Tags:
Atlas: Barcelona, Espanha

Onde ficar em Barcelona: dicas de hotéis e bairros

Por ser uma cidade tão grande e diversa, pode ser difícil decidir onde ficar em Barcelona. Isso porque a capital catalã tem de tudo um pouco. Quer uma cidade histórica, de ruas labirínticas e cheia de mistérios? Basta passear pela Cidade Velha. Procura por museus e um pouco de arte? Tem também, assim como praias, parques, bares e outras atrações. E olha que nós nem falamos do Antoni Gaudí e da Sagrada Família, um passeio inesquecível. Tantas atrações podem te deixar confuso sobre qual é o melhor lugar para se hospedar. Neste texto, elencamos alguns dos melhores bairros e regiões de Barcelona para você decidir sem erro.

Planeje sua viagem para Barcelona: veja todos nossos posts sobre a cidade

Onde ficar em Barcelona: Bairro Gótico

Com construções históricas, ruas labirínticas, antigas muralhas romanas, uma bela catedral e vida por todos lados, o Bairro Gótico tem lá o seu charme. Apesar de que, como nós já contamos em outro post, esse bairro pouco tem de gótico, ele continua sendo a parte mais antiga de Barcelona e apareceu até mesmo no livro Dom Quixote. Mas a região foi completamente revitalizada antes da Exposição Universal de 1929, que mexeu muito com Barcelona.

Bairro Gótico de Barcelona

Em todo o caso, a cada esquina do Bairro Gótico você vai encontrar artistas de rua e prédios bonitos, mesmo que não sejam famosos. O Bairro Gótico tem diversas opções de hotéis, para todos os bolsos e gostos. Essa pode ser uma boa opção de hospedagem caso você queira ficar perto de tudo e no meio do olho do furacão, mas é preciso alertar para a quantidade de gente, principalmente turistas, vagando pelas estreitas ruas da região.

Veja opções de hospedagem no Bairro Gótico

Onde ficar em Barcelona: Eixample

Essa é uma região bem luxuosa e moderna da cidade. Sim, muitos hotéis de luxo se concentram nesse distrito de Barcelona, assim como lojas de grandes marcas internacionais. Mas não deixe de considerar o Eixample como uma possível opção de hospedagem em Barcelona, caro viajante econômico. Também dá para achar albergues e hotéis em conta por lá. Foi nesse bairro que me hospedei na minha primeira passagem pela cidade.

Ao contrario do Bairro Gótico, cheio de ruelas com cara de Idade Média, o Eixample tem avenidas largas e quarteirões bem traçados. O bairro nasceu no século 19, numa espécie de ampliação planejada da cidade. Por falar em avenidas largas, a mais famosa do bairro é o Passeig de Gràcia, que está para Barcelona assim como a Champs Élysees está para Paris. Não falei que era luxo puro?

Casa Bartló, Barcelona

Tenha em mente que o Eixample é um distrito grande, que engloba cinco bairros, portanto pesquise a localização exata do hotel dentro do distrito antes de reservá-lo. Independente de qualquer coisa, é provável que você esteja bem localizado, mas pode ser mais próximo do Bairro Gótico ou da Sagrada Família, por exemplo. Já que falamos de atrações turísticas, a Casa Batlló, outra grande obra de Gaudí, fica nesse distrito. Vale dizer também que o Eixample é bem central e tem ótimo serviço de transporte público e muitas estações de metrô, o que torna fácil o deslocamento para outras partes da cidade (inclusive o aeroporto) a partir dali.

Veja opções de hospedagem em Eixample

Onde ficar em Barcelona: El Raval

El Raval já teve uma fama ruim em Barcelona, mas muita coisa mudou nos últimos anos. Hoje, essa região é uma das mais concorridas da cidade e não fica atrás na hora de oferecer alternativas bacanas de hospedagem. Mochileiros também vão achar muitos albergues nessa parte da cidade, e também outras opções baratas.

