Tags:
Atlas: Cidade do México, México

Segredos, rituais e magia no maior mercado de bruxaria e esoterismo do México

De trás de lenços que pendiam do teto e de uma estante de ervas, colares de contas e uma enorme estátua da Santa Morte, uma mulher de cabelos artificialmente ruivos e roupa azul vibrante lê a sorte de um senhor de meia idade nas cartas. Sua pequena loja no Mercado Sonora oferece, entre prateleiras abarrotadas, uma variada seleção de objetos que vão de pés de coelho a imitações de crânios humanos.

Os corredores estreitos e escuros do mercado parecem guardar a solução para qualquer problema, dos corações sofridos aos bolsos endividados. A depender da gravidade, a cura pode ser uma vela, um sabão especialmente preparado com os ingredientes corretos, um vudu ou algum tipo de amuleto inusitado. Ali, é possível solicitar aos deuses, espíritos e outras entidades sobrenaturais um novo emprego, conquistar ou esquecer um amor, encomendar uma vingança a algum inimigo, curar-se de algum mal e até mesmo conseguir ajuda com tarefas mais cotidianas, como destravar ações judiciais. Situações complexas, no entanto, podem exigir encantamentos e feitiçarias mais elaboradas, que serão preparadas pelos bruxos e feiticeiras ao gosto do freguês.

Inaugurado em 1957, o Mercado Sonora faz parte de um enorme complexo de mercados populares no centro da Cidade do México, conhecido como Mercado Merced. Ali, é possível encontrar de tudo: brinquedos, produtos falsificados, corredores inteiros de barraquinhas de comida, animais vivos para venda, roupas, eletrônicos, artigos de sex shop, bugingangas da china e o que mais a imaginação pedir. Mas foi debaixo da estrutura amarelo-vibrante deste mercado em particular que bruxos das mais diversas artes se reuniram para criar o maior centro comercial esotérico do país.

Ao todo, são mais de 400 comerciantes – muitos deles se denominam xamãs, bruxos ou feiticeiros – a venderem seus produtos por ali. As lojas montadas no Mercado Sonora contemplam uma larga gama de crenças esotéricas. Do Vudu à Santa Morte – um culto mexicano com raízes pré-hispâncias -, passando pela Santeria – uma religião afro-americana muito comum no México e em partes do Caribe. Ao lado das estátuas de entidades pertencentes a esses cultos, santos católicos completam a decoração. Uma evidência do enorme sincretismo religioso que permeia a espiritualidade dos mexicanos.

“Que buscas, chica?” – pergunta uma jovem ao me ver passar por um corredor atulhado de ervas. “Uma limpeza para a alma?”, ela pergunta. A limpeza é um dos serviços mais oferecidos no mercado. Por cerca de US$8, seu espírito é purificado com uma mistura de fumaça de ervas, tabaco e mezcal, um destilado comum no país. O ritual é associado aos indígenas náhuatl, os descendentes dos astecas, e é realizado diariamente na Praça do Zócalo por xamãs com roupas típicas.

Mercado Sonora na Cidade do México – Informações para visita

Endereço: Av. Fray Servando Teresa de Mier 419, Venustiano Carranza, Merced Balbuena, Cidade do México.

Como chegar: Os metrôs mais próximos são o Merced, da linha 1 (rosa), e o Fray Servando, da linha 4 (turquesa).

Funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingos e feriados das 9h às 17h.

Site oficial

Leia também: Zócalo: Roteiro pelo centro da Cidade do México e Roteiro de quatro dias na Cidade do México.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Segredos, rituais e magia no maior mercado de bruxaria e esoterismo do México

  1. Uau!!!

    E essas fotos, foi complicado pra tirar? O povo ficou de boa? Pergunto porque muitas vezes, nesses mercados mais rooots, não deixam fofografar, ficam bravos ou pedem dinheiro.

    1. Nada, foi super tranquilo! Acho que estão acostumados. A pena foi que eu estava sem minha câmera e só pude sacar com o celular. 🙂

  2. Amei!!!

    Estou adorando visitar esse blog maravilhoso, sempre tem posts legais.

    Parabéns!!!

    Posso compartilhar esse post no meu facebook?

    Quero compartilhar com as minhas amigas!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.