vi um monte de crianças de sete anos esquiando como profissionais (e me humilhando um pouquinho a cada descida). Ou seja, não é complicado, mas todo mundo que nunca esquiou apanha nas primeiras tentativas. Menos as crianças.

Você pode contratar aulas de esqui, mas isso não é obrigatório. Outra alternativa, caso você esteja viajando com alguém que sabe esquiar, é pedir a ajuda dessa pessoa. Foi isso que nós fizemos – a Lu, que já tinha esquiado nos Estados Unidos, foi a professora da turma, quando eu e a Naty esquiamos pela primeira vez, lá na Nova Zelândia.

O acidente com o Schumacher, na França, pode dar a impressão que esquiar é perigoso. Não é. Tudo passa por não encarar um desafio além da sua capacidade. O Valle Nevado, por exemplo, tem pistas para iniciantes, intermediários, avançados e especialistas. Se você nunca esquiou, não saia da pista para inciantes. E caso não esteja acompanhado por alguém que realmente sabe esquiar, contrate uma aula e garanta o auxílio de um profissional.

Além de esquiar, há outras opções, como snowboarding. Você também pode exercer a criança que há em você e passar seu tempo fazendo bonecos de neve e jogando bolas de neve nos seus amigos. Todo mundo vai saber que você é brasileiro, mas a diversão vai ser garantida. 🙂

Valle Nevado, Chile

Valle Nevado no inverno (Foto: Jimmy Baikovicius, Creative Commons)

E o equipamento?

A menos que você pretenda esquiar de forma frequente, a solução é alugar. Não economize aí: além dos esquis, garanta todo o equipamento de segurança necessário (capacete, óculos especiais, luvas e roupas próprias). Você pode alugar esse equipamento na própria estação de esqui.

A galera que sobe a montanha só por um dia, para economizar, costuma alugar o equipamento na cidade, onde é mais barato, e levar tudo de lá. Tenha em mente, pelo menos no caso dos esquis, que é mais negócio alugar na estação mesmo, afinal carregar aquele trambolho todo montanha acima, no porta-malas do carro ou de um ônibus, é muito perrengue (depoimento de quem já passou por isso). O caso das roupas e outros equipamentos é diferente – pode compensar dar uma olhada nas opções do centro da cidade.

Se optar por alugar o equipamento na cidade, leia o post da Luíza, que fez isso quando esquiou no Chile com a família.

Valle Nevado

Bora esquiar? (Foto: Divulgação)

Como chegar ao  Valle Nevado?

A estação está a 60 quilômetros de Santiago. Para começo de conversa, procure por voos baratos para lá – Gol e a SkyAirline, empresa low cost do Chile, costumam oferecer as tarifas mais competitivas. Clique aqui para buscar por passagens em promoção até durante a temporada de neve

Uma vez em Santiago, você pode alugar um carro ou ir de serviço fretado. Diversas empresas oferecem o serviço, seja a partir de hotéis de Santiago ou de lojas que alugam equipamento de esqui, no centro da cidade. O próprio Valle Nevado também tem um serviço de transfer (pago à parte). Detalhes aqui.

Além do Valle Nevado, a região ao redor da capital Chilena tem mais duas estações de esqui: Farellones e El Colorado. A Luíza esquiou na última delas, em 2012. Leia o relato dela aqui.

*O blogueiro viajou a convite do Valle Nevado.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “Como esquiar no Valle Nevado, Chile

  1. E se eu não quiser esquiar e mesmo assim ir para o Valle Nevado? Você acha interessante? E partindo do mesmo ponto, eu devo pagar o passe do teleférico se não for esquiar?

    1. Acho, Maria. Eu não esquiei na última vez que estive lá. É uma região muito bonita.

      Você só paga o teleférico se esquiar.

      Abraço.

  2. Voltamos essa semana do Chile e o Valle Nevado foi a melhor parte da viagem. É tudo super bonito por lá e vale MUITO a pena se hospedar na montanha mesmo, pelo menos por uns 2 dias, para aproveitar bem a neve e esquiar. Tinha ido poucas vezes para a neve, mas o Chile me encantou. E o equipamento achamos que foi super em conta para alugar. 🙂

    1. Oi, Aline.

      A questão dos valores depende de uma série de fatores: quando vai ser sua viagem, você vai se hospedar no Valle ou no centro, vai alugar equipamento no Valle ou em Santiago. Por isso é complicado falar aqui.

      Mas neste texto mesmo há links para as páginas do Valle Nevado e para outros posts nossos sobre o assunto. Basta clicar para achar mais informação a respeito. 🙂

      Abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.