Qual é a melhor época para viajar pela Europa?

A Europa é um dos lugares mais procurados por brasileiros para viver a viagem dos sonhos. E muitos de nós nos perguntamos qual seria a melhor época para explorar os diversos países do velho continente. São incontáveis as perguntas que recebemos: É realmente frio no inverno? Será que neva? Será que chove? O calor no verão é mesmo de matar?

A verdade é que ninguém aqui é São Pedro. Ou seja, mesmo sabendo mais ou menos uma previsão de como será o tempo, clima é uma coisa que muda o tempo todo. Não dá para ter certeza se vai chover ou não. Ou se vai nevar. Ou se vai chegar uma onda de calor inesperada. Ainda assim, dá para planejar mais ou menos a melhor época para conhecer os países da forma como você quiser.

Leia também: Seguro de viagem para Europa com 5% de desconto: saiba como conseguir!

Porque a verdade é que a melhor época para viajar pela Europa vai muito mais de você do que do clima. Não acredita? Olha só.

Alta Temporada, ou seja, o verão

De meados de junho até meados de setembro é verão na Europa, sendo agosto o mês mais movimentado porque é exatamente quando quase todo mundo está de férias (como em janeiro no Brasil). Nessa época do ano os preços sobem, as cidades turísticas ficam cheias e os restaurantes podem requerer reservas. Se você viajar nessa época, reserve tudo com muita antecedência.

qual a melhor época para viajar pela europa

Verão na Grécia

No verão, não costuma chover e faz bastante calor. Mesmo nos países que normalmente são mais frios, vai chegar perto dos 40 graus em alguns dias. A questão é que nem todos os dias são assim, e às vezes você vai precisar até de um casaco.

Sabe o que foi engraçado? Na Grécia, que normalmente é mais quente, eu peguei alguns dias de chuva e noites bem frescas. Na Áustria e República Tcheca, um calor infernal e total ausência de ar condicionado. Ou seja, como eu disse, clima não se prevê tanto.

qual a melhor época para viajar pela europa

Feira de rua lotada em Viena

Logo, arrume uma mala para um verão como no Brasil, mas coloque na bolsa também um casaquinho, uma calça comprida e uma capa de chuva. Se você odiar muito calor e lugares lotados, o verão não é a melhor estação para você vir para Europa. Ao mesmo tempo, quem curte festa, programações ao ar livre e movimento dia e noite pode marcar as passagens feliz para o período.

Baixa Temporada, ou melhor, o inverno

O inverno começa oficialmente no final de dezembro, perto do Natal. Serão longos três meses de dias curtos e frios, chuva e neve em alguns lugares. Nos países do norte da Europa, entretanto, esse frio começa a ser sentido bem antes. A partir do final de setembro você já precisa preparar bons agasalhos – a temperatura já começa ficar abaixo dos 10º. Já nos países do sul, o frio mesmo só chega lá para novembro.

qual é a melhor época para viajar pela europa

Inverno em Paris

Quão frio? Todo mundo me pergunta! Eu já escrevi um post sobre isso. Até mesmo em Portugal, que é um país dos mais quentes, a temperatura fica na casa dos 0º em alguns dias. E chove bastante. Dá para caminhar pelas ruas de Paris ou circular pelas cidades com neve na Alemanha, mas tudo isso com parcimônia e paradas estratégicas para se aquecer, além, claro, da necessidade de usar roupas adequadas.

qual é a melhor época para viajar pela europa

O bom do inverno é que tem decoração de natal! Covent Garden, em Londres

Mesmo com o dia acabando entre 15h ou 16h, o inverno costuma ter uma luz linda, com o sol nunca atingindo o topo do céu. Além disso, os preços podem cair até pela metade – desde que não seja a semana do Natal e Ano-Novo (essa também é considerada alta temporada).

Vir no inverno na europa significa não enfrentar filas e sentir que as cidades são só para você. Mas também exige uma boa dose de planejamento e paciência, já que algumas atrações e restaurantes fecham no período. Você também não vai ver tanta gente nas ruas e o clima é menos alegre, digamos assim.

O retorno do calor, ou a primavera

A primavera é um momento mágico na Europa, algo que eu vivi pela primeira vez neste ano. De repente, o sol volta a brilhar, as pessoas voltam a sair de casa e sorrir, as flores começam a surgir e as árvores voltam a ficar verdes. Os dias começam a durar bem mais. Enfim, na primavera todo mundo desentoca. E também é uma excelente época para visitar o continente. A melhor, na minha humilde opinião. Por quê?

qual é a melhor época para viajar pela europa

Primavera em Coimbra

Além desse clima de felicidade já relatado, na primavera ainda não está tão calor e nem tão frio. Vai variar um pouco de acordo com os países, mas, em geral, são dias bonitos de temperaturas amenas. Os jardins estarão lindíssimos. E os preços não serão tão altos, porque essa é a média temporada, abril e maio, quando quase ninguém tem férias. Nada de lotação nos lugares, mas já com mais gente nas ruas e aproveitando o sol que voltou.

qual é a melhor época para viajar pela europa

A mala para primavera tem que ser bem diversificada. Traga um bom casaco para o caso de fazer um frio inesperado, mas também dá para trazer shorts ou vestidos para os momentos de sol, com um casaquinho leve para ter sempre com você.

A meia estação, ou o outono

Se a primavera é uma explosão de cores, o outono é mais sereno, com seus tons vermelhos e amarelos. Meus dois primeiros mochilões na Europa foram no outono, que vai do final de setembro até dezembro. Assim, eu sou suspeita para dizer que também amo viajar no outono.

qual é a melhor época para viajar pela europa

Outono em Amsterdam

Você ainda encontra calor nos países do sul da Europa, como Portugal, Espanha e Itália. Dá até para pegar uma praia em pleno outubro. Já no norte, estará frio, mas um frio mais “contido” do que no inverno e sem as chuvas e neve.

qual é a melhor época para viajar pela europa

Outono em Coimbra

O que eu mais amo no outono são as cores que a gente não encontra no Brasil. As folhas no chão. O ventinho frio à noite. É excelente para quem detesta calor e também é bom para quem foge do frio. Também é bom, porque assim como a primavera, os preços estarão mais amigáveis, com mais promoções, menos coisas lotadas.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

172 comentários sobre o texto “Qual é a melhor época para viajar pela Europa?

