Tags:
Atlas: Lisboa, Portugal

Onde comer bacalhau em Lisboa: restaurante bom e barato

Não tenha dúvidas: para qualquer pessoa (ou mesmo para o Google) que você pergunte onde comer um bom bacalhau em Lisboa, haverá uma resposta diferente. Só eu tenho uma listinha de três restaurantes para experimentar, sugeridos por amigos ou colegas blogueiros.

Mas a minha indicação, sempre que alguém vem me perguntar onde comer bacalhau bom e barato em Lisboa, e onde eu levo “as visitas” que me acompanham na cidade, é o restaurante O Bacalhoeiro / A Licorista.

Eu descobri esse restaurante graças a indicação dos meus tios, que por sua vez, ouviram a dica de um taxista. Fica na Rua dos Sapateiros, uma das travessas da Praça do Rossio, ali na Baixa. Já voltei lá três vezes e posso atestar que a qualidade continua a mesma e também a simpatia dos garçons.

Vai viajar para Lisboa? Confira nossas várias dicas sobre a cidade:
Onde ficar em Lisboa: os melhores bairros
O que fazer em Lisboa: roteiro de 3 dias
7 ideias de bate-volta a partir de Lisboa
5 museus para visitar em Lisboa

onde-comer-bacalhau-em-lisboa-restaurante

A história do restaurante com o melhor bacalhau de Lisboa

A história do restaurante também é curiosa, o que explica por que a casa tem esses dois nomes, com direito a duas fachadas diferentes. É que em 1917 foi fundado O Bacalhoeiro, um espaço dedicado a vender – como vocês podem imaginar – bacalhau. Ao lado ficava A Licorista, sede da Companhia Portuguesa de Licores, que tinha como ilustre cliente ninguém mais, ninguém menos que Fernando Pessoa, que diariamente ia tomar um cálice de vinho Palhete.

Inclusive, tem até foto dele que saiu no jornal com a legenda “Pego em flagrante ‘delitro’”

Em 1997 as duas casas juntaram-se e transformaram-se em um restaurante, mas preservando os nomes tradicionais e os espaços que constituem sua história.

No menu, claro, o bacalhau à Lagareiro, grande, grelhado, servido com batatas ao murro e brócolis, é meu favorito. O Bacalhau à Minhota também é famoso, frito, com batatas fritas. Serio mesmo, é o bacalhau que mais curti comer em Lisboa e o preço é muito justo: 9 euros. Com vinho, entrada e sobremesa, a conta costuma ficar em torno dos 13 euros.

bacalhau a lagareiro culinária portuguesa

onde-comer-bacalhau-em-lisboa-a-lagareiro

De entradinha na mesa costumam estar uma salada de polvo, pastel de bacalhau e pães. Lembrando que apesar das entradas serem pagas, você pode avisar o garçom numa boa se não quiser e ele recolhe e não cobra.

Há também outras opções de peixes e carnes para quem não estiver a fim de bacalhau, o que foi o meu caso na última vez. Acabei pedindo o bife de vazia grelhado, que veio com umas batatas fritas delícias – curti muito também.

O Bacalhoeiro / A Licorista: endereço e funcionamento

Rua dos Sapateiros, 218

Aberto de Segunda a Sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h15

Telefone para reservas: +351 21 343 1415

Seguro de viagem para a Europa

Contratar um seguro viagem para Europa é obrigatório, e o documento pode ser exigido na imigração. São as regras do Tratado de Schengen e valem para todos os países signatários, incluindo Portugal.

Mas não serve qualquer seguro. É preciso que ter uma cobertura mínima de 30 mil euros. É pensando nisso que muitas seguradoras oferecem planos específicos para viajantes que vão para essa região. Mas como escolher o melhor seguro viagem para Europa, com o menor preço e a melhor cobertura?

Veja aqui dicas para contratar o melhor seguro para a Europa, com o melhor custo/benefício e com cupom de desconto exclusivo para os leitores! 


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.