Os murais e a arte de rua em Berlim

Berlim é feia. Cinza e enorme, com uma arquitetura bizarra em boa parte da cidade, a capital alemã é bem diferente daquilo que se espera de uma cidade europeia. Tem seu charme, no entanto. E o charme está justamente nos contrastes criados entre os edifícios, a história que emana das ruas e a efervescente vida cultural que a transforma em uma das cidades mais interessantes em que você vai estar. Esse cenário foi perfeito para a proliferação da arte de rua de artistas renomados, como os Gêmeos, Blu e Bansk, além dos ilustres anônimos que deixam sua marca e mensagem nos muros de Berlim.

Este mês, passei dez dias na cidade explorando seu lado mais alternativo e os murais e grafites possuem uma papel importante nessa cena. Essas são algumas das paredes que eu fotografei pela cidade.

Arte de rua em Berlim

Você verá muitas colagens pelos muros de Berlim. É que, ao contrário do grafite, elas não são consideradas infração, além de serem rápidas para colocar e difíceis de tirar.

hackersher hofe beco de berlim

O beco Haus Schwarztenberg, também conhecido como Hackersher Hofe, sempre permite que artistas coloram suas paredes. Algumas obras são permanentes, outras ficam por um período de tempo até darem lugar a outras. Os artistas interessados precisam contatar o proprietário, que aprova e designa um espaço para a obra.

Murais de Berlim

Um mural saudando os refugiados, que chegaram em massa na cidade. Logo atrás, um protesto contra o projeto imobiliário nas margens do rio Spree. Os preços convidativos e a proximidade com as estações de trem têm atraído a atenção dos investidores e especuladores, o que tem deixado os berlineses furiosos. Para eles, esse tipo de investimento vai descaracterizar a área e privatizar espaços públicos que são de livre acesso a todos, como a orla do rio e partes do muro de Berlim, além de subir os preços para os moradores e começar um processo de gentrificação.

Grafite em Berlim

Muros de Berlim

East Side Gallery Berlim

Uma das obras da East Side Gallery, uma galeria a céu aberto situada em uma seção de 1.113 metros no lado leste do antigo muro de Berlim.

Arte em Berlim

Murais Arte Berlim

teufellsberg berlim

Teufelsberg é uma das muitas construções abandonadas da cidade que servem como galeria de arte para grafiteiros. Antigamente, o prédio era usado como ponto de espionagem americano contra os russos.

Casas ocupadas em Berlim

As casas ocupadas também servem de tela para os artistas de rua da cidade. Essa, em Rigaerstrasse, vem sofrendo ataques dos políticos locais, que querem remover os moradores de lá a todo custo.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Os murais e a arte de rua em Berlim

  1. Estive em Berlim em junho e realmente o que caracteriza a cidade e esse contraste,pena que boa parte da East Said Galery estava com grades o que dificulta fotografar.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.