  1. Oiii, parabéns pelo post, esclarecedor!
    Queria saber se tem alguma época do ano mais barata ou mais cara pra viajar pra Europa… Já que a alta temporada daí não bate com a daqui… Estava pensando em planejar algo pra novembro deste ano, ou abril do ano que vem…

    1. Oi Carolina,

      A alta temporada na Europa são os meses de julho e agosto e as datas comemorativas.

      Novembro é considerado baixa temporada e é uma das épocas mais baratas.
      Abril é baixa temporada em alguns lugares e média em outros. Mas lembre-se que na data da Páscoa torna-se “alta”, porque é folga para os próprios europeus.

  2. Oi Luiza! Quero muito conhecer a Europa, escolhendo eu mesma as cidades que quero visitar, indo com uma irmã, não falamos outra linguas, só isso que me faz ter uma insegurança em montar por conta própria os roteiros, gostaria de saber se é possível agendar um guia local da cidade em questão que se vai visitar, que fale português, e como encontrar esses guias e o preço que eles cobram. Muito Obrigada!

    1. Oi Vera,

      Sim, com certeza você consegue agendar guias locais nas cidades que for visitar. Inclusive, há muito blogueiros que oferecem esse serviço de guia. Não sei dizer sobre o valor cobrado, realmente você teria que fazer o orçamento diretamente com essas pessoas. Se você me disser mais ou menos quais as cidades, posso ver se conheço pessoas lá que trabalham com isso.

  3. Luiza, parabéns pelas matérias, me ajudam e muito!
    Gostaria apenas de uma outra “dica”!
    Vou viajar em abril/20 à Lisboa, Barcelona e Paris. Quantos dias para cada cidade?
    Serão 30 dias de férias e qro aproveitar cada instante!

  4. Olá Luíza. Parabéns pelo site. Estou planejando minhas férias para Europa. Tenho 15 dias, odeio frio rs, e pretendo conhecer Espanha, Portugal e Itália…pensei em ir na primavera por causa dos custos…pode me dar algumas dicas? Obrigado desde já…ps: é minha primeira vez na Europa, só falo o Português – Brasil rs.

    1. Oi Mauricio,

      Entre abril e outubro você tem grandes chances de não pegar frio nenhum. Pelo contrário, no verão é bastante quente.

  5. Luiza, estou pensando em uma viagem à Portugal em novembro, minha mulher faz aniversário dia 08 e pensamos em passar essa data aí. Com relação ao clima o que vc me adianta e quais tipo de roupa levar, pretendemos fazer um tour desde o porto até Lisboa, vc tem algum roteiro de carro a indicar !?

  6. Oi Luiza, adorei os posts! Estou planejando uma viagem para Europa para setembro com meu marido e meu filho que estará com 13 meses. Quais os países melhores para ir com bebês? Pensei em Amsterdam, Milão, Roma, Paris e Madri. Estou com um certo receio, pois nunca fui pra Europa, acha que preciso comprar um pacote com guias em agências ou pesquisando e planejando antes é tranquilo? Obrigada!

    1. Oi Jaqueline,

      Não vejo necessidade de comprar pacote com guias. Você pode contratar um guia para algumas horas nas cidades que tiver interesse. No mais, é possível planejar toda a viagem por conta própria – a não ser que você não tenha tempo de organizar sua viagem, aí vale a pena pagar.

      Eu não sei dizer qual é o melhor país para ir com um bebê, mas eu sei dizer uma coisa por experiência própria: fique mais tempo em cada cidade, porque com um bebê, você não consegue fazer nada correndo. Não sei quantos dias terá disponível, mas para uma viagem confortável para a sua família, considere pelo menos 4 dias em Amsterdam, Madri, 3 em Milão e 6 em Roma e em Paris. Se for necessário, corte uma das cidades.

  7. Oi Luiza, tudo bem!
    Primeiro, parabéns pelo post! excelente
    Gostaria de uma ajuda, pesquisei a respeito de portugal e europa e pelo que li, agosto ainda é temporada de férias de lá. Pretendo ir no inicio de setembro. Vc acha que é uma boa época com relação a viagem, preços e clima? E outra pergunta; se for fazer um tour pela europa de uns 15 dias, vale a pena ficar uns 5 dias em portugal?
    Desde já agradeço!
    Angelo

    1. Oi Angelo,

      O início de setembro é uma época ótima para viajar, porque ainda não é frio, mas já acabou as férias de muita gente. Sim, vale a pena ficar 5 dias em Portugal. Você pode tanto conhecer Lisboa e Porto quanto concentrar em uma das duas e fazer uns bate-voltas nos arredores.

  8. Estamos planejando ir a Portugal em setembro, eu, marido e filho de 4 anos. Pensamos em viajar de carro, iniciando nosso tour por Porto e descendo até o Algarve. Tempo de viagem de 12 a 14 dias. Você tem alguma sugestão de roteiro para nós? Abraço!

  9. Oi
    Eu estou planejando ir pra Europa no outono, em novembro, mas estou com medo de pegar muita chuva, como você disse que foi duas vezes pra lá nessa época, qual foi sua experiência?

  10. Olá Luiza!

    Estou querendo ir para Europa em Junho desse ano, pensei no trajeto Portugal (LIsboa) mais uns dias na Ilha de São Miguel, e uns 3 dias em Madrid. Em Portugal é mais tranquilo quanto a gastos pois tenho família tanto em Lisboa quanto em São Miguel, mas estou preocupada quanto aso gastos em Madrid. Quando é o gasto em média? Obrigada desde já.

  11. Ola estou pensando em fazer um cruzeiro pelo mediterrâneo em janeiro. Eu meu esposo e minha filha de 4 anos, sera que no mes de janeiro noa vou conseguir aproveitar? Destinos Itália, Espanha, França.

  12. Luiza boa noite, tudo bem?

    Pretendo viajar para Europa porém não sei por onde começa, pretendo passa uns 12 dias no máximo devido ao trabalho, pretendo ir no período da primavera, tenho dúvidas na escolha de agência (caso necessário)enfim poderia me ajudar???

