fbpx
Tags:
Atlas: Paris, França

Onde ficar em Paris: qual o melhor bairro e onde evitar?

Está se perguntando onde ficar em Paris? Quer saber os melhores bairros da capital francesa com o melhor custo benefício? Ou descobrir onde evitar para não atrapalhar sua viagem?

Nesse post você encontra todas as dicas que precisa para escolher sua hospedagem em Paris, seja qual for seu perfil de viajante: econômico, conforto ou luxo!

Temos dicas de hotéis em Paris para viajar com a família, fazer um passeio romântico ou até um mochilão.

Leia também:
Guia Completo de O Que Fazer em Paris em 5 dias
O Que Fazer de Graça em Paris

o que fazer em paris torre eiffel

Como escolher hospedagem em Paris?

Paris está dividida em 20 arrondissements ou distritosQuanto menor o número, mais central e próxima dos pontos turísticos é a região

Ou seja, as zonas de 1 a 8 correspondem a parte mais turística e conhecida da cidade, e certamente, são as melhores opções de arrondissements onde ficar em Paris. E, também, os mais caros.

Já os números de 12 a 20 são mais afastados do centro. Não quer dizer que são ruins, muito pelo contrário. Apenas que você precisará escolher hotéis que estejam perto de uma estação de metrô.

Como saber qual é o bairro do seu hotel em Paris?

Se você verificar o CEP do hotel conseguirá saber exatamente em qual bairro ele fica. Isso também serve para qualquer atração turística. Basta clicar num ponto do mapa para ver o CEP.

O número 75 no início indica o perímetro urbano da cidade. O final do CEP indica a zona. Ou seja, “75004” significa o 4º arrondissement.

Como economizar na hospedagem em Paris?

Reserve com antecedência! Em geral, apartamentos são os locais com o melhor custo benefício para famílias ou grupos e eles costumam esgotar muito rápido.

Logo, se você ver gostar das nossas indicações ali em baixo disponível, vale a pena já deixar reservado.

Leia também: 20 dicas de hotéis baratos em Paris: opções incríveis para seu bolso

Mapa dos bairros de Paris

No mapa abaixo você consegue visualizar todos os arrondissements de Paris. Se você clicar nos números, encontra uma breve descrição das principais características ou atração de cada zona.

Onde ficar em Paris: quais os melhores bairros?

Hospedando-se em qualquer uma das regiões que listamos abaixo, você estará muito bem localizado em Paris.

Todos os bairros são seguros, contam com estações de metrô e transporte público, que por sinal é excelente na cidade, supermercados, bares e restaurantes.

O que muda é o estilo e o preço:

  • As áreas mais centrais, como as regiões de Marais, Champs-Elysées, Quartier Latin e Louvre são mais caras e possuem hospedagem mais sofisticadas. São boas para quem busca hotéis românticos, luxuosos e/ou proximidade com pontos turísticos.
  • Montmartre e Belleville são as principais opções para quem quer economizar na hospedagem em Paris.
  • Montparnasse e Canal Saint Martin são uma boas opções para famílias, casais ou viajantes que buscam um bom custo x benefício em Paris.

Preparamos uma pequena descrição de cada um desses bairros para te ajudar na escolha de onde ficar em Paris.

1. Quartier Latin e Saint Germain (5º e 6º arrondissements)

O Quartier Latin é uma das mais tradicionais regiões de Paris. É lá que fica a Sorbonne, famosa universidade parisiense, além de várias outras instituições. Ou seja, é uma região jovem, animada e cheia de bistrôs. E com muitas opções de apartamentos e flats.

Essa região está no 5º e 6º arrondissements, o que significa que tem uma localização central. A parte mais jovem e descolada está no quinto. Já no sexto fica Saint-German, que era o ponto de encontro dos intelectuais no início do século 20 e até hoje preserva os mesmos ares charmosos.

o que fazer em paris jardins de luxemburgo

As principais atrações do Quartier Latin região são:

Indicação de hotéis 5º e 6º arrondissements

Procure por hotéis no bairro Quartier Latin nas datas da sua viagem

2. Champs-Elysées (8º arrondissement)

Ficando próximo à avenida mais famosa de Paris você estará perto de tudo. A região do 8º arrondissement, também conhecida como Etoile, é bastante central, com muitas lojas grandes e famosas.

É uma região mais agitada e cheia de turistas. Evite se você gostar de tranquilidade.

