Tags:
Atlas: México

7 documentos para viajar para o México e passar pela imigração

Este texto é um guia com os documentos necessários para viajar para o México e passar pela imigração do país.

O México é o destino dos sonhos de muita gente: reúne história milenar, gastronomia riquíssima, muita força cultural e praias lindas. Some isso com a Cidade do México – uma das metrópoles mais interessantes do mundo – e já estão dados os motivos para tanta gente desembarcar no país.

Mas a força mexicana vai além: por estar permitindo a viagem de brasileiros e ser a melhor porta de entrada para os Estados Unidos, que exigem quarentena num terceiro país, o México se converteu na última parada da rota da vacina.

Vai ao México? Acompanhe o passo a passo abaixo para organizar sua viagem.

Tenha um passaporte válido

Em quase toda a América do Sul o turista brasileiro não precisa de passaporte: é possível viajar apenas com o documento de identidade brasileiro. Essa situação não se repete no México. Para entrar no país você precisa de um passaporte válido. O Itamaraty recomenda que o passaporte tenha pelo seis meses de validade a partir da data de sua entrada no país.

Precisa de visto para viajar para o México?

Desde maio de 2013 que a resposta é não, turistas brasileiros e viajantes de negócios não precisam de visto para entrar no México e lá permanecer por até 180 dias. 

Mas isso não significa que a passagem pela imigração seja garantida: há outros requisitos que precisam ser preenchidos. E o México, como qualquer outra nação, sempre pode impedir a entrada de pessoas. Inclusive, vale dizer que isso não é tão incomum assim. Em 2020, o Consulado brasileiro no país até emitiu um alerta sobre o assunto.

E atenção: quem vai ao México para estudar, fazer trabalho voluntário, trabalhar ou morar precisa de visto para entrar no país. A isenção vale apenas para turismo e negócios.

O seguro de viagem é obrigatório para viajar ao México?

Obrigatório não é, mas é fortemente aconselhável. E ainda mais no contexto da pandemia de covid-19, afinal o México é um dos países mais afetados pela doença em todo o planeta.

Por isso, é fundamental não só contratar um seguro de viagem, como também escolher um bom seguro, um produto que garanta cobertura em caso de covid, o que vai custar um pouco mais caro. E também, claro, que cubra outras emergências médicas, hospitalares e jurídicas.

Para fazer sua busca, nossa recomendação é que você use um comparador como a Seguros Promo, que fornece as principais opções e preços e informa quando o produto tem ou não cobertura para covid – após fornecer as datas da sua viagem, basta clicar na aba cobertura covid-19, destacada na imagem abaixo.

documentos para viajar para o méxico

Por conta de uma parceria do 360meridianos com a Seguros Promo, tem cupom de desconto para nossos leitores: 360meridianos05, que dá 5% off. Pague com boleto e garanta outros 5% de desconto.

Algumas opções de seguros para a América do Norte com cobertura para Covid

  • O Affinity 60 tem cobertura de até 60 mil dólares, vale em toda a América do Norte e tem cobertura para covid. Esse seguro é hoje dono do melhor preço e custo/benefício dentre as opções que cobrem problemas relacionados à pandemia.
  • O GTA 75 Euromax tem cobertura de até 75 mil euros, o que é muito bom. E também garante cobertura para covid-19.
  • O Intermac 60 Prata também tem ótima cobertura e preço competitivo, além de cobertura contra covid.

Os formulários de preenchimento obrigatório para entrar no México

Pouco antes de desembarcar, você receberá três formulários dos comissários de voo:

  • O Mexico Tourist Card, que é o documento oficial de imigração no país
  • O formulário da alfândega mexicana
  • Um formulário com dados sobre sua saúde (implementado no contexto da pandemia de covid-19)

Quem preferir acelerar o processo pode preencher o Mexico Tourist Card online. Mas atenção: você ainda assim precisa imprimir o documento.

Na imigração, esse formulário será carimbado, assim como seu passaporte. Guarde com cuidado a parte do formulário que ficará com você, chamada Exit Part, porque será necessário apresentá-la na saída do país.

Onde ficar na Cidade do México

Cidade do México

Passagem de volta

Para entrar no México é necessário ter a passagem de volta impressa. Muita atenção nisso, porque há casos de brasileiros que tiveram a entrada negada ao não apresentaram a documentação em papel. O documento apenas no celular ou em outro dispositivo digital não é suficiente.

Vai do México para outro país? Então você deve apresentar essa passagem. Esse é o caso de quem usa o México como ponte para tentar tomar a vacina contra covid-19 nos Estados Unidos. Você precisa apresentar sua passagem para aquele país na hora que fizer a imigração no México.

Passagens internas no México

Vai viajar pelo país? Segundo o Itamaraty, também é fundamental que você tenha todas essas passagens, seja de avião ou ônibus, impressas. Elas podem ser solicitadas pela imigração.

Comprovante financeiros para viajar pro México

Todo país exige que o visitante comprove meios de bancar a viagem. Em alguns casos a quantia é definida previamente – é o caso de muitos países da Europa, que exigem 60 euros por dia de viagem.

