Tags:
Atlas: Coimbra, Portugal

12 dicas de restaurantes em Coimbra: onde comer na cidade

Eu morei em Coimbra por dois anos e volta e meia retorno para rever amigos e pontos turísticos. Nesse período, reuni um monte de dicas legais sobre onde comer e beber bem na cidade, que agora compartilho com vocês. 

Mesmo com a popularidade atual de Portugal, os preços de restaurantes em Coimbra seguem convidativos, sendo possível comer muito bem por menos de 10 ou 15 euros. Nesta lista há diversas opções, divididas por tipo de comida. Tentei balancear entre lugares mais conhecidos por turistas e outros frequentados por moradores locais. Se você tiver alguma sugestão extra, deixe nos comentários. 

O link no endereço leva até a localização do restaurante no Google Maps!

Comida tradicional portuguesa

  • Zé Manel dos Ossos

Endereço: Beco do Forno, s/n

Restaurante em Coimbra

Um dos lugares em Coimbra que tem fila na porta para entrar. O Zé Manel dos Ossos é uma tasca bem pequena, com apenas seis mesas e paredes cobertas com pedaços de guardanapo com recadinhos de clientes antigos. O dono, Mário, está sempre por lá recebendo todo mundo, fazendo piadas e dando boas sugestões.

No cardápio, iguarias como feijoada de javali, barriguinhas de porco, peixes de rio grelhados na brasa, além, claro, dos famosos ossos (de porco, cozidos e muito temperados) que dão nome ao restaurante. Eu levo todas as pessoas que eu conheço lá, e recomendo fortemente que você vá! Venha me agradecer depois nos comentários. Os pratos individuais custam entre 8 a 11 euros.

O grande truque para não passar uma hora na fila é chegar 15 minutos antes do horário de abertura – que é 12h30. Como a maioria dos lugares em Coimbra, o Zé Manel fecha aos domingos.

  • A Cozinha da Maria

Endereço: Rua das Azeiteiras, 65 A cozinha de maria coimbra

Eu descobri esse restaurante quando a fila do Zé Manel estava muito grande, já que fica a poucos metros dali. A comida da Cozinha da Maria também é deliciosa e o ambiente é mais arrumadinho.

Há vários pratos tradicionais portugueses com bacalhau ou porco. Eu recomendo a Bochecha de Porco, que é muito saborosa. Os pratos são um pouco mais caros, entre 11 e 15 euros.

  • Quim dos Ossos

Endereço: Rua Antonio Vasconcelos, 3

Sim, tem dois restaurantes com Ossos no nome nesta lista. O Quim é outra tasca muito tradicional na cidade, bem pequena, simples e com comida deliciosa. Não é à toa que ali você também corre o risco de encontrar fila para entrar e precisa chegar cedo. Há diversas opções de pratos tradicionais, carnes, peixes e cozidos, além, obviamente, dos famosos ossos. Os pratos custam em média 6 a 8 euros. 

  • Churrasqueia Telheiro

Endereço: Rua Padrão, 262

Muito próxima da estação de trem Coimbra B, a churrasqueia Telheiro é O endereço em Coimbra para quem quer comer carne vermelha, apesar de também servirem bons pratos de peixes e frutos do mar. O mais famoso é um menu com um espeto de carnes grelhadas num esquema “refil”: ou seja, acabou, pode pedir mais. Tudo isso acompanhando de arroz, feijão e batatas. Ah, O cabrito recheado com arroz da casa já ganhou o segundo lugar num prêmio nacional.

Convém reservar, especialmente na hora do almoço. 

Tapas e petiscos

  • Fangas Mercearia Bar

Endereço: Rua de Fernandes Thomas, 57

Fangas Coimbra

Coimbra tem muitos, mas muitos, endereços que servem tapas. Basicamente, são pratos pequenos ou médios de tradições portuguesas, que custam entre 3 e 10 euros. O Fangas foi uma das primeiras casas do tipo que eu conheci. Ali você não vai bater um pratão no jantar, mas pode compartilhar com os amigos porções bem gostosas de petiscos típicos como alheira, farinheira, cogumelos e tomate recheado.

A carta de vinhos é bem variada, com bons preços. As sobremesas também são muito boas. Outro detalhe legal é que fica numa rua meio escondida na Baixa, de forma que nunca fica lotado e pouco turistas acham o local.

  • Dux 

Dois endereços: Rua dos Combatentes de Guerra, 102, e Rua Dr. Manuel Rodrigues, 39.

O Dux é um dos meus lugares favoritos em Coimbra para encontrar as amigas à noite. Há sempre boas opções do que comer e beber. O cardápio tem alternativas mais contemporâneas das especialidades portuguesas, divididas entre delícias do mar, da terra, saladas e pratos, que variam entre 3 a 15 euros. Além da carta de vinhos muito boa, também servem cervejas, gins e sangria. Convém fazer reserva.

Além dos dois endereços de tapas, eles também abriram um café e um bistrô em Coimbra. Nunca experimentei. 

