Como viajar de trem na Europa: todas as dicas para economizar

Atualizado em Fevereiro/2018 – Quem planeja uma viagem pela Europa invariavelmente considera utilizar o transporte por trem. Afinal, o continente é muito bem servido de linhas ferroviárias e, hoje em dia, é possível achar trechos bem baratos, principalmente nos trens regionais. Mas sempre fica a dúvida: viajar de trem na Europa é econômico? Vale a pena? Devo comprar um passe ou bilhetes avulsos? Quando é melhor optar pelo avião, carro ou ônibus?

Leia também: 5 ideias de roteiro de viagem de trem pela Europa

Quando vale a pena viajar de trem na Europa?

Viajar de trem na Europa vale a pena principalmente para trechos curtos ou médios, ou para viagens noturnas, caso você não encontre uma passagem de avião num horário ou preço decente. Se você quiser economizar tempo, trechos de trem que demorem até quatro horas são sempre melhores do que a mesma viagem de avião (por conta do tempo de deslocamento até o aeroporto, check in, etc). Para viagens mais longas durante o dia, o trem é uma má ideia, uma vez que você vai gastar muito tempo dentro dele

 Tudo o que você precisa saber sobre viagem de Trem Noturno

No quesito trem x ônibus na Europa, o ônibus pode, às vezes, ganhar no preço, mas é uma opção que pode ser desconfortável – muitas vezes até mais do que o transporte rodoviário no Brasil. Então, se você fizer uma viagem noturna, prefira o trem – mesmo que isso envolva um gasto de 10 ou 20 euros a mais.

Veja como conseguir seguro de viagem para a Europa com 5% de desconto

Trem Europa

Quando o assunto é a relação trem x carro, aí é preciso pensar seu roteiro como um todo. Em viagens dentro de países, por exemplo a Itália, muita gente sonha em alugar um carro, porque essa opção te possibilita conhecer cidades menores e ver a paisagem. De fato, nesses casos, o carro é imbatível. Veja aqui nosso post sobre alugar carro na Europa e como economizar. 

Mas vale a pena pensar que as passagens de trem dentro de determinadas regiões muitas vezes têm tarifas bem baixas – podem custar de 6 a 10 euros  – e chegam em muitas cidades pequenas, o que pode ser uma forma de economizar ou uma solução para quem não gosta de dirigir. Também vale a pena checar com cuidado quais as taxas do deslocamento de carro entre países, para ver se realmente vale a pena alugar o veículo.

Saiba mais: 10 roteiros de viagem pela Europa

Quanto custa um mochilão na Europa?

Comprar um passe ou bilhetes avulsos?

Olha, vou ser bem sincera: eu não vejo motivos para comprar um passe de trem na Europa (tipo Eurail ou Raileurope). Por quê? Bom, é muito mais caro do que comprar os trechos avulsos. Além disso, é necessário pagar uma taxa extra pela reserva do assento em cada trem que você for pegar. Ah, e se você for maior de 26 anos é obrigado a comprar as passagens na primeira classe (o dobro do preço!). Enfim, comprar passe de trem só vale pena se você tiver até 25 anos e realmente quiser ter flexibilidade de decidir para onde vai durante a viagem.

Para todas as outras pessoas, incluindo mochileiros menores de 25 anos que não ligam de planejar a viagem com certa antecedência, vale a pena reservar os bilhetes avulsos. Vou explicar como fazer isso nos próximos tópicos.

Dicas: Como viajar de trem em Portugal

Como viajar de trem Eurostar entre Londres e Paris

Viagem de trem entre Portugal e Espanha

Quando comprar a passagem de trem para viajar pela Europa?

A maioria das passagens de trem fica disponível no sistema com cerca de 90 dias de antecedência (no Leste Europeu são 60 dias). E as empresas que administram os trens adotaram a mesma política das companhias aéreas, ou seja, o preço do assento varia de acordo com a disponibilidade, hora e dia da viagem.

Por isso, o quanto antes você comprar, maiores são as chances de encontrar descontos. Já vi uma passagem de Roma para Florença ir de 19 para 49 euros, com a diferença de um mês. Os descontos para quem compra antecipado podem chegar a 50% dependendo do país. Vale muito a pena.