Na grande maioria, porém, não há um número mágico definido. É o caso do México, que exige apenas comprovação financeira compatível com a quantidade de dias que você vai ficar no país.

Esse dinheiro pode ser em espécie, como pesos mexicanos, euros ou dólares americanos, mas também pode ser um comprovante de limite de cartão de crédito ou de saldo bancário. Levar reais não é indicado, até mesmo pelo câmbio, que é muito ruim. O ideal, do ponto de vista da conversão, é comprar dólares no Brasil e levar com você.

Não é prudente ir sem nenhum dinheiro em espécie. E contracheques e carteiras profissionais não são obrigatórias, mas aconselhadas pelo Itamaraty.

Saiba mais: Quanto custa viajar para o México?

Comprovantes de reservas de hospedagem

Atenção nesse item! Em 2020, quando começou a crise dos brasileiros que tiveram a entrada no México negada, a comprovação da hospedagem foi o maior problema.

Você precisa ter (impresso, não se esqueça) comprovante de hotel com nome, endereço e telefone do estabelecimento. Isso é necessário para todos os dias que você vai passar no país. Por isso, é fundamental reservar sua hospedagem com antecedência.

Vai ficar na casa de alguém? Então você precisa de uma carta-convite. Ela é necessária mesmo que seu anfitrião vá até o aeroporto te receber.

Nesse link você encontra um modelo aceito pela imigração mexicana. E também não deixe de ler nosso guia de como fazer uma carta-convite.

Documentos para viajar para o México: vai a negócios?

Vai a negócios? Além de todos os documentos listados acima, você precisará de um comprovante (também impresso) com o nome, telefone, endereço e outros dados da empresa que motiva a sua viagem. Essa documentação também precisa ter o nome do funcionário dessa empresa.

  • Teve problemas na imigração? Você pode entrar em contato com o Consulado brasileiro no país. Anote o email: [email protected] 

E a vacina contra febre amarela?

Não é necessária a vacina contra febre amarela para entrar no México. No momento também não há nenhuma obrigatoriedade de comprovação de outras vacinas, inclusive a de covid.

documentos para viajar para o méxico San Cristóbal de las Casas

San Cristóbal de las Casas

Carteira de motorista internacional no México

Não é preciso ter carteira de motorista internacional para dirigir no México. Apenas sua carteira brasileira, válida e com uma foto em que você possa ser reconhecido, já vale. Leve também seu passaporte. Além disso, nenhuma locadora fecha negócio com quem não tem um cartão de crédito. Não vale cartão em nome de outra pessoa, tem que ser do motorista, com um bom limite, afinal será passado o caução e o valor do aluguel.

Documentos para viajar para o México? E a Covid-19?

O México é um dos poucos países do mundo que estão abertos para viajantes brasileiros. Além disso, não é necessário fazer teste prévio PCR e nem mesmo quarentena na chegada.

Seguro Viagem: Seguros Internacionais
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*
CORIS 30 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 23/dia*

Vacina contra covid-19 nos Estados Unidos: como funciona?

O turismo da vacina já é uma realidade. Vários estados oferecem a vacina para qualquer pessoa, sem a necessidade de comprovar residência ou de ser cidadão americano. No dia 11 de maio, o prefeito de Nova York anunciou que a cidade começará a vacinar turistas como uma forma até mesmo de atrair visitantes e movimentar o setor. A proposta seria usar a vacina da Johnson, de dose única, o que pode encurtar a viagem.

Os turistas brasileiros são permitidos nos Estados Unidos, mas antes é preciso que cumpram quarentena de 14 dias em um terceiro país. Essa quarentena pode ser feita em países como o Panamá, mas lá é exigido teste de PCR. Como o México não faz essa exigência, o país se tornou a principal parada de brasileiros em busca da vacina contra covid.

Quem optar por esse caminho precisa ainda de toda a documentação necessária para entrar nos Estados Unidos, incluindo o visto americano. Sobre isso leia nosso guia: 7 documentos necessários para entrar nos Estados Unidos.

Também é importante pesquisar quais cidades e estados americanos estão oferecendo a vacina para turistas. Nesse link você encontra uma lista sobre isso. Já o Vacine Spotter fornece locais de vacinação dentro do país.

Preciso de seguro de viagem para ir aos Estados Unidos?

Ao contrário do que ocorre na Europa e em alguns países da América do Sul, o seguro de viagem não é obrigatório para entrar nos Estados Unidos.

Mas vale a mesma coisa que falamos sobre o México: é uma péssima ideia viajar sem um, pelo bem da sua segurança financeira e da saúde. E ainda mais durante a pandemia de covid-19.

É que o atendimento médico nos Estados Unidos é um dos mais caros do mundo e questões simples, como uma consulta médica, podem custar centenas de dólares.

Mas você não precisa de dois seguros, um pro México e outro para os Estados Unidos. Pode contratar o mesmo produto para os dois países. Há vários seguros com cobertura em toda a América do Norte.

O 360meridianos faz parte do programa de afiliados da Seguros Promo.

Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “7 documentos para viajar para o México e passar pela imigração

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.