Como comprar a entrada para Machu Picchu

Atualizado em maio/2017 – Quando os Incas construíram Machu Picchu, a intenção deles era que o lugar fosse de difícil acesso e ficasse escondido entre montanhas e matas, para dificultar a vida dos inimigos que por ventura tentassem chegar ali.

Alguns séculos depois, você faz o trajeto de Cuzco até a cidade perdida de trem e ônibus, mas ainda assim, talvez por alguma maldição Inca, entrar em Machu Picchu pode ser um teste de resistência e paciência para os viajantes modernos. É por isso que a gente preparou um guia bem detalhado explicando tudo o que você precisa saber para comprar passagens de trem e ônibus, além das entradas para Machu Picchu.

Atenção: novas regras dos ingressos de Machu Picchu para visitas a partir de 01 de Julho de 2017

O Ministério do Peru anunciou, em fevereiro de 2017, novas regras para proteger Machu Picchu da intensa visitação turística. A partir de julho de 2017, quem quiser visitar a cidade inca estará sujeito a algumas restrições. A principal mudança é que não será mais possível comprar ingressos para o dia inteiro. Durante o processo de compra, o visitante terá que optar entre os turnos da manhã (6h às 12h) e da tarde (12h às 17h30).

As novas regras começam a valer para ingressos comprados a partir de 01 de junho para visitas agendadas para de 01 de julho em diante. Durante o mês de maio, só será possível comprar ingressos para maio e junho. Se você comprou o seu com mais antecedência, será automaticamente transferido para o primeiro turno, embora os fiscais sejam flexíveis com esses casos.

Leia aqui um post completo só sobre as mudanças

Outras regras para controlar o fluxo de turistas foram instituídas juntamente com a mudança de horário. Agora, só será possível visitar a cidade com guia turístico, que pode ser previamente contratado por você ou arranjado na entrada do parque. Ainda não se sabe como será a execução dessa regra, se vão haver guias oficiais na portaria ou se isso ficará por conta das agências de Cusco e Águas Calientes, ou mesmo se haverá ou não preço tabelado. Os grupos deverão ter no máximo 16 pessoas.

Além disso, foram instituídos três circuitos de visitação, cada um com algo entre duas e três horas de duração. Isso significa que você não poderá mais vagar por Machu Picchu ao seu bel prazer. Ninguém poderá explorar a cidade fora dos circuitos ou separados de seu grupo, o que, ao meu ver, vai empobrecer e enrijecer a experiência. Os circuitos serão decididos no momento da visita. Não será mais permitido reentrar no parque uma vez terminada a visita e o uso de pau de selfie será restrito a certas regiões.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido no Peru. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício com nosso código de desconto.

Fase 1: Quero ir a Machu Picchu. Como compro as entradas?

Existe sempre a possibilidade de entregar uma viagem dessas para uma agência cuidar desses detalhes, mas, convenhamos, como bons viajantes DIY (do it yourself), não íamos nos render tão fácil. O primeiro passo é entrar no site oficial de Machu Picchu. No menu esquerdo, escolha Machu Picchu no campo “Lugar a Visitar”. Logo abaixo, “seleccione la ruta”: Machu Picchu (U$50) para entrar apenas no parque ou Machu Picchu + Huayana Picchu (U$58) para subir a montanha (aconselho demais. A subida assusta no início, mas é bem tranquila). Nessa opção você precisa escolher também o horário de subida: entre as 07h e 08h ou entre as 10h e 11h. Cada horário tem um limite de 200 ingressos por dia, então se você planeja ir a Huayana, compre com mais antecedência.

Machu-Picchu Peru

Após escolher a rota e a data, vai aparecer uma tela informando a quantidade de ingressos ainda disponíveis para aquele dia. No campo “Extranjeros” – Adultos, informe a quantidade de tickets que você quer reservar.

Vá para o passo 2. Preencha os dados requeridos e vá para o passo 3. Confira os dados, concorde com os termos e clique em gerar reserva. Uma pop up vai aparecer na tela informado seu número de reserva. Tire um print e guarde esse número.

Reserva das entradas para Machu Picchu

Agora vem a parte realmente complicada: pagar. O site só aceita pagamento com cartões Verified by Visa. No Brasil, os bancos que possuem esse serviço são o Bradesco e o Banco do Brasil. Até aí tudo bem. O problema é que nós, por exemplo, tínhamos um cartão que atendia a esses requisitos, mas mesmo assim não conseguimos comprar. O que acontece é que existem vários casos de clonagem de cartões no Peru, então por qualquer coisa o sistema bloqueia a compra. Acho que no nosso caso foi porque estávamos tentando comprar na Índia com um cartão brasileiro, mas vai saber. O jeito é ir tentando com diferentes cartões. Se você não conseguir comprar, procure alguém que possa comprar pra você. Eu sei, é muito chato, mas existe a chance das pessoas serem solícitas por esse tipo de causa.

Névoa em Machu Picchu, Peru

O segundo problema é que as reservas expiram em 6 horas e você só tem direito a tentar o pagamento cinco vezes por reserva. Se você utilizar todas as suas chances, terá que esperar a reserva expirar e reservar tudo outra vez.

Vamos lá: Feche a pop up e clique na aba “pagos” no menu superior do site. Vai ter um campo para você digitar seu código de reserva (aquele que você guardou). Você vai ser direcionado para uma página do Ministério da Cultura peruano. Clique em “enviar” e preencha os dados do seu cartão Verified by Visa.

Vista Huayna Picchu Peru

Se tudo der certo (cruze os dedos), volte no site oficial e clique na aba “Check-in”, também no menu superior. Coloque seu código de reservas novamente e imprima seus tickets. Você vai precisar deles impressos para entrar em Machu Picchu.

Não tenho Verified by Visa, nem ninguém para comprar para mim, como faço?

Um amigo e alguns leitores do blog usaram o site http://www.ticket-machupicchu.com e aprovaram. Eles cobram uma taxa pelo serviço, mas se você não conseguir comprar no site oficial de jeito nenhum, pode valer a pena.

Você também pode comprar presencialmente nos escritórios do Ministério de Cultura de Cuzco ou de Águas Calientes. Mas tome cuidado, porque a primeira coisa que a gente vê no site oficial é um alerta do governo sobre a vendas de ingressos falsos em Cuzco. Por isso, não compre em nenhuma agência ou da mão de outras pessoas. Vá direto ao prédio do Ministério de Cultura e compre lá. Durante a alta temporada, em junho e julho, há o risco dos ingressos acabarem semanas antes da data.

Fase 2: Desembarquei em Lima. Como eu vou para Cuzco?

Existem duas formas de sair da capital peruana para a “capital” do Vale Sagrado dos Incas. A mais fácil é, obviamente, de avião. Três companhias fazem o trajeto: LAN, TACA e Star Peru. Nas nossas simulações, a LAN foi  a mais cara, com passagens de ida e volta por mais de R$1000. Na TACA, a partir de R$500. Em julho, mês de alta temporada, os preços sobem ainda mais. A Star Peru apresentou os melhores preços. Encontramos passagens de ida e volta por U$130. No entanto, não conheço o serviço da companhia.

A montanha Machu Picchu, Peru

A segunda opção é enfrentar a longa jornada por terra. Apesar das horas perdidas no trajeto, quem escolhe esse tipo de viagem tem uma vantagem: vai se acostumando com a altitude aos poucos e tem menos chances de passar mal. Nós testamos e, apesar de termos ficado um pouco ofegantes, ninguém sofreu do temido efeito das montanhas.

A empresa que nos levou foi a Cruz del Sur. O serviço é de luxo, os ônibus são muitos confortáveis e ainda tem uma paisagem linda do lado de fora da janela, mas a viagem dura no mínimo 21 horas. Eles servem almoço ou janta (depende do seu horário de partida) e café da manhã. Você pode escolher se quer carne, frango ou prato vegetariano na refeição. Ainda assim, não se engane: leve um lanche porque o espaço entre as refeições é muito grande e se o ônibus atrasar você pode morrer de fome (aconteceu com a gente). A passagem de ida nos custou U$69 e a de volta U$72.

Os ônibus saem de um terminal próprio da empresa em Lima, que fica na Av. Javier Prado Este, 1109. E chegam na Av. Pachacútec, 510, em Cuzco.

Vai pra Machu Picchu e não sabe onde ficar? Veja nossa seleção de albergues e hotéis aqui

Fase 3: Cheguei em Cuzco. Como vou para Aguas Calientes?

