Como viajar de trem na Europa: todas as dicas para economizar

Atualizado em Fevereiro/2018 – Quem planeja uma viagem pela Europa invariavelmente considera utilizar o transporte por trem. Afinal, o continente é muito bem servido de linhas ferroviárias e, hoje em dia, é possível achar trechos bem baratos, principalmente nos trens regionais. Mas sempre fica a dúvida: viajar de trem na Europa é econômico? Vale a pena? Devo comprar um passe ou bilhetes avulsos? Quando é melhor optar pelo avião, carro ou ônibus?

Leia também: 5 ideias de roteiro de viagem de trem pela Europa

Quando vale a pena viajar de trem na Europa?

Viajar de trem na Europa vale a pena principalmente para trechos curtos ou médios, ou para viagens noturnas, caso você não encontre uma passagem de avião num horário ou preço decente. Se você quiser economizar tempo, trechos de trem que demorem até quatro horas são sempre melhores do que a mesma viagem de avião (por conta do tempo de deslocamento até o aeroporto, check in, etc). Para viagens mais longas durante o dia, o trem é uma má ideia, uma vez que você vai gastar muito tempo dentro dele

 Tudo o que você precisa saber sobre viagem de Trem Noturno

No quesito trem x ônibus na Europa, o ônibus pode, às vezes, ganhar no preço, mas é uma opção que pode ser desconfortável – muitas vezes até mais do que o transporte rodoviário no Brasil. Então, se você fizer uma viagem noturna, prefira o trem – mesmo que isso envolva um gasto de 10 ou 20 euros a mais.

Veja como conseguir seguro de viagem para a Europa com 5% de desconto

Trem Europa

Quando o assunto é a relação trem x carro, aí é preciso pensar seu roteiro como um todo. Em viagens dentro de países, por exemplo a Itália, muita gente sonha em alugar um carro, porque essa opção te possibilita conhecer cidades menores e ver a paisagem. De fato, nesses casos, o carro é imbatível. Veja aqui nosso post sobre alugar carro na Europa e como economizar. 

Mas vale a pena pensar que as passagens de trem dentro de determinadas regiões muitas vezes têm tarifas bem baixas – podem custar de 6 a 10 euros  – e chegam em muitas cidades pequenas, o que pode ser uma forma de economizar ou uma solução para quem não gosta de dirigir. Também vale a pena checar com cuidado quais as taxas do deslocamento de carro entre países, para ver se realmente vale a pena alugar o veículo.

Saiba mais: 10 roteiros de viagem pela Europa

Quanto custa um mochilão na Europa?

Comprar um passe ou bilhetes avulsos?

Olha, vou ser bem sincera: eu não vejo motivos para comprar um passe de trem na Europa (tipo Eurail ou Raileurope). Por quê? Bom, é muito mais caro do que comprar os trechos avulsos. Além disso, é necessário pagar uma taxa extra pela reserva do assento em cada trem que você for pegar. Ah, e se você for maior de 26 anos é obrigado a comprar as passagens na primeira classe (o dobro do preço!). Enfim, comprar passe de trem só vale pena se você tiver até 25 anos e realmente quiser ter flexibilidade de decidir para onde vai durante a viagem.

Para todas as outras pessoas, incluindo mochileiros menores de 25 anos que não ligam de planejar a viagem com certa antecedência, vale a pena reservar os bilhetes avulsos. Vou explicar como fazer isso nos próximos tópicos.

Dicas: Como viajar de trem em Portugal

Como viajar de trem Eurostar entre Londres e Paris

Viagem de trem entre Portugal e Espanha

Quando comprar a passagem de trem para viajar pela Europa?

A maioria das passagens de trem fica disponível no sistema com cerca de 90 dias de antecedência (no Leste Europeu são 60 dias). E as empresas que administram os trens adotaram a mesma política das companhias aéreas, ou seja, o preço do assento varia de acordo com a disponibilidade, hora e dia da viagem.

Por isso, o quanto antes você comprar, maiores são as chances de encontrar descontos. Já vi uma passagem de Roma para Florença ir de 19 para 49 euros, com a diferença de um mês. Os descontos para quem compra antecipado podem chegar a 50% dependendo do país. Vale muito a pena.

Quando você não deve ou não precisa comprar com antecedência

Eu decidi não comprar com antecedência a passagem citada acima porque meu voo chegaria às 17h em Roma, mas como voo internacional atrasa e a retirada da mala pode demorar, eu não quis arriscar perder o trem. Dito e feito. Minha mala foi perdida na chegada e eu gastei umas duas horas no processo de resolver esse problema. Tive que comprar a passagem do trem na hora e acabei pagando 49 euros. Moral da história? Não compre passagens de trem com antecedência se seu horário estiver apertado ou a possibilidade de imprevistos for muito grande.

