Tags:
Atlas: Paris, França

Sainte-Chapelle em Paris: como é a visita a capela real

“Uau”. Turista depois de turista, era o que todos demostravam, com palavras ou expressões, após subirem as estreitas escadas circulares e chegarem até o segundo piso da Sainte-Chapelle, em Paris. Eu e minha mãe estávamos sentadas bem do lado da entrada, observando embasbacadas a grandiosidade e a beleza do lugar – e acabamos reparando também nas expressões de surpresa e encantamento dos turistas.

Vai para Paris? Leia também:
O que fazer em Paris: as principais atrações
Onde ficar em Paris: melhores bairros e dicas de hotéis

A Sainte-Chapelle, ou Capela Santa, foi construída entre 1242 e 1248, sob ordens do Rei Luis IX, que precisava de um espaço para guardar as preciosas relíquias da Paixão de Cristo que ele havia comprado dos imperadores de Constantinopla. Para você ter uma ideia, tais relíquias custaram pelo menos quatro vezes o valor da construção da igreja. A mais famosa delas era a “coroa de espinhos”, comprada em 1239.

O objetivo de comprar tais relíquias, que estavam em poder de Constantinopla desde o século 4, era trazer prestígio para Paris e França. Nos olhos da Europa medieval, a cidade tornava-se a “nova Jerusalém”, em posse de tamanho tesouro para o mundo cristão.

sainte-chapelle paris destacada

O local de construção da Santa Capela era o Palais de la Cité, a residência dos monarcas franceses na época, que ficava bem naquela ilhota no centro de Paris, a mesma de Notre Dame. Hoje em dia, todo o prédio é ocupado pelo Palácio de Justiça. Mas antigamente, além da igreja, também estava a Conciergerie, que além de residência real, durante a Revolução Francesa foi a prisão onde ficou Maria Antonieta.

sainte-chapelle paris palacio da justiça

Palácio da Justiça em Paris: local onde ficam a Concierge e a Sainte-Chaplle

Na época da revolução, a Sainte-Chapelle foi considerada um símbolo do poder absoluto dos reis de direito divino e por isso foi bastante destruída. Por conta de painéis de madeira, os vitrais sobreviveram intactos.

Como é a visita à Sainte-Chapelle, Paris

O layout planejado para a Sainte-Chapelle foi de duas igrejas, uma acima da outra. A parte debaixo era frequentada pelos trabalhadores do castelo, enquanto a parte de cima era reservada à família real. Era no segundo andar que ficavam as tais relíquias.

sainte-chapelle paris fachada

A capela inferior, que hoje é a entrada para visitantes, é mais simples. Ali você encontra o teto colorido, com 12 medalhões representando os 12 apóstolos, pequenos vitrais, uma estátua da Virgem Maria e um afresco do século 13, que é a pintura mais antiga de Paris.

sainte-chapelle paris capela debaixo

Após subir uma pequena escadinha na lateral, você chega ao local que indiquei na abertura do texto. A capela de cima é monumental. Cada um dos 15 vitrais conta cenas de 1113 passagens da Bíblia, do Gênesis até a ressurreição de Cristo. A ordem da história pode ser vista da esquerda para direita, debaixo para cima. Há 12 estátuas de apóstolos e de de anjos.

sainte-chapelle paris rosa

O altar no final da capela ainda guarda algumas das relíquias, apesar da famosa coroa de espinhos estar em Notre Dame.

sainte-chapelle paris altar

Recomendo visitar a Sainte-Chapelle num dia de sol, quando a iluminação dos vitrais fica especialmente bonita.

Informações práticas para visitar a Sainte-Chapelle

Ao contrário da visita a Catedral de Notre Dame, a entrada na Sainte-Chapelle é paga. O valor do bilhete é €10. Para quem deseja conhecer também a Conciergerie, o valor da entrada sai por €15 O ingresso pode ser comprado diretamente na bilheteria ou pelo site oficial. 

sainte-chapelle paris estatua

O horário de abertura da Sainte-Chapelle é de 9h às 19h, de abril a setembro, e de 9h às 17h nos demais meses do ano. Fica aberta todos os dias, com exceção dos dias 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.

O metrô mais próximo da atração é a linha quatro, estação Cité.

sainte-chapelle paris detalhes esculturas

É possível comprar também um dos concertos musicais realizados dentro da igreja à noite. Os shows de música clássica ocorrem de sexta a domingo, às 20h. É possível ver a programação e comprar os bilhetes nesse site. Há lugares a partir de 20 euros.

Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.