Tags:
Atlas: Alemanha, Munique

As roupas da Oktoberfest: como comprar seu Dirndl ou Lederhosen

Dirndl e Lederhosen são nomes pouco comuns para nós, difíceis de serem pronunciados e sem significado. Mas, pelo título deste post provavelmente você já entendeu do que estamos falando. As duas palavras designam as roupas tradicionais da Bavária, utilizadas durante a Oktoberfest. O dirndl (pronuncia-se Durn-dull) é o vestido usado pelas mulheres, enquanto o lederhosen é a vestimenta masculina.

A vestimenta surgiu no século 18. Feita de algodão e couro, era prática e fácil para camponeses e serventes. Lá para 1870, a nobreza decidiu que gostava da moda e passou a usar tais roupas, a partir daquele momento feitas com materiais mais nobres, como seda ou couro trabalhado. E por muito tempo esse era o figurino tradicional da Bavária. Mas a moda caiu em desuso depois da Segunda Guerra Mundial. Passou a ser associada com um pensamento conservador e foi deixada de lado pelas gerações mais jovens. Há uns 10 anos você veria poucas pessoas utilizando essas roupas em Munique, inclusive durante a Oktoberfest.

Mas, se os jovens abandonaram a vestimenta tradicional, também foram jovens que recuperaram o costume. A nova geração de alemães da Bavária orgulhosamente voltou a usar os vestidos e calças de couro, tudo como um símbolo dos bons tempos. Uma matéria do The New York Times, publicada em 2013, fala do renascimento dessas peças de roupa. O Marcel, brasileiro que nos hospedou em Munique, contou que mesmo nos finais de semana,  happy hours e nos biergartens, todo mundo usa as roupas.

Oktoberfest pessoas

Mas é durante a Oktoberfest que Dirndl e Lederhosen se tornam onipresentes. Jovens, velhos, crianças, turistas, todo mundo desfila sua vestimenta tradicional. Na estação de trem, dentro do metrô, nos restaurantes, bares, na padaria… enfim, não importa onde você vá em Munique durante as duas semanas de festa – praticamente todo mundo vai estar vestido assim. Foi por isso que, assim que desembarcamos na cidade, decidimos investir nossos preciosos e contados euros em comprar a vestimenta típica. O problema era só onde encontrar opções baratas.

roupas Oktoberfest, Munique

Foi aí que entrou em cena o Mário, nosso guia brasileiro na cidade. Ele nos levou à Wiesn Tracht und Mehr, uma loja que fica no centro de Munique (e tem outras filiais na região). Lá conseguimos achar várias opções de dirndl, tudo por 49 euros. Ainda demos sorte de encontrar uma vendedora brasileira que nos ajudou a escolher tudo. O conjunto da roupa feminina tem uma blusa branca curta, um vestido bem marcado na cintura e de saia rodada e um avental. Não se espante se sentir que o vestido está esmagando suas costelas. O objetivo, segundo a vendedora, é exatamente esse: afinar a cintura e elevar o busto. Existe também um código para amarrar o avental: o laço do lado esquerdo significa que a mulher é solteira, já do lado direito é para as comprometidas. As alemãs completam o look com meia calça transparente (ou cor da pele) e sapato preto.

Já para homens, o preço é mais salgado, provavelmente pelo material da roupa. O conjunto mais comum inclui uma blusa branca, uma bermuda de couro com suspensórios, chapéu e botinha. O valor mais econômico que encontramos do figurino foi 79 euros. Como o Rafa não queria ficar de fora da festa, mas não tinha grana para comprar tudo, ele achou numa loja na rua Orlandostraße, do lado da loja do FC Bayerm, que vendia camisetas com estampa imitando o lederhosen. Para completar, ele comprou um chapéu. A compra deu cerca de 30 euros.

Veja também: onde ficar em Munique?

roupas Oktoberfest

Onde comprar Dirndl e Lederhosen na Oktoberfest?

A loja que testamos, Wiesn Tracht und Mehr, vende roupas novas e de segunda mão a bons preços. São cinco endereços em Munique, todos no centro: Tal 19; Rosenstr 4; Hohenzollernstraße 7; Prälat-Zistl-Straße 4 e Sendlinger Straße 50. Também dá para comprar online.

Adquirir as roupas de segunda mão é uma opção para encontrar peças interessantes e com bom preço. O Kleidermarkt (Tal 30) é um dos maiores brechós de Munique e um bom lugar para garimpar. Uma boa dica é ir lá no Happy Hour, às terças, de 10h às 15h, quando você consegue 30% de desconto em todas as compras.

Lojas de departamento, como C&A, H&M e a alemã Loden-Frey, também vendem suas versões da vestimenta, com preços variados. Na estação de trem e nos arredores da Oktoberfest é possível encontrar opções, em geral de qualidade inferior.

dindlr e ledenhousen, Oktoberfest

Para quem quer a vestimenta de boa qualidade e pretende guardá-la para a vida (ou quem sabe outras Oktoberfests), algumas lojas vendem versões mais bem feitas, com design diferenciado. A mais antiga de Munique é a Angermaier (Rosental 10 ou Landsberger Straße 101-103), mas prepare-se para gastar no mínimo 120 euros. A Trachten Peterandl também é uma loja para quem procura Dirndl e Lederhosen deluxe.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário sobre o texto “As roupas da Oktoberfest: como comprar seu Dirndl ou Lederhosen

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.