fbpx

Sagra dei Crotti, em Chiavenna: um festival tipicamente italiano

Se tem uma coisa que os italianos são apaixonados – e eu compartilho 100% desse amor – é pela cultura da socialização da comida. Ir a um festival italiano, desses bem tradicionais, é uma das melhores experiências que eu já tive no país das massas. Já até escrevi um post sobre isso há uns dois anos.

E em setembro tive a chance de conhecer o Festival Sagra dei Crotti, na cidadezinha de Chiavenna, que fica nos Alpes Italianos, perto da fronteira com a Suíça. Uma festa tradicional, que acontece no segundo final de semana de setembro desde 1956, e atrai cerca de 30 mil pessoas – mas, basicamente, só italianos.

rua de chiavenna italia

vista sagra dei crotti chivenna itália

Crotti é o plural de Crotto. E o Crotto é uma cavidade natural, uma espécie de cripta, formada nas montanhas há milhões de anos. Ali dentro, a temperatura se conserva sempre em torno de 6 a 8 graus, seja no verão ou no inverno, sempre com um fluxo de ar fresco. Ou seja, é um refrigerador natural, nas montanhas em torno da cidade.

Chiavenna Italia

Andem a crot chiavenna

“Quem tem a chave do Crotto é a pessoa mais importante da família”, explicou nosso animado guia. Para a população de Chiavenna, os crotti são muito mais do que lugares para armazenar carnes, queijo e vinho. São espaços de socialização. Famílias e amigos se reúnem ao entorno para compartilhar boa comida, bebida e histórias. Isso quer dizer que a maioria dos crotti é de uso exclusivo das famílias e amigos.

E é isso o que torna o Festival dos Crotti tão especial: são só 4 dias em que os crotti privados são abertos ao público, que pode descobrir mais sobre a hospitalidade, tradições e gastronomia local. Famílias inteiras se dividem nas funções de cozinhar, receber os visitantes e servir as mesas. Receitas tradicionais e bons vinhos são compartilhados.

crotto chiavenna italia

dentro do crotto italia

nonos no crotto italia

É possível visitar os crottos individualmente, como um restaurante. Há 6 opções assim. Ou fazer como eu e meu grupo, e seguir um dos cinco percursos propostos pela organização do evento, chamado Andèm a Cròt. Durante o percurso, são visitados quatro Crotti, com opções diferentes de pratos, que vão completando a refeição da entrada à sobremesa.

Andem a Crot Chiavenna Italia

Claro, tudo regado a muito vinho, servido na caneca especial do evento, o Boccalino. O percurso custa 30 euros para adultos e é preciso fazer reserva no site oficial.

cozinha sagra dei crotii

papai noel do queijo italia

cozinha da sagra dei crotti italia

Claro, o próximo Festival Sagra dei Crotti será só no ano que vem. Se você estiver de bobeira na região da Lombardia, ainda assim vale a pena conhecer Chiavenna, que é uma cidade bem lindinha, com várias construções medievais e que fica a 2 horas de trem de Milão.

E também dá para almoçar num dos crotti que fica aberto ao público o ano inteiro. Alguns deles também funcionam como hospedarias: Crotto Belvedere, Croto Ombra, Crotto Quartino e Crotto al Prato.

A blogueira esteve na Lombardia a convite do projeto BlogVille Lombardy, que reúne blogueiros do mundo todo para comer, sentir e viver como um morador local na Itália.

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Sagra dei Crotti, em Chiavenna: um festival tipicamente italiano

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.