De trem. É preciso comprar as passagens com antecedência no site da Peru Rail. No menu situado à esquerda, escolha seu destino (Machu Picchu) e depois sua rota (Cuzco > Machu Picchu). E aqui vai a dica: Como a saída de Cuzco é muito concorrida, pode ser que as passagens mais baratas já tenham acabado. Tente procurar na opção de rota Sacred Valley > Machu Picchu. Os trens desta opção saem de Olantaytambo, uma cidadezinha próxima a Cuzco que faz parte do Vale Sagrado. Como íamos fazer o tour do Vale durante o dia e pegar o trem à noite, combinamos com o nosso taxista de deixar Olanta como o último passeio e já ficamos por lá.

Machu Picchu, turismo no Peru

Vai aparecer uma lista com diversas opções de horários e preços. Escolha a opção que melhor te convém. Nós pagamos U$38 nas passagens de ida e U$34 na volta. No site diz que eles aceitam qualquer Visa e Mastercard, mas tivemos problemas para comprar sem um Verified by Visa ou um Securecode MasterCard. A minha sugestão é: tente. Se não passar, mande um email para [email protected] explicando a situação. Eles vão te responder e informar o nome do executivo de vendas que vai entrar em contato com você. Essa pessoa vai checar seus dados e cartão de crédito e, se tudo der certo e seu banco autorizar a compra, eles reservam seus lugares. Você só vai ter que preencher um formulário enviado por email para que a operação seja concluída.

Quando já estiver no local, dirija-se até a estação de trem com pelo menos uma hora de antecência para imprimir seu bilhete. É melhor você levar o comprovante impresso, mas caso você não tenha, eles podem te localizar pelo número do seu passaporte.

Fase 4: Cheguei em Aguas Calientes. Como vou para Machu Picchu?

Dê ônibus. É possível comprar as passagens em Cuzco, mas deixamos para comprar na hora e não tivemos problema, já que os veículos saem de 5 em 5 minutos nos horários de pico. As passagens são vendidas em um quiosque perto do lugar onde os ônibus saem. Encontrar o ponto de partida é fácil. Aguas Calientes é minúscula e qualquer pessoa na rua vai saber te dar as direções. O primeiro ônibus sai às 05h30. Na volta, o último ônibus é às 17h30.

Machu Picchu, Peru

Quem for mais disposição e quiser poupar alguns dólares pode subir a pé. A caminhada é de 1h30.

Parabéns! Depois de concluir todas essas fases, você alcançou Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas. Aproveite bastante seu dia ali!

PS: Existe o caminho para Machu Picchu mode hard, fazendo a trilha Inca, mas essa a gente ainda não encarou. Veja aqui as dicas do blog Viajante Sustentável, que encarou o desafio.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

196 comentários sobre o texto “Como comprar a entrada para Machu Picchu

  1. Olá, Natália, tive uma experiência muito boa comprando meu ingresso para Machu Picchu por este site https://www.ingressosmachupicchu.com/. Foi rápido e simples, por isso queria recomendá-lo. Por outro lado, em relação às novas regras de entrada a Machu Picchu, você sabe até quando elas serão passadas? Me refiro ao ingresso de dois turnos, obrigado e abraços.

    1. Olá Tânia, obrigada por compartilhar sua experiência. Sobre as novas regras, se entendi bem sua pergunta, já estão em vigor e são definitivas.

      Abraços!

    1. Olá Renata, muitos leitores relataram que compraram os ingressos através desse site sem problemas… Acredito que a visita pela cidadela é independente da visita à montanha. Não é que o horário será limitado, o trajeto é que está mais engessado e o percurso da cidadela dura 1 hora… Mas sim, se você vai subir a montanha as 9h horas, tem que se programar para fazer as duas coisas no período da manhã…

      Abraços

  2. Olá Carolina, comprei meu ingresso com o cartão de um amigo, pois não tenho cartão visa. Quando imprimi o ingresso percebi que há uma informação que o cartão de crédito deve ser apresentado e deve corresponder ao comprador, caso contrário não será permitida a entrada.

    1. Gilmar, eles tinham essa exigência mesmo que é por conta do grande número de fraudes envolvendo cartões de crédito no país. Quando eu fui, no entanto, não me pediram para mostrar, não sei se foi uma questão de sorte pq já vi em alguns lugares que essa exigência caiu, mas sugiro você entrar em contato com http://www.drc-cusco.gob.pe/callcenteresp1/ e explicar sua situação, eles costumam responder.

      Abraços

  3. Olá, gostei muito da descrição de vocês para a compra do ingresso de Machu Picchu. Gostaria de uma ajuda eu conseguir finalizar a compra do ticket para o dia 24-12-2016 mas quando fui conferir o ticket percebi que minha idade ficou errada (116 quando tenho 47). Como faço para corrigir. Agradeço desde já a ainformação

    1. Olá Marcia, não creio que você tenha problemas para entrar por causa disso, mas sugiro entrar em contato com o atendimento ao cliente ou, se não tiver pagado ainda, começar a compra novamente.

      Abraços

  4. Olá, também com dificuldades para comprar pelo site do governo e no site Ticket Machu Pichu já não vendem mais para o dia que preciso 30/08 por faltar menos de 24 dias. E agora? Desesperei!! Tem um site chamado Ingressomachupichu.com alguem já comprou? É confiavel?
    Obrigada!

    1. Olá Natália, se não tem mais para o dia que você quer convém olhar com agência. Esse site que você perguntou já foi indicado por alguns leitores aqui…

      Abraços

  5. Fiz o passo a passo para a compra do ingresso… Mas não entendi alguma coisa… qdo abre aquele boleto, eu pago por onde???

    Obrigada

  6. Olá!!
    Obrigada pelas as dicas, segui os passo a passo da dica de comprar e super rolou!! Muito obrigada por compartilhar suas experiências. Bjo

  7. Estou com uma dúvida para comprar os ingressos, quero ir a Machu Picchu no sábado e no domingo subir o Huayna Picchu. Como faço com as datas? qual data coloco para comprar, a de sábado ou a de domingo, ou preciso fazer os dois no mesmo dia?

    1. Sara, não faz muito sentido ir dois dias só para subir a Huayna Picchu. Suba no mesmo dia! Dá bastante tempo pra ver tudo e fica mais barato.

      Abraços!

    2. Olá, Sara
      A visita a ambos os lugares é feita no mesmo dia. Tem pessoas que preferem chegar no primeiro horário e assim passar o resto do dia em Machu Picchu. Há 2 horários para entrada a Huayna Picchu, o 1º é das 7:00-8:00 e o 2º, das 10:00-11:00.

      Parabéns pelo blog, abraços.

  8. Olá, você sabe como é feito o transporte entre Ollantaytambo e Cusco?
    Estava vendo a passagem de trem de volta direto pra Poroy e está um absurdo de caro, estou pensando em voltar pra Ollantaytambo e de lá seguir de ônibus pra Cusco.
    Você tem informação sobre isso?

    1. Eu fiz isso, Natane. Voltei para Ollantaytambo e de lá peguei uma van para Cusco. Ficam umas vans na saída da estação de trem já prontas para levar o pessoal de volta.

      Abraços

  9. Consegui comprar o ingresso sem problemas, mas tive um problema com o meu roteiro de viagem e vou precisar alterar data de ida a Machu Picchu. Vocês sabem se é possível trocar a data da reserva? Por favor digam que simmmmm….

      1. Então!!! Entrei em contato com o SAC deles, e até é possível fazer a troca das datas ou mesmos dos dados do comprador, caso você queira que outra pessoa use o seu bilhete.

        Entretanto esse tramite só é possível indo em um determinado endereço indicado por eles, lá em Cusco e com no mínimo um dia de antecedência a data do bilhete. Você paga por essa alteração e é preciso levar o bilhete impresso, os documentos utilizados na compra e uma carta escrita de próprio punho solicitando a troca.

        No meu caso não vai ter jeito, terei de adquirir outro bilhete. Como comprei ingresso para dia 13/05 e só vou chegar em cusco dia 22, não tem como realizar esse procedimento.

        Que raiva gente!!! Mas que raiva mesmo!!!

        Valeu pela dica Natália, Abraços!!

    1. Olá, o bilhete de ingresso Machu Picchu só permite que você entre para Machu Picchu, os bilhetes de ônibus Consettur terá que ser comprados quando chegue a Aguas Calientes ou on-line através do seu site.