Quando você não deve ou não precisa comprar com antecedência

Eu decidi não comprar com antecedência a passagem citada acima porque meu voo chegaria às 17h em Roma, mas como voo internacional atrasa e a retirada da mala pode demorar, eu não quis arriscar perder o trem. Dito e feito. Minha mala foi perdida na chegada e eu gastei umas duas horas no processo de resolver esse problema. Tive que comprar a passagem do trem na hora e acabei pagando 49 euros. Moral da história? Não compre passagens de trem com antecedência se seu horário estiver apertado ou a possibilidade de imprevistos for muito grande.

Dentro da segunda classe trem europa

Crédito: Maxim75/wikimedia commons

Ao mesmo tempo, não há necessidade de comprar com antecedência trechos curtos dentro dos países. Essas passagens têm preços fixos e dá para comprar na hora numa boa. Fizemos isso na Itália e na Alemanha, sem problemas.

Como comprar passagens de trem online?

Não existe um site oficial que te permita pesquisar e comprar todas as passagens de uma vez. O Omio, antiga GoEuro ajuda bastante, porque compara entre todos os meios de transporte e permite que você compre diretamente pelo site de forma segura.

Também sugiro que você dê uma olhada no Seat61 (amor eterno, amor verdadeiro), porque eles são incríveis e explicam, em inglês, quais os melhores sites para comprar as passagens com melhores tarifas.

Clique nos links para ir para o site de cada país:

Alemanha, EspanhaItáliaFrançaHungriaRepública TchecaReino UnidoSuíça, Holanda, Bélgica,

Ah, apesar dos sites estarem na língua local, em geral existe a opção em inglês. Durante a busca, considere todos os tipos de trem, não só os de alta velocidade, que são mais caros. Outra questão importante é verificar as possibilidades de entrega da passagem antes de comprá-la. Existem alguns sites que permitem que você imprima o ticket, outros só mandam pelo correio e em outros você precisa buscá-la na estação. Dê preferência para aqueles que podem ser impressos – isso facilita muito a sua vida.

Conexões entre trens na Europa

Trem europa

Crédito: Kabelleger/wikimedia Commons

Quando você estiver comprando seu bilhete, vai perceber que existem opções com paradas em estações e trocas de trem. Em geral, o tempo de conexão previsto é curto mesmo, questão de minutos. Isso é planejado pela própria empresa, afinal, você só precisa sair do trem e entrar no outro, sem nenhuma barreira de imigração, check in, ou qualquer coisa do tipo. Mesmo que o próximo trem não esteja na mesma plataforma que você vai descer, é uma troca rápida. Sim, atrasos acontecem, mas não são tão comuns. Além disso, grandes são as chances de, em caso de atraso, ter outra opção do trem que você perdeu passando nos próximos 30 minutos.

Agora, a verdade é que quanto mais conexões, mais chata vai ser sua viagem, principalmente se ela for noturna. A gente caiu na burrice de comprar um trem com duas trocas (ao invés da opção direta, 20 euros mais cara), indo de Munique pós-Oktoberfest para Amsterdam. Imagina você morrendo de sono, tendo que acordar na hora certa para trocar de trem? Pois é, não faça isso consigo mesmo.

Reserva de assentos?

A reserva de assentos é obrigatória em alguns trens – em geral os de alta velocidade ou os noturnos. É opcional na grande maioria: você escolhe pagar um pouco a mais e ter a sua cadeira garantida. Os trens em trechos mais longos não vendem mais passagens do que cadeiras, ou seja, você não vai ficar em pé, mas pode ter que ficar trocando de lugar caso chegue alguém com a reserva. Por fim, os trens locais não têm a opção de reserva e você chega e se senta onde tiver lugar (e se tiver lugar – já viajei em pé e até mesmo sentada no chão de um trem lotado, na Itália)

trem lotado itália

 

Durante a viagem: como funciona o sistema?

