Tags:

Feriados 2017: veja o calendário de folgas nacionais

Em pelo menos uma coisa 2017 já promete ser melhor que o ano anterior: no número de finais de semana prolongados. Se em 2016 até o Natal e o Réveillon escolheram finais de semana para acontecer, agora teremos vários feriados caindo nos melhores dias da semana: sexta ou segunda, permitindo viagens curtas e muito churrasco. Além disso, três datas caem em quintas-feiras, permitindo um feriadão de quatro dias. E isso sem falar nos calendários de estados e municípios e nos pontos facultativos, né? Use o calendário nacional de feriados 2017 para planejar suas viagens. E a partir de já!

Calendário nacional de feriados 2017

1º de janeiro (domingo)

Carnaval 2017: 25 de fevereiro (sábado), 26 de fevereiro (domingo), 27 de fevereiro (segunda), 28 de fevereiro (terça) e 1º  de março (quarta-feira de cinzas).

Semana Santa: 13 de abril (quinta-feira Santa, que é ponto facultativo, 14 de abril (sexta-feira da Paixão, que é feriado), 15 de abril (sábado) e 16 de abril (domingo).

Tiradentes: 21 de abril (sexta-feira, que é feriado), 22 de abril (sábado) e o domingo (23 de abril).

Dia do trabalho: 1º de maio (segunda-feira, que é o feriado, possibilitando um final de semana prolongado começando nos dias 29 e 30 de abril)

Corpus Christi: 15 de junho (quinta-feira), possibilitando um feriadão com os dias 16, 17 e 18 de junho.

Independência do Brasil: 7 de setembro (quinta-feira), possibilitando um feriadão com os dias 8, 9 e 10.

Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças: 12 de outubro (quinta-feira), possibilitando um feriadão com os dias 13, 14 e 15.

Dia do servidor público (ponto facultativo nacional): 28 de outubro, sábado.

Finados: 2 de novembro (quinta-feira), possibilitando um feriadão com os dias 3, 4 e 5 de novembro.

República: 15 de novembro (quarta-feira), o único feriado nacional do ano que não permite pelo menos um final de semana prolongado.

Natal: 25 de dezembro (segunda-feira).

Além dos feriados nacionais, acrescente no seu planejamento de viagens as datas comemorativas estaduais e municipais, como o 25 de janeiro (quarta), o 9 de julho (domingo) e o 20 de novembro (segunda), em São Paulo; o 8 de dezembro (sexta), em Belo Horizonte, e o 28 de julho (sexta), no Maranhão, apenas para citar alguns.

E o que fazer para viajar mais?

O primeiro passo é se planejar com antecedência. Se você gostaria de voar para longe de casa, o ideal é comprar suas passagens de três a quatro meses antes do feriadão. Por exemplo, abril de 2017 tem três feriadões nacionais para você viajar: a Semana Santa, de 13 a 16, Tiradentes, de 21 a 23, e o Dia do Trabalho, que é em maio, mas começa no mês anterior, de 29 de abril a 1º de maio. Caso você queira viajar em alguma dessas datas, compre suas passagens no começo de 2017 – é sua chance de pagar menos. E tenha em mente que a crise forçou as empresas aéreas a reorganizarem rotas e diminuírem bastante o número de voos. Ou seja, está mais complicado achar passagens baratas. Planejamento é a única solução.

Se as passagens de avião estiverem caras, não tenha medo de encarar a estrada. Há destinos interessantíssimos a poucas horas de estrada de você. E dá para conhecer outro estado em quatro dias – basta encarar viagens noturnas de ônibus para amanhecer em outro lugar.

Veja também: Praias do nordeste: seis roteiros para você viajar

5 sugestões de roteiros de mochilão pelo Brasil

5 roteiros de viagem pelo sul do Brasil

ouro-preto-2

Ouro Preto

Feriados 2017: onde ir?

Ainda dá para achar bons preços para o carnaval, mas para isso você precisa garantir suas passagens imediatamente. Outra alternativa é ir na contra-mão do movimento normal, que é em direção ao nordeste, e buscar outros destinos nessa época. Cidades como Belo Horizonte e São Paulo desenvolveram carnavais fortes nos últimos anos e ainda oferecem o bônus de poder fugir da folia, afinal há muito o que fazer nessas capitais quando você se cansar dos blocos.

Outras capitais com preços mais interessantes no carnaval são Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Vitória, no Espírito Santo, costuma ser procurada por conta das praias do sul capixaba, mas vale a pena ao menos consultar os preços dos voos.

Usina do Gasômetro, Porto Alegre

Porto Alegre

Sabe aquele monte de feriados de abril? Tem vários destinos legais que cabem ali. Se quiser praias, Espírito Santo e Santa Catarina são boas opções, assim como o litoral do Rio e o de São Paulo. Caso resolva ir ao nordeste, verifique a previsão de chuva antes – não chega a impedir a viagem, mas essa é a época molhada em muitas praias da região. Outras alternativas para esses mês são as cidades históricas mineiras – onde já parou de chover -; e o Pantanal, onde a melhor época começa justamente em abril e vai até setembro.

O período entre junho e agosto é uma boa época para conhecer os Lençóis Maranhenses, já que nesse período as chuvas começam a diminuir e as lagoas estão mais cheias – e bonitas. Que tal passar o feriado de Corpus Christi lá? Se não der, as cidades históricas mineiras são boas alternativas.  Bonito, que tem a estação seca entre maio e agosto, também é uma boa opção.

O feriado da Independência do Brasil é uma ótima oportunidade para você quebrar o cofrinho e conhecer Fernando de Noronha. Não que seja barato, mas é que setembro é o melhor mês no paraíso e quando a visibilidade debaixo d’água pode passar dos 50 metros! Outra possibilidade é conhecer a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, onde a melhor época é a da seca, que vai de maio a outubro.

Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

Caso você consiga emendar toda a Semana da Criança, em outubro, considere conhecer Belém, já que o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do planeta, ocorre no segundo domingo desse mês. Depois, aproveite o tempo para conhecer um grande estado chamado Pará e dê uma esticada até a Ilha do Marajó. O feriado de outubro também é uma ótima possibilidade para curtir a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina. Caso faça isso, procure voos para Navegantes.

Chegou novembro? Bem, essa é uma ótima época para ir em direção ao nordeste, que ainda tem preços bons. Eu estive em novembro de 2015 em Jericoacoara e adorei. Pesquise por voos para Fortaleza, Recife, Maceió, Natal e Salvador, entre outras opções. E não se esqueça do sul. O Natal Luz, maior festa de Gramado, no Rio Grande do Sul, já terá começado. Já o Natal mesmo a gente passa em casa, né?

Veja também: Como é o Natal Luz em Gramado

E lembre-se que este texto trás apenas algumas dicas práticas – há uma infinidade de lugares legais para conhecer e até alguns destinos sul-americanos podem ser visitados num feriadão de quatro dias, principalmente se sua cidade contar com voos diretos para lá. Fique de olho também nas passagens para Buenos Aires, Montevidéu, Santiago e Lima.

Já tem viagens planejadas para 2017? Conte pra gente qual será seu destino! 


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

26 comentários sobre o texto “Feriados 2017: veja o calendário de folgas nacionais

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.