O que fazer na Aldeia Histórica de Piódão, Portugal

Você vai ter que cruzar curvas sinuosas, subir e descer montanhas até conseguir chegar no Piódão. A Aldeia Histórica de Portugal fica numa encosta da Serra do Açor, vizinha da Serra da Estrela, escondida, tão escondida que até os anos 1970, só era possível chegar lá a cavalo ou a pé. Piódão é uma verdadeira viagem no tempo. Não tem como chegar na aldeia de Piódão e não soltar um suspiro admirado. As casas de pedra de xisto, com suas janelas brancas e azuis, e uma igrejinha branca e azul, a Igreja Matriz, completam o cenário “casa de boneca”.

Leia também: 7 ideias de bate-volta a partir do Porto
Roteiros pela Serra da Estrela: como chegar, o que fazer, onde ficar

aldeia historica piodao portugal estrada

aldeia historica piodao portugal praça

aldeia historica piodao portugal igreja matriz

Quem mora na aldeia de Piódão?

Piódão é uma aldeia pequena, que hoje em dia não tem nem cem habitantes, fruto do processo de envelhecimento do país e a fuga dos mais jovens para regiões com mais promessas de emprego. Subidas aqui, descidas acolá, você já terá caminhando por todo o labirinto de ruelas e circulado praticamente por todas as casas. Se tiver sorte, cruzará com uma moradora ou morador para puxar conversa. Se tiver mais tempo que eu, aproveite para ficar até o entardecer e ver as luzes que dão à aldeia o apelido de “presépio” de Portugal.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

aldeia historica piodao portugal luiza

aldeia historica piodao portugal moradora

aldeia historica piodao portugal escadas

Aldeia Histórica

A história de Piódão remonta ao período medieval: naquela região cheia de nascentes surgiu um pequeno povoado chamado Casas Piódam. No século 13, não se sabe ao certo por que, provavelmente por causa da construção de um mosteiro que já não existe mais, a aldeia foi transferida para o lugar que está hoje. Toda essa região serrana de Portugal tem aldeias de pedra: Piódão faz parte da Rede de Aldeias Históricas (também já visitei Linhares da Beira e Belmonte – onde nasceu Pedro Álvares Cabral) e também existe a Rede das Aldeias do Xisto.

aldeia historica piodao portugal ponte

aldeia historica piodao portugal detalhe

O que fazer em Piódão?

Em Piódão, você encontra três igrejinhas (a Matriz, a Capela de São Pedro e Capela das Almas), um posto de turismo e uma praia fluvial de águas cristalinas.

Também há percursos de caminhada, o principal deles é o caminho entre Piódão e Foz D’égua. Um trecho de cerca de 7 km (ida e volta), passando pelo meio da serra.

aldeia historica piodao portugal capela

aldeia historica piodao portugal praia fluvial

Onde comer e se hospedar em Piódão?

Há duas opções de restaurantes, uma feirinha com produtos típicos locais  – mel, licor, queijos e pães -, um hotel grande (o quatro estrelas Inatel) e duas casas para alugar por temporada (Casa da Padaria e Casas de Xisto).

aldeia historica piodao portugal casa grande

Como chegar em Piódão, Portugal?

É impossível chegar em Piódão sem carro. A cidade turística mais próxima é Coimbra e o trajeto é de cerca de 90 km. Veja os caminhos e valores de pedágio. Partindo do Porto, são quase 200 km de estrada.

Para economizar, recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 comentários sobre o texto “O que fazer na Aldeia Histórica de Piódão, Portugal

  1. Boa noite Luíza,

    Planejo ir a Portugal no final de novembro, e estou encantada com as aldeias históricas! Porém será uma viagem em família com uma criança de 2 anos… Vale a pena? Pois geralmente criança não aguenta passeios muito cansativos, principalmente as que não dão para usar carrinho.
    E como faz para chegar. Só de carro?
    Recomenda bate-volta? Qual cidade?
    Obrigada
    Sylvia

    1. Oi Sylvia,

      Só dá para ir de carro mesmo. É uma vila bem pequenininha, mas tem muitas subidas e descidas. Eu acho que uma criança ia gostar, mas não tenho muita prática com crianças dessa idade para ter certeza!

      O bate-volta pode ser de qualquer cidade do Centro, como Coimbra ou Viseu. Se você quiser fazer trajetos menos longos, talvez ficar em Covilhã ou Guarda seria mais próximo das Aldeias.

      1. Bom dia,
        Estou indo hj para Portugal e estou analisando ainda um dia para conhecer uma aldeia histórica de carro ou cidade mais bucólica/medieval. Além de Óbidos e Guimarães existe outra acessível de trem partindo de Lisboa ou Porto para um bate volta?
        Grata,
        Sylvia

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.