    1. Oi Eline,

      Temos muitas dicas aqui no blog sobre como organizar sua viagem. Tem posts específicos sobre o que fazer e onde ficar em cada cidade, é só clicar ali no Atlas: https://www.360meridianos.com/atlas-360

      Em relação a documentação, veja esse post: https://www.360meridianos.com/2017/01/documentos-para-viajar-para-europa.html

      E para organizar o roteiro, temos algumas sugestões aqui: https://www.360meridianos.com/2015/03/roteiros-de-viagem-pela-europa.html e https://www.360meridianos.com/2016/12/roteiros-de-mochilao-pela-europa-que-nos-testamos.html

  13. Bom dia!
    Não conheço a Europa, apenas os EUA, que embora eu ache a viagem (principalmente vôo) mais barata, entendo que devido aos gastos com compras, ela acaba se tornando mais cara que em relação a Europa!
    Pretendo, junto com esposa e filha de 3 anos (4 na época) viajar a Europa e conhecer Veneza, Roma, Paris e Londres…
    Penso em maio ou setembro, porém ainda não tenho certeza do mês, qual você me indicaria mais?
    Acha que precisaria de quantos dias em cada lugar (pretendo ficar mais dias em Paris do que o restante, pois deve ser a cidade com mais lugares a se conhecer)?
    E dinheiro, quanto você acha que eu teria que reservar por dia?
    Obrigado e me desculpe por tantas perguntas…

    1. Oi Marcelo,

      Tem um jeito ótimo de evitar o gasto com compras: não faça compras! haha

      Maio ou setembro são ótimos meses para viajar, não há tanta diferença entre eles, então fica a critério de vocês mesmo.

      Sobre quantos dias em cada lugar, veja esse post: https://www.360meridianos.com/2017/04/roteiros-na-europa-quantos-dias-ficar-em-cada-cidade.html
      E sobre gastos, dá uma olhada aqui: https://www.360meridianos.com/2014/04/quanto-custa-um-mochilao-pela-europa.html

  14. Tenho que escolher entre dezembro e março para viajar para Europa, dezembro pegaria final de outono e início de inverno já em março final de inverno e início de primavera, qual dos dois você escolheria e porque?

    1. Oi Jonatas,

      Depende do país.

      Tendo a preferir março porque chove um pouco menos, os dias já estão começando a ficar menos curtos e, apesar de ainda estar frio, não é tão frio quanto em dezembro.

      Mas se eu quisesse ver neve ou programação de natal, iria em dezembro

  15. Olá Luiza! Tudo bem?
    Irei na Europa na segunda quinzena de março e os destinos pretendidos são Portugal, Itália e Grécia.
    Me fala mais, se possível, a respeito do clima destes países neste período, especialmente a Grécia. Vale mesmo a pena ir?

  16. olá Luiza, parabéns pelo trabalho. Eu e meu marido estamos querendo ir para Portugal ano que vem, qual roteiro me recomenda para a primeira viagem a Europa e pretendemos desembarcar em Lisboa direito de Sp, um total de dez dias, será que dá para conhecer Barcelona também nesse período:?
    obrigada.
    Denize

  17. Oi Luiza boa noite1

    Estarei viajando para Europa (Espanha, Italia e França) parte do trecho de avião outra parte de navio, ente os dias 27.10 a 05.11.17

    Neste periodo é muito frio na europa, costuma chover nestes meses?

  18. Luiza, tudo bem?
    Gostaria de saber que mês (e ano, se possível) foi tirada a foto outonal na beira do Mondego aqui do post. Saberia dizer mais ou menos de quando a quando a cidade fica assim? 2ª metade de outubro já está um visual parecido em Portugal? Claro que isso varia muito de ano para ano. Por isso perguntei a data da foto, para ter uma ideia se foi num ano quente ou mais frio.
    Aguardo teu retorno.

    Abraços

    1. Oi Carmem,

      Essa sua pergunta é bem complexa exatamente porque as estações do ano variam: tem ano que faz mais calor mais cedo, tem ano que faz mais frio mais tarde. Enfim, impossível prever quando você vai encontrar exatamente essa mesma condição.

      Enfim, nenhuma das fotos é da beira do Mondego. Essa outonal do final do post é da rua Lourenço de Almeida Azevedo, na descida de Celas. A foto foi tirada no final de novembro de 2014.

      bjs

      1. Que coincidência. Apesar de não a ter reconhecido, morei nessa rua! Bem que me falavam que ela fica muito bonita no outono!

        Entendo essa questão da variação das estações, por isso perguntei a data para pesquisar se foi um ano quente ou mais frio e tentar calcular quando estará assim novamente. Ainda não conheço o outono. Claro que toda estimativa nesse sentido é bastante falha, mas já é um norte, né?

        Muito obrigada pelo retorno!

  19. Oi Luiza, parabéns pelo blog. Li todos os comentários mas ainda tenho duas dúvidas, e especialmente sobre Portugal:
    1) final de setembro dias ficam mais curtos como você informou, mas as cidades tem atividades noite ou o clima já começa a prejudicar e começam a fechar mais cedo?
    2) em razão de Portugal ter sido eleito há pouco melhor destino turístico você tem percebido as coisas subindo de preço ou se tornando MUITO concorrido quase a ponto de ter que se programar com muita antecedência?
    Novamente parabéns! Fui à Europa em maio e com certeza é a melhor época mas infelizmente no ano que vem acredito que só poderei viajar depois da segunda quinzena de setembro.
    Um grande abraço!

    1. Oi Leandro,

      1. Ficam mais curtos, mas nada demais. Em setembro e outubro, costuma anoitecer como no Brasil, por volta das 18h, 18h30. As atrações fecham por volta desse horário ou às 17h.

      2. Hospedagem precisa sim ser reservada com antecedência. Os passeios ainda dá para comprar na hora.

      A segunda quinzena de setembro é uma excelente época para viajar! Não precisa ficar triste.

  20. Menina! Adorei seu blog! Admiro sua coragem em ser uma cidadã do mundo! Também vivemos no Porto, mas só agora vamos começar a tão sonhada eurotrip. E vc tem sido uma inspiração e uma excelente fonte de pesquisa! Beijinhos e sorte no teu caminho!

  21. Olá boa noite,em uma viagem de 15 dias ir 4 países é muita coisa estávamos pensando em França Inglaterra Veneza e Portugal iríamos em outubro
    Comprando a passagem com bastante antecedência é bem mais barato mesmo e quanto de dinheiro levar para não passar aperto não queria ficar nessa de ou faz isso ou faz aquilo o dinheiro não da
    Desde já agradeço se puder me ajudar.