Dentro da segunda classe trem europa

Crédito: Maxim75/wikimedia commons

Ao mesmo tempo, não há necessidade de comprar com antecedência trechos curtos dentro dos países. Essas passagens têm preços fixos e dá para comprar na hora numa boa. Fizemos isso na Itália e na Alemanha, sem problemas.

Como comprar passagens de trem online?

Não existe um site oficial que te permita pesquisar e comprar todas as passagens de uma vez. O Omio, antiga GoEuro ajuda bastante, porque compara entre todos os meios de transporte e permite que você compre diretamente pelo site de forma segura.

Também sugiro que você dê uma olhada no Seat61 (amor eterno, amor verdadeiro), porque eles são incríveis e explicam, em inglês, quais os melhores sites para comprar as passagens com melhores tarifas.

Clique nos links para ir para o site de cada país:

Alemanha, EspanhaItáliaFrançaHungriaRepública TchecaReino UnidoSuíça, Holanda, Bélgica,

Ah, apesar dos sites estarem na língua local, em geral existe a opção em inglês. Durante a busca, considere todos os tipos de trem, não só os de alta velocidade, que são mais caros. Outra questão importante é verificar as possibilidades de entrega da passagem antes de comprá-la. Existem alguns sites que permitem que você imprima o ticket, outros só mandam pelo correio e em outros você precisa buscá-la na estação. Dê preferência para aqueles que podem ser impressos – isso facilita muito a sua vida.

Conexões entre trens na Europa

Trem europa

Crédito: Kabelleger/wikimedia Commons

Quando você estiver comprando seu bilhete, vai perceber que existem opções com paradas em estações e trocas de trem. Em geral, o tempo de conexão previsto é curto mesmo, questão de minutos. Isso é planejado pela própria empresa, afinal, você só precisa sair do trem e entrar no outro, sem nenhuma barreira de imigração, check in, ou qualquer coisa do tipo. Mesmo que o próximo trem não esteja na mesma plataforma que você vai descer, é uma troca rápida. Sim, atrasos acontecem, mas não são tão comuns. Além disso, grandes são as chances de, em caso de atraso, ter outra opção do trem que você perdeu passando nos próximos 30 minutos.

Agora, a verdade é que quanto mais conexões, mais chata vai ser sua viagem, principalmente se ela for noturna. A gente caiu na burrice de comprar um trem com duas trocas (ao invés da opção direta, 20 euros mais cara), indo de Munique pós-Oktoberfest para Amsterdam. Imagina você morrendo de sono, tendo que acordar na hora certa para trocar de trem? Pois é, não faça isso consigo mesmo.

Reserva de assentos?

A reserva de assentos é obrigatória em alguns trens – em geral os de alta velocidade ou os noturnos. É opcional na grande maioria: você escolhe pagar um pouco a mais e ter a sua cadeira garantida. Os trens em trechos mais longos não vendem mais passagens do que cadeiras, ou seja, você não vai ficar em pé, mas pode ter que ficar trocando de lugar caso chegue alguém com a reserva. Por fim, os trens locais não têm a opção de reserva e você chega e se senta onde tiver lugar (e se tiver lugar – já viajei em pé e até mesmo sentada no chão de um trem lotado, na Itália)

trem lotado itália

 

Durante a viagem: como funciona o sistema?

É necessário chegar com certa antecedência a estação de trem, para que você possa encontrar com calma a plataforma certinha. Mas não muita antecedência, porque o trem costuma ser bem pontual e sair na hora marcada. Também tenha anotado os nomes das estações que você terá que passar. É um bom jeito de ter noção de qual local você precisa descer, já que muitas vezes não tem alto falante anunciando os nomes e, quando tem, será numa língua estranha. Se for um trem noturno, coloque seu celular para despertar um pouco antes do horário de chegada marcado. Lembre-se que a maioria dos trens para por poucos minutos na estação e você que vai ter que tirar sua mala do bagageiro e carregá-la para fora. Ou seja, faça uma mala leve, para seu próprio bem.

*Crédito Imagem Destacada: Ivanfurlanis/wikimedia commons


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

84 comentários sobre o texto “Como viajar de trem na Europa: todas as dicas para economizar

  1. Olá Luiza,
    Simulei compra no site da SCNF de bilhete 1 classe trecho Paris / Barcelona. Quando fui marcar os assentos ele só me permite selecionar às minhas preferências (upper deck, Lower deck, etc) .Você saberia me dizer como faço para marcas esses assentos?

    1. Oi Ana Paula,

      Muitas empresas de trem só permitem você escolher as suas preferências e eles te dão um assento aleatório com base nisso. Que eu saiba, se for assim com a SCNF, não tem muito o que fazer não.