É necessário chegar com certa antecedência a estação de trem, para que você possa encontrar com calma a plataforma certinha. Mas não muita antecedência, porque o trem costuma ser bem pontual e sair na hora marcada. Também tenha anotado os nomes das estações que você terá que passar. É um bom jeito de ter noção de qual local você precisa descer, já que muitas vezes não tem alto falante anunciando os nomes e, quando tem, será numa língua estranha. Se for um trem noturno, coloque seu celular para despertar um pouco antes do horário de chegada marcado. Lembre-se que a maioria dos trens para por poucos minutos na estação e você que vai ter que tirar sua mala do bagageiro e carregá-la para fora. Ou seja, faça uma mala leve, para seu próprio bem.

*Crédito Imagem Destacada: Ivanfurlanis/wikimedia commons


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

84 comentários sobre o texto “Como viajar de trem na Europa: todas as dicas para economizar

  1. Olá Luiza,
    Simulei compra no site da SCNF de bilhete 1 classe trecho Paris / Barcelona. Quando fui marcar os assentos ele só me permite selecionar às minhas preferências (upper deck, Lower deck, etc) .Você saberia me dizer como faço para marcas esses assentos?

    1. Oi Ana Paula,

      Muitas empresas de trem só permitem você escolher as suas preferências e eles te dão um assento aleatório com base nisso. Que eu saiba, se for assim com a SCNF, não tem muito o que fazer não.

  2. Oi Luiza. Gostaria de saber se o trecho Barcelona/ Madrid é melhor comprar na hora ou antecipado? Vi alguns comentários, que trechos no mesmo país, são tabelados. Não precisa comprar antes. Procede?
    Ah! Qual site vc indica? Desde já agradeço pela informação.

  3. Boa tarde, Luiza!

    Eu vou viajar para Frankfurt no início de Agosto, mas não pretendo ficar no país, pretendo ir direto a Paris de trem. Pesquisei na go euro. Você acha esse site seguro e se é melhor comprar já agora com antecedência os bilhetes? E quanto a apenas desembarcar em frankfurt para depois pegar um trem, acha que pode haver algum problema com imigração?

    1. Oi Manuela,

      O Goeuro é seguro sim. Já uso o site há alguns anos, sem problemas.

      Sobre a imigração, vc vai passar quando desembarcar no aeroporto de Frankfurt, não tem problema seguir para Paris depois.

      É sempre melhor comprar as passagens de trem com antecedência. Costumam ficar até 50% mais baratas com antecedência

  4. Boa noite Luiza!
    Eu quero fazer Brasil/ Praga, Praga/Viena de trem e Viena/Budapeste de trem e retornar ao Brasil de Budapeste. Gostaria de saber qual a empresa que opera esses trens alem da Rail Europe. Obrigada.
    Roberta.

  5. Boa noite, Luiza!
    Vou comprar passagem de Munique para Zurique. Estou tentando comprar pelo site http://www.bahn.de que seria direto da operadora da ferrovia, mas só tem trechos nacionais.

    Você sabe em qual site posso comprar para ICE (Intercity)

    Desde já agradeço a atenção.

  6. Olá! Preciso de uma informação. Estou tentando comprar bilhetes para trens da Suíça para viagem em maio e não consegui, sabe informar se é só com 30 dias de antecedência que consigo? Li em alguns sites que pode ser com 90 dias. Temo deixar para um mês antes e não conseguir comprar on LINE para impressão em casa e se tiver que receber os bilhetes via correio não recebê-los a tempo

    1. Oi Myriam,

      Consultei o site oficial. A compra só abre com 30 dias de antecedência. Sugiro que você tente comprar imediatamente 30 dias antes, para tentar conseguir a tarifa promocional, chamada Supersaver

      Quanto aos bilhetes, pode ficar tranquila, são enviados para imprimir.

  7. Gostaria de uma informação, para efetuar a compra do Brasil de passagens de trem na Itália ou entrada em pontos turísticos é necessário um cartão internacional? Mesmo que o pagamento seja feito pelo PayPal?
    Obrigado

  8. Luiza,

    Primeiro parabéns pelas dicas!!
    Segundo, quero levar minha esposa em maio 2018 para conhecer Madrid, aí pensei em ir de trem a Paris e algum lugar da Itália, acha que compensa de trem ? Sabe o tempo aproximado e se é viável esses trechos ? Será a primeira vez na Europa, não tenho nenhuma noção , se puder ajudar rsrs

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.