Tags:

Onde ficar em Diamantina, MG: 7 dicas de hotéis e pousadas

Numa cidade com menos de 50 mil habitantes essa resposta é simples: a melhor região onde ficar em Diamantina é o centro histórico. Como toda essa área pode – e deve – ser facilmente percorrida a pé, de ponta a ponta, quase toda pousada da cidade está bem localizada. Um número bem menor de ladeiras do que Ouro Preto também facilita a escolha do turista no assunto hospedagem.

Mas, claro, existem macetes. E já deixo aqui o principal: se você é o tipo de turista que não se importa de andar cinco minutinhos para estar perto de tudo, mas ao mesmo tempo preza por uma boa noite de sono, convém não estar no miolo do centro histórico, mas ao lado dele. Perto o suficiente para dar cinquenta passos e estar na muvuca, mas longe o bastante para que o barulho da noite não incomode seu sono.

Veja também: Serro, MG – queijos e igrejas num diamante esquecido da Estrada Real

Na comparação com outras cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Tiradentes, a rede hoteleira de Diamantina é pequena. Por isso, uma dica importante: em feriados ou na alta temporada, como o período de Vesperatas, reserve seu quarto com antecedência ou você corre o risco de ficar bem longe do centro. Caso vá de carro, verifique se a pousada escolhida tem estacionamento. Se não tiver não chega a ser um grande problema, já que é fácil e relativamente seguro estacionar na rua mesmo.

Se possível, dê preferência para pousadas que estejam nos arredores da Igreja São Francisco de Assis e da Praça JK ou que estejam um pouco abaixo do mercado.

Com isso em mente, listarei 7 boas opções de hotéis e pousadas para se hospedar Diamantina.

Onde ficar em Diamantina

7 hotéis e pousadas onde ficar em Diamantina

  • Relíquias do Tempo – Pra mim a melhor localização da cidade. Fica de frente para a Igreja de São Francisco e a menos de cinco minutos a pé dos bares. Além disso, é uma pousada charmosinha e tem até piscina coberta. Reserve aqui.
  • Pouso da Chica – Praticamente ao lado e também pertinho de tudo. No Booking, a Pouso da Chica é a pousada mais bem avaliada da cidade. Reserve aqui.
  • Hotel Tijuco Turismo – Funciona num prédio projetado por Oscar Niemeyer e com decoração que lembra os anos de JK, o filho mais ilustre da cidade. A localização continua boa. Reserve aqui.
  • Casa Antunes – Também próxima à Igreja de São Francisco, uma das pousadinhas mais reservadas da cidade. Funciona num esquema mais familiar e tem bom custo/benefício. Reserve aqui.
  • Vale do Garimpeiro – Ainda dentro do centro, mas mais próxima do mercado. Também perto de tudo. Reserve aqui.
  • Hotel Jardim do Vale – Também nos arredores do mercado e a uma curta caminhada do Beco da Tecla e seus bares e restaurantes. Reserve aqui.
  • Studio 53 – Muito elogiado pelos hóspedes, principalmente por casais. Está perto de tudo. Por outro lado, pode ser um pouco barulhento à noite. Reserve aqui.

Veja mais opções de pousadas e hotéis em Diamantina 

Vale a pena ficar em Biribiri?

Quase uma vila fantasma, Biribiri conta seus habitantes nos dedos. De uma mão. Localizada a menos de 15 quilômetros do centro de Diamantina e dentro de uma reserva ambiental, Biribiri merece um lugar no seu roteiro. Quase todo mundo vai almoçar lá, num dos dois restaurantes da vila, depois de um banho nas cachoeiras que ficam nos arredores.

Biribiri é tão interessante e tranquila que pode valer a pena dormir lá. Isso vale ainda mais se você tem tempo de sobra, já foi antes em Diamantina ou quer mesmo é descansar numa área rural. Se optar por isso, por ali funciona a Pousada Vila do Biribiri.

Onde ficar em Diamantina

Biribiri

Vou de ônibus ou de carro?

Dá para ir de ônibus tranquilamente, a partir de Belo Horizonte. Mas o carro facilita a vida – não no centro histórico de Diamantina, é verdade, mas para conhecer os arredores, como a própria Biribiri e também o Serro, uma cidade vizinha onde fica a vila de Milho Verde. Além disso, a rota entre BH e Diamantina está repleta de atrações e é perfeita para uma road trip.

Se resolver alugar um veículo, nesse texto explicamos o passo a passo para garantir o melhor custo/benefício.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.