Poucas capitais do nordeste oferecem uma resposta tão simples para essa pergunta. A melhor região onde ficar em Natal é na Praia de Ponta Negra. Ponto.
Essa é a faixa de areia mais bonita – com o Morro do Careca ali, de cartão-postal – e também mais próxima da vida noturna de Natal. Mas não foi sempre assim, afinal o desenvolvimento do bairro começou somente na década de 1990. Além disso, alguns turistas podem preferir ficar em outras áreas, de acordo com o estilo da viagem.
Neste texto, daremos sugestões de onde ficar nas seguintes áreas de Natal:
- Praia de Ponta Negra
- Via Costeira
- Praia do Meio
- Praia dos Artistas
- Praia de Areia Preta
Índice do Conteúdo
Onde ficar em Natal: as melhores praias e o mapa da cidade
A capital do Rio Grande do Norte é a segunda menor do Brasil. Apenas Vitória, no Espírito Santo, tem área mais reduzida – e olha que a capital capixaba é uma ilha.
Isso é importante para você entender que muitas das atrações de Natal não estão, de fato, em Natal, mas na região metropolitana. Esse é o caso do tradicional passeio de buggy pelo litoral norte, que ocorre no município de Extremoz, e também de atrativos do litoral sul, que estão numa cidade chamada Parnamirim.
Veja também: Passeio de buggy em Natal e as dunas do litoral norte
Praias do nordeste: seis roteiros para você viajar
Natal, RN: o que fazer e passeios
A praia de Ponta Negra está na parte sul de Natal, quase na divisa com Parnamirim (ícone verde claro no mapa). Ela é ligada à zona norte pela Via Costeira (ícone amarelo), uma avenida de 10 quilômetros que passa entre o Atlântico e o Parque Estadual das Dunas. Essa avenida é outro ponto de concentração de hotéis, em especial resorts.
Por fim, há o polo hoteleiro original da cidade, na região turística antes do desenvolvimento de Ponta Negra. São os hotéis próximos às praias do centro, como a do Meio (ícone verde escuro), a dos Artistas e a de Areia Preta.
Melhores hotéis em Ponta Negra, Natal
Ponta Negra nasceu com a Segunda Guerra Mundial. Até então uma vila de pescadores afastada do centro, essa praia começou a se desenvolver quando os Estados Unidos instalaram uma base área por ali.
O fluxo de pessoas e a especulação imobiliária aumentaram mais ainda a partir dos anos 1980, quando foi inaugurada a Via Costeira. Por tudo isso, o bairro ainda tem um número alto de terrenos baldios, que vão sendo, pouco a pouco, ocupados por hotéis, prédios e restaurantes.
Caso saía à noite e a pé, evite caminhar pelas ruas mais vazias e prefira seguir pela Avenida Roberto Freire. Também convém evitar a escadaria que fica perto do Morro do Careca e a parte final da Ponta Negra, que é bem mais vazia. As recomendações não são para assustar ninguém não, viu: ficando ali você estará bem e numa das áreas mais seguras da cidade.
Algumas opções de pousadas e hotéis em Ponta Negra:
- Hotel Pousada Azzurra – De frente para a praia, piscina e ótimo custo/benefício!
- Mirador Praia Hotel – Hotel também de frente para o mar, com vista incrível para a praia (e a duna!) de Ponta Negra! Opção confortável, uma das melhores da região.
- Golden Tulip Natal Ponta Negra – Quatro estrelas, bem localizado e com piscina e vista. Perto de bares e restaurantes.
- Bella Natal Praia Hotel – Também boa localização e custo/benefício.
Ache opções de hotéis em Ponta Negra
Onde ficar em Natal, RN: o hotel onde me hospedei em Ponta Negra
A construção de prédios altos é proibida nos quatro quarteirões próximos ao mar, o que deixa o bairro de Ponta Negra com um clima de cidade do interior. Há vários hotéis e pousadinhas por ali, pra mim a melhor localização de Natal.
- Eu me hospedei no Pizzato Praia Hotel, que está a um quarteirão da praia de Ponta Negra, tem piscina, quartos com varanda e alguns com vista para o mar (e para o Morro do Careca).
Vista do meu quarto e a piscina do Pizzato Praia Hotel
Para chegar na Praia era só sair pelo portão e andar 50 metros. A caminhada também era curta para ir para os principais bares e restaurantes de Ponta Negra, como o Camarões Potiguar.
Achei o café da manhã do Pizzato Praia Hotel muito bem servido e isso inclusive é elogiado por outros hóspedes, no Booking. O hotel conta ainda com um salão de jogos e um bar, próximos à piscina, e estacionamento gratuito.
Interior do hotel
Se os hotéis menores e pousadas estão nos primeiros quarteirões de Ponta Negra, os grandes estabelecimentos, prédios enormes e muitos deles novíssimos, feitos para a Copa de 2014, estão na Avenida Roberto Freire, a uns 10 minutos de caminhada da praia.
