Tags:
Atlas: Cidade do México, México

Segredos, rituais e magia no maior mercado de bruxaria e esoterismo do México

De trás de lenços que pendiam do teto e de uma estante de ervas, colares de contas e uma enorme estátua da Santa Morte, uma mulher de cabelos artificialmente ruivos e roupa azul vibrante, lê a sorte de um senhor de meia idade nas cartas. Sua pequena loja no Mercado Sonora oferece, entre prateleiras abarrotadas, uma variada seleção de objetos que vão de pés de coelho a imitações de crânios humanos.

Os corredores estreitos e escuros do mercado parecem guardar a solução para qualquer problema, dos corações sofridos aos bolsos endividados. A depender da gravidade, a cura pode ser uma vela, um sabão especialmente preparado com os ingredientes corretos, um vudu ou algum tipo de amuleto inusitado. Ali, é possível solicitar aos deuses, espíritos e outras entidades sobrenaturais um novo emprego, conquistar ou esquecer um amor, encomendar uma vingança a algum inimigo, curar-se de algum mal e até mesmo conseguir ajuda com tarefas mais cotidianas, como destravar ações judiciais. Situações complexas, no entanto, podem exigir encantamentos e feitiçarias mais elaboradas, que serão preparadas pelos bruxos e feiticeiras ao gosto do freguês.

Inaugurado em 1957, o Mercado Sonora faz parte de um enorme complexo de mercados populares no centro da Cidade do México, conhecido como Mercado Merced. Ali, é possível encontrar de tudo: brinquedos, produtos falsificados, corredores inteiros de barraquinhas de comida, animais vivos para venda, roupas, eletrônicos, artigos de sex shop, bugingangas da china e o que mais a imaginação pedir. Mas foi debaixo da estrutura amarelo-vibrante deste mercado em particular que bruxos das mais diversas artes se reuniram para criar o maior centro comercial esotérico do país.

Ao todo, são mais de 400 comerciantes – muitos deles se denominam xamãs, bruxos ou feiticeiros – a venderem seus produtos por ali. As lojas montadas no Mercado Sonora contemplam uma larga gama de crenças esotéricas. Do Vudu à Santa Morte – um culto mexicano com raízes pré-hispâncias -, passando pela Santeria – uma religião afro-americana muito comum no México e em partes do Caribe. Ao lado das estátuas de entidades pertencentes a esses cultos, santos católicos completam a decoração. Uma evidência do enorme sincretismo religioso que permeia a espiritualidade dos mexicanos.

“Que buscas, chica?” – pergunta uma jovem ao me ver passar por um corredor atulhado de ervas. “Uma limpeza para a alma?”, ela pergunta. A limpeza é um dos serviços mais oferecidos no mercado. Por cerca de US$8, seu espírito é purificado com uma mistura de fumaça de ervas, tabaco e mezcal, um destilado comum no país. O ritual é associado aos indígenas náhuatl, os descendentes dos astecas, e é realizado diariamente na Praça do Zócalo por xamãs com roupas típicas.

Mercado Sonora na Cidade do México – Informações para visita

Endereço: Av. Fray Servando Teresa de Mier 419, Venustiano Carranza, Merced Balbuena, Cidade do México.

Como chegar: Os metrôs mais próximos são o Merced, da linha 1 (rosa), e o Fray Servando, da linha 4 (turquesa).

Funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingos e feriados das 9h às 17h.

Site oficial

Leia também: Zócalo: Roteiro pelo centro da Cidade do México e Roteiro de quatro dias na Cidade do México.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Segredos, rituais e magia no maior mercado de bruxaria e esoterismo do México

  1. Uau!!!

    E essas fotos, foi complicado pra tirar? O povo ficou de boa? Pergunto porque muitas vezes, nesses mercados mais rooots, não deixam fofografar, ficam bravos ou pedem dinheiro.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.