Já fazia tempo que eu queria voltar a estudar espanhol. A oportunidade surgiu quando consegui algumas semanas livres, em abril. Em vez de marcar uma viagem qualquer, decidi que usaria o tempo para fazer um curso de espanhol em Barcelona. É claro que semanas não me tornariam fluente na língua, mas esse não era o objetivo. Eu queria ser capaz de entender melhor o idioma e quebrar a chavinha do portunhol que tanto me atormentava. Sendo assim, comecei a olhar opções em Madrid e Barcelona, para, de quebra, passar um tempo em uma das cidades mais legais da Europa.
Leia também:
• Os muitos sotaques do espanhol
• Espanhol não é português falado errado
Por coincidência, mais ou menos nessa época a SpeakEasy entrou em contato com a gente. A escola de espanhol em Barcelona, que é certificada pelo Instituto Cervantes, viu no 360meridianos uma oportunidade de divulgar seus cursos de espanhol para o mercado brasileiro. Decidimos que eu iria testar a qualidade da escola em um curso semi-intensivo de duas horas por dia, de segunda a sexta.
Se você gostar da ideia e se matricular com a SpeakEasy, não deixe de avisá-los que viu a dica aqui no 360meridianos. Quem se inscreve com a nossa indicação ganha a Classe de Conversação e Cultura. Como funciona: A cada 2 semanas de curso reservado, você ganha 1 semana de Classe de Conversação & Cultura .
Além desse cursos, a Speakeasy também oferece aulas intensivas, de quatro horas por dia, e os de longa duração, que duram a partir de seis meses e permitem que brasileiros consigam visto de trabalho na Espanha durante o período de estudos.
Como é estudar espanhol em Barcelona?
Algumas pessoas me perguntaram se fazia sentido estudar espanhol numa cidade onde se fala catalão. Mas a verdade é que todo mundo também fala espanhol em Barcelona. E nas três semanas que fiquei lá, usei o idioma com o cara da padaria, com o cara que copiava chaves, com as meninas do meu apê. Não praticava só no durante a aula, mas também no dia a dia, e me forcei a nunca falar inglês.
Como são as aulas de espanhol na SpeakEasy?
A SpeakEasy tem duas vantagens que me atraíram imediatamente: é acreditada pelo Instituto Cervantes, uma instituição pública espanhola que promove o ensino da língua e a disseminação da cultura hispânica. A outra é que as turmas são pequenas, de múltiplas nacionalidades e têm poucos brasileiros. Eu tinha colegas de todo mundo: coreanas, suecas, franceses, chineses, turcos, ingleses…
Eu gostei muito das aulas. Fiquei no nível A2.2 (que é o pré-intermediário alto). As duas horas passavam muito rápido, meu professor era muito bom. Um persa que morava em Barcelona desde a infância, era linguista, falava outros sete idiomas e só permitia que falássemos espanhol na aula. Em vez de deixar olhar palavras no Google ou no dicionário, fazia jogos entre os colegas para descobrirmos sinônimos em espanhol. No curso semi-intensivo, você avança de nível a cada três semanas e ganha um certificado de conclusão das aulas.
Uma amiga se matriculou no curso intensivo. Nessa modalidade, ela tinha duas professoras, uma para gramática e outra para vocabulário. Tanto ela, quanto a Lili, blogueira do Catálogos de Viagem, que cursa o nível avançado, foram só elogios para a qualidade das aulas.
Barcelona é uma cidade de programações intensas. A Speakeasy tem uma diretoria voltada para atividades que envolvam os estudantes, desde avisar sobre eventos imperdíveis e gratuitos até conseguir entradas em boates e ajudar em viagens pela Espanha. Vale a pena curtir a página deles no Facebook para acompanhar.
Quanto custa estudar espanhol na Espanha?
Gastos com o curso de espanhol em Barcelona
O semi-intensivo tem o valor de 69 euros por semana. Já o curso intensivo custa €129. Há ainda opções de um curso noturno, de seis horas por semana por 49 euros, e o super-intensivo, de €189. Quanto mais tempo você planeja estudar, mais barato saem as aulas: as semanas acumulam descontos progressivos de até 15%.
