Onde ficar em Ouro Preto: 9 ótimas pousadas e hotéis!

Escolher onde ficar em Ouro Preto é fácil. Complicado mesmo é evitar as ladeiras, que estão por todos os lados. Mas até que elas aumentam o charme da cidade, né? Fora que, com tanta comida boa, um pouquinho de exercício diário não faz mal a ninguém.

Pouco mais de duas horas são necessárias para chegar na antiga capital de Minas Gerais a partir de Belo Horizonte. O passeio é um dos mais tradicionais entre os belo-horizontinos, que lotam as ladeiras da cidade histórica, principalmente em épocas especiais, como carnaval. Como bom belo-horizontino, nem sei quantas vezes já estive lá.

Leia também: Como planejar sua viagem para Ouro Preto
O que fazer em Ouro Preto
Inhotim, Ouro Preto e Belo Horizonte: roteiro de quatro dias

Antes de mais nada, tenha em mente que estamos falando de uma cidade pequena, de apenas 70 mil habitantes. Por isso, do ponto de vista da localização não tem muito erro: fique nos arredores da Praça Tiradentes, que leva esse nome por ter sido o lugar onde foi exposta a cabeça do herói da Inconfidência Mineira. Essa praça é o coração da cidade. Você não precisa ficar exatamente nela – se escolher uma das ladeiras ao redor também estará perto de tudo.

Dicas de hospedagem em Ouro Preto

Praça Tiradentes

Onde ficar em Ouro Preto

Em várias visitas a Ouro Preto, conheço e recomendo os seguintes hotéis e pousadas – falarei de cada um deles no restante do texto.

Hotéis em Ouro Preto

Procura por um hotel que ofereça ótima estrutura e localização? O Hotel Solar do Rosário tem duas piscinas, academia, terraço com vista panorâmica e restaurante. Já o Hotel Pousada do Arcanjo está a 900 metros da Praça Tiradentes e também tem quartos confortáveis (alguns têm vista para as montanhas). Uma terceira opção é Grande Hotel de Ouro Preto, que foi projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer. O hotel tem piscina e está a cerca de 400 metros da Igreja São Francisco de Assis.

Veja mais opções de hotéis em Ouro Preto

Onde ficar em Ouro Preto

Dicas de Pousadas em Ouro Preto

Sempre que passo por Ouro Preto eu fico numa pousada. Elas têm a cara de Minas Gerais, costumam ter proprietários muito simpáticos e um café da manhã bem mineiro, além de preços mais em conta que os hotéis. Das que já me hospedei, recomendo a Pousada Colonial, que fica a poucos metros da Praça Tiradentes e tem quartos com TV a cabo e frigobar, além de preços razoáveis.

Já a Pousada Casa dos Contos tem quartos com varanda, estacionamento, vista para a cidade e está a poucos metros da Praça Tiradentes.

Veja mais opções de pousadas em Ouro Preto

Onde ficar em Ouro Preto MG

Onde ficar em Ouro Preto: Hospedagem barata

Com opções desde quartos privativos até dormitórios com 14 camas, o Buena Vista Hostel tem boa avaliação no Booking e está entre o Centro Histórico e a Rodoviária. É fácil conhecer toda a cidade a partir deste ponto a pé.

Outra opção, está abaixo da Praça Tiradentes, é o Viva Chico Rei Hostel, que tem dormitórios de 6, 8 e 9 camas. A hospitalidade dos proprietários e a localização são os pontos mais elogiados por quem já se hospedou lá. Já o Trilhas de Minas Hostel tem quartos duplos e dormitórios com 4 e 6 camas e uma das melhores avaliações do Booking para esse tipo de hospedagem em Ouro Preto.

