fbpx
Tags:
Atlas: Braga, Portugal

Visita ao Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga

Quando se pensa em Braga, muita gente se lembra daquela igreja com uma enorme escadaria na entrada. É o Santuário do Bom Jesus do Monte, um complexo que inclui a igreja, as escadarias (ou escadórios, como dizem os portugueses), uma mata, um funicular e hotéis. Desde 2015, o local é candidato a ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Os estilos arquitetônicos rococó, barroco e neoclássico se misturam ali, no alto da colina do Bom Jesus, onde além das construções também se tem uma vista excelente de Braga. Essa região é desde o século 14 um local de peregrinação e pequenas capelas foram construídas ali ao longo dos anos. O santuário que visitamos hoje é de 1811, uma igreja muito bonita por dentro, em formato de cruz. A entrada é gratuita.

Leia também:

O que fazer em Braga: Roteiro de um dia

Onde ficar em Braga: dicas de hospedagem

5 curiosidades sobre Braga, a cidade romana e medieval

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-luiza

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-dentro-igreja

Já as escadarias, com os seus 573 degraus, começaram a ser construídos em 1723, divididos em três partes: os Escadórios do Pórtico, logo no início, que seguem no meio da mata, 376 degraus acima, com oito capelas primitivas no caminho.

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-portico

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-escada-e-capela

Depois, chega-se ao Escadório dos Cinco Sentidos. Cada lance da escada corresponde à uma fonte e cada fonte conta com uma estátua acima e duas laterais – todas de figuras bíblicas. Os temas ficam na seguinte ordem: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato.

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-escatorio

Pot fim, na última parte fica o Escadório das Virtudes, trecho que data de 1837. São três fontes dedicadas às virtudes, cada uma cercada por figuras alegóricas a Confissão e a Docilidade, na Fonte da Fé; a Glória e a Confidência na fonte da Esperança; e a Paz e a Benignidade para a Caridade.

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-escadaria

Além da visita à escada e a Basílica, os parques e jardins no entorno são lindos e muito agradáveis – há grutas e coretos construídos no início do século XX, além da mata. Muita gente de Braga vai ali para se exercitar ou aproveitar o dia.

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-gruta

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-coreto

Quem não quer subir ou descer as escadas pode pegar o funicular ou elevador até o topo. Eu preferi subir de elevador e descer pelas escadas e achei uma boa opção. Inaugurado em 1882, esse funicular é muito interessante porque é o mais antigo do mundo a utilizar um sistema de contrapeso de água para subir e descer. Um trecho da viagem custa €1,20 só ida e volta saí por 2 euros.

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-entrada-funicular

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-funicular-e-igreja

Como chegar no Santuário do Bom Jesus do Monte

Saindo do centro de Braga, há o ônibus (autocarro) nº2, que leva diretamente ao Santuário do Bom Jesus do Monte. O ponto no centro de Braga fica na Av. Liberdade, em frente um Supermercado Pingo Doce. O ônibus custa €1,65 o trecho, pode pagar diretamente para o motorista e basta descer no último ponto, que fica em frente ao santuário. Na volta, o ônibus sai do mesmo lugar e leva até o centro de Braga novamente.

santuario-do-bom-jesus-do-monte-braga-vista

Quem estiver de carro encontra estacionamento gratuito em frente a entrada para o santuário.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário sobre o texto “Visita ao Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga

  1. Uma das mais belas construções históricas de Portugal. De lá se pode avistar tambem toda a região da bela cidade de Braga, para mim uma das mais bonitas do interior Português. Visite tambem o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro que fica bem próximo do Santuário de Bom Jesus do Monte. Lugares imperdíveis

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.