    1. Oi Carla,

      Não, comprar a passagem com bastante antecedência não é mais barato. Costuma ficar mais barato de 4 a 2 meses antes da viagem.

      15 dias dá para vocês conhecerem 4 cidades, uma em cada país, mas lembrem-se de não considerar dias de deslocamentos como dia de viagem.

      Para uma viagem bastante confortável por essas cidades você pode calcular uma média de 80 euros por dia (eu costumo fazer 65 euros, só para você ter uma noção de como seria um orçamento bem acima do meu econômico). Nesses 80 dias, está tudo incluído: hospedagem, alimentação, passeios, transporte interno, etc.

  22. oi Luiza bom dia, quero fazer um tour de 3 cidades, MADRID, PARIS E BERLIN,entre janeiro ,fevereiro,marzo ou abril, com minha esposa e bebe de 1 e 9 meses por ai na epoca, DETALHE, ele tem muita energia. entao nesse quesito, ano me preocupo. ja fiz os roteiros e todos ape ou maximo 4 kms, 3 dias em cada cidade, o que voce pode me ajudar, FRIO nao existe pois que exite é nao estar bem abrigado, aqui no paraguay quando faz frio faz -1 /2 /3 o dia todo, entao isso nao eh problema.
    ajuda eu hehehhe

  23. olaaa!!! pretendo ir para europa(londres, paris, amsterdã e roma) passar 10 dias mochilando. Estou querendo ir no meio de fevereiro de 2018. tem alguma dica de como seja por estes lugares nesta epoca do ano?
    obrigada

  24. Olá! Gostei muito do blog!!! Otimas informações!
    Estou programando uma viagem para ficar 18 dias do dia 01/11 a 18/11 para londres, paris, amsterdan e barcelona! Você acha que o clima será muito frio? Estou escolhendo uma boa epoca?
    Muito obrigada pela ajuda desde já!
    Beijoss

  25. Oi muto legal seu blog!!! Prendendo ir a Europa (Madri;Paris;Alemanha;suíça) passar 15 dias, porém estou em duvida quanto as datas pois queria muito pegar as arvores ainda com folhas a paisagem ainda um pouco vermelha e amarelo, não tão cinza como no inverno. mas sou louca pra conhecer a neve! estou entre as datas 15/11 ate 30/11 ou 30/11 a 13/12 ou ainda 14/12 a 27/12 . o que você sugere pela sua experiência?

  26. Bom dia, Luíza, 😉 Gostaria de ir a Portugal em Novembro, entre os dias 20 a 29. No entanto, nessa época já escurece muito cedo? É quanto a temperatura? Muito frio?

    Obrigada pelas dicas.

    Eu só conheço a Espanha, mas fui em maio e foi ótimo por conta do calorzino e sol até bem tarde.

    1. Oi Valeria,

      Sim, nessa época já começa a escurecer mais cedo, por volta de 16h30, 17h.

      Sobre a temperatura, não dá muito para dizer, teve ano que já peguei um clima ameno, teve ano muito frio. É bom estar preparada para as duas possibilidades.

  27. Olá Luiza!

    Iniciei um planejamento para viajar pela Europa (França, Portugal, Italia, Grécia, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Polônia, Suíça, Bélgica, Hungria, Países Baixos, Áustria e Chéquia) e Ásia (Cingapura, Tailândia, Japão e Coréia do Sul). Seria ótimo contar com sua colaboração. Pretendo ficar 5 a 6 meses e uma média de 3 a 5 dias em cada cidade. O que vc recomendaria? Conhecer tudo é impossível, mas o que você acredita ser indispensável já que tenho flexibilidade em datas e não pretendo conhecer os lugares com tanta pressa?

    E claro, referente ao seu post, melhor época seria mesmo ir no início de fevereiro pelo inverno já estar indo embora?

    1. Oi Nunes,

      Nós não montamos roteiros e todos os destinos que você citou são interessantes, é mais uma questão de você decidir o que te interessa mais ou menos. Não existe lugar indispensável, existem interesses de viagem. Só dá para escolher mesmo depois de pesquisar.

      No início de fevereiro ainda é bastante frio. O inverno só começa a ir embora no final de março.

  28. Hola amiga, me llamo Rafael y quiero preguntarte una cosa simple. Mira, quiero conocer Tenerife, la mayor Isla de la Isla Canárias. Quiero quedarme 10 dias allá. Quiero dias de sol y flores. Cuál la mejor fecha para que yo pueda viajar?

  29. Luuuuuu, que site maravilhoso! Meus parabéns! Deixa eu te perguntar:
    Eu trabalho em uma CIA Aérea aqui no Brasil, e com isso, tenho benefício viagem em quase todas as CIAS aéreas do mundo. Pela Europa, o trecho fica em torno de 48 a 50USD.
    Em Setembro eu tô indo pra Europa pela Segunda vez (mas pela primeira vez usando o benefício). Você acha que comprando as passagens a esse valor, eu tô tendo alguma vantagem ou não faz tanta diferença em relação aos preços normais? Outra dúvida, Setembro é um mês bom para ir a Europa? E quais países conhecer nesse período? Países frios, de preferência. Tô fugindo do calor! Ahahaha muitíssimo obrigado!

    1. Oi Vinícius,

      Setembro é um mês muito bom de viajar, porque ainda não está tão frio, e também não está quente demais (claro, tempo é imprevisível). Se você quer evitar calor a qualquer custo, de preferência aos países mais ao norte do continente.

      Sobre o preço das passagens, só pesquisando os trechos para saber se vale a pena ou não.

  30. Boa tarde! Estou programando visitar Portugal,Londres,Paris, Madri,Barcelona, Veneza e Roma em Dezembro saindo do Brasil até o dia 10/12. A Programação é uma viagem de 20 dias. Sei que vai estar frio, tenho duas dúvidas :se pegamos dias com sol e se chove muito,pq vou com meu filho de 9 anos e andar na chuva com criança não é nada muito divertido. Obg e parabéns pelo blog!

    1. Oi Fernanda,

      Acho que você está colocando lugares demais no roteiro, principalmente se vai viajar com uma criança. É muito cansativo esse processo de sair de um hotel, transporte e mudar para outro. Quanto mais cidades você colocar, mais a sensação de correria vai sentir e mais cansada vai ficar.