Onde ficar em Paris: Champs-Elysées

As principais atrações do 8º arrondissement são:

Indicação de hotéis no 8º arrondissement

Apesar de ser uma região cara, é possível encontrar apartamentos com preço mais amigável. Indicamos uma opção que já experimentamos abaixo:

Pesquise hotéis na Champs-Elysées para as datas da sua viagem

3. Palais Royal e Louvre (1º arrondissement)

Mais central do que essa localização é impossível.

Você estará numa parte histórica de Paris, próxima ao museu do Louvre, ao Palácio Real e alguns dos endereços mais sofisticados da cidade, com lojas de marcas como Chanel, Saint Laurent e Cartier.

A verdade é que para ficar tão bem localizado você terá que pagar, e muito, por isso. Mas se luxo, conforto e exclusividade fizerem parte do seu vocabulário de viagem, escolha essa região.

Onde ficar em Paris: Louvre

As principais atrações do 1º arrondissement são:

Indicação de hotéis no 1º arrondissement

Encontre hotéis na região do Louvre / Palais Royal nas datas da sua viagem

4. Marais (3º e 4º arrondissement)

Paris já é apontada por muitos como a cidade mais bonita do mundo. Isso mostra o quanto a fama do Marais é importante – há quem diga que essa é a região mais bela da cidade.

O ponto mais conhecido do Marais é o Place des Vosges, a praça mais antiga da cidade. Construída a partir de 1605, chegou a ser residência real e também viu moradores ilustres, tipo o escritor Victor Hugo.

A região também é o centro da comunidade LGBT na cidade.

E, para completar, é onde fica a Ilê Sant Louis e parte da Ilê de La Cité.

place des vosges dicas de onde ficar em paris

As principais atrações do 3º e 4º arrondissement são:

  • Place des Vosges
  • Catedral de Notre Dame
  • Centre Pompidou
  • Vários museus e Galerias de Arte
  • Marché Des Enfants Rouges
  • Rue Montorgueil
  • Vários Bistrôs, Restaurantes e Cafés

Indicação de hotéis em Marais

Encontre hotéis no Marais nas datas da sua viagem

5. Montmartre (18º arrondissement)

Quase todo mundo diz que o Montmartre fica fora de mão. Eu discordo: fiquei nessa região todas as vezes que estive em Paris.

Você estará pertinho da Basílica de Sacre Coeur, outro cartão-postal muito conhecido da cidade e de muitos bares e restaurantes, além do Cabaré mais famoso da cidade: Moulin Rouge.

Além do metrô te levar onde quiser, você consegue facilmente caminhar do bairro para o resto da cidade. A desvantagem é que é realmente você terá que enfrentar algumas ladeiras.

Esse bairro que é cenário de Amelie Poulain e Meia Noite em Paris é ideal para quem quer um cenário romântico e também para quem precisa economizar!

Onde ficar em Paris: Montmartre

As principais atrações em Montmartre são:

  • Basílica de Sacre Coeur e sua vista
  • Moulin Rouge e outros cabarés
  • Café des Deux Moulins
  • Muro do Eu te Amo
  • Funicular de Montmartre
  • Place du Tertre
  • Muitos bares e restaurantes
  • Ópera Garnier e Galerias Lafayette estão bem próximos

Indicação de hotéis no 18º arrondissement

Procure por hotéis no Montmartre nas datas da sua viagem 

6. Belleville (20º arrondissement)

Onde ficar em Paris gastando menos euros? Belleville é igualmente uma opção para quem quer economizar na hospedagem em Paris – e ainda garantir muito conforto; quanto para quem já esteve na cidade outras vezes e quer explorar outras áreas.

Esse bairro fica no 20º arrondissement, portanto afastado do centro. Mas lembre-se que Paris tem um ótimo metrô!

A grande vantagem é que essa passa longe de ser uma opção óbvia e turística. Nas ruas do Belleville você vai encontrar verdadeiros parisienses e uma quantidade muito menor de viajantes.

O Belleville é um bairro de imigrantes e trabalhadores que há uns 50 anos tinha fama de violento. Hoje tudo isso é passado – a fama do bairro é só mesmo a de charmoso.

Parc de Belleville onde ficar em paris

As principais atrações de Belleville são:

Indicação de hotéis em Belleville

Encontre hotéis na região de Belleville na data da sua viagem

7. Montparnasse (14º arrondissement)

Montparnasse é um bairro tradicional de Paris e bem pouco turístico, apesar de estar relativamente perto do centro.