  10. Olá Pessoal para todos os que estão pensando em ir ao Peru, gostaria de dizer que a agência que fez tudo para mim e para minha esposa foi a companhia Viagens Machu Picchu e a pessoa que nos atendeu o tempo todo e resolveu todos as entradas, transporte, guias tanto em Lima, Cusco e Machu Picchu foi o Juvenal. A Viagens Machu Picchu possui pessoas que falam o português e proporcionarem uma ótima atenção durante e depois da viagem.
    Nossa estadia foi maravilhosa e inesquecível!!! Caso desejem alguma dica e informação sobre os destinos, hotéis e outros podem entrar em contato com eles …. ficamos lá de 26/11/2015 a 03/12/2015.
    o site da empresa é http://www.viagensmachupicchu.com.br

      1. Oi Natália,

        Obrigado pela resposta!
        Além de questionar aqui, contatei a unidade do governo peruano responsável por isto, fui informado que a agenda completa de 2016 será disponibilizada entre 15 e 20 e dezembro.

        Ou seja, agora que estou com as passagens de avião em mãos, vou aguardar até liberar!! \o/

        Obrigado novamente!

        Gustavo Costa

        1. Oi Carolina!

          No site oficial do governo do Peru ainda não liberaram vagas pra 2016. Existem algumas empresas que compram os ingressos e revendem com algumas taxas, como o site http://www.ticket-machupicchu.com parece que neste site eles conseguem. Ontem mandei um e-mail pra eles questionando sobre a agenda pra 2016, etc; mas ainda não tive a resposta.

          Vou aguardar até no máximo no início de 2016 para comprar minhas entradas, senao irei comprar desse site mesmo.

        2. Acho que talvez pelo medo de não conseguir as entradas para o dia que desejo, acabei optando por comprar do ticket-machupicchu.com mesmo… Paguei a taxa adicional mas ‘garanti’ a compra do ingresso. Hoje (06/01) foi liberada a agenda pro mês de fevereiro (quero ir dia 02). Não aguardei até hoje para comprar, por medo de não ter vaga 😛

  11. Olá! Bacana as dicas!

    Sobre o ingresso pro Machu Picchu, tentei comprar no site oficial e não consegui. Acabei comprando no ticket Machu Picchu, que foi recomendado em vários blogs. Acontece que comprei em junho e até agora a situação está como Pendente no sistema. Sabe dizer se esse tempo de espera é normal? Estou preocupada pois viajo para o Peru em poucos dias. Obrigada!

    1. Milena comprei meu ingresso pelo site, em 3 dias o recebi por e-mail. É bom vc verificar, pois o ticket fica reservado por no máximo 30 dias, após esse tempo o mesmo volta para venda.

    2. Milena, nunca usei o Tickets para Machu Picchu, então não sei te informar como funciona, mas sugiro que você entre em contato com os vendedores para saber o que aconteceu. Talvez tenha tido algum problema com o seu pagamento.

      Abraços

      1. Oi, Milena!
        Eu e minha irmã estamos com viagem marcada para o Peru no dia 09 de setembro. Gostaríamos de te perguntar se há possibilidade de utilizar reais para pagamento de algumas despesas como táxis, restaurantes e lojas.
        obrigada e um abraço!

        1. Anna, não tenho certeza se dá para pagar táxis com reais, talvez algumas lojas e restaurantes aceitem, mas acho mais seguro trocarem o dinheiro.

          abraços

    3. Oi, Milena!

      Tenho duas dúvidas: reais podem ser utilizados para pagamento de táxis, restaurantes e/ou lojas?
      o dinheiro peruano não é utilizado pelo turista? como fica o cambio?

      Obrigada!
      Anna

  12. Olááá!
    Sem dúvidas esse material tem me ajudado bastante!! =D
    Agradeço à todos que compartilharam aqui suas experiencias =)
    Nisso, também gostaria de tirar uma dúvida e até mesmo saber se alguém já passou por isso:

    Fiz as reservas Machupicchu+ Huaynapicchu – Como documento para apresentação escolhi o DNI.
    No entanto, preciso tirar uma segunda via da Identidade e como moro em outra cidade e estado diferentes da primeira via, o número irá mudar.
    Seria um grande problema levar a segunda via da identidade com o número diferente da que está na reserva??

    Desde já,

    gratidão.

    1. Poxa Indianara, não sei te dizer, acho que nunca vi ninguém com esse problema… 🙁

      Vamos ver se aparece alguém que possa te ajudar!

        1. A reserva de machu picchu? Você já pagou? Se tiver pagado acho que não tem como, mas não tenho certeza. Alguém saberia informar?

  13. Caros amigos, assim como a grande maioria tive enormes dificuldades em comprar não só os ingressos, como também, passeios, passagens de trem (Ollanta/Machu Picchu) e avião (Lima/Cusco). Pois bem ao pesquisar pelo Tripadvisor vi inúmeros relatos de pessoas que contrataram passeios em Cusco, compra de ingressos e passagens aéreas com a empresa “QORIANKATOURCUSCO” tendo como responsável a sempre prestativa Sra. Mariela Ochoa Chambi, que me comprou os ingressos de Machu Picchi, passeios e passagens aéreas (Lima/Cusco/Lima) para mim e minha esposa. Para tal basta fazer depósito de 50% do valor. Assim como vocês devem estar agora fiquei receoso mais fiz o depósito via WESTER UNION, que pode ser realizado em qualquer Banco do Brasil, basta ter os dados da Mariela. Pois bem. a Mariela compra e te envia via e-mail. Após receber os ingressos, passagens, etc, procurei a companhia aérea que me confirmou as reservas, assim como, as demais empresas prestadoras de serviços e todos me confirmaram minhas compras. É fácil, confiável e duas vezes mais barato que comprar em alguma agência de turismo aqui no Brasil.

  14. Olá!
    Estou com uma grande dúvida. Estou no site do Ministério do Peru, e quando clico no passo 3 ele trava, não faz mais nada. Vc tem alguma dica?
    Abraço,
    Tais

  15. Oi Natália. Tentei comprar uns ingressos para Machupicchu mas não consegui, só que não sei se o problema foi o cartão ou não, então gostaria de saber onde posso ver quando expira minha reserva para tentar novamente.

    Obrigada

  16. Olá Natália. Gostaria de saber se além do trem existe outros meios de transporte entre Ollantaytambo e Aguas Calientes, e se existe você sabe os valores ?

  17. Olaa, estamos nos programando pra ir dia 21-12-14 e nao conseguimos comprar o trem ainda. tem chance da gente comprar na hora? Achamos um site chamado ingressomachupicchu para compras os ingressos, voce sabe se eh confiavel? no site oficial ainda nao abriu para 2015 e la ja estao vendendo…

    obrigada e seu post eh otiiiimooo

    1. Ei Tayanne, outros leitores já indicaram esse ingressosmachupicchu, mas eu nunca usei. Acho melhor comprar o trem com antecedência por causa dos horários, mas muita gente arrisca na hora.

      Abraços!

      1. Minha dúvida é justamente essa. Estou aqui matutando se com dois meses de antecedência consigo comprar a passagem de trem e o ingresso para Machu Picchu.

        1. Ei Ana Claudia, vai depender muito da disponibilidade deles e da temporada. O maior risco é acabarem as entradas para a Huayana Picchu.

          Abraços

  18. Boa tarde Natalia, eu como peruano gostei muito das suas dicas, voce deveria percorrer todo o nosso país e eu se que vai se agradar mais e ate tlavez nao vai quer voltar rsrsrsrsrs.
    Bom Natalia eu sou formado em ciencias administrativas e turismo na universidade de Cusco, e já teve essa sorte de morar em Sao Paulo e agora que voltei para o Peru montamos aqui no Peru a nossa operadora de turismo chamada Viagens Machu Picchu, Operadora única e exclusivamente para os brasileiro que desejem conhecer Machu Picchu e Peru.
    Nos da Viagens Machu Picchu sempre estamos dispostos a ajudar a qualquer pessoa sem compromisso de compra e simplesmente queremos que tudos venham e curtam a nossas paisagens.
    Att: Juvenal Rondan

  19. Natália, como vocês foram até Ollantaytambo? de táxi ou de ônibus? e saíram que horas de Cuzco?
    Vi em alguns blogs o pessoal sugerindo excursões ao Vale Sagrado, de modo que, à tarde, abandona-se a excursão e pega-se o trem para Aguas Calientes. Informam ainda que é fácil encontrar agências em Cuzco que fazem essa visita de um dia no Vale Sagrado. Sabe se isso é real?

    Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda!