  2. Oi Luiza. Gostaria de saber se o trecho Barcelona/ Madrid é melhor comprar na hora ou antecipado? Vi alguns comentários, que trechos no mesmo país, são tabelados. Não precisa comprar antes. Procede?
    Ah! Qual site vc indica? Desde já agradeço pela informação.

  3. Boa tarde, Luiza!

    Eu vou viajar para Frankfurt no início de Agosto, mas não pretendo ficar no país, pretendo ir direto a Paris de trem. Pesquisei na go euro. Você acha esse site seguro e se é melhor comprar já agora com antecedência os bilhetes? E quanto a apenas desembarcar em frankfurt para depois pegar um trem, acha que pode haver algum problema com imigração?

    1. Oi Manuela,

      O Goeuro é seguro sim. Já uso o site há alguns anos, sem problemas.

      Sobre a imigração, vc vai passar quando desembarcar no aeroporto de Frankfurt, não tem problema seguir para Paris depois.

      É sempre melhor comprar as passagens de trem com antecedência. Costumam ficar até 50% mais baratas com antecedência

  4. Boa noite Luiza!
    Eu quero fazer Brasil/ Praga, Praga/Viena de trem e Viena/Budapeste de trem e retornar ao Brasil de Budapeste. Gostaria de saber qual a empresa que opera esses trens alem da Rail Europe. Obrigada.
    Roberta.

  5. Boa noite, Luiza!
    Vou comprar passagem de Munique para Zurique. Estou tentando comprar pelo site http://www.bahn.de que seria direto da operadora da ferrovia, mas só tem trechos nacionais.

    Você sabe em qual site posso comprar para ICE (Intercity)

    Desde já agradeço a atenção.

  6. Olá! Preciso de uma informação. Estou tentando comprar bilhetes para trens da Suíça para viagem em maio e não consegui, sabe informar se é só com 30 dias de antecedência que consigo? Li em alguns sites que pode ser com 90 dias. Temo deixar para um mês antes e não conseguir comprar on LINE para impressão em casa e se tiver que receber os bilhetes via correio não recebê-los a tempo

    1. Oi Myriam,

      Consultei o site oficial. A compra só abre com 30 dias de antecedência. Sugiro que você tente comprar imediatamente 30 dias antes, para tentar conseguir a tarifa promocional, chamada Supersaver

      Quanto aos bilhetes, pode ficar tranquila, são enviados para imprimir.

  7. Gostaria de uma informação, para efetuar a compra do Brasil de passagens de trem na Itália ou entrada em pontos turísticos é necessário um cartão internacional? Mesmo que o pagamento seja feito pelo PayPal?
    Obrigado

  8. Luiza,

    Primeiro parabéns pelas dicas!!
    Segundo, quero levar minha esposa em maio 2018 para conhecer Madrid, aí pensei em ir de trem a Paris e algum lugar da Itália, acha que compensa de trem ? Sabe o tempo aproximado e se é viável esses trechos ? Será a primeira vez na Europa, não tenho nenhuma noção , se puder ajudar rsrs

  9. Tem 3 semanas que estou tentando falar com IRCTC para ativar a minha conta. Consegui ativar o e-mail mas o celular está dando problema. Mandei e-mails e mais e-mails e não obtive nenhuma resposta.

    Minha viagem é para o final de março e sinceramente já estou desmotivando com esse sistema ferroviário. Não sei o que fazer mais…

  10. Oi Luiza, parabéns por tantas ajudas que você tem dado por aqui. Também preciso de uma, se for possível.
    Eu e minha esposa iremos para a Europa pela primeira vez em 20/02/2018. Passaremos por vários lugares, mas fiz uma bobagem: comprei passagem de Paris para Genebra, pela Rail Europe e coloquei a data de 28/02, quando o correto seria 01/03. Mandei e-mail para a Rail Europe, mas ainda sem resposta.
    Sabe se dá para alterar?
    Muito obrigado
    Abração
    Denilson

  11. Luiza,

    Boa noite!

    Estou com uma duvida comprei pelo site GOeuro a passagem de trem para Amsterdam, porem tem conexão em Bruxelas, como muda de Trem, porque vou sair de Londres pela Euroestar e depois fazer conexão em Bruxelas em outro Trem chama Intercity, tenho que pagar alguma coisa a mais? A passagem que chego para eu imprimir é somente de Londres para Bruxelas, mas no site constava que minha passagem era até Amsterdã, pode me ajudar? essa passagem serve para as duas conexões?

    Fico no aguardo.

