Trilha até a Pedra Furada, em Jericoacoara

Poderia ser apenas uma formação rochosa no meio da areia, mas o pôr do sol e uma trilha das mais bonitas tornam a Pedra Furada o principal cartão-postal de Jericoacoara – e um dos mais importantes do Ceará.

Deitado numa espreguiçadeira na principal praia da vila, eu observava o mar azul e as velas dos kitesurfistas, que tornam Jeri famosa em todo mundo. De um lado estava a Duna do Pôr do Sol, cercando a praia à esquerda e que, todos os dias, atrai uma procissão de turistas em busca de um lugarzinho para ver o dia acabar.

À direita, seguindo pela areia, o caminho leva até a Praia da Malhada. E basta seguir por esta praia chegar à Pedra Furada. Eu fiz esse caminho durante o passeio para as lagoas Azul e Paraíso, organizado por agências de viagem de Jeri e que tem a primeira parada na Praia da Malhada, para que os turistas possam caminhar até a Pedra Furada.

Veja também: O que fazer em Jericoacoara
Como chegar em Jericoacoara a partir de Fortaleza
Onde ficar em Jericoacoara: pousadas da região
Qual a melhor época para visitar Jericoacoara?

Como chegar em Jericoacora

Espere gastar entre 20 e 30 minutos para percorrer o trecho. A distância aumenta caso você saia da Praia de Jericoacoara ou mesmo da sua pousada, na vila. Há vendedores ambulantes pelo caminho. Não deixe de comprar uma garrafa d’água, porque o calor é quase sempre presente. E leve seu lixo com você! A região está dentro de uma área de proteção ambiental, o Parque Nacional de Jericoacoara.

Jericoacoara, Ceará

Você não estará sozinho na Pedra Furada, principalmente se for na hora do pôr do sol. Também há uma grande quantidade de turistas por ali no meio da manhã, justamente por conta dos passeios que levam para as lagoas e param ali antes. Durante o trajeto é possível contratar guias locais, que mostram outras formações rochosas da região, como as pedras do Jacaré e da Tartaruga.

Mas atenção: a caminhada para a Pedra Furada, por meio da Praia da Malhada, só pode ser feita durante a maré baixa. Caso a maré esteja alta, aí o caminho é outro, via Morro do Serrote. Também fiz esse trecho, a partir da Praia de Jericoacoara, quando resolvi ir até a Pedra Furada perto da hora do pôr do sol (e as ondas já impediam o caminho via litoral).

Linha azul maior leva à Pedra Furada pelo Morro do Serrote. Outra opção é caminhar a partir da Praia da Malhada 

Basta seguir a Rua do Forró até o final. Os cerca de 3 quilômetros são percorridos em 40 minutos. O tempo diminuiu na volta, já que morro abaixo todo santo ajuda. Eu achei a trilha pelo Morro do Serrote, o ponto mais alto do Parque Nacional de Jericoacoara e onde fica um farol, tão bonita quanto a caminhada pela praia.

Cheguei cerca de uma hora antes do pôr do sol. Aproveitei para caminhar pela praia, tomar uma água de coco e tirar fotos da Pedra Furada de cima, a partir do Morro do Serrote. Carroceiros fazem o trajeto entre a vila e o topo do morro. De lá é preciso apenas subir ou descer o morro, numa trilha simples, mas que pode ficar mais difícil depois que escurecer.

Pedra Furada Jericoacoara

Em julho o espetáculo é ainda mais bonito, porque o sol se põe exatamente no buraco da pedra – eu fui em novembro e não vi isso. Mais um motivo para voltar.

jericoacoara, ceará

Turistas sobem o Morro do Serrote


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “Trilha até a Pedra Furada, em Jericoacoara

  1. Olá, para ir para a pedra furada em Jericoacoara só dá pra ir se for a pé? Ou existe transporte pra lá também?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.