Tags:
Atlas: Alcobaça, Óbidos, Portugal

Óbidos, Alcobaça e Batalha: roteiro de um dia

Que tal um passeio por alguns dos lugares mais interessantes do Centro de Portugal? Se você alugar um carro, em um dia consegue conhecer essas cidades de ar medieval, partindo tanto de Coimbra, quanto de Lisboa. E mesmo de Porto, se sair mais cedo de casa.

Tanto a história quanto as paisagens de Óbidos e dos Mosteiros de Alcobaça e Batalha são incríveis. Esse é um passeio muito legal para quem quer montar um roteiro de mais cidades em Portugal. Vamos a um pouquinho da história e o que fazer em cada lugar:

Leia também: 7 ideias de bate-volta partindo do Porto

7 ideias de bate-volta partindo de Lisboa

Óbidos

A região de Óbidos é povoada desde o paleolítico, mas o traçado do castelo segue o mesmo desde a Idade Média. A cidade foi, até 1834, presente dos reis de Portugal às rainhas. Lembrando que o lugar foi tomado pelos mouros e recuperado por D. Sancho I, em 1195.

rua-direita-obidos

Claro, foi reformado ao longo dos anos, mas é incrível andar pelas ruelas decoradas de flores, principalmente a Rua Direita, ao redor da cidade murada. Óbidos é bem pequenininha e não dá para entrar na construção do castelo em si, que hoje é um hotel.

Mas dá para andar ao longo de toda a muralha, visitar as igrejas e praças e aproveitar um dos vários festivais realizados na cidade ao longo do ano: tem Festival Medieval, Festa Literária, Festival do Chocolate, etc. Saiba mais no site oficial do turismo da cidade.

obidos-muro

obidos-entrada

Planeje chegar por volta das 10h, de forma que você consiga ver tudo, almoçar e até às 13h seguir viagem para a próxima parada.

obidos-castelo portugal

Mosteiro de Alcobaça

De Óbidos a Alcobaça é rapidinho – são menos de 40 km de distância. O Mosteiro de Alcobaça, ou Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, é muito famoso porque é ali que ficam os túmulos de D. Pedro e D. Inês, rei e rainha portugueses cuja história de amor é tão cheia de reviravoltas que deixam Romeu e Julieta no chinelo.

alcobaça portugal

Os túmulos riquíssimos foram construídos a mando de D. Pedro, para estarem de frente um para o outro, de forma que quando fosse ascender aos céus, se vissem frente a frente. Os túmulos foram danificados ao longo dos anos, principalmente durante as invasões napoleônicas, mas ainda conservam sua beleza. A visita é gratuita, porque ficam dentro da enorme igreja gótica – a primeira de Portugal nesse estilo, construída no século 12, em terras doadas pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

alcobaça portugal

alcobaça portugal

Para visitar a área do mosteiro onde viviam os monges Cistercienses, com as cozinhas, dormitórios e salas, além do belo claustro, é preciso pagar seis euros.

Há ainda um bilhete integrado de 15 euros, que inclui também a entrada no mosteiro de Batalha – a próxima parada desse passeio – e no Convento de Cristo em Tomar, que eu recomendo conhecer em outra visita. Não se preocupe, o bilhete integrado é válido por 7 dias.

alcobaça portugal

O Mosteiro de Alcobaça fica aberto de 9h às 18h (de outubro a março) e até às 19h (de abril a setembro).

Mosteiro da Batalha

O trajeto até a Batalha é de apenas 20 km. Não é difícil avistar o mosteiro logo que se adentra na pequena cidade. Majestoso, o Mosteiro da Batalha também é chamado de Santa Maria da Vitória, construído em 1386, em comemoração à vitória dos Portugueses na Batalha de Aljubarrota.