    Obrigado

    Gustavo

    1. Oi Gustavo,

      Se você comprou a passagem até Amsterdam, tem que estar escrito nela, em algum lugar, que o destino final é Amsterdam. Ou no email que te enviaram, tem que ter duas passagens: uma Eurostar até Bruxelas e outra Intercity até Amsterdam.

  12. Oi Luiza , em primeiro lugar parabéns pelo Blog!!
    me tira uma duvida , em fevereiro vou a Itália e quando pesquiso passagem de trem pela GOEuro a diferença é imensa(as vezes o dobro) para o site oficial, ai eu coloco comprar e ele fecha a passagem pelo site oficial pelo menor preço, é confiável o Goeuro?

  13. Luíza tenho muitas dúvidas quanto passagens de trem.Posso comprar sem marcar o assento e viajar sem se preocupar com o dia e a hora. Essa passagem tem quantos meses de validade?Pretendo fazer um tour na Europa e sair daqui com as passagens compradas.

    1. As passagens costumam abrir para compra com antecedência com 2 a 3 meses antes.

      Não conheço nenhum site que você possa comprar a passagem sem marcar a data e a hora.

  14. Oi Luiza, tudo bem? Gostaria muito de uma ajuda. Eu e uma amiga vamos fazer uma viagem p Europa e gostariamos de conhecer alguns países. Alemanha(Frankfurt e Berlim), Praga, Viena, Budapeste, Eslovaquia e Itália. Pelo q li aqui no site, é vantajoso fazer a viagem comprando bilhetes de trem para cada trecho separado. Procurei no site da raileurope e achei os valores altos dos bilhetes, então entrei no site da Goeuro q vc indica. Os preços no Goeuro são muito mais baratos, que até fiquei com medo de comprar. É confiável e seguro comprar no site do Goeuro? E p saber os preços das passagens aéreas entre esses paises em qual site posso procurar? E se comprar os bilhetes de trem separados p cada trecho, precisa pagar aquelas taxas caras de reserva q os passes exigem? Precisaria muito da sua ajuda, se possível, estamos perdidas no que fazer. Desde já agradeço

    1. Olá Gabriela,

      Sim, a GoEuro é segura e confiável. Mas você também pode e deve pesquisar diretamente no site das empresas nacionais e comprar diretamente com elas, se preferir.

      Se você compra a passagem diretamente no site, com os lugares reservados, não precisa pagar nenhuma taxa extra.

      Os passes não valem a pena.

      1. Muito obrigada ela ajuda. Gostaria de pedir mais uma dica. Vou ir de Barcelona pra Paris tb. Vi q tem trem noturno q faz esse trajeto, vc acha q vale a pena? Sabe me dizer onde posso obter informação desses trens? Tentei na raileurope e não consegui, na goeuro não tem. E se fosse ir de avião vc sabe me dizer em q site olho p ver das passagens? Muito obrigada

        1. Oi Gabriela,

          Não conheço esse trem, mas te sugeriria olhar diretamente nos sites de trem dos países: Renfe, na Espanha e SNCF, na França.

          Sobre avião, eu gosto de pesquisar no Kiwi.com e também no Google Flights.

  15. Olá Ana, pretendo viajar para a Itália em julho de 2018, minha prima mora em Roma. Pensei em ficar em 3 dias em Roma, uns 3 dias em Toscana , 3 dias em Paris,depois voltar para Roma. Pensei em conhecer a Toscana de carro, o que vc acha? Preciso de uma autorização para dirigir? Viajar sozinha é perigoso? Preciso comprar um outro chip de celular no país? Para ir para Paris é melhor avião?

  16. Olá luiza. Tudo bem?
    Vou fazer uma viagem de Navio pela Italia e depois viajar por algumas cidades.
    Queria saber se as seguintes passagens preciso comprar com antecedência:
    Dia 13 de Julho vou de Livorno a Florença, ida e volta. Como é na descida do navio, é tudo com hora programada. E dia 23 de Roma a Veneza. Essas passagens de trem é bom comprar antes de sair do Brasil? Posso comprar pela GoEuro?

    1. Oi Marco,

      Sim, precisa comprar tudo com antecedência na Itália, porque o preço sobe muito se quiser comprar na hora.

      É melhor comprar diretamente no site da Trenitalia ou Italo.

  17. Ola pessoal, tudo bem? Adoro o blog de vocês. Sempre pego dicas muito valiosas.
    Estou indo para Espanha em Julho. Estou tentando comprar passagens de trem no site da Renfe de Sevilha para Valencia, por exemplo, e não consigo. Aparece a mensagem que ainda está muito cedo para comprar essa passagem. Estranho porque as passagens não ficam disponíveis de 90 a 120 dias antes da data? O site da Goeuro é confiável mesmo?