Com isso, muita gente elege o 14º arrondissement como a região onde ficar em Paris com o melhor custo benefício: além de pagar um preço mais baixo na hospedagem, você tem acesso fácil ao centro e também consegue ter um gostinho de como é a vida em Paris sem tantos turistas em volta.

Nós já nos hospedamos lá no Mercure Alesia, que mesmo sendo um 4 estrelas, fica muito mais barato, só por estar fora do centro – apesar de ter uma estação de metrô quase em frente.

presas no cemitério montparnasse paris

As principais atrações do 14º arrondissement são:

Indicação de hotéis em Montparnasse

Veja todas as opções em Montparnasse

Onde não se hospedar em Paris? Quais regiões evitar?

  • Entenda que Paris é uma cidade segura para turistas e as indicações abaixo são apenas para facilitar a locomoção ou para se ter mais cautela a noite ou se for uma mulher sozinha.
  • Evite se hospedar no limites da cidade, ou seja, as regiões perto das Portas de Paris (como Porte de Clichy, Porte de la Villette, Porte de Clignancourt) que, em geral, são menos agradáveis e bastante afastadas do centro.
  • Ao anoitecer, os arredores das grandes estações de trem (as Gares, como Gare du Nord ou Châtelet les Halles) podem ser um esquisitos para circular.
  • Evite ficar longe do metrô ou em qualquer hospedagem que te faça gastar mais de 30 minutos para chegar ao centro.

Onde ficar em Paris, na França

6 lugares para conhecer nos arredores de Paris

Se você pretende ficar em Paris muitos dias, talvez considere também conhecer algumas das cidades e passeios nos arredores da cidade. Então, veja aqui uma listinha para te ajudar:

o que fazer em rouen franca petit relógio

Vai para a França?

Paris é incrível. Tão incrível que acaba escondendo as belezas de outras cidades da França – o país vai muito além de sua capital.

Foi por isso que nos fizemos um grande roteiro da França, com dicas de viagem para 7, 10, 12, 15, 20 e até 30 dias de passeios.

E não se esqueça de que o seguro de viagem é obrigatório na Europa. Veja aqui como comprar seu seguro de viagem com 25% desconto.

Compartilhe as dicas desse post pelo Web Story

O 360meridianos é parceiro do Booking.com. Reservando seu hotel através dos links listados nesse post você ajuda o blog a se manter como um veículo independente e a continuar oferecendo informações e dicas de viagem de qualidade e gratuitas. E você não paga nada a mais por isso.
Avalie este post

Autor

  • Luiza Antunes

    Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

45 comentários sobre o texto “Onde ficar em Paris: qual o melhor bairro e onde evitar?

  1. Estou indo com meu marido para Paris em novembro, ficamos uma semana. Já estive em Paris outras 3 vezes então não estamos no furor dos pontos turísticos 🙂
    Queríamos nos hospedar numa área que não fosse interessante ( claro… ) e que tivesse um entorno com bares e restaurantes. Nós gostamos de sassaricar o dia todo e em geral à noite preferimos um jantar alcançável à pé…
    Será que você pode nos ajudar?
    Marais ou Montparnasse??
    Você acha que esse ap. atende essa nossa maneira de ser?
    Appartement Blanc et Gris
    rue des Vertus, 3e arr., 75003 Paris, France –

    ou esse ?
    Timhotel Odessa Montparnasse
    8, rue d’Odessa, 14th arr., 75014 Paris, France

    Se você tiver um tempinho para nos ajudar serei eternamente grata!!
    Beijos
    Katia

  2. Rafael, boa tarde!
    Olha, estarei em Paris no meio de Outubro e gostaria de uma opinião. Encontrei dois hostels q me interessaram, um é o st. Christopher Gare du Nord e o outro é o Generator Paris, ambos ficam no 10° arrondis… mas gostaria de saber pelo local, qual seria mais interessante, considerando que viajarei sozinha e pode acontecer de voltar ao hostel tarde.

  3. Olá. estou entre dúvida em ficar em um hotel proximo ao metrô Pernety ou próximo ao metrô da bibilioteca françois mitterrand. São lugares seguros?
    Obrigado pela atenção

  4. Boa tarde,

    Talvez não seja o post adequado para a minha pergunta, mas acho que é uma duvida geral. Depois dos atentatos, qual a real situação para o turista? Imagino que as tensões sociais se exacerbaram … Fiquei impressionado com as noticias da Belgica tambem …estou com medo de ir para Europa!

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.