Cursos de longa duração, desses que permitem o visto de trabalho, são de 24, 30, 36 42 a 48 semanas. Os valores incluem todo o material e a documentação para o visto. Veja todas as opções.
Como posso transferir dinheiro, pagar o curso e outras despesas?
É possível pagar o seu curso no exterior de forma rápida, prática e segura. O melhor de tudo, economizando! A Remessa Online é o jeito mais rápido e barato de enviar dinheiro tanto para contas de pessoas físicas no exterior quanto para pagamentos de cursos exterior.
Para isso, você precisará de uma conta no exterior para receber os euros. Pode ser uma N26 ou C6, bancos que tem abertura facilitada, mas na Espanha você consegue abrir em vários outros bancos. Quase todos têm uma modalidade de conta para estudantes. Aqui você confere todos os procedimento para abrir uma conta na Espanha.
Quer saber o passo a passo de como fazer pagamentos e transferir dinheiro pro exterior e ainda ganhar um desconto de 10%? Aqui a gente te explica direitinho como funciona e porque é mais prático, econômico e seguro fazer as transferências com o Remessa Online.
Gastos com acomodação durante o curso de espanhol em Barcelona
Para quem fica menos de um mês em Barcelona, é mais fácil tentar encontrar um quarto em um apartamento ou ficar em hostel, ambas as opções podem ser encontradas em plataformas como Booking.com. Veja aqui um post com dicas de onde ficar em Barcelona.
Alguns lugares recomendados para estudantes em Barcelona são:
Quem ficar mais tempo consegue melhores condições de aluguel e tem o auxílio da escola para encontrar o piso compartido, ou um quarto em casa de família.
Para quem fica mais de 32 dias, uma boa opção para encontrar um lugar para ficar antes mesmo de chegar à cidade e conseguir um comprovante de residência para o visto é o Uniplaces, uma plataforma que reúne quartos e apartamentos para estudantes, com reserva segura.
Leitores do blog tem 10% de desconto nas taxas de serviço com o código 360MERIDIANOS. Veja aqui como funciona a Uniplaces.
Eu paguei cerca de 20 euros por noite. No total, deu 400 euros por todo o período.
Gastos com alimentação, transporte, passeios e outras coisas
Como a ideia é morar por um período em Barcelona, você pode e deve economizar comprando parte da sua comida no supermercado. Espere gastar entre 20 a 30 euros por semana com isso, se você for fazer comida todos os dias.
Sobre passeios e saídas, isso claramente vai variar de pessoa por pessoa. Eu gastei uma média de 70 euros por semana com saídas, bebida, restaurantes, entradas em passeios e transporte público.
Em um mês, foram 204 do curso, 400 da acomodação, 75 do supermercado, 210 com outros gastos, totalizando 889 euros. Ou seja, colocando assim na ponta do lápis, passar esse tempo estudando espanhol sai igual ou até mais em conta que fazer uma viagem por várias cidades da Europa.
Para quem pretende fazer os cursos de longa duração, recomendo fortemente que leia o texto da Natália Becattini sobre como é a vida em Barcelona, visto que ela morou por um ano na cidade.
A esse valor, que é uma média, você precisa somar dois gastos em reais: as passagens de avião e o seguro de viagem, que é obrigatório para entrar na União Europeia. No link, explicamos como conseguir um bom seguro, com cupom de desconto.
Precisa de visto para fazer um curso de Espanhol em Barcelona?
Brasileiros não precisam de visto para ficar na Espanha por até 90 dias. Ou seja, se seu curso for menor que esse período, não tem que passar por nenhuma burocracia de visto, empadronamento, NIE, nada disso. Basta embarcar e levar os documentos necessários para a imigração.
