Tags:
Atlas: Serra da Estrela, Portugal

Onde ficar na Serra da Estrela: qual cidade dormir e dicas de hotéis

A Serra da Estrela é um dos lugares mais bonitos que já estive em Portugal. Para aproveitar as belezas de lá, o ideal é ficar alguns dias. Nesse texto, você encontra um guia de onde ficar na Serra da Estrela, com as melhores cidades para dormir lá e dicas de hotéis na Serra da Estrela para todos os perfis de viajantes.

Quantos dias ficar na Serra da Estrela?

Em um dia você consegue aproveitar as paisagens e visitar uma aldeia ou uma praia fluvial. Com três dias, consegue visitar várias aldeias, aproveitar as paisagens, provar da deliciosa gastronomia regional, beber vinho dão.

Outros textos que já escrevemos:
7 coisas para fazer na Serra da Estrela no verão e primavera
Esquiar em Portugal: Serra da Estrela
• Qual o melhor seguro viagem para Portugal? É obrigatório? E o PB4?

Minha principal dica para quem está montando um roteiro pela Serra é: escolha uma cidade e faça bate-voltas. As cidades e aldeias são relativamente próximas umas das outras. Ao longo do texto, te conto as melhores opções de lugares para ficar e as vantagens de cada um.

Sim, será essencial ter um carro se esse for seu plano, pois o transporte entre as atrações é bastante limitado, e dirigir na Serra – apesar de não ser impossível – é desafiador, dadas as curvas, estradas estreitas e questões climáticas. Leia como alugar um carro em Portugal: dicas e desconto de 30%

Onde ficar na Serra da Estrela: quem vai esquiar/ver neve

O local mais próximo de quem quer esquiar são os chalés, hotéis e hostel em Penhas da Saúde. Não se trata de uma cidade, sequer uma vila. Mas esse é o local mais perto de Torre, o ponto mais alto de Portugal continental e onde fica a estação de esqui da Serra da Estrela.

Onde ficar na Serra da Estrela Portugal

Algumas acomodações que fazem parte da área da Estância de Esqui e que ficam a mais de 800 metros de altitude. São eles

Para quem não quer alugar carro, pode optar por ficar em Covilhã (veja as dicas mais abaixo) e pegar um táxi até Torre!

Onde ficar na Serra da Estrela: quais cidades se hospedar?

No meio da Serra

Quer estar entre as montanhas e próximo ao Vale dos Glaciares? Não tenha dúvidas, Manteigas é a melhor cidade para ter essa experiência. De lá, você consegue ir facilmente para Torre, e tem algumas das melhores vistas da região. Mas também vou dar outras opções de cidadezinhas legais, com outros atrativos.

Serra da Estrela

Dicas de hotéis em Manteigas, Serra da Estrela

Eu me já hospedei em Manteigas quando estive na Serra. É realmente o melhor lugar, a beira do Vale Glaciar do Zêzere, com boa estrutura para quem vai explorar a região. Por lá você encontra desde hotéis familiares confortáveis e baratos a opções luxuosas e históricas.

Dentre as nossas recomendações, o Hotel Vale do Zezere é opção simples e confortável, com vista para as montanhas com restaurante regional e café da manhã excelente. As diárias saem por menos de 50 euros.

Duas opções mais “elegantes” e com diárias numa média de 65 euros são: o SerraVale – House & Nature, uma casa de pedra charmosa e com quartos modernos e a Casa das Obras, alojamento histórico numa mansão de 250 anos, com piscina.

Por fim, para quem gosta de mais conforto ou certo luxo, pode procurar o Hotel da Fábrica, um hotel boutique luxuoso, construído na antiga fábrica da Ecolã (diárias por volta de 80 euros) e o Casa de São Lourenço – Burel Mountain Hotels, um hotel 5 estrelas, luxuoso, com janelões enormes e varandas que valorizam a vista. Diárias a partir de 180 euros.

Além desses, há cerca de 25 opções de hospedagem em Manteigas, a maioria alojamentos locais (ou seja, pequenas pousadas familiares).

Dicas de hospedagem em Sabugueiro

Assim como Manteigas, Sabugueiro é uma boa opção de hospedagem no meio da Serra. Fica bem perto de Seia e tem  algumas atrações bem legais, como o Museu do Pão, o Centro Interpretativo da Serra da Estrela e é onde você consegue ver os fofíssimos cães da Serra da Estrela.

Como é uma aldeia, tem menos opções de acomodação. Mas vale a pena conferir o moderno Hotel Abrigo da Montanha, 4 estrelas, com piscina indoor, diárias a partir de 65 euros.

Por outro lado, uma opção bastante econômica é o Hostel Criativo do Sabugueiro.

Hospedagem nas aldeias históricas nos arredores da Serra da Estrela

Se você quer ter uma experiência imersiva em algumas das aldeias mais antigas e tradicionais de Portugal, o lugar para ficar são as aldeias históricas que ficam na redor da Serra. São vilas de pedras, com bem poucos habitantes e histórias milenares. Sem dúvida, é um ambiente romântico e pitoresco, e com uma bela vista da paisagem montanhosa.

