Tags:
Atlas: Allepey, Cochim, Kovalam, Kerala, Índia

Kerala: praias, rios e floresta tropical no sul da Índia

Localizado no extremo sudoeste do país, o estado indiano do Kerala talvez não seja um grande conhecido da maior parte dos turistas que decidem se aventurar pela Incredible India. No entanto, aqueles que resolvem fugir da rota tradicional e desbravar o sul do subcontinente dificilmente vão escapar de pelo menos uma parada nos agradáveis refúgios que misturam praias, rios e uma familiar floresta tropical.

Com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Índia, uma taxa de alfabetização que ultrapassa os 90% e o título de estado menos corrupto do país, o Kerala possui ruas limpas e uma infraestrutura turística bem acima dos padrões indianos.

Assim como Goa, a região apresenta fortes resquícios da presença portuguesa no local. Foi ali que o navegador Vasco da Gama desembarcou em 1498, após cruzar o Cabo da Boa Esperança, deixando muitas igrejas, uma significativa população cristã e um grande interesse por futebol. No país do críquete, este é um dos poucos lugares em que um sorriso e o nome “Ronaldinho” vão aparecer assim que você contar de onde veio.

Kovalam

Kovalam praia no Kerala

Para quem mora em um país com quase 10.000 km de litoral, se impressionar com uma praia pode ser difícil. Kovalam não é nada paradisíaca e o mar não é dos melhores para banho, mas é uma boa opção para quem quer se banhar no oceano Índico.

Além de ser mais tranquila e vazia que as praias de Goa, as autoridades de Kovalam parecem estar verdadeiramente preocupadas com um inconveniente para as estrangeiras que resolvem tirar a roupa por ali: os paparazzi indianos que fazem de tudo para ver e fotografar turistas de biquíni.

Se você se sentir constrangida com as câmeras ou olhares alheios, basta procurar por algum dos salva-vidas que estão a postos a cada 10 metros na praia. Eles vão mandar os inconvenientes circularem e até mesmo apagarem eventuais fotos. Lembrando que este tipo de comportamento com relação às mulheres é algo muito sério na Índia e pode dar até cadeia, dependendo da gravidade da situação.

Kovalam também é, na minha opinião, um dos melhores lugares para comer na Índia. Os restaurantes localizados na beira da praia servem ótimos peixes frescos a preços razoáveis.

Alleppey (Ou Alappuzha)

Kerala Backwaters

Allepey, mais uma cidade que entra na briga para descobrir quem é a “Veneza do Oriente”, é provavelmente o melhor lugar para desfrutar da principal atração do Kerala: as backwaters, um complexo de canais, lagos e rios ligados em uma cadeia labiríntica de mais de 900 km.

Não perca muito tempo na cidade. Alugue logo a embarcação que cabe no seu orçamento (de canoa a grandes barcos-casa de luxo) e comece a desbravar os caminhos aquáticos. Os tours podem durar desde um até vários dias, dependendo da sua preferência, e geralmente incluem refeição típica do Kerala e vislumbre da vida cotidiana da população ribeirinha.

Veja também: Os fantásticos backwaters do Kerala

Kerala, cidade de Alleppey

Cochim

A maior cidade do estado, Cochim é provavelmente o lugar do Kerala com mais atrações. Se você veio de trem, sua estação vai ser na parte da cidade chamada Ernakulam, mas nem perca tempo por ali. Pegue uma ferry (Rs. 2) e vá direto para Fort Cochim, a região mais turística.

Rede de pesca Chinesa no Kerala

Por ali, uma boa ideia é negociar um tour com algum motorista de Rickshaw. Ele vai te levar por todos os pontos importantes da cidade por algo em torno de 70 rúpias. Em troca, você só precisa visitar duas ou três lojas de souvernir. Se isso acontecer, fique 15 minutos e não compre nada, pois os preços nesses lugares são abusivos.

Entre as principais atrações da cidade está a igreja na qual Vasco da Gama foi enterrado. O túmulo ainda está lá, mas os restos mortais foram levados de volta para Portugal pouco anos depois pelo filho do navegador. As redes de pesca chinesas (foto acima) podem ser vistas em um trecho da praia e, por algumas rúpias, os pescadores até deixam você operar uma delas.

Fábrica de especiarias indianas

Aproveite para visitar também a Sinagoga e a rua judaica (Jew Street), a fábrica de gengibre e especiarias e o Museu Indo-Português.

Veja também: Todas as atrações de Cochim, a Índia dos navegadores portugueses 

Informações turísticas sobre o Kerala

Como chegar

Como em quase toda a Índia, a forma mais segura, barata e confortável de viajar é de trem. No entanto, se você estiver na região norte do país, uma viagem de avião será muito mais rápida (e também segura).