Mas se você for fazer um curso de longa duração, vai precisar do visto de estudante. Quem fica mais de seis meses também precisará solicitar o NIE quando chegar na Espanha. Já explicamos detalhadamente como fazer isso, então sugiro seguir esse passo a passo que já fizemos aqui no blog.
Seguro de viagem para a Europa
Independentemente do tempo que for durar o seu curso de espanhol em Barcelona, contratar um seguro de viagem é essencial. Além da apólice ser obrigatória na sua entrada na Europa, um bom seguro te protege em caso de doenças, acidentes ou mesmo problemas com a sua viagem.
Há seguros de viagem específicos para o seu intercâmbio, que preveem estadias mais longas nos países de destino. Aqui nós explicamos direitinho como escolher o seu e damos dicas dos melhores para cada caso, com cupom de desconto. Abaixo você confere algumas ofertas selecionadas para os leitores do blog:
Como praticar espanhol na Espanha gastando pouco
Praticar o espanhol na Espanha pode ser uma excelente forma de ficar afiadíssimo no idioma. Mas se para você os euros estão boicotando esse sonho, não precisa desanimar! Há formas alternativas de praticar o espanhol fora do Brasil, seja na Europa ou em outros países da América Latina.
Muita gente tem participado dos programas de Work Exchange justamente com essa finalidade! Além de ser uma forma de viajar economizando muito na hospedagem, eles também acabaram se tornando uma ótima opção para quem também quer aprender ou melhorar o conhecimento em uma língua por serem baratos e flexíveis. Você pode também fazer algumas semanas de aula e estender a experiência com um voluntariado, o que acha?
Em Barcelona, por exemplo, há oportunidades para trabalhar em um hostel em troca de hospedagem e aproveitar os momentos de trabalho e as interações com os clientes para dar um gás no seu espanhol; para trabalhar como cozinheiro em um retiro vegetariano; como ajudando em uma horta; fazendo pequenos reparos em um centro cultural ou como social media, fotógrafo ou video maker, além de várias outras oportunidades espalhadas pela cidade ou por outros cantos da Espanha!
Os programas se adaptam a viagens de qualquer duração, não tem limite de idade e a diversidade de destinos é muito grande. No Worldpackers, parceiro do blog, a membresia custa U$ 49 por pessoa ou U$ 59 para um casal ou dupla de amigos, e você pode participar de quantos programas quiser durante um ano.
Leitores do 360meridianos ganham U$ 10 dólares de desconto!
basta utilizar o cupom 360MERIDIANOS na hora da compra. Clique aqui para saber mais sobre o programa.
No valor, está incluído um seguro que te ajuda a achar outra atividade caso você encontre condições diferentes da combinada ao chegar. E o site é brasileiro, logo, você tem suporte 24 horas em português.
Inscreva-se na nossa newsletter
Oii você poderia falar onde vc ficou pagando 20 euros por noite? Foi quarto ? Poderia me falar o nome?
Oi Marcela,
Eu aluguei diretamente com a proprietária um quarto na casa dela. Não tenho como te falar o nome porque sei que o quarto não está mais disponível. Mas busque no airbnb e idealista.
Luiza, muito legal teu texto. Eu tenho uma dúvida meio besta, mas a partir de que lingua é ensina o espanhol na SpeakEasy?
Oi Karine,
As aulas são inteiras em espanhol. O professor não fala outra língua não. Você pode perguntar alguma tradução do português ou do inglês, se precisar
Bom dia.
Quero fazer um curso de espanhol + inglês na Espanha.
Minha filha vai estudar balé por um ano e como quero acompanhá-la nessa experiência, gostaria de ver a possibilidade de um curso de idiomas que contemple o prazo de um ano.
Já tenho passagem comprada e o seguro de viagem.
Desde já agradeço a atenção, ficando no aguardo de um breve retorno.
Oi Ariádne,
Não sei te indicar curso de inglês especificamente, mas certamente você encontrará algum. Veja inclusive se as universidades não oferecem algo do tipo ao público em geral.
Gosto muito de falar espanhol tbm!
🙂
🙂