Hospedagem Linhares da Beira

Essa foi a primeira das charmosas aldeias de pedra que eu conheci e me encantei. Como é uma vila pequena, há poucas opções de hospedagem. Quatro, para ser mais exata. Mas todas muito bem avaliadas.

Serra-da-Estrela-Portugal-linhares

Agroturismo A Fidalga tem nota 9,8! Não fica exatamente dentro da vila, mas a localização permite uma estadia bem tranquila nas montanhas e com vista sensacional. O mais legal é o preço. É possível encontrar quartos a partir de 40 euros.

Já o INATEL Linhares da Beira Hotel Rural fica bem no centro da aldeia histórica, com decoração lindíssima e nota 9,2. O preço também é simpático: a partir de 60 euros. 

Hotéis em Belmonte

Belmonte é a terra onde nasceu Pedro Álvares Cabral e uma excelente base para explorar a Serra da Estrela e ao mesmo tempo contar com a estrutura de uma aldeia histórica. É uma das poucas aldeias que dá para chegar de ônibus/autocarro (o nome da parada é Ginjais).

belmonte serra da estrela castelo

Quando eu visitei o local, conheci a Pousada Convento de Belmonte, uma das hospedagens do luxuoso grupo Pousadas de Portugal e fiquei encantada. O hotel fica na encosta de uma serra, local onde antigamente ficava um mosteiro medieval. Trata-se de uma hospedagem de luxo e um local excelente para quem quer comemorar datas especiais. A nota é 9.3 e uma diária custa a partir de 90 euros.

Claro, há opções mais em conta, como a Casa do Castelo, que só tem 3 quartos e fica exatamente em frente ao Castelo de Belmonte. O alojamento também conta com o principal restaurante da cidade. A diária custa a partir de 55 euros. Outra opção interessante para quem quer ficar numa casa de pedra é a Casa Miriam, que acomoda até 3 pessoas, com quarto, sala de jantar e cozinha equipada. O aluguel sai a partir de 50 euros.

Hotéis em Piódão

aldeia historica piodao portugal igreja matriz

O Piódão é provalmente uma das aldeias mais pitorescas de Portugal: pequena, adorável, parecida com um presépio construído em tamanho real. É tão pequeno que são pouquíssimas opções de hospedagem: um hotel grande e quatro estrelas, o Inatel. E duas casas para alugar por temporada (Casa da Padaria e Casas de Xisto).

Dormir nas cidades no entorno da Serra

Muita gente vem me perguntar se existem opções de trem (comboio) ou ônibus (autocarro) para a Serra da Estrela. As duas maiores cidades que ficam ao pé da Serra da Estrela, Guarda e Covilhã, são ligadas pelo serviço da Comboios de Portugal. O serviço de autocarros da Rede Expressos também leva a essas cidades (e para algumas menores, como  Seia e Celórico da Beira).

Hotéis em Covilhã

Covilhã é uma opção melhor para quem quer subir até Torre, porque está bem mais próximas, de forma que é bem mais fácil até mesmo pegar um táxi de lá para a Estação de Esqui.

Hotel Covilhã Jardim custa a partir de 43 euros o quarto duplo, tem nota 8,7 e fica próximo ao centro da cidade. Nessa região também fica o encantador Casa com Historia, que custa 60 euros e tem nota 8,1. Esse hotel também oferece uma escola de esqui e aluguel de carros.

Para quem quer ficar mais na zona rural, uma opção é o Quinta de Seves, que tem nota 9,6 e o quarto duplo custa a partir de 85 euros. Mais rústica, mas muito confortável, fica no meio da natureza. 

Em Guarda, há diversas opções com bons preços. Tenha em mente que a cidade é um passeio por si só, com belas construções históricas. Mas não é a melhor opção para quem vai para a Serra com objetivo de ver neve ou subir a Torre.

Guesthouse da Sé, por exemplo, tem quartos duplos a partir de 24 euros, nota 8,5 e fica bem no centro da cidade. Nessa faixa de preço também há o Residencia Filipe.

Fora do centro, numa zona mais cara, o Hotel Lusitania, custa 52 euros e tem nota 8,7. O local conta com spa e alimentos produzidos na fazenda da propriedade. O Solar de Alarcao, também tem nota 8,7 e fica num prédio do século 17, na mesma faixa de preço.

Hospedagem na Serra da Estrela: quintas e fazendas rurais

Há diversas cidades e vilas na Serra da Estrela e arredores você pode checar se há alguma acomodação que se adeque ao seu bolso e estilo de viagem. Veja aqui todas as opções de hospedagem.

Uma dica bem legal é ficar hospedado numa quinta. Nessas fazendas, muitas vezes históricas dá para ter uma experiência bem tranquila, numa casa histórica, onde produz-se vinho, azeite, doces e outros produtos típicos.