El Raval, Onde ficar em Barcelona

Assim como o Gótico, esse bairro fica no distrito da Cidade Velha. Ou seja, você estará pertinho de muitos pontos turísticos e provavelmente nem precisará usar transporte público para conhecer boa parte deles, mas com a vantagem de não ser tão apinhado de gente como o vizinho. A praia de Barceloneta também não fica tão longe: nós fomos até lá a pé, partindo desse bairro. Mas caso caminhar não seja seu forte, não se preocupe – o bairro tem várias estações do metrô. A única recomendação é que você leia as resenhas dos hotéis antes de reservar por ali. É que algumas áreas do bairro ainda estão um pouco degradadas e passam a sensação de insegurança.

Veja opções de hospedagem em El Raval

Onde ficar em Barcelona: La Ribera e El Born

Também dentro da cidade velha fica La Ribera, outra região interessante de Barcelona. La Ribera tem construções históricas e pontos turísticos, mas por algum motivo parece ter um pouco menos (eu disse um pouco) turistas do que o Bairro Gótico, que fica pertinho, do outro lado da Via Laietana.

A parte mais baixa de La Ribera, quase no caminho para Barceloneta, passou a ser chamada de El Born, uma referência ao mercado de mesmo nome, erguido no século 19. El Born é apontado por muitos como uma região que está entrando na moda e começando a ser descoberta pelos viajantes. Por perto ficam também o Museu Picasso e a Igreja de Santa Maria del Mar. Restaurantes e bares famosos também estão nessa área.

La Ribera: bairros de Barcelona

Uma dica: se você fizer questão de ficar em El Born, certifique-se o hotel escolhido está no lugar certo. Essa é uma área pequena que não chega a ser um bairro – está cercada pela Via Laietana, pelo Passeig d’Isabel II, a Carrer de la Princesa e Passeig Picasso.  Se o hotel estiver dentro desses limites, pode ter certeza que você está no lugar certo.

Veja opções de hospedagem em El Born

Onde ficar em Barcelona: Gràcia

Distrito de Barcelona, Gràcia fica na parte mais alta da cidade, relativamente longe da praia de Barceloneta e do Bairro Gótico. Por outro lado, está nessa região o Parque Güell, outra grande atração cheia de trabalhos do Gaudí. Por falar no famoso arquiteto, o Templo da Sagrada Família, a obra-prima (inacabada) dele não fica por ali, mas também não está longe: em torno de 10 minutos de metrô ou 20 de caminhada e você estará lá. Inclusive, vale dizer que o serviço de metrô existe sim no Gràcia, apenas não espere uma estação em cada esquina e você não se decepcionará.

O bairro tem fama de boêmio e as ruas e becos do Gràcia são bem animadas, sem contar os restaurantes. Isso é bom se você quer ficar perto do movimento, mas pode ser um problema à noite, por conta do barulho. O Gràcia é uma opção de hospedagem longe do centro e exatamente por isso menos turística, mas interessante. Dica importante: não confundir esse distrito com os hotéis que ficam ao redor do Passeig de Gràcia, no Eixample.

Veja opções de hospedagem no distrito de Gràcia

Onde ficar em Barcelona: Las Ramblas

Elas são polêmicas, mas nenhum turista passa por Barcelona sem conhecê-las.  Las Ramblas nada mais é do que uma rua larga e normalmente lotada de gente. Em Barcelona, La Rambla liga a Praça da Catalunha ao mar, passando por dentro da Cidade Velha e dividindo o Bairro Gótico do El Raval. Ou seja, se trata de uma rua de pouco mais de um quilômetro, não um bairro. Mas é necessário diferenciar essa parte de Barcelona de hospedagens  no Bairro Gótico e em El Raval. O motivo? Exatamente aquilo que faz essa rua famosa: a quantidade de gente.

Las Ramblas, Barcelona

Essa muvuca pode ser boa ou ruim, depende daquilo que você espera da sua viagem. Se você quer ficar pertinho de onde tudo acontece, talvez não exista lugar melhor, mas fique atento ao caminhar por ali, pois não são raros os casos de carteiras batidas de turistas desavisados. Caso prefira um pouco mais de paz, corra para outra região.

Veja opções de hospedagem nas Ramblas

Onde ficar em Barcelona: outras opções

É claro que existem outras opções e regiões legais para você se hospedar em Barcelona. É possível ficar pertinho da praia, por exemplo. A Vila Olímpica e o distrito de Sants-Montjuïc, o maior da cidade, também são alternativas. Você é mochileiro e não se importa muito com a região onde vai ficar, desde que seja barato? Veja as opções de albergues em Barcelona.