    1. Ei Ivanise, fomos com o motorista de táxi que nos levou para o tour no Vale Sagrado. Combinamos com ele de terminar em Ollanta e de lá já pegamos o trem. Não recomendo contratar essas excursões. São cheias e todas seguem o mesmo roteiro. Melhor combinar com um taxista, como fizemos.

      Abraços

  20. Oi Natália, tuas informações estão sendo super úteis para planejar minha visita à Machu Picchu, mas fiquei com uma dúvida a respeito do trem.
    No site da Peru Rail, verifiquei que posso comprar passagem de Cuzco para Machu Picchu. O destino final do trem é onde? Machu Picchu mesmo ou Aguas Calientes?

    Desde já, obrigada!

  21. Oi Pessoal!
    gostaria de fazer uma perguntinha: vocês sabem se é verdade que precisa apresentar o cartão de crédito que foi usado na compra dos ingressos pra machupichu na hora de ingressar no parque ou em algum outro momento?
    Dá problema se o dono do cartão não for quem estiver ingressando?
    Abraços!
    Fernanda

    1. Ei Fernanda, essa exigência é real, mas isso não quer dizer que eles peçam para ver o cartão de todo mundo na entrada do parque. Não pediram pra mim, pelo menos. Acho que é mais uma garantia. Lá eles têm muitos casos de cartão clonado.

      Abraços

  22. Primeiro queria dizer que este post é o máximo. Nos ajudou demais na compra dos ingressos para MachuPichu. Compramos usando cartao de credito do ITAU que tem um i-token, tipo uma senha de proteção e deu super certo. Bom a duvida agora é: compramos o trem de volta Machupichu – Poroy as 17:30. Agora precisamos comprar a ida. Pensamos em fazer o tour para Vale Sagrado e de la, a tarde pegar o trem para Aguas Calientes pois a ideia é so dormir. Temos duas opçöes: às 15:37 ou 19h. Vcs acham que vamos perder muito do tour se a gente pegar o horario das 15:37h? Estamos em 7 pessoas, pensei que a gente poderia contratar um guia para nós e sair mais cedo, se fosse o caso. Pois daí poderíamos chegar com calma em Aguas Calientes, jantar lá e descansar para o grande dia. O que vocês acham?

    1. Olá Helena, se você resolver ir a tarde, vai ver mto pouco do Vale Sagrado, talvez apenas um ou dois sítios. Nem com um dia é possível ver tudo, mas saindo às 19 deve dar para ver uns 4 ou 5 sítios.
      É difícil te dizer o que é melhor, vai depender do que você preza mais: ver mais coisas ou chegar tranquila e descansar? As duas alternativas são válidas.

      1. Obrigada Natália. Eu li em alguns sites que este tour passa por vários lugares, não teria como fazer um tour diferente com apenas alguns locais do Vale Sagrado e deixando estes sitios para outro dia? Li um comentário que Ollantaytambo seria o pico alto da viagem a Cusco. Teremos mais 4 dias e meio para passeios ao redor de Cusco. E queremos ter um dia mais light antes de ir para MachuPichu mas sem perder tempo indo de Cusco para Aguas Calientes de manhã, por isto a preferencia de sair de trem de Ollantaytambo.

        1. Ei Helena, o tour vendido pelas agências realmente vai em muitos lugares, mas são lotados de turistas e padronizados. Por isso, eu aconselho contratar um motorista de táxi para te levar pela região. Se você vai ter quatro dias em Cuzco, então é suficiente para explorar a região depois. Assim você pode sair de tarde de Ollanta sem medo de perder nada. Nosso trem também saia de Ollanta e nós combinamos com o motorista que esse seria o último lugar do tour e de lá iríamos direto para Machu Picchu.

          Abraços!

  23. Olá, gostaria de algumas informações, vou estar em Cuzco de 27/07 – 08/08, e estava pensando em comprar as entradas de MP e Wayana por la mesmo, para não engessar a viagem. O q acha, seria muito arriscado não conseguir as entradas? Tem como visitar Macchu picchu em um dia e subir Wayana em outro?

  24. Olá!! Muito bom seu blog!!

    Me ajuda com umas dúvidas? Queremos comprar as entradas para Macchu Picchu e Huayanapichu, mas…

    1º É obrigatório ter guia para visitar Macchu Picchu + huayanapicchu?
    2º Estamos confusos com relação aos ingressos… Se comprarmos entradas para o grupo 1G (7:00 as 8:00) temos que entrar em Huayanapichu dentro desse limite de tempo?

    Obrigada!!!

    1. Olá

      Não é obrigatório ter guia para Machu Picchu e sim, você deve entrar em Huayanapichu dentro do limite de tempo do seu ingresso.

      Abraços!

  25. Li e reli muitas informações uteis mas confesso confusa com compras de bilhetes para passeios. Já anotei algumas coisas mas mesmo assim gostaria de um reforço nas minhas duvidas.
    Já estamos com as passagens para o Peru saindo no dia 06 de março e retornando no dia 18… de inicio estou achando bastante tempo para fazer lima cusco e Machu Picchu… vc sugere mas alguma coisa!?
    Tenho muitas duvidas sobre compras e tb hotéis com preço acessível… se puder gostaria de indicações.
    O que levar de roupa nesse período!
    confesso que estou confusa e tb com os valores altos em relação a lima cusco
    agradeço desde ja

    1. Ei Marli,

      Você vai ter 12 dias no Peru, então? Acho que não é muito não, é um tempo bom para fazer uma viagem tranquila. Aproveite Lima, Cusco e faça day trips. Aqui você encontra uma lista de hotéis, muitos deles bem baratos: https://www.360meridianos.com/dicas-hospedagem-machu-picchu

      Leve roupas que você possa usa em camadas, pois a temperatura pode variar já que a região de cusco é alta. Sempre leve um casaco! Não entendi sua ultima dúvidas, quais valores você está se referindo?

      Abraços!

  26. Gurias, obrigada pelas dicas! Troquei os bilhetes do trem (mediante multa de 10% sobre o valor dos bilhetes originais, é bem simples o processo) para dormir em Aguas Calientes e subir o Huayana Picchu cedinho! Vou aceitar essa dica de hostel com toda certeza! Já solicitei meus tickets no ticket-machupicchu.com, estou apenas aguardando! Vocês me ajudaram muito, muito obrigada! 😉

  27. Obrigada, Fabiana, me ajuda muito essa informação! Vou correr o risco, sim. O funcionário do PeruRail – muito atencioso!!! – me disse que chego a tempo. Vou tentar!

    Dá pra conhecer Machu Picchu e Huayna Picchu em um dia??? Espero que sim. Meu tempo é curtinho, vou fazer render! 😀

  28. Oi, pessoal! Tô lendo os posts e me beneficiando muito dos comentários de quem já foi a Machu Pichhu. Como muita gente, também não estou conseguindo os ingressos para Machu Picchu e Wayna Picchu pelo site do governo. Encontrei dois outros sites, ingressomachupicchu.com e ticket-machupicchu.com. Vocês sabem se eles são confiáveis? Vi que algumas pessoas sugeriram o ticket-machupicchu.com, mas o ingressomachupicchu.com diz ser cadastrado oficialmente pelo governo… Não sei bem em que informações confiar e quero resolver isso da melhor (e mais breve) maneira possível! Muito obrigada!

    1. Ei Flávia, o ticket-machupicchu.com é uma agência privada, por isso cobra uma pequena taxa para emitir as entradas, mas muitos leitores aqui já testaram e também um amigo meu, que foi com a namorada em outubro, comprou por lá e deu tudo certo. Não conheço o ingressomachupicchu.com.

      Obrigada por comentar. Qualquer dúvidas, estamos aí!

      Abraços!

      1. Obrigada, Natália!

        Outra dúvida. Comprei ingressos de trem com saída de Cusco às 06h e chegada a Machu Picchu às 09h52min. Ao chegar a Machu Picchu, ainda é necessário pegar um ônibus? Pergunto isso porque a subida para Wayna Picchu do segundo grupo inicia às 10h. Será que dá tempo? Vale a pena comprar ingresso Machu Picchu + Wayna Picchu ou seria impossível conciliar, considerando esses horários?