      Eu limitaria 4 ou 5 lugares no máximo.

      Sobre a chuva: dezembro é mês chuvoso na Europa. Claro, não dá para prever, mas sim, você corre muito o risco de pegar chuva.

  31. Oi Lu… Estou planejando minha viagem para a Europa em novembro, pretendo passar de 10 a 15 dias e visitar vários países … França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, e afins… Só que estou na dúvida referente ao tempo, não sei se estará frio ou não… O que me sugere ?
    Obrigado…
    Super Beijo

  32. Parabéns pelo site e acima de tudo, pelo conteúdo.

    Estou planejando uma viagem com a minha família com o seguinte roteiro. Portugal, Espanha, França e Itália. A viagem será exatamente nessa ordem, e terá duração de 15 dias. Com sua ajuda, define que dessa vez iremos no período da primavera (Abril/Maio). Minha duvida é com relação ao traslado de um país para outro. Eu consigo fazer o deslocamento de trem ou preciso fazer de avião? Muito obrigado!

    1. Oi Alexandre,

      15 dias é muito pouco para conhecer 4 países.

      Sobre o traslado, você até consegue fazer de trem, mas vai economizar bastante tempo (e provavelmente algum dinheiro) se fizer voos de low cost entre as cidades de países diferentes.

  33. Olá Luíza! Vou para a Europa em junho e fico até a metade de agosto. Você recomendaria fazer a reserva de hostels também? Estou na dúvida pq pensei em não ir com o roteiro muito engessado. E em relação aos preços, a passagem realmente foi salgada, existe uma variação de preços em alimentação e atrações também?
    Muito obrigada pelas dicas!

    1. Oi Paula,

      Vc vai vir na alta temporada, se não fizer as reservas por agora, só vão sobrar lugares MUITO caros para dormir. Também recomendo já comprar os trechos internos de transporte com antecedência.

      Alimentação e atrações não variam de preço nessa época como hospedagem e transporte.

  34. Tenho lido que um período mais bonito na Europa é a primavera. Gostaria da sua opiniao sobre a ida a região da toscana na Itália no outono, mais precisamente outubro. Pretendo fazer o trajeto Roma a Veneza de carro.

  35. Luíza, gostaria de ir no meio de fevereiro e fica uns 20 dias, quero conhecer Itália, Paris, Londres e Amsterdã. Na sua opinião o mês que escolhi conseguirei pegar neve e ao final uns dias de sol? Gostaria de mesclar, sonho conhecer neve. Essa será a primeira viagem internacional e ainda não sei nem por onde começar!

    1. Oi Joyce,

      Não dá para prever se você consegue pegar neve. É completamente imprevisível. Para ter mais chance, você teria que ir a um lugar nas montanhas, onde certamente ainda há neve em fevereiro.

  36. Olá, Luiza!

    Estamos nos programando para ir à Itália (Roma/Milão/Toscana/Veneza) em Ago/2017, contudo, observei que alguns sites/blogs, enfatizam que o mês de Agosto não é apropriado, visto que estas cidades estarão vazias e a maioria dos locais fechados. Qual a sua opinião?
    Muito obrigada

    1. Oi Andreia,

      Então, agosto é alta temporada e férias na Europa. O que acontece é que ao mesmo tempo em que muitas cidades ficam cheias de turistas, outras ficam mais vazias porque os moradores locais saem de férias.

      Existe o lado bom e ruim disso, eu não deixaria de ir por conta disso, porque mesmo que algumas coisas estejam fechadas, nenhuma das atrações turísticas fecham.

      Só aconselho que você já faça a reserva dos hotéis desde já

  37. Olá Luiza, qual país é melhor (no caso mais barato) para entrar na Europa? Pretendo ir em setembro, próximo ao Oktoberfest na Alemanha.
    Obrigada.

    1. Ola! Acho que primeiro vai depender de encontrar um bom preço da passagem. Estava querendo começar ppr Milão, mas ontem encontrei uma passagem com preço razoável para Paris dia 30/9. De lá seguirei para outros países. Meu primo, que ja morou em Roma e conheceu quase toda a Europa,disse-me que o Leste Europeu é mais barato e incrivelmente lindo. É nessa direção que eu vou. Quem sabe nos encontramos na oktoberfest!!

  38. Olá Luiza, pretendo fazer um intercâmbio em Malta no fim de Maio até ,etade de Junho. Nessa época os preços costumam estar mais baratos, ou já estão mais altos?

  39. Olá gostaria de ir em Outubro com meu namorado para a Áustria lá ainda é quente? E da para se virar lá no inglês? E de lá é perto Alemanha, Espanha, Paris e Irlanda?
    Tipo pensei em ficar mais tempo na Áustria seria em Viena, é uma cidade boa para passeios? O que tem lá?
    Alemanha pensei em ir na Oktoberfest mas não sei como é, e em qual cidade acontece.

  40. Luiza,

    Adorando as dicas então pergunto…

    Em 16 dias o que é apropriado para conhecer a Europa pela primeira vez. Não falo a outra língua mas meu namorado acho que consegue se virar até que bem. Gostaria muuuito muuuito de conhecer Londres e Paris…

    Quais datas são mais baratas ?
    Em média gataria quanto ao todo?

    Beijos

  41. Olá Luiza, gostei de suas dicas de viagens para a Europa.Estou programando um tour por Portugal e Espanha para setembro ou outubro de 2017.Em qual mes seria o mais indicado?
    Um abraço.

  42. Olá, parabéns pelo site!
    Gostaria de fazer um tour medieval pela Europa em 20 dias, mais precisamente entre 05 a 25 de setembro.
    Você me indicaria um roteiro ou pelo menos as cidades indispensáveis pra quem ama Idade Média, priorizando França e Itália?
    O mês de setembro ficam muito cheias as cidades ou é tranquilo?
    Grato!

  43. Luiza, estou programando para Junho Berlim-Amsterdã-Paris… melhor fazer de trem esses trechos? Me foi dito que como os aeroportos são longe do centro e as estações de trem são centrais vc perde menos tempo. Confere?