  18. Boa noite,
    Vou para França em junho (verão) e estou tentando comprar passagem de trem de Nice-Paris pelo site Voyages e raileurope e não consigo devido o securecode. Então gostaria de saber se o site da GoEuro é seguro para comprar bilhetes de trem ? Existem casos de pessoas que compram pela GoEuro e os bilhetes foram invalidados ??
    Adorei o post, obrigada.

  19. Oi Ana, tudo bem?

    Estou indo para a Itália no final de junho/17.

    A minha ideia é ie de trem noturno de Paris para Roma e depois visitar algumas cidades italianas.

    Li por aí que pode ser perigoso comprar passagens de Roma pra Veneza, Pisa e Florença na hora, pois no verão tudo fica mais cheio. Sem contar que precisarei validar o assentos (não sei se procede). O que você acha? Será que eu consigo comprar na hora ou pelo menos deixo pra comprar mais pra frente?

    E o trem noturno, também preciso comprar com antecedência?

    1. Oi Débora,

      Sim, além do perigo que não ter mais passagem, é MUITO mais caro comprar a passagem na hora (tirando os trens regionais – tipo de Florença para Pisa).

      1. Olá Luiza,
        Estamos indo para Itália no final desse mês (eu e meu marido)
        Fizemos um roteiro bem intenso e vamos de mochileiros.
        Pretendemos fazer os seguintes trechos:

        Milão- Florença
        Florença- Pisa
        Pisa- Roma
        Roma- Veneza
        Veneza- Lago di Garda
        (7 dias)

        E depois vamos para uma pequena cidade chamada Reggio Emilia onde farei um curso.

        A minha dúvida é: sabendo que tenho apartamentos reservados nas cidades apenas para a pernoite, já devo ir com as passagens de trem compradas ou posso comprar lá?
        A grande maioria das viagens serão feitas bem de manhã para chegar nos destinos no máximo até as 10h da manhã.

        As viagens serão dos dias 01 a 07 de maio (ainda não é alta temporada né?)

        Agradeço pela atenção
        Rafaela

        1. Compre as passagens de trem com antecedência.

          A questão não é ser ou não alta temporada, é o desconto de 40% no preço final.

          Na verdade, agora já está um pouco em cima da hora e você já não vai achar as tarifas super economy, mas ainda assim consegue alguns descontos.

  20. Fiquei com dúvida sobre o bagagem, algum me ajuda?
    Não vou de mochileira para Italia, isso significa que vou com a minha mala tamanho G.. hahaha
    Nos trem consigo transportar? Tem que colocar no bagageiro acima da cabeça?

    1. Oi Anna,

      Você quem terá que colocar a sua mala dentro do trem (não terá ninguém para te ajudar a subir com ela) e depois vai precisar deixar no bagageiro que fica próximo a porta, porque não tem como colocar no bagageiro acima da cabeça uma mala G.

      Minha recomendação é que você diminua sua bagagem. Sério mesmo, mala grande na Europa é um pesadelo.

  21. Oi Luiza tudo bem?

    Mto bom mesmo todas as informações que vcs disponibilizam.
    Mas tenho uma dúvida Qto ao GoEuro…eu e meu marido vamos para o Leste Europeu e pesquisamos passagens na GoEuro de Berlim para Praga, depois Praga-Viena e Viena-Budapeste, mas o que me chamou a atenção foi que poderíamos comprar pela própria GoEuro, ou seja, funcionaria como o Decolar por exemplo e os preços estão bem mais baratos que quando verificamos pela Railjet ou RailEurope. Pelo que eu entendi podemos comprar diretamente pela GoEuro, sem a necessidade de entrar no site das companhias…o que nos chama a atenção são os preços que estão bem mais baratos e nos faz desconfiar e o fato de que podemos comprar direto na GoEuro…Gostaria de saber a sua opinião a respeito e se posso comprar realmente direto no site da GoEuro.

    Abraços

    1. Oi Taciana,

      Isso acontece porque a Railjet ou RailEurope são mais caras mesmo. Para você comparar, tem que entrar na empresa do país que é a passagem e pesquisar por lá.

      Fora isso, a GoEuro é uma empresa confiável sim.

  22. Oi gostaria de tirar uma dúvida Luiza, o site goeuro, se eu comprar uma passagem de trem pelo site deles eu vou ter que ir no site da companhia depois ter que reservar assento? Não entendi direito como funciona o goeuro!! Obrigado

  23. Luiza.
    Programei e fiz uma viagem a algum tempo atrás usando um livro intitulado Eurail Timetable, que continha todos os horários de diversas cidades. Onde consigo achar algo parecido, se possível digital?
    Grato.

    1. Oi Carlos,

      Nossa, se você descobrir me fala. Conheço alguns sites, como o Goeuro e o Rome2rio que ajudam nessa busca, mas todos os horários eu só encontro no site de cada companhia de trem de cada país!