Quanto tempo ficar

As cidades do Kerala são muito agradáveis e você pode querer parar por mais alguns dias apenas para aproveitar a atmosfera do lugar e relaxar um pouco. No entanto, se você está com pressa, nenhuma requer mais de dois dias para ver tudo com calma.

backwaters kerala casas.jpg

Aonde ir

De lá é fácil conseguir trens para o Tamil Nadu ou seguir para norte. Nossa rota nos levou para Hampi, com um rápido stop over em Bangalore, mas você também pode seguir para Goa ou para Mumbai.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

38 comentários sobre o texto “Kerala: praias, rios e floresta tropical no sul da Índia

  1. Olá, estou aqui em Delhi e planejo ir para Kerala no final do mês. Estou disposta a ir de trem, mesmo sabendo da longa distância. Queria saber se vocês quando foram fizeram por trem, e se sim, como foi o trajeto, levou dois dias mesmo? faz parada? como é a vista etc.
    Obrigada!

  2. Oi, pesssoal!
    Sempre acompanho o blog de vcs pois tbm estou em um intercambio na India 🙂 Acontece que meu pai vira pra ca no feriado do Holi no ano que vem e eu estava pensando em ir para o sul da India pois sao apenas quatro dias… Qual roteiro vcs podem me indicar? Estava pensando em Mumbai e alguma das cidades desse post mas tenho receio que fiquei muito corrido… Podem me ajudar? 😀
    Ahh, meu pai e o tipo de pessoa que quando viaja so descansa a noite, entao durante o dia tem que ter atividade o tempo todo…hahaha!

    1. Paula, se são apenas quatro dias, sugiro ir para apenas um lugar. Mumbai, por exemplo, já tem muito o que fazer. Você pode usar um dos dias para ir à Elephanta Caves e, se tiverem pique, dá para ir até Elora Caves em outro dia também… Se você for pro Kerala, deixaria mumbai de lado e focaria em Fort Cochim e Allepey…

      Abraços!

  3. Ola Natalia! que bom poder contar com suas dicas, estou programando conhecer o sul da India gostaria de conhecer e hospedar em algum Spar ou asharam de Ayurveda fui informada que a região de Kerala tem muitos vc pode indicar cidade ou local ? Grata

      1. Oi Ana Leda, fui para o Sul da Índia em outubro último. Nos 6 últimos dias da viagem ficamos no Somatheram SPA de Ayurveda. Maravilhoso. Fica em Kerala. Lá você recebe diariamente massagem de duas horas por profissionais femininas. Elas te põem nua sem qualquer constrangimento. Fiquei super à vontade, e olha que sou muito tímida. No SPA você tem 3 excelentes refeições por dia. Vc se alimenta muito bem e não engorda. Consulte http://www.somatheeram.in/ Espero ter ajudado. Um Grande abraço. Namastê

  4. Ola Natália! Nossa, as dicas que vocês deixam pra gente são maravilhosas. Eu fiquei ainda super feliz quando vi tanta gente falando do Kerala.É justo pra lá que vou com um pequeno grupo de pessoas, agora em setembro. Nos últimos 5/6 dias da viagem vamos para um SPA, que promete muito. Obrigada Natália pelas dicas de valores que você me passou.
    Seu blog é fantástico e está contribuindo muito para outras pessoas interessadas. Abraços

  5. Oi Natália, obrigada pelos links. Apreciei muito. Estou um pouco perdida com relação ao money. Por exemplo, se eu comprar no Kerala, digamos, uma bata branca (adoro), quanto pagarei?? Uma roupa + típica, um lenço, quanto me custarão? Eu gostaria de ter uma base nos preços, considerando dólar x rúpia. Se vc quiser, pode fazer comparações diferentes das minhas. Eu só preciso de um parâmetro. Namastê !! Obrigada

    1. Ei Sônia, olha, um lenço comum (que não é de pashimina e tal), costuma custar entre 200 e 600 rúpias. Uma sári pode sair a partir de 2000 rúpias, mas isso depende de onde você compra, tem lugares muito mais caros. Uma refeição em um restaurante pode custar entre 200 e 500 rúpias. Em hotéis simples (guesthouses), espere pagar entre 600 e 1000 rúpias pelo quarto. Por aí vai. Espero ter ajudado.

      Abraços!

  6. Olá,
    estou indo para Índia em outubro e passarei 20 dias. Meu planejamento é fazer parte do roteiro tradicional ( Delhi, Varanesi,Rishikesh e Khajuraho) e deixar, talvez, os últimos 10 dias pra conhecer Cochim, Kovalam e Allepey. Depois passar alguns dias Mumbai e voltar para o Brasil. Qual a melhor maneira de ir de Delhi para o Kerala? Exsite um trem que faça esse trajeto? E em kerala, existem barcos que façam esse trajeto entre estas 3 cidades?
    Um grande abraço e muito obrigada pelas dicas.

    1. Ei Cintia, achei seu planejamento meio corrido no norte, muitas cidades para poucos dias. Sugiro a leitura desses posts para organizar seu roteiros: https://www.360meridianos.com/2012/06/como-viajar-de-trem-na-india.html e https://www.360meridianos.com/2013/12/roteiros-viagem-sul-da-india.html e https://www.360meridianos.com/2013/04/dicas-roteiro-de-viagem-india.html

      De Delhi pro Kerala vc pode ir de trem ou avião. No Kerala pode se locomover de trem tbm. Não sei se dá pra fazer o trajeto de barco.

      Abraços

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.