Onde ficar em Barcelona: nossas dicas de hotéis e hostels

Eu estive duas vezes em Barcelona. A primeira vez fiquei num hotel ruim que não merece ser nomeado, mas na segunda me hospedei no Hotel Serhs del Port, que está na Avenida Paral-lel e estrategicamente perto de tudo que importa: as Ramblas, Barceloneta e o Bairro Gótico estão a poucos minutos de caminhada. Recomendo a localização e o hotel.

Se quiser opções mais baratas na mesma área (praticamente no mesmo quarteirão, na realidade), recomendo o Be Sound Hostel e o Hostal Bcn Port. Dúvidas? Deixe nos comentários. Além das minhas passagens pela cidade, o 360 já teve a experiência de morar em Barcelona – a Natália viveu lá entre 2016 e 2017. Vai ser um prazer te ajudar.

E lembre-se: ter um Seguro de Viagem é obrigatório para entrar nos países do Acordo de Schengen – sem ele você pode não passar na imigração – basta o oficial exigir o documento.  Veja aqui como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício.

O 360meridianos é parceiro do Booking.com. Fazendo sua reserva pelos links desse post, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar o 360 a continuar fornecendo informação de viagens independente e de qualidade.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

19 comentários sobre o texto “Onde ficar em Barcelona: dicas de hotéis e bairros

  1. Olá Rafael!!! Estou indo estudar em BCN e estou precisando de dicas de imobiliárias para alugar apartamento. Já pesquisei umas mas não achei muita opção na região central (Eixample, Born, Gracia, Sants, Raval etc…)dentro do perfil desejado.Abs

  2. Rafael
    Estarei em Barcelona no período de 20 de agosto a 11 de fevereiro. Poderia me ajudar com dicas para alugar apto mobiliado, gostei do bairro eixample direta. Obrigada

    1. Ei, Vitoria. Aqui está listado por bairro e só apartamentos:

      https://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=367502&sid=8a5977eed577df523a626bcf10a6e5af&class_interval=1&district=167&dtdisc=0&inac=0&index_postcard=0&label_click=undef&postcard=0&room1=A%2CA&sb_price_type=total&ss_all=0&ssb=empty&sshis=0&nflt=ht_id%3D201%3B&lsf=ht_id%7C201%7C762&unchecked_filter=hoteltype

      Talvez seja interessante você reservar alguma coisa pelas primeiras semanas e tentar achar algo mais em conta quando chegar lá, afinal você vai ficar muito tempo e os preços tendem a cair se você negociar pessoalmente.

      Abraço.

  3. Ola Rafael……no verão quero visitar Barcelona vou com o meu marido e 2 meninas vamos de carro queria saber o sitio mais economico para alugar apartamento…..bjs

  4. Eixample não é o mais caro Rafael, na verdade a maioria dos meus colegas de turma moram por essa região que tem apartamentos bem simples. Os mais caros são Sarria e Pedralbes.

  5. Ou Rafael.
    Irei à Barcelona em março, para a maratona.
    A largada será na a Av. Reina María Cristina.
    Gostaria de saber qual seria o melhor bairro para ficar, de modo a ir a pé para a largada.
    Obrigado
    Wallace

    1. Esses aqui ficam mais ou menos próximos, Wallace:

      http://www.booking.com/hotel/es/firapalace.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      http://www.booking.com/hotel/es/paral-lel.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      http://www.booking.com/hotel/es/ayre-gran-via.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      http://www.booking.com/hotel/es/climent.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      http://www.booking.com/hotel/es/mybedbcn.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      http://www.booking.com/hotel/es/bbarcelona-apartments-plaza-espaa-a-center.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      http://www.booking.com/hotel/es/ghat-apartment-poble-sec.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      Abraço.

  6. Ola,

    Irei a Barcelona pela primeira vez, mas terei pouco tempo, apenas 3 dias para andar bastante e conhecer o maximo que puder…. Apenas não vi relatos sobre hostel/hotel… Pode me dizer alguns que ja ficaram com boa localização e preço economico para duas pessoas?

    Obrigada

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.