  24. Oi Luíza, tudo bem?
    Ótimo post, muito esclarecedor. Estava com umas dúvidas, que só o post já foi suficiente para sanar. Mas tenho algumas outras… Sabe como é, marinheiros de primeira viagem…
    Vou para Portugal e Itália em maio/junho. Sobre as passagens de trem, estou um pouco indecisa se vale a pena comprar on-line antecipadamente. Isso porque, certeza de dia e horário que vou me locomover, só no primeiro dia, pois chego em Lisboa e vou direto para Porto. No entanto, nos demais dias, não consigo definir de antemão, o horário que vou para Coimbra ou de volta para Lisboa. O mesmo na Itália, embora saiba os dias e as cidades que visitarei, não sei os horários… Deste modo, a dúvida é, vale a pena comprar on-line para garantir um menor preço? E caso eu mude de ideia quanto aos horários, consigo alterar na estação?
    Outro ponto: li em alguns posts que, na Itália, antes do embarque é necessário validar o ticket, sob pena de multa, se for barrada pelo fiscal. Poderia explicar como isso funciona? Tem um local indicado nas estações que indicam o local da validação?

    Obrigada!

  25. Olá Luiza!
    Estou indo pra europa agora fazer um mochilão, e gostaria de saber tem problema eu comprar as passagens de trem com o cartão de credito do meu pai. Eu vou levar o cartão comigo, mas a passagem tem que ser no mesmo nome do titular do cartão ou nao tem problema?
    E tbm, na imigração eles barram se o cartão for do meu pai e não meu? Preciso de uma autorização?

    Obrigado, e otimo site, sempre acompanho!! =)

    1. Oi Rafael,

      Não tem problema nenhum não. Nós últimos 4 anos, em absolutamente nenhuma viagem de trem alguém me perguntou alguma coisa sobre o cartão.
      Eles só conferem seu bilhete e pronto!

      abraço

  26. Oi Luiza!
    Preciso comprar uma passagem de Frankfurt para Paris para o dia 30 de julho. Vi pelo GoEuro que de avião esta 49 doláres pela airfrance com 4 horas de duração o voo. Compro ou espero para comprar de trem? Só começa as vendas de trem com 3 meses de antecedencia, será que fica mais caro de trem? Lembrando que é alta estação e eurocopa.

    1. Oi Larissa,

      Olha, eu acho a passagem de avião está muito barata. Eu dei uma olhada mais ou menos nos preços do trem, e parece que custa uns 69 euros. O lado positivo do trem, por outro lado, é que a estação é dentro da cidade, então aqueles transporte caros do aeroporto não são incluídos.

      A passagem de trem abre com 91 dias de antecedência, você pode esperar até esse dia para ver qual dos dois vai valer mais a pena!

  27. Luiza, tudo bem?

    Muito esclarecedor seu post, muito obrigado.
    Estou com uma dúvida quanto o site GoEuro que você indicou no post, entrei lá e simulei a ida de Paris para Chamonix, mas como o aeroporto mais próximo é o de Genebra, não entendi se na simulação só chegarei em Genebra ou se chegarei à Chamonix.

    Lá aparece assim:

    Paris Chamonix-Mont-Blanc
    09:10 – 14:24Mon, April 11 05:14h

    Paris
    09:10 Public transportation $ 10.30 00:35h
    09:45

    Paris Charles De Gaulle (Airport)
    check in + waiting time 01:30h
    11:15 Air France | FlightNo: 1742 01:10h
    12:25

    Geneva (Airport)
    12:55 Car (no trains or buses found) 01:29h
    14:24

    Chamonix-Mont-Blanc

    Chamonix-Mont-Blanc Paris
    07:31 – 12:45Fri, April 15 05:14h

    Chamonix-Mont-Blanc
    07:31 Car (no trains or buses found) 01:29h
    09:00

    Geneva (Airport)
    check in + waiting time 01:30h
    10:30 Air France | FlightNo: 1643 01:10h
    11:40

    Paris Charles De Gaulle (Airport)
    12:10 Public transportation $ 10.30 00:35h
    12:45
    Paris

    Me desculpe se a questão ficou muita confusa hehe, mas pelo que entendi nessa simulação teria incluído transporte de Genebra para Chamonix e também a volta de Chamonix para Genebra, é isso?

    Desde já agradeço.

  28. Olá , em primeiro lugar gostaria de agradecer pela eficiência de seus posts, pois ajudam bastante, principalmente os marinheiros de Primeira viagem (que é o meu caso).
    Minha dúvida é a seguinte: chego em Lisboa e de lá pegarei um voou para Amsterdã, porém de Amsterdã eu quero descer pra Bruxelas e paris de trem! Será que se eu comprar o bilhete direto na estação de trem eu pago muuuuuito mais caro ? Pois não quero ter nenhum tipo de transtornos com compras online.