No ano anterior, houve uma guerra pela sucessão da coroa portuguesa contra o Reino de Castela (hoje Espanha) e, graças a essa estratégia, o exército português, com seus 7 mil soldados – bem menor do que os 40 mil homens de Castela – venceu a batalha e garantiu a independência do país.

batalha portugal

Tal como em Alcobaça, a entrada na catedral do Mosteiro é gratuita e é um belo exemplo de arquitetura gótica. Para visitar toda a parte interna do mosteiro, seus claustros, cozinha, dormitórios, além das incríveis Catedrais Imperfeitas – local onde deveria ficar a tumba de D. João I, mas que nunca foi finalizado – é preciso pagar o bilhete de 6 euros, ou já ter adquirido o tícket integrado em Alcobaça.

batalha portugal

Também é possível inverter o passeio e fazer Batalha primeiro – a ordem não interfere no roteiro. O Mosteiro de Batalha fica aberto de 9h às 18h (de outubro a março) e até às 18h30 nos outros meses.

batalha portugal

No caminho entre Batalha e Alcobaça fica o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, uma espécie de museu que conta a história do evento em espetáculos multimídia. Eu não cheguei a ir porque não dava tempo, mas vale a pena conferir a programação no site oficial.

Quanto custa alugar um carro?

Realmente não é possível fazer esse passeio de transporte público, porque os horários dos autocarros (ônibus) disponíveis entre as cidades impede o trajeto. Dá sim para fazer Óbidos + Alcobaça. Mas depois não dá para chegar em Batalha antes do Mosteiro fechar. A não ser que você não dirija, porém, alugar um carro é bastante barato (mais até que usar transporte público, se você estiver em dupla ou em grupo). É possível achar carros com diárias de 14 a 18 euros. Com o seguro e gasolina, o carro por um dia custa por volta de 55 euros.

Dica: Se resolver alugar um carro, recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).

É bom tomar cuidado com os pedágios. Por exemplo, eu fiz essa rota saindo de Coimbra e retornando à cidade no final do dia. Não ficamos atentos a quais estradas pegar para evitar pedágios e acabamos pagando 28 euros só de taxas. Para saber mais sobre aluguel de carro em Portugal, dá uma lida no post que eu fiz sobre o tema.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

29 comentários sobre o texto “Óbidos, Alcobaça e Batalha: roteiro de um dia

  1. Ah Luiza, esqueci de perguntar uma coisa.
    Você já ficou em um lugar através do Airbnb?
    Você aconselharia ou não acha confiável?
    Grato!

    1. Oi Leonardo,

      Já fiquei diversas vezes. Acho confiável sim! Leia bem as informações sobre o lugar, veja as reviews das outras pessoas que já se hospedaram.

  2. Olá Luiza, meu nome é Leonardo e queria tirar algumas dúvidas com você que já visitou muitos países e tem uma larga experiência.
    Minha esposa, nosso filhinho de 1 ano e eu iremos para a Europa. Será nossa primeira viagem para esse continente. Faremos Portugal, Espanha, Itália e França em 35 dias. Estou com muito receio com aluguel de carro, mas não iremos de carro a viagem toda rsrs…
    Nas pesquisas aparece: centauro, drive&go, enterprise, keddy, drive on holidays, alamo, europecar, sixt, hertz. Já pesquisei sobre algumas e ouvi relatos não muito legais. Você já deve ter alugado carro. Alugou com uma dessas? Todas são confiáveis?
    To com ideia de alugar para ir de Lisboa até Porto parando em umas cidades no caminho.
    Depois pelo sul da França de Marselha até Mônaco.
    E depois de Gênova até Roma.
    Parabéns pelo trabalho, que no fundo acaba sendo uma maravilha. Poder conhecer tantos lugares e depois falar sobre eles. Ajuda muita gente com suas dicas e informações.
    Parabéns!!!

    1. Oi Leonardo,

      Já aluguei com a enterprise, europecar, e hertz (e também outras empresas). Em geral eu uso a RentCars, que é parceira aqui do blog, para comparar os preços e faço o aluguel por ela porque sai mais barato!

      Eu nunca tive problemas com aluguel de carro. Aconselho fortemente a você contratar o seguro mais completo, que zere a franquia de aluguel. Isso é essencial para evitar dores de cabeça.

  3. Ola gosto da sua opiniao. Vamos sair do porto na sexta para conhecer obidos… e dormir a tomar no sabado visitar tomar e dormir em parque das nações com as meninas que lhe parece..esta bem?