Ache mais opções de hotéis em Ponta Negra
Melhores hotéis em Natal: Via Costeira
Na sua frente estará o mar. Atrás de você o Parque das Dunas, a segunda maior área verde urbana do país. Por isso, muitos dos melhores hotéis de Natal estão na Via Costeira, o endereço de resorts, aqueles com quatro e cinco estrelas e com grande estrutura de piscinas e lazer.
É uma boa alternativa para quem quer ficar na areia e não pretende fazer muita coisa além do combo espreguiçadeira, hotel e mar, mas é bom dizer que a praia não é das melhores para banho, por conta das correntes.
Por outro lado, você não estará perto de nada – e precisará pegar um táxi/uber toda vez que for a um bar, restaurante ou mesmo ao centro comercial.
Algumas opções:
- Serhs Natal Grand Hotel & Resort – Cinco estrelas, com toda a estrutura que você pode esperar de um resort.
- Wish Natal – Duas piscinas, restaurantes, vista e tudo que você pode querer.
- Ocean Palace All Inclusive Premium – 14 piscinas, 5 restaurantes, spa, academia e opção all inclusive.
Ache opções de hotéis na Via Costeira
Onde ficar em Natal: as praias do Centro
As Praias de Areia Preta, do Meio e dos Artistas estão próximas ao centro de Natal. Foi por ali que a cidade nasceu, em 1599, às margens do Rio Potenji e do Atlântico. É ali que está o Forte dos Reis Magos (ícone laranja), assim como a saída para Ponte Newton Navarro (ícone roxo), que leva para o litoral norte e é bonitona.
Essa é uma área urbanizada, cheia de bares e restaurantes. Os hotéis à beira-mar têm vista linda. Antes do desenvolvimento de Ponta Negra, a praia mais turística de Natal era a do Meio. A partir dos anos 1990, essa região sofreu com uma certa decadência, influenciada pela migração dos turistas, mas houve uma revitalização a partir de 2003. Hoje, as praias do centro são mais frequentadas por natalenses do que por viajantes.
Em termos de segurança, por ali convém evitar certas áreas da praia do forte, inclusive nos arredores dele, e em frente à igrejinha do bairro Mãe Luiza.
Algumas opções:
- Ibis Natal – Colado à Arena das Dunas – é só atravessar a rua. Costuma ter preços bons.
- Natal Praia Hotel – Piscina e preços bons a 100 metros da Praia dos Artistas.
Veja opções de hotéis nas praias do centro
Vale a pena ficar em Pipa?
Pipa é linda e está pertinho, a 90 quilômetros ao sul de Natal. A proximidade induz muita gente a visitá-la no esquema bate-volta, mas, numa boa, isso não é boa ideia, não. O melhor é passar pelo menos uma noite por lá, embora eu tenha ficado com vontade de ficar ao menos três.
Em Pipa, indico:
- Eu me hospedei no Serhs Villas Da Pipa Hotel, que está a menos de 10 minutos de caminhada da praia e a cinco da Avenida Baía dos Golfinhos.
- Quem preferir acordar todos os dias com o mar na janela pode escolher a Pousada Céu e Mar, que tem localização estratégica: está na beira da praia e a 100 metros do centrinho.
- Já quem topar gastar um pouco mais vai gostar do Boutique Hotel Marlin’s, que tem uma piscina que tende ao infinito na maré alta – e que é um espetáculo.
- Precisa economizar? Fique no Opa! Pipa Hostel, que está no centrinho e a cinco minutos da praia;
Olá, Rafael!
Primeiramente parabéns por nos ajudar rsrs.
Estou indo a Natal com a família e gostaria de saber de vc a distância a pé do BEST WESTERN PREMIER MAJESTIC (que fica na Roberto Freire) até a praia de Ponta Negra. E se a localização para se hospedar é boa.
Oi, Carla. Ele fica na região de Ponta Negra mesmo, na avenida principal. Está a uns 600 metros da praia.
É uma localização boa, sim. 🙂
Abraço
Olá Rafael!
Adorei seu texto!
Vc citou que evitássemos andar pelo final de Ponta Negra por ser mais deserto, certo? Compreendi que não foi com o intuito de nos assustar, mas como disse, sabe como é, né?rs… Daí te pergunto, o “final” de que se refere é onde está o morro do Careca? Pergunto pq eu e minha família estaremos indo para lá em dezembro deste ano e gostaria de saber qual mo melhor ponto, em sua opinião, para nos hospedar? Onde há mais movimento, próximo a restaurantes.
Desde já sou grata!
Monique Nascimento.
Oi, Monique. É só pra ficar esperto mesmo, não é pra ter medo nem nada. 🙂 Eu fiquei em Ponta Negra e foi ótimo, bem tranquilo, acho que é a melhor localização na cidade.
Enfim, coisa que é preciso dizer em qualquer grande cidade latino-americana.
Acho que só convém evitar a região ao redor do Morro do Careca, que é mais vazia e onde já houve casos de assalto a turistas, principalmente à noite. A ponta oposta, ali perto do Pizzato Praia Hotel, onde fiquei, é ótima.
Abraço.
Difícil resumir tanta coisa que Natal oferece! Conheço bem. Parabéns. E volte sempre!
Voltarei. 🙂
E Pipa… que lugar lindo, viu!
Bom te ver por aqui.