    1. Oi Cleiton,

      Sim, para muito mais caro. Se você compra online na época que os bilhetes abrem para venda, consegue descontos de uns 50%.

      Compras online são bem tranquilas para trens na Europa. Nunca tive problemas!

  29. Oi Luiza adorei seu blog.
    Meu filho vai com um amigo viajar na Europa e pretendem fazer os países de trem.
    Estamos com uma dúvida que espero vc possa nos ajudar. Gostariamos de reservar os trens online mas não entendemos como fazer isso o Eurorail Pass. Você sabe como éObrigada

    1. Oi Carmem,

      Eu nunca usei o Eurail Pass e nem recomendo muito o uso, porque acho muito mais caro do que comprar diretamente em cada país, sem contar essa complicação das reservas de assentos.

      Nos sites das empresas de cada país é relativamente simples de comprar

  30. Luiza, um dos meus maiores arrependimentos com viagem de trem foi ter caído no conto do PASSE DE TREM. Falam que é uma maravilha, como se desse a maior flexibilidade, mas na verdade é uma flexibilidade parcial por conta da necessidade de reservas para os principais trechos. Como você bem disse, sai mais caro que fazer o trecho pontualmente, o que foi para mim uma surpresa. Além dos passes já serem caros, me surpreendi com os custos adicionais para as reservas. Pior, um dos trens que queria reservar, descobri depois que “não fazia parte do passe”. Pois é…tem essa também, NEM TODOS TRENS FAZEM PARTE DO PASSE…ou seja, comprei passe na expectativa de fazer 6 trechos em 6 dias e um desses trechos ainda tive que comprar por fora depois… sua dica está perfeita MUITA, MUITA ATENÇÃO COM PASSES. Quando eu fui ver a Arapuca que eu tinha me metido, percebi que devolver o passe era melhor que usá-lo, então antes de usá-lo, refiz todo o planejamento com o ponto a ponto. Por fim, acredite,reduzi em uns 75% minhas despesas de descolamento, por conta dos descontos por compra com antecedência. Quanto ao passe…ainda estou na novela em busca do reembolso, pois a gente paga caro e na hora que precisa eles ainda não tem um trâmite suave para reembolso.

    1. Puxa Fernando, que droga!
      Pelo menos você conseguiu reduzir as suas despesas

      Agora é insistir no reembolso, mesmo com a burocracia insuportável

  31. Meu atual sonho em relação a viagens é um mochilão pela Europa, achei bem legal seu post pois li um livro onde a personagem passa por várias cidades de trem (Apenas um dia) e a experiência no livro é bem diferente da realidade que vc descreveu, mas que só me deixou com mais vontade de explorar…

  32. Olá, Luiza!

    Estou indo de Amsterdam, junto com minha esposa, agora no final de setembro/2015 com destino Amsterdam – Munique, com destino ao oktoberfest, aí eu te pergunto: você sabe como é a questão das malas comprando os tickets de trem pela NS?

    Grato desde já!

    1. Oi João,

      As regras variam de acordo com o trem comprado. Nesse link eles especificam tudo direitinho: https://www.nsinternational.nl/en/before-you-go/luggage

      Na minha experiência pessoal com trens na Europa, eu sempre pude levar uma mala média/grande. Na maioria das vezes, quando você não tem uma cabine, precisa deixá-la no compartimento das bagagens, perto das entradas/saídas do trem.

      Espero que tenha ajudado!

      1. Luiza eu entrei no site acima mas fiquei mais na dúvida do que esclarecida.
        As malas grandes podem ser levadas apenas nos trens noturnos? Pq to pretendendo levar 1 mala grande e 2 pequenas de bordo, para mim e meu marido, pra pegar o trem entre Itália e França. Essa mala grande já veio abarrotada de peso de Orlando pro Brasil e mesmo assim pesou apenas 23 kg. Será que ela passa se necessário for pagando um adicional de peso por ela? Pq ela vai ser para os presentinhos se precisar, rsrsrsrsrsrs

        1. Oi Karina,

          Você pode levar mala no tamanho que você quiser, quantas quiser. A questão é que você quem terá que carregar, entrar com ela no trem, tirar ela do trem. E a mala grande só cabe no compartimento de bagagens que fica na entrada de cada carro. Ou seja, não tem muito onde colocar ela perto de você, para ficar de olho!