  4. Luiza, muito esclarecedor, obrigada.
    Estarei em Lisboa, em meados de março e terei um dia de folga.Vi que vc mencionou a possibilidade de fazer òbidos e Alcobaça de transporte publico. Como faço? GRata

  5. Olá Luiza, parabéns pela matéria.

    Na sua opinião, qual seria o tempo ideal q dedicarmos para conhecer q cidade de Óbidos, o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro de Batalha e o Convento de Cristo em Tomar ? Estaremos de carro e ficaremos 2 dias na região.
    Obrigado

    1. Oi Fábio,

      Eu acredito que o ideal é dividir a visita em dois dias. Um dia vocês fazem o Convento de Cristo e o Castelo de Almurol, e no outro dia Obidos, Alcobaça e Batalha. Também dá para acrescentar uma passagem por Nazaré ou Leiria, se tempo estiver sobrando.

  6. Luiza, você acha que consigo, saindo cedo de ÒBidos, visitar Batalha, Alcobaça, Fátima, Convento de Cristo em Tomar e as Ruínas de Conímbriga, isso para dormir no porto? Em janeiro de 2018. Há alguma coisa que não valha a pena? Pensei em Batalha ver só a capela imperfeita, em Alcobaça os tumulos, em Fátima tudo. Me ajuda. Tenho só um dia pra isso e o problema é que escurece cedo.

  7. Boa noite, adorei suas Dicas. Estarei em Lisboa em Novembro/17. Pretendo conhecer se possível em um dia: Fátima, Alcobaça, Batalha, Obidos, Nazaré. Você pode me indicar um motorista que faça esse serviço de dirigir? Somos 2. Obrigada

  8. Bom dia
    Vou a portugal . Ficarei em lisboa 2ds e siga p porto. Gostaria de uma estadia a caminho de porto que pudesse ficar ums dois dias p conhecer obidos batalha alcobaca e tomar. Achei as acomodacoes em obidos caras. Seria viavel ficar em leiria e fazer bate e volta?. Teria acomodacoes c preco justo? Farei o trajeto c transporte publico. Se possivel aguardo resposta por email. Ficarei grata
    Gde abraco

  9. Oi, Luiza!
    Será que é viável fazer Fátima e Óbidos no mesmo dia, partindo de Coimbra?
    Será que dá de ônibus, ou essa combinação também precisa de carro?

    Obrigada!!!!!

    1. Oi Fernanda,

      Dá para combinar no mesmo dia, mas não sei se é possível fazer de ônibus. Dá uma olhada nos horário no site de Rede Expressos!

    1. Oi Edna,

      Como eu explico no post: “Realmente não é possível fazer esse passeio de transporte público, porque os horários dos autocarros (ônibus) disponíveis entre as cidades impede o trajeto. Dá sim para fazer Óbidos + Alcobaça. Mas depois não dá para chegar em Batalha antes do Mosteiro fechar.”

  10. Oi luįsa,
    Vou viajar para portugal e espanha por 36 dias, e planejei ficar 9 dias em manteigas, pois gosto muito de montanha e quero conhecer bem a serra da estrela e, se possível visitar as aldeias históricas. Acha que é muito tempo? corro o risco de ficar entediada, sem ter o que fazer tanto tempo num lugar só?

    1. Oi Denise,

      Se você alugar um carro, consegue conhecer várias vilas e aldeias nesse tempo. Mas acho que 9 dias é um pouco demais. Talvez 7 seria ideal.

  11. Bom dia, Luíza. Parabéns pelos seus posts. Estou programando uma viagem à Portugal em 2017 e acompanho frequentemente as suas publicações. Depois dessas dicas Óbidos passou a ser parte integrante dainha viagem em família, obrigado. Como vc citou carro alugado, gostaria de lhe perguntar se as locadoras aí de Portugal permitem que se cruze a fronteira de países com a espanha, pois penso em ir do Porto à Santiago De Compostela, pernoitar e voltar no dia seguinte. Obrigado.

    1. Oi Sérgio,

      Que legal, fico feliz em contribuir.

      Sim, as locadoras permitem cruzar a fronteira. Mas é preciso informá-las no momento da locação, ok?

      Abraço

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.