    1. Oi Sharline,

      Dá para você fazer esses trechos de trem sim. Eu acho que Amsterdam – Paris de fato é melhor ir de trem, porque é uma viagem de 4 horas.

      Já Berlim – Amsterdam é uma viagem mais longe, de pelo menos 6 horas. Nesse caso, se eu fosse você, escolheria o trecho que achar mais barato. Porque o tempo de viagem seria mais ou menos o mesmo.

  44. Olá Luiza! estamos querendo conhecer a Europa este ano ainda. Devemos dispor de uns 12 dias. Não falamos outra língua, com isso precisamos de uma agencia com guia. Pretendemos ir no mês de julho. O que você nos aconselharia?

    1. Olá Wilson,

      Aconselho então que vocês escolham um país em que a língua não seja um problema: Portugal, Espanha ou Itália.
      Como são só 12 dias, eu ficaria em um só país ou escolheria 3 cidades (no máximo 4) de diferentes países.

  45. Boa noite, Luiza,
    Estou montando um roteiro para percorrer a Europa, de carro, em 25 dias, conhecendo cerca de 13 países. A partida e chegada, serão em Paris. Já fiz vários cálculos, mas minha preocupação é saber o que devo evitar nas estradas, como o tempo, por exemplo. Penso em ir em épocas secas, ou seja, sem neve, pelo menos. Ao todo, por enquanto, são 5.000km. Como terei que dormir em várias cidades diferentes, penso em dormir o mais longe possível das cidades badaladas. Você tem algum dica para alimentação e hospedagem? Claro que os museus praticamente ficam fora do roteiro, em muitos casos. Estou me preparando para fazer essa viagem dentro de 10 ou 12 meses.
    Obrigado.

    1. Olá José,

      Eu nunca fiz uma viagem dessa forma, então ficaria mais fácil te dar dicas se eu tivesse noção do seu roteiro.

      O que posso te dizer é que em boa parte dos países europeus há estacionamentos e áreas de camping em que é possível estacionar o carro para dormir gratuitamente ou com uma pequena taxa.

      Seria bom evitar grandes cidades não só pelo preço da acomodação, como também pelo trânsito. Dirigir dentro de uma grande cidade nunca é muito agradável, principalmente naquelas em que o transporte público funciona muito bem.

  46. Olá,
    Estou com uma dúvida, poderia me dar uma dica? Eu e meu marido nós planejamos para ir a Noruega em agosto/2017 ficar 20 dias porém não gostamos muito do calor e não quero chegar lá num mês quente. No mês de agosto é possível algum país na Europa estar fazendo frio?

    1. Oi Patrícia,

      Sim, é possível. Tem países que a temperatura não passa dos 20 graus, mesmo no verão. Mas eu não consigo prever isso para você, é realmente imprevisível

  47. Estou planejando uma viagem para Paris/Londres em Outubro/2017. Tenho uma grande vontade de ir em Fátima. Pela sua experiência, é melhor ir de avião ou de trem? Obrigado.

  48. Oi Luiza,

    Adorei as dicas.

    Estou de viagem para europa e estou na duvida se é melhor ir em abril ou maio, em abril já começa as flores? É muito frio ainda? E chuvas, tem nessa época? Pode me dar dicas?

    Penso em descer em portugual e ir de trem para paris, depois holanda e alemanhã.

    É uma boa? ou voos domésticos são melhores?

  49. Ola Luiza, tudo bem?

    adorei o blog de voces! Muito obrigada pelas dicas.
    Estou, junto com a minha mae e meu namorado, planejando visitar Portugal e Espanha este ano.
    Ja morei 3 anos na Espanha, mas depois de tanto tempo longe, fiquei muito sem referencia de clima.

    Gostariamos de sua opinião.
    Voce sugere que visitemos em qual dos períodos abaixo? Temos como prioridade gastar menos, não ter frio/chuva e também não pegar as cidades com tantos turistas.

    opcao 1: 06/09 até 29/09
    opcao 2: 22/09 até 14/10
    opcao 3: 12/10 até 04/11

    o que voce acha?
    Beijinhos

  50. Luiza, faremos (eu, minha mae e irmã) uma viagem pela Europa em março, por um período de 15 dias. gostaríamos de conhecer Paris, Viena e mais alguma cidade. O que nos indica e quanto tempo ficar em cada uma?

    1. Oi Gabriela,

      Mil desculpas pela demora em responder

      Indicaria 5 dias em Paris, 3 ou 4 dias em Viena (se vocês gostarem de ver museus).

      A terceira cidade eu indicaria Budapeste.

  51. Oi Luiza, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site, muito bom.
    Estou planejando uma viagem de 20 dias começando com a Suíça, seguindo pela França, Holanda, Irlanda e Espanha… Estou com uma dúvida cruel sobre o período, entre Outubro, Novembro ou início de Dezembro, qual sugestão você daria levando em consideração que gostaria muito de pegar um pouco do frio e ao mesmo tempo poder aproveitar bem a paisagem?

    Fiz recentemente uma viagem no verão, em agosto mas as temperaturas estavam bem normais porém a paisagem magnífica, aí essa vez estou querendo conhecer uma nova estação porém estou com medo de fazer uma má escolha.

    Se puder me ajudar, fico bastante agradecido. Um abraço!

    1. Oi Denny,

      Mil desculpas pela demora em responder

      Nessa época você vai pegar muito frio, provavelmente. A sua decisão pode ser em relação a neve, quanto mais próximo do final do ano, maior a chance de conseguir ver neve. E quanto mais para o início de outubro, maior a chance de conseguir pegar aquele cenário mais outonal, com folhas vermelhas e amarelas.

      Abraço

  52. Olá Luiza tudo bem? Adorei suas dicas, excelente, parabéns !!
    Pretendemos fazer nossa primeira viagens a Europa em 2017 entre junho e agosto. No nosso roteiro gostaríamos de incluir Itália, França e uma país menos visitado…precisamos “passar ” na Irlanda temos uma grande amiga lá. Somos uma casal e uma filha de 10 anos.Teremos de 12 a 15 dias. Nos indique, por favor, um roteiro do blog.Obrigada e grande abraço.

    1. Oi Andrea,

      Desculpe pela demora para responder

      Nós não montamos roteiros personalizados. Mas minha dica, se vocês só tem de 12 a 15 dias é que se concentrem nos países que ja querem ir: Itália, França e Irlanda. Não há mais tempo para fazer mais do que isso.