    2. Marco, o site da obb tem unas pegadinhas e a gente tem que ficar super atento, especialmente ao escolher as estações de origem e destino e se o opção é trecho direto ou com escala. Primeiro confirme qual serão suas estações de origem em Praga e de destino em Viena que serão mais convenientes pra você (atenção pois nos 2 casos tem 2 estações grandes) e simule a opçõe sem selecionar rota direta e depois selecionando a rota direta e compare. Na lista com todas as opcoes ignore os trechos parciais onde não tem a origem ou o destino que você escolheu (?), pois são opções pra conexões esquisitas que
      acho que geralmente não valem a pena. Com antecedência vale muito a pena a primeira classe porque o preço ainda é igual ao da segunda classe.

  33. Olá Luiza. Como vai?
    Tenho uma dúvida específica. Olhando no site da ferrovia austríaca OBB, há uma série de horários de trens rápidos no trecho Praga-Vienna, alguns diretos, outros com conexões curtíssimas de três minutos em Breclav. Curioso é que os trens diretos também passam por Breclav e o tempo total de viagem não muda, com conexão ou não. Essas rotas são vendidas diariamente. Nas regras das passagens promocionais está escrito que a passagem só é válida nos trens especificados. Será que essa regra é mantida quando o atraso é culpa da companhia?
    Assim, é perigoso comprar a passagem num horário com conexão muito curta?
    Será que é o mesmo trem que segue adiante com outra denominação de rota e consideram uma conexão?
    Ou ainda, será que envolve aquele esquema do trem que se divide e parte dos vagões segue um caminho diferente?
    Obrigado desde já pela atenção.

    1. Oi Marcos,

      Eu não sei te dizer especificamente sobre qual é o tipo de trem, mas em geral, conexões de trem curtas funcionam (é só você ficar esperto com a troca de plataforma – com três minutos, há a chance de você nem precisar trocar).

      E, no caso do primeiro trem atrasar, o segundo te espera ou você consegue trocar a passagem para o próximo.

      Abraço

  34. Luiza busco informação de qual é a melhor maneira para ir do aeroporto de Londres Heathrow até Bournemouth?
    E de Frankfurt até Bournemouth ?
    Dá para fazer este trajeto de carro (alemanha para o sul da inglaterra) ?
    Quero fazer uma viagem para conhecer Bournemouth passando por Frankfurt na ida ou na volta. Agradeço as dicas – Renata

  35. bom dia Luiza,

    Estou com viagem marcada para europa agora em agosto, porém estou em dúvidas quanto a compra de bilhetes de trem. Por indicação de um amigo europeu, faço as buscas pelo raileurope. Logo, tem um trecho de Paris / Amrsterdam por $35 euros. Onde quero instalar em amrsterdam, e no próximo dia fazer um bate e volta para Bruges / Bruxelas. Porém esses dois destinos saindo de amrsterdam, os preços ficam caros, e não possui essa opção de recebimento do ticket por email, logo terei que pagar a taxa de $12 euros de fedex. Será que nos guiches consigo um melhor preço? E o que me aconselha em fazer, quanto aos bilhetesd de trem. Estou na duvida, quanto esses bilhetes avulsos. Agradeço, e parabéns pelo seu blog. abs

    1. Oi Marcelo,

      Para viagens internacionais, eu não sei se dá para comprar no guinche barato, provavelmente estará mais caro na hora. Eu não recomendo a busca no Raileurope, é sempre mais caro. Minha sugestão é que você busque no http://www.goeuro.com e de lá seja direcionado para a empresa local. Eles não mostram só a opção de trem, mas também ônibus, carro e avião. Eu achei lá uma opção ida e volta por 50 euros (25 euros cada trecho) que você pode imprimir em casa

      Espero que ajude!
      abraço

  36. Oi Luiza!
    Estou planejamento (ou melhor, querendo planejar) um mochilão pela Europa.. meu sonho, de fato!
    Mas, não quero embarcar nessa sozinha e ao mesmo tempo não me vem na memória alguém que eu possa convidar e topar isso comigo..
    Já vi em um site uma aba para companhia de viagem, onde você posta seu roteiro e interessados entram em contato com você e se tudo der certo viajam juntos… O que você acha disso? Apesar de achar uma ideia bem legal, fico meio com medo do que vou encontrar.. hahahaha
    Já vi você falando sobre mulher viajar sozinha, e acho que vou ter que encarar isso apesar do frio na barriga..
    Beijos

  37. Na Itália o Bilhete de trem pode ter validade de 2 meses caso não seja marcado o assento no momento da compra. Esses bilhetes precisam ser validados, ou seja, antes do embarque você terá que inserir em uma máquina para autenticação. Em todos os lados tem essas máquinas. Caso esqueça de autenticar e se o fiscal pegar você pagará uma multa.
    Bilhetes que tenha sido marcados os assentos só valem para aquela data escolhida.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.