Mirante do Mangabeiras, a melhor vista de Belo Horizonte

Embora existam mirantes no centro de Belo Horizonte, poucos estão abertos ao público. Por sorte a situação é outra no sentido inverso, para observar a cidade a partir da Serra do Curral: o Mirante das Mangabeiras é um ponto turístico da cidade há décadas. Vai passar por aqui? Além de curtir os bares, aproveitar os museus e conhecer o clima e a culinária da capital mineira, seria um erro voltar para casa sem contemplar a vista de Belo Horizonte.

Veja também:
O que fazer em Belo Horizonte
Onde ficar em Belo Horizonte
Parque da Serra do Curral: natureza perto de Belo Horizonte

Vista de Belo Horizonte

Como quase todo belo-horizontino, eu fui ao mirante pela primeira vez durante a infância e repeti a dose de tempos em tempos, ao longo da vida. Até 2012 o local era acessível 24h por dia, não tinha estrutura e chegou a enfrentar problemas por conta disso. Violência e barulho eram reclamações constantes dos moradores da região.

Como o Palácio das Mangabeiras, residência oficial do Governador de Minas, fica atrás do Mirante, um dia o poder público resolveu prestar atenção ao problema que acontecia em seu quintal.

Vista de BH

O Mirante do Mangabeiras foi fechado para reforma no começo de 2012. Reaberto sete meses depois, o local ganhou guarita, vigilância constante da Guarda Municipal, dois decks de madeira e um novo paisagismo. As regras também mudaram, mas o passeio permanece de graça. Estive lá no último fim de semana, a minha primeira passagem pelo Mirante do Mangabeiras desde a reforma. Gostei das mudanças.

Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte

Casas do Mangabeiras e centro da cidade

Como visitar o Mirante do Mangabeiras

O Mirante fica no bairro Mangabeiras, um bairro nobre ao pé da Serra do Curral. Chegar lá é fácil. Se você for de carro, basta subir a Avenida Afonso Pena até o final, na Praça da Bandeira. Depois, continue subindo, agora pela Avenida Agulhas Negras, até a Praça do Papa. Conselho: pare alguns minutos por lá, porque o visual já é incrível.

Praça do Papa, BH

Praça do Papa

Agora circule a Praça do Papa até a rua Professor Lourenço Menicucci, à direta. Pronto! Basta seguir as placas por cinco minutos e você estará no Mirante. Também é possível ir de ônibus. O 4103 passa no centro e te deixa na Praça do Papa. De lá você precisará caminhar por 15 minutos, morro acima, para chegar ao Mirante.

Desde a reforma não é mais permitido o estacionamento de veículos na área do mirante e mesmo a entrada só é permitida para idosos ou portadores de necessidades especiais. Os outros motoristas devem parar na rua e subir os últimos metros a pé. Aproveite para comprar água, pipoca ou qualquer guloseima do lado de fora, já que ambulantes não são permitidos dentro do Mirante.

Mirante do Mangabeiras Belo Horizonte

O mirante permite a vista em dois níveis e não estava cheio nem no fim de semana em que estive lá. Você pode levar seu animal de estimação, mas deve estar de coleira e você precisa limpar qualquer bagunça que o bichinho fizer. O jardim do mirante é bonito, mas, vale lembrar, não é permitido tirar flores de lá.

Tente ir num dia de céu claro ou, se for possível, na hora do pôr do sol. Do Mirante do Mangabeiras é possível ver o centro da cidade, a Praça da Bandeira, a Serra do Curral e até a região da Pampulha – eu consegui ver até o Mineirão, lá no fundo. E o Centro Administrativo, no caminho para Confins, pode ser avistado em dias mais claros.

Mirante do Mangabeiras, Belo Horizonte

Mirante do Mangabeiras

Estádio Independência, no lado direito da foto

O Mirante funciona todos os dias, das 10h às 22h. A entrada, como dito antes, é franca. E fique atento ao calendário de eventos de BH – em ocasiões especiais, como ocorreu no Festival de Inverno de 2015, o espaço recebe shows e apresentações culturais.

parque-das-mangabeiras-bh

Além da Praça do Papa, a visita combina com uma passada pelo Parque das Mangabeiras, visto na foto acima, a partir do mirante. Um dos maiores parques urbanos da América Latina, esse é outro ponto tradicional da capital mineira.

O projeto de instalação de um teleférico no parque se arrasta há anos, mas até hoje nada foi feito. Quem sabe um dia turistas e moradores não ganham mais uma opção para observar Belo Horizonte do alto.

Onde ficar em Belo Horizonte

Se você vem a turismo, alguns dos bairros mais recomendados para hospedagem são:

  • Savassi
  • Lourdes
  • Centro
  • Pampulha
  • Floresta e Santa Tereza

Tirando a Pampulha, todos os outros são bairros relativamente centrais. Todos contam com boa infraestrutura gastronômica e hoteleira e você terá fácil acesso a diversas atrações turísticas.

Recomendamos o Hotel Holiday Inn, de onde saem vans diárias para o Inhotim.  Vivenzo Savassi e Ibis BH Savassi, são outras opções. O Hostel Savassi é a opção econômica/mochileira mais próxima.

Na Pampulha, o Bristol Pampulha Liel e vira e mexe recebe times de futebol.


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “Mirante do Mangabeiras, a melhor vista de Belo Horizonte

  1. Estamos em uma expedição pelas 853 cidades de Minas Gerais, e acabamos de chegar em Belo Horizonte. Temos devorado todos os blogs com dicas da cidade! Ainda não conseguimos assistir ao pôr do sol pelo Mirante Mangabeiras, fomos informados que está fechando às 17h, e que só em novembro voltará a funcionar até mais tarde. Ainda estaremos na cidade por mais algumas semanas, esperamos conseguir ir até lá. Por hora, estamos apaixonados com a vista do mirante do Parque Municipal Professor Amílcar Vianna Martins, ao lado da FUMEC! Que vista!

    1. Olha, esse eu não conheço! Obrigado pela dica, tentarei conhecer!

      Abraço e boa viagem para vocês.

      Quantas cidades mineiras vocês já conheceram?

  2. Rafa, amei o post! pretendo turistar por bh em janeiro, ja fui algumas vezes, mas foram viagens corridas… Sem duvidas vou nesse mirante, queria saber se existe outra coisa “de turista” pra fazer por perto, visto que pretendo me locomover de onibus!

  3. SIM! O por-do-sol desse lugar é MARAVILHOSO! sou de bsb (o céu mais bonito do país, hahaha) e tenho que admitir que nesse lugar, é tão fantástico quanto. Fui pra BH a trabalho por 1 mês e me apaixonei pela cidade s2

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.