  • Petiscaria Navegadores

Endereço: Rua do Brasil, 426

Completamente fora do circuito turístico, a Petiscaria Navegadores fica sempre bem movimentada com moradores da cidade, a ponto de ter fila. Servem pratos no almoço e janta e também petiscos, que variam de acordo com o menu diário, anotado num grande quadro negro. 

Restaurantes especiais

  • Terraço da Alta

Endereço: Rua Padre Antonio Vieira, 2

Nessa categoria eu coloco aqueles restaurantes um pouco mais caros, mas ideais para quem quer comemorar uma ocasião especial ou simplesmente está disposto a gastar mais para comer muito bem. 

O primeiro dessa lista, Terraço da Alta, foi o lugar onde eu comemorei a minha defesa do Mestrado. Tem uma vista incrível de Coimbra, ambiente lindo e um cardápio muito bom, com pratos bem montados, da entrada à sobremesa. 

Preços variam de 15 a 30 euros. Porém, no almoço, fazem menus de €8. 

  • Spaghetti Notte

Endereço: R. Vitorino Nemésio 397

Completamente fora do centro da cidade, escondido no bairro do Tovim, está um dos restaurantes mais elegantes e deliciosos de Coimbra.

Se você gosta de comida italiana vai encontrar ali pratos muito bem feitos, de ingredientes frescos e típicos, que poderiam estar em qualquer restaurante de Milão ou Roma. É comandado por uma família de ítalo-brasileiros, que também tem um espaço em São Paulo. Meu grande destaque vai para o saquinho de pães quentinhos servidos de entrada. Mas já provei risotto, parmeggiana e massa fresca, tudo maravilhoso. 

É essencial reservar. O cardápio varia de acordo com a estação, os pratos custam em torno de 15 euros. 

  • Piscinas do Mondego

Endereço: Rotunda das Lages – Sta. Clara – Parque Verde do Mondego

Esse é um espaço tradicional de Coimbra, que fica perto das Piscinas do Parque Verde do Mondego. Tem comidas mais típicas portuguesas, mas com um toque sofisticado. Tudo é gostoso e muito bem servido (a ponto de ser possível dividir com quem come pouco).

Os pratos custam entre 12 a 18 euros, em média. Também há opções de menu no almoço. 

Bares, Cafés e Sobremesa

  • Galeria Santa Clara

Endereço: Rua António Augusto Gonçalves, 67 Galerias Santa Clara Coimbra

Também só chamado de Galerias, esse bar/café tem a melhor vista de Coimbra e do Rio Mondego. Fica aberto durante o dia e até tarde da noite. Tem algumas opções de comidinhas salgadas e tortas doces, mas o forte mesmo é o cardápio de bebidas, dos chás aos drinks.

É um excelente lugar para passar a tarde ou beber no início da noite. Eles têm música ao vivo todo sábado.

  • Chocolate Chocolate

Endereço: Rua do Brasil, 126

Esse café e chocolateria faz chocolates artesanais e também serve diversas opções de waffles, crepes, bolos e outros doces maravilhosos, além de cafés especiais. Como fica fora do centro turístico, só é frequentado por moradores da cidade mesmo. Era bem perto da minha casa e eu não só batia cartão lá sempre como também encomendei um bolo de aniversário, de tanto que eu gostava. 

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

19 comentários sobre o texto “12 dicas de restaurantes em Coimbra: onde comer na cidade

  1. COIMBRA É MARAVILHOSA, VALE A PENA VISITAR OU MESMO MORAR NÃO TROCO COIMBRA POR LISBOA. PORTUGAL EM SI É DESLUMBRANTE, LINDO MARAVILHOSO COM UMA EXCELENTE QUALIDADE DE VIDA.

  2. Olá Luiza!
    Fiquei sabendo que o Fado em Coimbra é o melhor de Portugal. Procede? Se sim, você indica algum lugar em que possa assistir um show? No caso eu ficaria a noite em Coimbra apenas por esse motivo.

    Obrigada. Mariana

    1. Oi Mariana,

      Não sei te dizer se é o melhor, é uma questão de gosto.

      Tem algumas casas de fado bem conceituadas: Diligências, Fado ao Centro ou À Capella.

      1. Estive há uma semana em Coimbra e fui à casa do projeto Fado ao Centro. Recomendo muito. Não é simplesmente um show de fado. Ali vc ficará sabendo a história do fado, ouvirá música de altíssima qualidade num ambiente intimista e ainda terá, ao final, uma prova de vinho do Porto. Recomendo reservar, o lugar é bem concorrido. Custa 10 Euros por pessoa.

      1. Também estive lá no Fangas, mas atualmente está bem concorrido e tive que fazer reserva, senão não teria lugar. Vale a pena. A dica foi ótima. Ah, e achei as tapas com porçoes até que bem generosas.

  3. Olá Luiza!

    Estou partindo para um mochilão por Portugal. Você tem alguma dica sobre qual é melhor meio de transporte para se deslocar pelo país?

    Suas dicas são de grande valia!

    Um abraço

  4. Luiza,

    Que lugares maravilhosos! Você poderia escrever sobre a sua vida em Portugal? No sentido de expectativa x realidade, estilo de vida dos portugueses, essas coisas… Tenho muita curiosidade em saber da vida dos locais por onde passamos.

    Beijo

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.