  53. Oi Luíza, boa tarde! Adorei seu blog e as dicas de viagem! Estou planejando uma viagem de 15 dias a Itália e Espanha no final de maio/2017. Gostaria de pedir a sua ajuda sobre o roteiro e a quantidade de dias que deveria passar em cada cidade.

    SP – Madri – 3 noites
    Toledo – bate e volta
    Madri – Barcelona – 4 noites
    Barcelona – Roma – 3 noites
    Roma – Florenca – 3 noites
    Veneza – bate e volta
    Siena – bate e volta
    Pisa e Lucca – bate e volta

    Roma – SP

    1. Oi Renata,

      Mil desculpas pela demora para responder

      Eu ficaria mais tempo em Roma (no mínimo 4 dias), só duas noite em Florença. Deixaria Veneza para uma outra oportunidade.

      Abraço

  54. Oi Luiza! Eu e minha mãe estamos planejando uma viagem com meus avós para a Europa, especialmente Portugal por conta de nossas origens. Pesquisando passagens, vimos que é mais barato ir para Paris do que direto para Portugal. Pensando nisso, estamos vendo a possibilidade de também pararmos na Espanha. O que você sugere? Vale a pena fazer França, Espanha e então Portugal? Ou seguimos direto para Portugal?

    1. Oi Carol,

      Depende do tempo de viagem que vocês tem disponível!

      É ótimo conhecer França, Espanha e Portugal, só não recomendo que vocês façam isso na correria, um dia em cada lugar só.

      ps. Dependendo da época os voos diretos para Portugal são mais barato. As passagens variam muito de preço

  55. Oi, Luiza e amigos
    Estou planejando uma viagem a Lisboa em abril de 2017.
    Estando em Lisboa, podemos conhecer outros lugares, em uma semana? Que outras cidades seriam indicadas?
    Abraços,
    Elmo, de Salvador, Bahia

      1. Oi, Luiza, tudo bem? Olha, adoramos as dicas. Assim fica mais fácil viajar.
        Estamos pensando em reservar um hotel na Avenidas Novas. O que você acha? É uma boa localização?
        Ah!, seguindo teu conselho, pretendemos alugar um carro.
        Obrigado,
        Elmo

  56. Oii,
    Quero fazer meu primeiro mochilao, na primavera.
    Quero fazer Portugal e Espanha, mas estou com dúvidas de onde ir primeiro,questao de preços e logística. Vou sozinha

    Obrigada pelas dicas

  57. Boa tarde! Achei super interessante o post.
    Tenho planos de ir para Portugal (vou ficar em Lisboa) em julho de 2017. Ficarei lá por duas semanas. Quero muito fazer a viagem de trem para Paris, e gostaria de saber se você tem algumas outras dicas de pequenas viagens a lugares ao redor que eu possa fazer para conhecer também.
    Bjo!!

    1. Oi Thaís,

      A viagem de trem para Paris é tudo menos pequena heheheh Dura quase 24 horas e é bem cara, quando pesquisei tava mais de 100 euros.

      Enfim, dicas de passeios dentro de Portugal tem várias, ó:

      https://www.360meridianos.com/2016/09/7-ideias-de-bate-volta-a-partir-de-lisboa.html
      https://www.360meridianos.com/2014/05/10-lugares-para-conhecer-portugal.html
      https://www.360meridianos.com/2015/12/roteiros-de-viagem-portugal.html

      bjs

    2. ola tais!! eestou programando fazer uma viagem para espanha e portugal que sao mais perto. poderiamos combinar de irmos juntas!! como odeio frio estou vendo pra final de junho e começo de julho. o que acha??
      voce vai sozinha?
      iremos em 6 !abraço!

  58. Oi LUIZA ESTAVA LENDO SEUS COMENTÁRIOS E FIQUEI INTERESSADA ESTAMOS PLANEJANDO IR PARA O LESTE EUROPEU EM JULHO DE 2017. COMEÇANDO PELA FRANÇA TEMOS 14 DIAS + OU – GOSTARIA DA SUA DICA. PRAGA ,AMSTERDAM. VIENA E OUTRAS

    .
    .

  59. Estou pensando em fazer um cruzeiro pela Europa Espanha, Italia, França e Malta em novembro/dezembro desse ano que tipo de clima pegarei? Você indica?

    Fabiana

    1. Oi Fabiana,

      Não acho que é uma boa época para fazer um cruzeiro nesses lugares, visto que é inverno, é frio e tem grandes possibilidades de ter muita chuva!

  60. Boa tarde, adorei seus comentários dicas, queremos fazer nossa primeira viagem ao exterior no ano que vem 2017, pretendemos ser em Agosto qual o melhor destido vc nos sugeri e em custo beneficio.Vamos em dois casais e uma criança 3 anos.
    Obrigada.
    Ana Flávia.

  61. Olá Luiza, parabéns pelo site, adorei!

    Vou para Portugal,França, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Itália em 25/08/17 para passar 15 dias, nessa época é verão, alta temporada.
    A alta temporada fica até quando de Setembro?
    É possível me deslocar por trem por esses países, ou algum terei que ir de avião?

    1. Oi Fabiana,

      Desculpe a demora para responder.

      As duas primeiras semanas de setembro ainda são alta temporada em alguns lugares.

      De Portugal para os outros países você terá que ir de avião. E dependendo de onde for na Itália, também precisará do avião para se deslocar!

  62. Que delícia esse post! Foi sem dúvidas o melhor de todos que eu li. Obrigada por compartilhar com seus leitores um pouquinho da sua experiência. Bons negócios e excelentes viagens 😉

  63. Ola boa tarde!!! Parabeeens pelo site, sempre pegando informações de vocês….:D
    Uma duvida, como são os preços pelo leste europeu ( Bratislava e Viena e Polonia) e pelos países balticos (Lituania, Letonia, Estonia, Helsinque + St Petersburg e Moscou) no mes de abril? Estive ano passado pela europa ocidental e proximo ano queria apenas essa parte da europa, em relação ao clima é uma boa epoca? e Financeiramente? Obrigadooo desde ja! 🙂

    1. Oi Jonatas,

      Abril é um mês mais tranquilo em relação aos preços, com a excessão da semana da Páscoa. Ainda está um pouco frio nessa época, por volta de uns 10 graus, menos se chover.

