Memorial Minas Gerais Vale: visita ao museu em BH

Sabe aquela história de que a gente não valoriza o que é de casa? Só isso explica porque eu demorei tanto para visitar o Memorial Minas Gerais Vale, que fica no Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

Quando eu tive a ideia de fazer um post sobre os fantasmas de BH, descobri que no memorial tinha uma sala que conta a história da cidade através nas lendas urbanas. Por isso, planejei uma visita ao museu como pesquisa de campo. Sim, precisou disso tudo para eu finalmente conhecer uma atração tão legal que com certeza estaria no meu roteiro de viagem para qualquer lugar.

Leia também:
O que fazer em BH: melhores atrações
Onde ficar em BH: melhores bairros

O que é o Memorial Minas Gerais Vale?

O Memorial Minas Gerais Vale faz o tipo “museu de experiência”, o que quer dizer que, mais que exibir coisas, ele busca engajar o visitante por meio de atrações interativas e que mexem com os nossos sentidos. As exposições prestam uma homenagem à história, cultura e povo de Minas Gerais em seus mais diversos períodos e regiões.

Memorial Minas Vale

A sala dos fantasmas é uma das mais concorridas do museu, mas deve ser visitada com cuidado por quem vai com crianças pequenas, que podem se assustar com o vídeo.

Outra que me chamou a atenção foi a que aborda a religiosidade do povo mineiro, pela riqueza da decoração e do artesanato exposto. Como minha família tem um pé no Vale do Jequitinhonha (minha mãe nasceu lá), eu também me encantei com a sala que exibe a arte local.

Memorial Minas Vale BH - Religiosidade

Artesanato Jequitinhonha - Minas Vale

E claro, como não poderia deixar de ser, uma das minhas favoritas foi a sala que presta uma homenagem aos escritores mineiros Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

Memorial Minas Gerais Vale - Escritores

Museu Minas Vale - BH

Quem gosta de história precisa passar pela sala Vilas Mineiras. Localizada no segundo piso, expões uma enorme maquete que reproduz uma cidadezinha de Minas nos séculos 17 e 18, com direito a efeitos luminosos para mostrar o entardecer e anoitecer. Um áudio conta, para quem quiser ouvir, detalhes sobre cotidiano dos habitantes da época, do tipo quantas camisolas de seda eles costumavam ter e coisa e tal.

Memorial Minas Gerais Vale BH

O Memorial Minas Gerais Vale foi construído no prédio onde, antigamente, funcionava a Secretaria da Fazenda. Por isso, a construção é uma atração à parte. A fachada, as janelas e a escadaria central enchem os olhos e merecem também uma porção de cliques.

Escadaria do Memorial Minas Gerais Vale BH

Além da exposição permanente, o Memorial também oferece diversas exposições temporárias, eventos e mostras de cinema. Para ficar ligado na programação, clique aqui.

Fachada do Memorial Minas Gerais Vale BH

Memorial Minas Gerais Vale – Serviço

O Museu fica na Praça da Liberdade, s/n, bem na esquina com a Gonçalves Dias e ao lado da Biblioteca Pública. A entrada é gratuita e lá dentro há uma lojinha para a venda de livros e uma cafeteria que serve diversos tipos de lanches, e como não podia deixar de ser, tem uma parede repleta de cachaças. Site oficial.

Horário de funcionamento:

De terça a sábado, das 10h às 17h30

Às quintas, das 10h às 21h30

Aos domingos, das 10h às 15h30

A visita demora em torno de 40 minutos e 1h30, dependendo do seu ritmo.

Mais informações  pelo telefone: (31) 3343 7317.

Para outras experiências incríveis e autênticas em Belo Horizonte, clique aqui

Onde ficar em Belo Horizonte

Se você vem a turismo, alguns dos bairros mais recomendados para hospedagem são:

  • Savassi
  • Lourdes
  • Centro
  • Pampulha
  • Floresta e Santa Tereza

Tirando a Pampulha, todos os outros são bairros relativamente centrais. Todos contam com boa infraestrutura gastronômica e hoteleira e você terá fácil acesso a diversas atrações turísticas.

Recomendamos o Hotel Holiday Inn, de onde saem vans diárias para o Inhotim.  Vivenzo Savassi e Ibis BH Savassi, são outras opções. O Hostel Savassi é a opção econômica/mochileira mais próxima.

Na Pampulha, o Bristol Pampulha Liel e vira e mexe recebe times de futebol.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários sobre o texto “Memorial Minas Gerais Vale: visita ao museu em BH

  1. já passei por la e amei ainda mais a sala do O POVO MINEIRO
    eu sou de minas então deu para eu entender o que que e a historia do meu estado
    UÉ mas ao e isso só não tem muito mais e para vocês saberem vão ter que visitar

  2. Gostei muito de saber a respeito do Memorial.
    Bom passeio para levar meu sobrinho pré adolescente.
    Obaaaa!!
    Gosto muito de fantasmas e de cachaça eu também gosto(moderadamente)!!

    Um abraço!!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.