Tags:
Atlas: Roma, Itália

Como é a experiência do Eataly Roma

Eu me lembro bem do burburinho que foi quando iam lançar um Eataly em São Paulo, mas confesso que aquela foi a primeira vez que ouvi falar desse tal espaço gastronômico italiano. E então, quando peguei o trem de Roma Termini para Roma San Pietro, onde estava hospedada, e vi a enorme construção do Eataly Roma, na parada da Estação Ostiense, fiquei com vontade de incluir uma paradinha lá.

Se você, como eu, não sabe direito o que é esse tal de Eataly, este post é para você. E para os que já são velhos conhecidos do conceito, também segue uma avaliação do espaço em Roma, informações sobre preços, horários e tudo mais.

A primeira coisa a se dizer é sobre o Manifesto Eataly e de onde essa ideia surgiu:

Comer, Comprar e Aprender

Essas três palavrinhas estão espalhadas em alguns banners no espaço. O Eataly é mais do que um “grande mercado” ou uma “praça de alimentação”. É um lugar pensado para que as pessoas amem comida e descubram mais sobre ela. O conceito de criar um espaço que reuniria somente produtos de qualidade, feitos por produtores locais, surgiu em 2004, mas só três anos depois, segundo o site oficial, é que Eataly (junção de Eat – comer – e Italy) abriu a primeira loja em Turim.

Eles são mais do que um simples mercado porque compraram ações e são parceiros de 19 empresas italianas que produzem ou distribuem comida do país de alta qualidade, o que representa 25% dos produtos lá vendidos. Além disso, os outros 75% da oferta, que vai de água, vinho, carnes, queijos, massas e doces, são fornecidos por mais de dois mil produtores locais. 

Eataly Roma Itália - loja de milão

Loja Eataly em Milão, bastante parecida com a de Roma. Foto: Shutterstock

Hoje são quinze lojas Eataly espalhadas na Itália e 14 pelo mundo, incluindo São Paulo, Estados Unidos, Dubai e Japão. Além da venda de produtos, dentro do espaço há restaurantes e cursos diversos de culinária.

Leia também: Onde ficar em Roma – os melhores bairros

Massa fresca por 5 euros em Roma

Como é o Eataly em Roma?

O espaço do Eataly em Roma é gigante, construído num local que estava meio abandonado desde a Copa de 90, segundo eu li no blog Roma para Você, por ser um bairro não exatamente turístico e empobrecido, o Ostiense. Isso quer dizer que apesar de ser fácil de chegar, você tem que sair um pouco do circuito Coliseu, Fontana de Trevi, Vaticano para conhecer o local. O espaço fica do lado da estação Ostiense do trem ou da estação Pirâmide do metrô.

Mas para quem ama comida, eu acho que vale a pena! O Eataly Roma tem quatro andares divididos entre tipos de produtos e restaurantes. No térreo ficam produtos de laticínios, doces, sucos, vegetais e pães. Além disso, ali também são vendidos utensílios para cozinha e casa e livros sobre gastronomia.

eataly roma itália

No primeiro andar, o destaque são as massas, molhos e azeites. Tem vários tipos de massas frescas para vender! Ali também fica a minha seção favorita, dedicada aos queijos italianos e carnes embutidas (presuntos, salames, etc) – incluindo um tour pela produção da mozzarella di Caserta. Também nesse andar há uma área dedicada a cervejas, com direito a produção artesanal no local. No segundo andar ele vendem carnes frescas, peixes e vinhos!

Nos três andares há restaurantes dedicados a vender produtos que têm relação com o “tema” do andar e nomes bem fáceis de reconhecer, como “La Carne” ou “La Pasta”. Ou seja, no térreo tem gelateria, pasticceria, cafeteria… No primeiro andar ficam os restaurantes de pizza e massa, além de uma cervejaria (ou Birreria, em italiano). E no último andar ficam as osterias, restaurantes de carne e peixe. Você pode ver a lista completa de restaurantes do Eataly aqui.

