Tags:
Atlas: Santiago, Chile

Confiteria Torres, restaurante histórico em Santiago

Seiscentos metros separam o Palácio de La Moneda, sede da presidência do Chile, da Confitería Torres, um dos mais antigos restaurantes de Santiago. Fundada em 1879, a Confitería surgiu por uma razão no mínimo inusitada: o cozinheiro de uma família rica de Santiago era tão bom, mas tão bom, que o patrão dele se cansou de emprestar os serviços para os vizinhos. Resolveu abrir um negócio para o cozinheiro.

Pronto! Assim nasceu um dos endereços mais tradicionais para a comilança no Chile. A localização central e, claro, a comida, logo começaram a atrair gente importante. Até mesmo alguns presidentes do país, que passaram a ser frequentadores do local – a Confitería tem até uma parede só com retratos de ex-presidentes que comeram por ali.

Veja também: Onde ficar em Santiago, dicas de hotéis e bairros

O que fazer em Santiago – as principais atrações

Presidentes do Chile

Um dos mais celebres deles foi Arturo Alessandri Palma, que foi presidente em duas ocasiões, nas décadas de 20 e 30. Ele costumava deixar  o Palácio e caminhar até a Confitería, sempre acompanhado por Ulk, um dogue alemão. Até que frequentadores da Confitería acharam que seria engraçado levar outro dogue alemão para conhecer o cão presidencial. O resultado? Briga feroz entre os dois cães, que só foram separados com baldes e baldes d’água, deixando todo mundo (inclusive o presidente) molhado.

confiteria torres

Pensa que acabou? Outra fofoquinha presidencial envolve Ramón Barros Luco, presidente entre 1910 e 1915. Ele pedia sempre o mesmo prato: um simples pão com queijo e carne. O cozinheiro se acostumou tanto com o desejo presidencial que acrescentou o item ao cardápio. Hoje, Barros Luco, além do nome de um ex-presidente do Chile, batiza também um dos lanches mais populares do país.

A tradição presidencial não para por aí. A Confitería Torres mudou de dono e foi completamente reformada, ganhando uma espécie de porão. Hoje, é lá que políticos, artistas e gente importante costumam se encontrar. “O vice-presidente esteve aqui semana passada”, contou um dos responsáveis pelo restaurante, durante nossa visita ao local.

onde comer em santiago

Mas e a comida?

Ok, nessa altura você já entendeu que esse restaurante é cheio de história, uma espécie de Café Tortoni de Santiago, embora o ambiente do restaurante, até mesmo por conta da reforma, não seja tão grandioso quanto o irmão portenho. Mas e a comida? É boa?

dicas de onde comer em santiago

Estive lá no final de março, durante uma blogtrip pelo Chile, a convite do Valle Nevado. Foi minha primeira refeição em Santiago – paramos lá assim que chegamos do aeroporto. E gostei bastante, principalmente porque a especialidade da Confitería Torres é comida chilena. Para você ter uma ideia, veja como foi meu almoço por lá: ostras com queijo (é muito bom!), salmão e um sorvetaço de sobremesa. Para beber, a preferência (não só minha, mas de quase todo mundo que estava lá) foi o suco de framboesa. E outras coisinhas mais. 🙂

Quanto custa? O prato principal fica entre 40 e 50 reais, entradas e sobremesas saem por algo em torno de R$ 15, o que deixa a conta final com algo entre 80 e 90 reais por pessoa, dependendo do tanto que você come e bebe, claro. Uma boa opção para quem procura bons restaurantes, mas com preços que ainda entrem no bolso.

Comida Chilena

Onde comer em Santiago

Serviço: Confitería Torres

Alameda 1570, Centro de Santiago.
Estação de metrô Los Heroes.
Aberto de segunda a sábado, das 10h às 00h
Recentemente a Confitería abriu filiais no Palácio de la Moneda (vai ver para atender melhor a presidenta) e na Plaza Peru.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável em qualquer viagem. Não fique desprotegido no Chile. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício com nosso código de desconto.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Confiteria Torres, restaurante histórico em Santiago

  1. Oi Rafael, só uma observação. Ao ler que vc se referia a “Café Tortoni de Santiago”, acho que na verdade seria Buenos Aires, né?
    Adorei as dicas!

    1. Ei, Mariana. A ideia foi comparar mesmo. É como se esse fosse um “Café Tortoni de Santigo”, comparando com o famoso restaurante de Buenos Aires. 🙂

      Abraço e obrigado pelo comentário.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.