        Agradeço de novo! 🙂

        1. Sim, Flávia, é preciso pegar um ônibus que ao que tudo indica, sai de meia em meia hora e que vai te deixar na porta de entrada do sítio arquelógico. Daí vc vai caminhando por lá até chegar à entrada específica para quem vai subir a Wayna Picchu, não demora muito até chegar lá não. Eu tinha comprado para as 08h, mas não tinha me ligado no limite de horário e quase perdi, mas consegui entrar com a galera das 10h, vc pode não ter a mesma sorte, é melhor não arriscar.
          Então a minha dica é que vc compre com Wayna Picchu sim, ao menos pra mim valeu muito a pena, apesar de a subida/descida ser cansativa, a vista que se tem de lá é impagável.

          Só para esclarecer: só respondi para ajudar e porque fui recentemente a Machu Picchu, mas não sou moderadora, ok?
          Bjs

        2. Ah, pensando no horário que vc vai chegar de trem, seria melhor dormir lá em Aguas Calientes (que é onde vc vai desembarcar) e ir no dia seguinte, porque vai levar entre 30 e 40 minutos pra chegar até a entrada de Machu Picchu, daí nem no segundo grupo vc conseguiria chegar a tempo.
          Indo no dia seguinte, com certeza vc vai conseguir fazer tudo.
          Fiquei no Hostal Inti Quilla e recomendo. Eles são pontuais e te buscam na estação de trem, além de ser barato.
          Este é o site: http://www.hostalintiquilla.com/pt/

          Espero tê-la ajudado.
          Bjs

        3. Ei Flávia, parece que a Fabiana já te respondeu, mas eu queria reforçar a opinião dela de que Wayna Picchu vale muito a pena! =)

          Eu acho um pouco apertado para você chegar a Machu Pichhu a tempo de subir com essa programação. Se fosse você, dormiria em Aguas Calientes.

          Abraços!

  29. Olá, obrigada pelas dicas valiosas. Agendei minhas férias para março, irei dia 10, mas tem todo esse papo de chuva que estraga. Como você esteve lá e março é o último mês das chuvas, será que compensa?

  30. Super valeu a dica!!
    Acabei de comprar o meu. Porém, estou preocupada pois, gerei a reserva dos meus amigos (4) e não estou conseguindo pagar com meu cartão.
    A principio tentei gerar a reserva para os 5 de uma só vez, mas não consegui… Não gerava nada! Ai fiz o meu e depois fiz das duas outras duplas.
    Mas agora o pagamento não estou conseguindo fazer… E eles não possuem cartão visa internacional. O que faço nesses casos?

    1. Ei Renata,

      Por que todos não compram em cartões separados? Ou tenta dividir em dois cartões. As dicas com os cartões eu já dei no post, tenta encontrar alguém que possa emprestar ou compra no site indicado lá em cima (paga uma taxa pra isso).

      Abraços!

  31. Boa tarde galera.
    Bem, eu estou indo dia 13 para o PERU com um grupo de 5 amigos. Desde agosto que nos reunimos, fazemos pesquisas, mas agora de última hora é que o bicho tá pegando! Não definimos nada!!!
    Daí, andei conversando e fazendo algumas pesquisas e vi que temos que realizar as compras das entradas do MP com antencedencia. O problema é que nem todos do grupo tem cartão e quem tem não tem limite suficiente para comprar de todos!

    A ideia é ficarmos em Lima até o dia 18 e depois partimos para Cusco. E lá compraríamos as entradas, mas confesso que estou com medo de não conseguir.
    Estaremos retornando para o Brasil no dia 25, então teriamos do dia 18 até o dia 24 para conhecermos um monte de coisas lá em Cusco.

    O que você poderia nos sugerir?
    E em relação ao Boleto de entrada?

    1. Em relação ao Boleto de entrado sugiro comprar aqui mesmo no Brasil. Eu particularmente não quis correr o risco. Porém, confesso que se tivesse deixado para comprar no dia da visita (02/05/2013) teria dado certo tranquilamente!

      Assim que você desembarca no aeroporto de Cuzco de cara você locais para compra do bilhete de entrada, além de pacotes de viagens.

      Na dúvida, compre aqui mesmo no Brasil. Pede pra alguém comprar pra vocês e vocês dão o R$ em mãos!

      abç

  32. Natália, pra qual moeda vc acha melhor a gente converter: dólar ou nuevo sol mesmo? O que fica mais em conta? Além disso, vc indica trocar já no Brasil ou no aeroporto de lá?
    Também soube que os próprios hotéis e hostels fazem isso, mas sempre que isso dá certo e não sai tão mais caro?

    Obg pela atenção!
    Bjs

    1. Ei Fabiana, toda vez que a gente converte dinheiro, a gente perde um pouco. Se você conseguir uma casa de câmbio no Brasil que venda Nuevos Soles, não tenha dúvidas e compre direto. Essa é a melhor opção. Se não conseguir, vai ter que comprar no Peru mesmo. Ai é melhor você levar dólares, pois é uma moeda mais fácil de ser negociada. Daí você compra dólares aqui e leva pra trocar lá. Eu sempre aconselho a trocar em casas de câmbio mesmo, você pode tentar no hostel, mas observe se a cotação não está muito desfavorável. Se estiver, procure uma casa de câmbio mesmo. Provavelmente, se você chegar sem nenhum sole, vai ter que trocar no aeroporto nem que for um pouco para conseguir sair de lá, pq negociar com taxistas em dólar é prejuízo na certa.

      Abraços!

  33. Olá, Natália
    Pretendo conhecer Machu Picchu no ano que vem, porém tenho umas dúvidas em como chegar lá, saindo do Brasil e de ônibus.
    Será uma viagem de Mochileiro, a mais alternativa possível.
    Qual cidade você me recomenda para que eu pegue um ônibus com destino à Cusco/Peru?
    Vejo muita gente comentando a respeito de Assis Brasil no Acre…
    Você tem outra sugestão?
    Agradeço, desde já.

    1. Ei Tati, quando estávamos em Cusco, combinamos com um taxista de ficar levando a gente nos lugares do Vale Sagrado por dois dias por um preço fixo. Lá também têm dezenas de agências que fazem os passeios, não é difícil encontrar, mas recomendamos o taxista ou um guia pessoal pq assim você não anda com um grupo gigante e pode fazer seus próprios horários. Infelizmente não tenho um nome para te indicar, mas chegando lá não é difícil encontrar alguém. Abraços!

      1. Muito obrigada Natália!! Gosto muito dessa opção de taxi, mas como só vou com uma amiga, para duas pessoas pode ficar bem caro né. Mas vou tentar ir pela sua dica! 😉

        Minha preocupação é saber se temos que acertar alguma coisa sobre passeios aqui no Brasil, fora as entradas para MP.

        Já comprei a entrada para MP, mas ainda não comprei as passagens de Ollanta para Águas Calientes. Acha necessário comprar antecipada ou é tranquilo comprar na hora pela Peru Rail?

        PS: Impressionante a predisposição e carinho que você ajuda as pessoas! Vontade de enviar um bombom pra vc! hehe Muito obrigada mesmooo!;)

          1. Ei Tati, eu não lembro o valor exato do taxi, mas dividimos para 4 pessoas e não ficou caro, pq éramos pobres hahah. Acredito que tenha sido em torno de 20 dólares por pessoa.

            Abraços!

        1. Ei Tati, não é preciso agendar os passeios para o Vale Sagrado no Brasil. Pode arranjar tudo direto de lá. às vezes vc consegue outros viajantes para dividir o taxi com vocês duas e deixar mais barato. Já os trens eu aconselho a comprar antecipado para garantir boas tarifas e horários, mas tem gente que deixa para comprar na hora mesmo.

          =) É um prazer ajudar! Volte sempre (e conte pra gente como foi a sua viagem)

          Abraços!

        2. Tati,

          Eu particularmente aconselho comprar as passagens de Ollanta para AC aqui mesmo no Brasil. Motivos:
          1- Você fica despreocupada;
          2- Você terá uma maior gama de horários, poderá escolher o melhor horário para você;
          3- Pude perceber que comprando antecipado eu paguei menos. lembro que no dia que fiz a viagem se fosse comprar lá mesmo na hora, além de não ter vagas disponíveis nos horários que eu desejaria ainda pagaria cerca de 20 a 35 dólares a mais.

          Assim, aconselho comprar logo!

  34. Gente, tem alguma agencia de viagens no RJ que compre essas passagens? Os websites do Peru são dignos de um processo de dano moral. Que inferno! O do perurail trava, o de machu picchu trava. Estou tentando pela sétima vez e sempre no passo 3 a tela fica turva e trava.