Madre De Água Hotel Rural tem nota 9,5 e com 4 estrelas, muito conforto e visual maravilhoso. E o melhor? Trata-se de uma quinta produtora de vinho, queijo e azeite. Assim, os hóspedes podem, se quiserem, participar das atividades diárias da fazenda, como como levar as ovelhas para pastar, passear pelas vinhas ou desfrutar de um piquenique tradicional. O preço é médio é de 90 euros a diária do quarto duplo.

Eu tive a oportunidade de me hospedar na Quinta da Florência, na aldeia de Oliveira do Hospital, que também tem acesso a toda diversidade gastronômica e histórica da região. Adorei a experiência. As diárias ficam a partir de 70 euros.

quinta da florencia serra da estrela portugal

Reserve seu hotel por um dos links deste texto. Assim o 360meridianos ganha uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso – o preço é o mesmo que você encontraria reservando diretamente no Booking. Essa é uma forma de ajudar o 360 a se manter.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

36 comentários sobre o texto “Onde ficar na Serra da Estrela: qual cidade dormir e dicas de hotéis

  1. Olá, Luísa! Tudo bem?
    Você sabe dizer se pra chegar até Manteigas é necessário corrente na roda do carro? Ou a estrada costuma estar bloqueada na segunda quinzena de dezembro, por conta da neve? Obrigada desde já?

    1. Oi Mônica,

      No caso de neve precisa sim da corrente, mas a própria locadora pode providenciar. Sobre o volume de neve e bloqueio da estrada, é impossível prever. Cada ano o inverno é de um jeito diferente

  2. Ola Luiza tudo bem?
    Estou organizando minha viagem para Portugal no mes de fevereiro, e a Serra da Estrela me deixa dúvidas. Poderia me ajudar?
    04 /02 embarque do Brasil
    05/02 Chegada em Lisboa
    06/02 Lisboa
    07/02 Lisboa
    08/02 Lisboa
    09/02 – Passear em Sintra com carro alugado e deslocar no fim do dia para óbidos
    10/02 óbidos/batalha e Alcobaça – Seguir a Serra da Estrela(Qual cidade ficar hospedado? )
    11/02 Serra da Estrela(por onde circular?) Preciso posar mais um dia? Caso va a estaçao de esqui, teria agencia para me indicar? Teria onde locar bota de neve?
    12/02 Porto
    12/02 Porto
    13/02 – Guimaraes, Braga, Aveiro?
    14/02 – Voo para Madri
    15 – 21/ 02 Madri.

    Muito obrigada por socializar as dicas!!

    1. Oi Isa,

      Recomendo ficar hospedada em Manteigas ou em Torre, onde fica a estação de esqui.
      Não precisa de agência para a estação, é bem fácil para ir dirigindo. Lá na estação você aluga todo o equipamento para esquiar. E nas lojinhas em Torre também tem qualquer coisa extra que precisar de frio.

      Se você não for para a estação, recomendaria visitar duas das aldeias históricas.

      Outro palpite: no dia 13, escolha entre as três cidades. Não vale a pena dividir seu tempo entre elas. Leia o post de cada uma aqui no blog, assim dá para ter uma noção daquela que te interessa mais.

  3. Oiii Luiza,

    Me ajuda? hahaha

    Viajo em Maio/2018, mês que vem e decidi que vou passar um final de semana na serra da estrela. Tinha decidido que ficaria em Manteiga que pela descrição é o melhor lugar pra ficar, porém não tem mais hospedagem, estão todas ocupada. =(

    Verifiquei que há disponibilidade de algumas em Sabugueiro, você conhece?
    O que você acha? Seria um bom lugar para ficar?

  4. Olá.Estamos pensando em visitar a serra da estrela durante as festas de fim de ano.Alugar um carro em Lisboa e subir a serra e continuar pela espanha.Nunca dirigi com neve .Sea que é muito difícil?tem relatos de muitos problemas? Obrigada.

    1. Olá Caren,

      Não necessariamente estará nevando. De qualquer forma, acredito que se você conversar com a locadora no momento de pegar o carro, ver dicas na internet e for com cuidado e devagar, não terá problemas.

  5. Olá Luiza, bom dia!

    Pretendo fazer uma visita de dois dias à Serra da Estrela, partindo de Coimbra, para tanto as informações contidas no 360meridianos foram bastante esclarecedoras.
    Assim, gostaria de agradecer e parabenizar você pela excelência do seu sítio.

  6. Olá Luiza, gostaria imensamente de conhecer a Serra da Estrela para ver neve que apesar dos meus 68 anos de idade, ainda não vi. Estou morando no Porto a 5 meses. Também não tenho carro e pretendo ir sozinha. O que vc recomenda sobre como ir (auto carro ou comboio saindo de Porto), onde ficar e alguns passeios para ver essa tal de neve? Pretendo ir para ficar 2 dias.

    1. Oi Rosa,

      O ideal é que você vá com uma agência de viagem, porque não é possível chegar no alto da Serra de comboio ou autocarro

  7. Já conheço várias cidades de Portugal, mas não tive ainda a oportunidade de conhecer Serra da Estrela. Espero que para 2018 esta oportunidade aconteça. Muito legal todas as publicações. Fotos lindas.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.