No terceiro e último andar fica um restaurante mais sofisticado, uma cozinha escola do chef (3 estrelas do Michelin) Niko Romito, o restaurante Spazio. Além disso, também nesse andar ficam os espaços para as aulas. São cursos e degustações e vale a pena dar uma olhada no site e se cadastrar. Tem aulas de vários tipos e preços variados: dos 20 aos 70 euros por pessoa.

Quanto custa comer e comprar no Eataly Roma?

Claro que essa é uma pergunta muito importante para vocês que, como eu, viajam com um orçamento definido. O Eataly em Roma não é caro tipo impagável, mas também não é baratinho tipo a pizza da esquina. Eu e minha mãe almoçamos no “La Pasta”, que tem algumas opções de massa artesanal “al dente” feita em Gragnano, na região da Campânia. Eu escolhi a Carbonara e minha mãe Pomodoro com Mussarela de Bufala. A massa e as bebidas (cerveja italiana para mim, coca-cola para ela) saíram por 14 euros por pessoa.

eataly roma itália massa

eataly roma itália massa

Eu estava dando uma olhada no cardápio do Spazio e também não achei nenhum absurdo – apesar de estar acima do meu orçamento: pratos de 14 a 18 euros. Você pode conferir o menu aqui.

Depois, fomos dar uma volta pelo mercado e decidimos comprar alguns itens para a nossa janta: pães, queijos, salame,manteiga, pesto. Tudo deu 11,30 euros. E por fim, claro, não podia faltar o gelato do dia, que tinha o preço padrão das gelaterias italianas. Pedimos um grande de três euros para dividir.

Ou seja, vale ir para comprar alguns produtos especiais da Itália, todos concentrados no mesmo lugar e com a garantia da qualidade, além de ter a experiência de conhecer mais sobre a comida italiana em geral. É um passeio que eu recomendo.

Funcionamento do Eataly Roma

eataly roma itália

Foto: Shutterstock

O Eataly Roma fica aberto de segunda a sábado, das 9h à meia-noite. Os restaurantes abrem para almoço e jantar, costumam ficar cheios no final de semana. Para ir ao Spazio é preciso reservar com antecedência pelo telefone 06 90279240.

O endereço é Piazzale XII Ottobre. Metro B na parada Pirâmide (há um trajeto subterrâneo direto até o mercado) ou estação de trem Roma Ostiense.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 comentários sobre o texto “Como é a experiência do Eataly Roma

  1. Boa tarde!

    Com certeza está no meu roteiro de visita, porém, a Alitália não deixa trazer vinhos na mala. Snif, snif!
    Queria trazer massas diferenciadas (cruas mesmos). No Eataly,é um bom local para esse tipo de compras? Li que infelizmente, a Receita Federal aqui no Brasil, implica com alguns tipos de queijos (sei que precisa ser de maturação longa). Você conseguiu trazer alguns? Teve problemas? Obrigada!

    1. Oi Gisele,

      A lei mudou recentemente e passou a permitir mais tipos de queijo. Eu já entrei no Brasil com uma peça de um quilo de parmesão e minha irmã trouxe massa, sem nenhum problema.

      Essa proibição da mala eu nunca vi. Eu sempre trouxe muitos vinhos de Portugal.

  2. Olá Luiza. Vamos visitar Roma e com certeza vamos passar lá. Se for possível, enviarei fotos do prato. Amei o de São Paulo, porém o de Roma deve ser sensacional.Obrigada pela dica.
    Se tiver dicas boas de Porto, vamos passar lá também.

  3. Luiza, vou pra Itália em Novembro e quero muito conhecer o Eataly. Dá pra se comunicar tranquilo em inglês com os vendedores? Como foi com você?

  4. temos o eataly aqui em sampa…pra falar a verdade nao acho nada de especial
    assim como ja fui em NY e Chicago…..recem inaugurado…….e pra quem nao sabe o eataly vai abrir na avenida paulista.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.