  35. Natália, o trajeto de ônibus de Aguas Calientes a Machu Picchu leva mais ou menos quanto tempo? E qual é o intervalo com que ele passa, sabe dizer? É que quero programar direitinho tanto a chegada ao Parque quanto a volta ao Hostal para pegar as coisas e voltar para Cuzco.
    Explicando melhor, vou pegar o ingresso de 7:00-8:00 e pretendo chegar o mais cedo possível (às 7 mesmo). Daí queria saber que horas posso pegar o ônibus para conseguir chegar nesse horário.
    Como pretendo comprar as passagens de trem (de volta a Cuzco) para 16:22, queria sair de Machu Picchu umas 14h, ir ao Hostal pra pegar as malas e chegar à estação a tempo. Essa é a ideia.
    Será que isso dá certo?

    Desculpe tantas perguntas, é que quero garantir o máximo de organização nessa etapa da viagem que é a mais cheia de detalhes, né?

    Muito grata pela atenção e ajuda,
    Fabiana Souza

    1. Oi Fabiana, a viagem de Águas Calientes demora meia hora a quarenta minutos, no máximo, e saem um atrás do outro, não se preocupe. Eles começam a sair às 5:30, então você consegue chegar cedinho sim (tente ir com antecedência pq dá fila). Pra voltar também você não vai ter problemas, basta ir para o local da saída do ônibus. Nesse horário não deve nem ter fila. Acredito que seu plano vai funcionar sim.

      Abraços!

  36. natalia dia 23 estau em cusco é mais aconselhável ir de cusco em van ate ollanta e de ali até águas caliente, essa viaje de van sai a toda hora de cusco e a volta também sai a toda hora para cusco

    1. Ei célia, precisa de ingresso para entrar nos sítios arqueológicos. Você pode comprar o boleto turístico, que dá acesso a todos os sítios, em qualquer agência em cusco. Não é difícil conseguir.
      Abraços!

  37. Alo natalia estau viajando para o cusco nestes dias queria saber si as passagens de trem para MP preciso tirar antecipadas o da para comprar no cusco no dia que eu prefira viajar, outra coisa a subida á huayana pichu é muito empinada e perigosa é insegura, pois eu nao gosto muito de altura

    1. Olá Célia, A Huayana é ok. A subida assusta um pouco no inicio, mas você logo ver que não é nada demais. Já o trem eu aconselho comprar com antecedência para garantir preços mais baratos e o horário que for melhor para você.

      abraços!

  38. Para cambiar dólares em cusco es aconselhável, existem casa de câmbios em cusco, e se pode comprar as entradas com dinheiro ou é somente com cartões.

  39. oi natalia estou viajando para o mp en 23 de setembro e voltando o 3 de outubro passando no total 9 dias em vista disto preciso reservar para ir ao MP, ou Huayana, com antecipação ou da para fazer a compra dos ingressos em cuzco

    1. Olá Miguel! Para a Huayana é sempre bom comprar antecipado, pois existe um número muito limitado de pessoas que podem subir por dia.Já para visitar apenas o parque ecológico é tranquilo comprar em Cuzco. PS: recomendo muito a subia a Huayana.

  40. Oi Natália, me tira uma dúvida (se vc souber), vou pra machu picchu dia 24 de setembro, sou estudante e tenho 31 anos, tenho a carteirinha de estudante internacional. vc sabe se posso pagar meia? ouvi dizer que quem tem mais de 25 anos não pode, é verdade? Obrigada!

  41. oi Natalia, depois que encontrei seu blog, fiquei mais tranquila para conhecer machu pichu, quando compramos a passagem (eu e meu esposo), nao imaginavamos que seria tao burocratico, porém quero uma instrução especifica, por favor: Vou chegar em cusco dia 02 de outubro e gostaria de conhecer apenas o sítio arqueologico no dia 03, comprando o ingresso para as ruinas e o ingresso para o trem, em cusco no dia 02. Gostaria de sair de cusco bem cedo, chegar em aguas caliente por volta das 10 horas pegar o onibus e chegar em machu pichu até umas 11 horas e por volta das 14 horas fazer o trajeto de volta. Será que dá certo dessa forma? Se for comprar os ingressos no local como me proteger para nao comprar ingresso falsificado? Ah e se eu trocar real por soles peruanos em Lima e comprar os ingressos em soles, o que vc me aconselha? Agradeço muito sua atenção!

    1. Ei Leandra, é possível sim ir para Águas Calientes e voltar para Cusco no mesmo dia, no entanto, aconselho que você compre os ingressos com antecedência pelo site, especialmente se você estiver indo em alta temporada. Se preferir comprar na hora mesmo, compre na sede do ministério do turismo em Águas Calientes ou em Cusco ou procure uma agência de viagem confiável (você pode conseguir indicação de uma na internet). Quanto ao dinheiro eu normalmente levo o meu cartão de banco e saco na moeda local em qqr país que eu vou, mas lembre-se de que existe uma restrição na América latina, então vc tem que conversar com o seu gerente para ele liberar os saques no Peru antes de ir. Outra possibilidade é levar soles daqui, basta procurar uma casa de câmbio e fazer o pedido, em alguns dias vc volta lá para retirar o dinheiro. Eu pessoalmente não gosto e levar reais ou dólares em cash para trocar no lugar não.

      1. Natalia, agradeço muito sua resposta, me deixou mais tranquila ainda! Então, vamos ver se eu entendi (desculpe minha insegurança), posso comprar o ingresso para as ruinas e a viagem de trem pelo site e o onibus pago na hora em aguas calientes, certo? Mas como vou fora da temporada, posso comprar em cusco na sede do ministério.Fiquei em duvida em relação aos preços, pois nos sites e nas agencias de turismo, cada um é um preço, saberia me responder quanto eu vou gastar com o passeio completo?
        Mais uma vez obrigado!

        1. Ei Leandra

          É isso mesmo, você entendeu certo. O ingresso para Machu Picchu é U$50 dólares e pra Huayana Picchu U$58. Qualquer valor diferente disso, vc tem que questionar com a agência. O trem depende muito do dia e horário, então não posso te falar, mas nos custou U$69 a ida e a de volta U$72. Já o onibus ara Machu Picchu custa 18 dolares.

          Abraços

  42. Pessoal, um amigo e eu acabamos de comprar nossas entradas Machupicchu + Huaynapicchu pelo http://www.machupicchu.gob.pe/ com cartão de crédito Visa do banco Santander e foi de primeira, e já está disponível para impressão. O detalhe é que o cartão é nacional e sequer sabemos o que diabos é esse “verified by visa”. Acho que o problema deve ser com cartões que não são Visa.
    Foi tão fácil que dá até pra desconfiar.

    Aproveito para dizer que este blog está sendo de muito utilidade para o planejamento desta viagem. Achei o site muito pouco intuitivo, não fosse por este post eu teria bastante dificuldade pra conseguir comprar 🙂

    Abraço!

    1. Ei Vivian,

      Obrigada pela dica. É que recentemente, o Banco do Brasil também passou a ter a função Verified by Visa, por isso vocês estão conseguindo comprar. Bom é que facilitou todo o processo! Fico feliz em ter ajudado na sua viagem! Depois volta para contar como foi!

      Abraços!

    2. Vivian, alguns bancos restringem o uso do cartão em alguns países, como Paraguai, Colombia e Peru, na América do Sul. É só solicitar liberação com o gerente da sua conta. O meu VISA também funcionou tranquilo, após este desbloqueio pelo meu gerente do Banco do Brasil.

      Abraço!
      Sandro

  43. oi Miriam,
    não sei se você já conseguiu efetuar a sua compra, mas o meu cartão também é itau, internacional, e não consegui comprar porque não sabia que tinha um tal de mastercard secure code. Entrei em contato com o banco e, a minha gerente disse que preciso ir até o banco e pegar o token. Só assim conseguirei realizar a compra em sites com esse tipo de blindagem. Farei isso essa semana e dou notícias se consegui.

    Aproveitando, deixo aqui meus parabéns ao blog! Está me ajudando muito a planejar minha viagem e tirar vaaaaaarias dúvidas! 🙂

    beijo a todos

    bj

  44. Estou indo de carro, provavelmente irei de Cusco até Olanta de carro e de lá para Aguas Calientes, sabes me dizer se há estacionamento seguro para deixar o carro em Olanta……………Obrigado!!

    1. Olá Amaral! Encontrei na internet algumas pessoas comentando que deixaram o carro em estacionamentos em Ollantaytambo, então acho que deve ser tranquilo. Eu sei que na estação tem um, mas ñao tenho certeza se ele é aberto ao público. Qualquer coisa você pode negociar e deixar em um hotel.