  64. Vou fazer uma viagem de exatos 77 dias pela Europa ( ficarei 1 mês em malta e o restante viajando). Pensei em começar tudo em meados de abril para terminar em meados de junho e assim fugir, ao mesmo tempo, do frio e da alta temporada. A questão é, quando fala “meados de junho começa a alta temporada” estamos falando de que semana de junho? segunda quinzena? Pergunto isso para tentar decidir:

    início em Malta em 05/04 e finalizo em barcelona em 21/06: acho que aqui pego menos alta temporada no final, mas não pego um clima tão bom em malta!

    início em Malta em 12/04 e finalizo em barcelona em 28/06: acho que aqui pego um clima melhor (mais quentinho) em malta, mas pego mais alta temporada no final da viajem!

    O que acha?
    obrigada
    Vyrgínia

  65. Olá Luiza, boa tarde!
    Estou pensando em ir para alguns países na Europa em fevereiro de 2017 com o meu filho (17) para passar mais ou menos 15 dias. A proposta inicial seria ir pra Roma-Milão-Suiça-Munik-Dortmund-Paris e Madrid. Vc acha que seria algo viável fazer isso ficando uns dois dias em cada país? O tempo (inverno) é sempre uma incógnita mas vc acredita ser um empecilho?

  66. Gostaria de saber se na Italia entre começo e fim de abril ainda pegamos alguma neve, pretendemos subir para a Suiça e Alemanha. Muito legal esse blog de vocês. “A viagem é uma das formas de sedimentar o respeito entre culturas e povos, uma forma simples de interagir com pessoas e de aprender e ensinar.

  67. Olá!

    Venho planejando uma viagem para Praga, Viena e Budapeste em novembro, no entanto, o outono por lá a média de temperatura é 6º C. E como boa carioca que sou; bateu um vento, morro de frio! Estou pensando ir para outro lugar nesse período e deixar para fazer esse roteiro na primavera, pois gostaria de ir aos locais de banhos termais.

    Att,
    Barbara

    1. Oi Bárbara,

      De fato, em novembro, nessas cidades, já está fazendo bastante frio. Porém, dizem que os banhos termais no inverno são fantásticos, então não seria algo que você perderia.

      Mas se quer fugir do frio em novembro, talvez o ideal seria uma viagem por Portugal e Espanha. Já esta mais frio, mas nada comparado com o Leste!

  68. Olá. Bom dia Luiza! Estou na maior dúvida de viajar para Alemanha e Portugal em Agosto, que são férias da minha filha… Será q não vou aguentar o calor? Obrigado se puder responder…

      1. É. Mas eu não suporto o verão no rio. O de Portugal dá para andar nas ruas sem ficar suando? Parece que o verão da Alemanha é mais ameno…
        Seria pedir muito vc falar mais um pouco de como é…

  69. Luiza,

    estou fazendo planos para visitar Madri, Paris, Bruxelas e Londres na metade de janeiro de 2017. Gostaria de saber como e a temperatura nessas regiões nessa época do ano.
    Obrigado!

    1. Cassio,

      Estive em Londres no Ano Novo e primeira semana de janeiro desde ano, depois segui para Paris e Bruxellas, retornando ao Brasil em 18/01/16 mais ou menos…a época é de inverno e o frio é intenso, peguei bastante chuva em Paris e Bruxelas.

    2. É inverno Cassio.

      Não dá para prever exatamente qual será a temperatura ou se vai chover ou não – porque o tempo anda louco!

      Mas tem que se preparar para o frio e a possibilidade de temperaturas abaixo de 0

  70. Bom dia! Muito legal o seu site.

    Entre abril e maio, da para aproveitar o calor fazendo cruzeiros na europa?

    Em 2014 viajamos pela royal em agosto, pegamos muito calor.Saímos de Barcelona, passamos por Nice, Mônaco, Roma, Vaticano, Piza, Nápoles, Capri e coltamos a Barcelona. Tudo lindo e muito calor. EM abril e maio é a mesma temperatura de calor?

    Obrigado.

    1. Oi Cleber!

      Entre abril e maio é mais fresco. Faz até um friozinho a noite. Mas como eu disse no post, não dá para ser São Pedro. Esse ano o inverno foi todo ao contrário em Portugal.

  71. Olá Luiza!
    Faço quinze anos em 16 de dezembro de 2016 e pretendo ir para a Inglaterra.
    Estava em dúvida entre primavera e outono, mas agora decidi que irei na primavera.
    Gostei muito de suas dicas!!! Muito sucesso!!!
    Abraços,
    Mariene Lino
    Escritora mirim de 14 anos com dois livros publicados.
    Acesse meu site: mariene.com.br

    1. Oi Suellen,

      Olha, maio não é um mês de muitas chuvas não. Mas claro, tenha em mente que sempre pode ter uma chuvinha aqui ou acolá, em qualquer época do ano.

  72. Ola Luiza,

    Tudo bem?

    Sou brasileira e portuguesa e Coimbra e uma das minhas best cities, nao so pelo seu charme mas porque retoma minhas essencias, pois meus pais estudaram e se conheceram nessa cidadizinha. Ja morei fora e ja mochilei um pouco por esse mundo, mas esse pouco so me deixou com vontade de quero mais e ai vem minha pergunta que para mim e o sonho da minha liberdade, rs. Como fazer para largar tudo e viver de viagens? Apesar de nao acreditar em uma receita para isso, queria saber como voce conseguiu chegar nessa fase e se voce tem algum conselho. Desde ja agradeco e quando estiver na terrinha, lhe dou um oi D

  73. Estive na França apenas uma vez, foi na primavera, Inesquecível: flores em cores lindíssimas, árvores e gramados de um verde indescritível, temperatura agradável, muitas horas de luz solar! Não choveu, tudo perfeito!!!

    1. Que bom ouvir isso. Deve ser encantadora a Primavera. Muito bom podermos compartilhar dicas e experiências de viagens uns com os outros . Excelentes viagens a todos!

  74. Quando viajo, não ligo tanto se estará frio ou calor…até porque moro em Curitiba, e aqui estamos acostumados com os extremos…Mas eu detesto chuva! Passei 15 dias na Itália durante o outono (início de outubro) e não choveu nenhum dia!! =)

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.