Veja mais opções de albergues em Ouro Preto

Lavras Novas e Mariana

Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais. A vila histórica fica a 15 quilômetros de Ouro Preto. Em geral, quem vai numa cidade passa pela outra, num esquema bate-volta. É possível fazer isso usando o transporte público (basta pegar um ônibus), de carro ou no trem turístico, que é uma das principais atrações das duas cidades. Este passeio demora uma hora. Aproveitando a deixa, quem resolver alugar um carro em BH para seguir viagem para as cidades históricas pode ler nosso texto com dicas de como garantir o melhor custo/benefício.

Quem preferir pode se hospedar em Mariana, que é ligeiramente mais tranquila que Ouro Preto e oferece hospedagens mais em conta.

Veja opções de hospedagem em Mariana

Mariana, Minas Gerais

Mariana

Já Lavras Novas é uma vila charmosa que fica a pouco mais de 20 quilômetros de Ouro Preto. Só que essa cidade ainda não foi descoberta pelos turistas de outros estados (os mineiros já adquiriram o costume de fazer a festa por lá frequentemente). É um lugar muito mais tranquilo que Ouro Preto e bastante procurado por casais. O transporte público para lá não é tão frequente, mas é fácil alcançar a cidade de carro.

Veja opções de hospedagem em Lavras Novas

Lavras Novas, Minas Gerais

Lavras Novas

Onde se hospedar em Ouro Preto: outras opções

O Booking lista cerca de 60 opções de hospedagem nos arredores de Ouro Preto. As que listamos aqui não te agradaram? Então faça a busca de acordo com o que você precisa, clicando aqui.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “Onde ficar em Ouro Preto: 9 ótimas pousadas e hotéis!

  1. Rafel, obrigada pelas dicas!
    Estou indo a Ouro Preto neste final de semana, vou ficar na Mezanino e seguir o roteiro indicado por você em outro post!

    Queria muito ir na Mina da Passagem, mas não queria ir parar em Mariana pra isso, tem como ir até lá de carro?

    Obrigada =)

    1. Tem, Tammy. De carro e de ônibus. Não é preciso ir em Mariana para isso. A Mina fica na estrada entre as duas cidades.

      Abraço.

  2. Rafael boa tarde!
    Vou estar em Ouro Preto no mês de junho, vi algumas opções de hospedagem e gostei bastante do Hotel do Teatro, parece muito bem localizado, você teria uma opnião formada sobre o local?

    Obrigada, abraços!

    1. Oi, Patrícia. Nunca fiquei lá, mas já passei em frente algumas vezes e acho a localização muito boa. A avaliação dos hóspedes, no Booking, é boa também.

      Abraço.

          1. Estive em OP no final de semana passado e fiquei hospedada no Hotel do Teatro, super recomendo, os dois quartos superiores ( 08 e 07 )tem ótima vista, do 08 é a melhor, o atendimento é muito bom, os quartos são amplos e tudo é muito limpo, café da manhã e chá da tarde bons, se tiver oportunidade fique hospedado com eles, creio que vá gostar!

  3. Rafael, vou de moto com meu marido para Ouro Preto e queria uma pousada confortável, com estacionamento privativo e que o acesso não tivesse taaaantas ladeiras, porque com a moto fica mais complicado. Alguma dica? Obrigada!

    1. Oi, Paula. Fugir de ladeira em Ouro Preto é complicado! 🙂 Procure por pousadas perto da Praça Tiradentes. A Pousada Colonial fica numa travessa atrás da Praça. Você desse uma ladeira por uns 50 metros e vira à esquerda. Eles têm estacionamento.

      http://www.booking.com/hotel/br/pousada-colonial-ouro-preto.pt-br.html?aid=367502;sid=9f0402b6cb0d087fd8ef3eb8b7d989ce;dcid=1;dest_id=-658339;dest_type=city;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;srfid=7adfcfffa625aca230595855edea60a38c1d95feX17;type=total;ucfs=1&

      Use o Google Street View para te ajudar. Eu não ando de moto, então complica saber o que seriam ladeiras muito grandes pra vcs. hehe

      Abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.