      Abraços e boa viagem!

  45. Miriam eu não consegui comprar as entradas com meu cartão também. Então as comprei pelo site http://www.ticket-machupicchu.com/, deu tudo certo, comprei 4 entradas, e no outro dia já estavam liberadas para a impressão. Eles cobram um pouco mais caro, mas foi uma grande problema que consegui resolver. Espero ter ajudado.

      1. Natália, como utilizei seu blog para retirar informações sobre MP, gostaria de compartilhar uma informação sobre a compra dos bilhetes…
        Todos os cartões de crédito VISA do Banco do Brasil tem a função Verified By Visa. Contudo (após várias tentativas) descobri que há uma restrição para compras em alguns países da América do Sul, tais como Paraguai, Colômbia e Peru. Para realizar compras nestes países (ou em sites destes países) é necessária a liberação por parte do gerente da sua conta para tal. Solicitei ao meu gerente que habilitasse meu cartão para até a minha data de retorno.
        Com isto, não tem segredo as compras tanto para o trem (Peru Rail) quanto para as entradas para o parque.
        Espero ter ajudado…
        Sandro

    1. ei Miriam! Conseguiu comprar suas entradas para Machu Picchu?

      Às vezes o parque fechar por causa das chuvas, mas pesquisei aqui e não encontrei nada sobre setembro. Acredito que se fosse verdade, estaria no site oficial.

      Abraços!

  46. Olá, fiquei muito mais tranquila depois que lí o passo a passo de compra de ingressos e tal. Mas gostaria de saber se vale a pena ir a Pisac? Já tinha me decidido em ficar dormindo em Águas Calientes. Se tiver outra sugestão, aguardo pois ainda vou em setembro. Obrigada

    1. Olá Miriam,

      Respondo no lugar da Natália, que está viajando.

      Vale sim. E não apenas Pisac: é bom reservar uns dois dias (pelo menos) para conhecer todo o Vale Sagrado. Considere dedicar tempo também para Cuzco, que é por si só um lugar bem legal!

      Qualquer dúvida é só falar!

      Abraço.

      1. Muito obrigada, to encalhada na compra dos ingressos. Tenho cartão de débito do Itaú com bandeira Visa e deu a seguinte mensagem Operação Negada. Como faço agora, to nervosa, pois o cartão está liberado e o outro que tenho é o Amex, que tbém não deu. Podes me dar mais alguma dica. Mas o passo a passo que vcs deram tá certinho, só não deu pra efetivar a compra

          1. Luíza, meu cartão é itau, internacional, entrei em contato com o banco e eles falaram que não tem restrição nenhuma e tbém não conheciam esse verified by visa enão é nem de crétido, é débito

  47. nao, não faça isso Cristiano! Eu, particularmente, iria o mais cedo possivel para Machu Picchu e lá ficaria até o parque fechar, às 17 hs(como o fiz), mas se chegares às 10 da manhã em água calientes, vá para Machu Picchu, na volta, durma em aguas calientes e va embora no outro dia. Vale muito a pena subir Huayna Picchu! Ver MP de cima é algo ainda mais surpreendente… se tiver disposição, aconselho a subir a Montaña, que foi a q eu subi, mas tem que ter preparo fisico, são qse 2 horas de subida. Huayna é mais tranquilo… e acredito que dê sim, tranquilamente, para deixar as malas no hotel para ir pro parque. e minha volta para Cuzcoo, fiz de trem de aguas calientes para Ollantaytambo, que lá tinha um guia à minha espera, não sei como é em Poroy.
    E os comentários são muito bons mesmo, muito me ajudou na minha viagem! GRATIDÃO!!

  48. Boa noite.
    Vou para Cuzco no dia 24/08/13 e para Machu Picchu no dia 25. O trem que estou vendo na Perurail chega as 9h:52min em Águas Calientes.
    Dúvidas:
    1 – Vou no mesmo dia visitar o parque de Machu Picchu e pego o trem que sai as 15h:20min de Águas Calientes para Cuzco? Ou durmo em Águas Calientes para ir no outro dia ao parque?
    2 – Vale a pena ir Hayunna Picchu?
    2 – Se eu for no mesmo dia, da tempo de largar as bagagens no hotel e depois sair para o parque? Posso confiar na segurança das bagagens?
    3 – Na volta o trem para em Poroy. É tranquilo ir de lá até Cuzco no meio da noite?

    Muito bom os comentários!

    abraço

    Cristiano

    1. Oi Cristiano, a Naty está viajando, então vou te responder (apesar da Jéssica já ter ajudado muito abaixo)

      Sugiro que você durma em Águas Calientes, porque se chegar às 10h em Machu Picchu, você não conseguiria ir a Hayunna Picchu. Sim, é um passeio imperdível. Eu não tenho nenhum preparo físico e consegui fazer a subida em 1 hora. Vale muito a pena, a vista é sensacional.

      Sim, dá para largar as bagagens no hotel. É o que a maioria das pessoas fazem. Os quartos costumam ter lockers, então leve um cadeado e guarde no armário suas coisas trancadas.

      Nós descemos em Ollantaytambo bem tarde a noite e tinha muitas opções de taxi para nos levar à Cuzco. Não fomos em Poroy, mas talvez seja a mesma coisa, porque é muito turístico.

      Espero que tenha ajudado. Acho que o melhor que você pode fazer é pegar um trem mais tarde para Águas Calientes, chegar lá para dormir mesmo e acordar cedo para ir para Machu Picchu. Assim, você aproveita Cuzco e Vale Sagrado por mais tempo, já que Águas Calientes mesmo não tem muito o que fazer.

      bjs

      1. Luíza e Jéssica

        Muito obrigado pelas respostas.
        Vou seguir o conselho de vocês.

        Mais umas dúvidas: Como ir de cusco até Ollantaytambo? É o mesmo que Vale Sagrado, certo? Indicam algum hostal/hotel em Águas Calientes?

        Pensei nesse roteiro: chego dia 24 de manhã em Cusco, no dia 25 cedo vou até ollantaytambo e às 16h:36min pego o trem da Inca Rail para Águas Calientes, dia 26 visito Machu Picchu, e no mesmo dia retorno para Cusco, pois meu voo de Cusco para Lima é no dia 27 às 6:00 da manhã.

        Novamente agradeço as respostas, e certamente quando retornar dou meu parecer para vocês.

        bjs

        Cristiano

        1. Boa Noite!

          De Cuzco a Ollanta vc pode ir de trem tbm, ou de van! Em Cuzo, até mesmo no seu hotel vc pode pedir informações de van’s que fazem este trajeto, é tranquilo! Na voltam, também é possível! Assim que se chega a estação de Ollanta há várias pessoas que fazem este trajeto, paguei agora no início do mês passado cerca de 15,00 sl. de Ollanta para Cuzco!

          Ah! e vale sim a pena subir Huayna, a vista é simplismente linda e formidável!! Traz uma energia bastante legal!

          Em Águas Callientes existem vários hotéis, não sei o que indicar, não dormi em AC! Cheguei pela manhã em AC, visitei o parque e voltei às 18:15h para Ollanta, de Ollanta peguei van para Cuzco! Tudo tranquilo!

          Passe o máximo de tempo possível em Machu Picchu, vale cada segundo!!!!!!

          “3 – Na volta o trem para em Poroy. É tranquilo ir de lá até Cuzco no meio da noite?” Resp.: É tranquilo sim! Há também em Poroy van’s que fazem o trajeto para Cuzco, td tranquilo! confie e boa viagem!!

          abraços!

        2. Cristiano,

          Como o Ezaquiel já disse, é possível fazer esse trajeto de van. Dá para combinar isso no seu hotel.

          Nós ficamos num hostel, o Pirwa Hostel Machu Picchu. Foi tranquilo. Tenha em mente que você vai dormir muito pouco, já que o dia de quem visita Machu Picchu costuma começar muito cedo (tipo antes de 5h). Por isso não se preocupe em achar hotéis confortáveis demais.

          Dá uma olhada no hostel: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g304036-d1555487-Reviews-Pirwa_Hostel_Machu_Picchu-Aguas_Calientes_Sacred_Valley_Cusco_Region.html

          Dedique um dia inteiro a Machu Picchu.

          Qualquer coisa pode perguntar! Abraço!

  49. Olá, Natália. Ótimas dicas! Uma dúvida: no site da Peru Rail, no momento da compra, qual a opção que eu devo escolher para colocar o numero da minha carteira de identidade, já que eu não tenho passaporte (ID Card ou Forignership Card). Aguardo e obrigado!

    1. Olá! Você tentou o ID Card? Eu usei meu passaporte para realizar a compra, então não sei bem responder sua pergunta. Sugiro que você mande um email para o pessoal da Peru Rail com sua dúvida. Fizemos isso com um outro problema e eles foram super solícitos para responder.

      Algum outro leitor do blog passou por esse mesmo problema? Podem ajudar o Romulo com essa dúvida, pessoal?

  50. Olá. Primeiramente gostaria de parabenizar pela iniciativa e agradecer pela ampla ajuda.
    Gostaria de tirar uma dúvida: quanto custa o ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu?

      1. Mais uma vez, mt obrigada, Natália. Havia me esquecido de perguntar outra coisa: qt tempo dura a ida de trem de Cuzco para Aguas Calientes? Porque pelo que li, há horários específicos para fazer as visitas, daí queria me programar direitinho para não perder a hora.
        Abs

        1. Ei Fabiana, a viagem de Cuzco para Águas Calientes demora umas 3 horas. Algumas pessoas saem cedo de Cuzco e visitam macchu picchu no mesmo dia, mas eu recomendo que, se você vai subir a Hayuanna Picchu, é melhor chegar um dia antes e dormir em Aguas Calientes, pois aí vc vai ter um horário específico para a visita. Se você for só visitar o sítio arqueológico, acho que não tem problema. Abraços!

  51. Boa noite! eu acabei de comprar duas entradas pra Machul picchu + haynapicchu no dia 11 de julho de 2013 apenas com meu cartao universitario do banco do brasil. Liguei para o banco para pode libera-lo em compras internacionais e dois minutos depois ja tinha comprado as entradas. Estava com medo de nao conseguir, pois ja havia tentando com outro cartao, mas no final foi bem tranquilo. boa sorte a todos

  52. Olá Natália!

    Eu e alguns amigos vamos para Machu Picchu e subiremos Huayanapichu e gostaríamos de saber quando chegarmos temos que mostrar o cartão de credito que fizemos a compra ou não?Li isso em algum site que quando as pessoas chegam devem mostrar o carto de credito que fizeram a compra para entrar,isso é verdade?

    Obrigada!

    Abraco!!

    1. Ei Marina,

      Em alguns lugares eles dizem que é preciso apresentar o cartão, mas no nosso caso não foi exigido e nem de ninguém que estava com a gente. O problema é que no Peru existe muita falsificação e eles são chatos com cartão de crédito, mas acho que não tem problemas. Se você quiser garantir, no entanto, pode levar um xerox do cartão junto com a identidade da pessoa e uma autorização dela por escrito, mas acho que só de explicar para a pessoa (caso peçam o cartão, coisa que eu duvido), já basta.

      Abraços!

  53. Comprei as entradas pelo site:
    http://www.ticket-machupicchu.com
    Não demorou nem um dia para os ingressos estarem disponíveis para impressão.
    No meu caso não consegui comprar nem pelo site do Governo nem pela Lima Mentor, que pedia o tal PayPal, não teve jeito de compra-los.
    Pelo ticket-machupicchu não tive problemas, mas confesso que fiquei um pouco preocupado.
    Acho sinceramente que o site do Governo deveria ser facilitado e melhorado.

  54. boa noite Natália!!

    Acabei de comprar minhas entradas ao SH de Machu Picchu e ao Monte huayanapichu. aceitaram meu cartão visa do Banco do Brasil, estava com medo de não o aceitarem por falta do ferified by visa!! feliz!!

    1. Ei Ezequiel! Que bom que aceitaram! Já tinha ouvido dizer que alguns cartões que não atendem a esse requisito passam às vezes, mas é bem raro. Você teve sorte! =) Aproveite a sua viagem! Abraços!

  55. Muito obrigado Natália! Mas vc acha que realmente eu preciso comprar tal ingresso com antecedência?! Ou consigo algo lá na hora mesmo?! Estou pensando em ir agora no início de maio…saindo de Campor Grande/ MS e atravessando a Bolívia…mas pelo que to lendo por aqui, é provável haver muitos imprevistos pelo caminho, por isso de repente compro o ingresso para o parque e corro o risco de acabar perdendo… =(

    1. Ei Johnny! Então, se vc tiver a intenção de subir a Huayanapichu, eu aconselho a comprar antecipadamente, pois só 200 pessoas podem subir lá por dia. Tenta comprar com uma margem boa tipo, uma semana depois do previsto pra sua chegada, assim vc pode explorar o vale com calma tbm. Já o ticket para entrar só no parque, o limite é de 2500 pessoas por dia, mas eu acho que é tranquilo comprar na hora, ainda mais pq vc não vai estar em altissima temporada. Boa viagem pra você! Abraços! =)

    2. Olá Johnny! Li seus comentários, também estou indo no incio de maio!Na verdade, no meio de maio. Vc vai pra Machu Picchu que data? Meu e-mail é [email protected] se quiser, pode responder pra esse e-mail! No mais, boa viagem!!!!!!! Bjs

      OBS. Ótimas dicas Natália! Gratidão máxima!!!

      1. Oi Jessica, embarco dia 07/05 pra Campo Grande, de lá vou pra Corumbá, Puerto Quijarro e por ai vaiii =)

        Quem sabe a gente se tromba por lá!!

        valeoo!

        bjO*

          1. Olá Jéssica. Não existe obrigatoriedade de levar seu passaporte a Machu Picchu. O carimbo é apenas uma brincadeira. Eu levaria o meu mesmo fora da validade para ter mais essa recordação de viagem.
            Abraços!

  56. Olá, no site http://www.machupicchu.gob.pe/ há varias opções de “rotas” comoMachupichu + Museu; Machupichu + Huayanpichu 1G; 2G; Machupichu + Montanã….qual seria o mais recomendado?! Vi que vocês citaram apenas duas opções…a ultmia “montanã” seria legal?! Outra coisa é com relação aos preços do site, qual moeda eles usam?!

    Obrigado e parabéns pelo post!

    Johnny

    1. Olá Johnny! Você pode escolher comprar entradas só para visitar o sítio arqueológico. Essa é a primeira opção e dá direito a entrar no Museo Manuel Chavez Ballón, que tem algumas peças incas e outras coisas. A segunda opção é comprar a entrada integrada com a Huayanpichu. Essa dá direito a subir no alto da montanha e ter uma vista legal no sitio, mas é preciso comprar com antecedência, pois eles controlam o numero de gente que pode subir. Ai vc tem que escolher se quer ir no G1, às 7 da manhã, ou no G2, as 9h. Você só poderá entrar nesse horário então escolha bem. A gente escolheu esse bilhete, para entrar às 9 da manhã, portanto G2. Foi uma boa escolha, pois mais cedo tinha muita neblina e com certeza não conseguiriamos ver a vista. E a última, montaña, da acesso à montanha Macchu Picchu, e não à Huayanapichu. Essa é uma rota mais pesada, demora cerca de 1h50 minutos para ser completa e não é aconselhável par quem não tem um bom preparo fisico (ao contrário da Huayana, que assusta, mas é tranquila de fazer). Infelizmente não tenho mais informações sobre esse tipo de ingresso, poucas pessoas optam por ele pelo que andei vendo na internet. Espero ter ajudado! Abraços!

    1. Olá, Marcela! Infelizmente, não recomendo o hotel que ficamos em cusco pois tivemos problemas lá. No entanto, ficamos em um ótimo hostel em Aguas Calientes. Era um dos mais baratos da cidade e era limpinho, tinha locker para guardas as malas e café da manhã. O nome dele era Pirwa Hostel Machu Picchu. Abraços!

  57. o site do ministerio da cultura do Peru,onde compramos os ingressos para Macho Piccho está em manutenção e não consigo comprar,por favor me ajude como devo fazer para comprar estes ingressos.

    1. Olá Cristina,

      Desculpa a demora para responder. Você conseguiu comprar as entradas? A única maneira é pelo site do ministério da cultura ou ao vivo lá em Cusco. Se o site ainda estiver fora do ar, vai ter que esperar voltar.

      Qualquer dúvida me procure!

      1. Oi Naália, me tira uma dúvida (se vc souber), vou pra machu picchu dia 24 de setembro, sou estudante e tenho 31 anos, tenho a carteirinha de estudante internacional. vc sabe se posso pagar meia? ouvi dizer que quem tem mais de 25 anos não pode, é verdade? Obrigada!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.