Tags:
Atlas: Buenos Aires, Argentina

Teatro Colón, em Buenos Aires: como é a visita guiada, ingressos e preço

Se tivéssemos que fazer um top 3 dos prédios mais marcantes de Buenos Aires, o Teatro Colón estaria na lista, junto com a Casa Rosada e o Congresso Nacional da Argentina. Inaugurado em 1908, o Colón é um dos maiores teatros do mundo. A proximidade do prédio com o Obelisco da Avenida 9 de Julio só aumenta a vocação de cartão-postal do Colón, que vira pano de fundo para incontáveis fotos de viajantes de todo o mundo.

Há duas formas de conhecer o Teatro Colón: a primeira é assistindo a uma apresentação. Esse é um dos principais teatros de Buenos Aires e a agenda de shows está sempre recheada com espetáculos musicais e teatrais de alto nível. A segunda é fazendo uma visita guiada pelas dependências do teatro, para conhecer um pouco mais de sua história. Nesse post você vai saber direitinho o que fazer para incluir qualquer uma das duas opções no seu roteiro.

Como assistir a uma apresentação no Teatro Colón

A maneira mais legal de conhecer um prédio desses é durante um espetáculo ou apresentação musical, afinal essa é a função do Teatro. E até que não é difícil fazer isso: é possível comprar ingressos no site oficial, com preços começando em 40 pesos e chegando até os 1000, dependendo do evento e do seu lugar na platéia. Há até mesmo algumas apresentações gratuitas. Para ficar por dentro da programação, basta ficar ligado no site do Teatro Colón ou na agenda cultural de Buenos Aires.

Mas fique atento! Caso você decida conhecer o teatro dessa forma, é preciso se programar para retirar os ingressos com antecedência. Nas apresentações gratuitas e nas mais concorridas, os ingressos esgotam rapidamente.

Não viaje sem um bom seguro! Por que contratar um seguro de viagem para a Argentina e como garantir um com boa cobertura (e com desconto).

Visita ao Teatro Colón, Buenos Aires

Como é a visita guiada ao Teatro Colón?

Se sua estadia em Buenos Aires for muito rápida, é provável que não consiga tempo para testemunhar o Teatro Colón em ação. Por sorte, é possível fazer visitas guiadas ao espaço. Nós fizemos isso, logo na nossa primeira semana em Buenos Aires.

Antes de mais nada, tenha em mente que a visita guiada também é concorrida. Por isso, vá ao teatro tirar seu ingresso algumas horas antes da visita – nós deixamos para a última hora e não conseguimos ingresso para o dia, foi necessário voltar na manhã seguinte.

Com os ingressos comprados, aguardamos a hora da visita. A guia começou contando um pouco da história do Teatro Cólon, que foi o segundo erguido em Buenos Aires com esse nome – o velho Teatro Colón ficava na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, no local onde hoje está o Banco Nacional da Argentina.

No final do século 19, o intendente de Buenos Aires (uma espécie de prefeito) tomou a inciativa de erguer o novo teatro. A princípio o prédio iria ficar no cruzamento das ruas  Rivadavia y Entre Ríos, mas essa área, exatamente oposta à Casa Rosada, acabou sendo usada para a construção do Congresso Nacional, que é da mesma época.

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

As obras do Teatro Colón duraram cerca de 20 anos e tiveram a participação de três arquitetos: Francesco Tamburini e  Vittorio Meano, ambos italianos, e o belga Jules Dormal. As mudanças de direção ocorreram por causa das mortes dos dois primeiros e acabaram dando ao Colón uma grande variedade de estilos arquitetônicos.

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

A visita começa pelas salas do teatro, que também era um espaço de confraternização. Passamos pelo Salão Dourado, dedicado aos ricaços que iam ao Colón, e também pela sala dos bustos. Como o nome indica, a sala é decorada com estátuas de importantes músicos e compositores. Todo o teatro passou por uma reforma recente, em comemoração ao bicentenário da Argentina, o que deixou o prédio com cara de novo.

Visita Teatro Colón

O ponto alto da visita, é claro, é a sala principal, que é bonitona. Melhor deixar que as fotos falem por mim.

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

A visita vale a pena principalmente para quem tem mais tempo em Buenos Aires e gosta muito de prédios assim, por mais que eu tenha achado o valor do ingresso um pouco salgado. Por outro lado, quem vem para ficar um fim de semana na cidade pode achar mais interessante gastar o tempo em atrações ao ar livre e curtindo as ruas portenhas.

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

Como chegar, horários e informações para a visita

Embora o Teatro Colón fique na Avenida 9 de Julho, a entrada para quem faz as visitas guiadas é pela lateral do prédio, na rua Tucumán, número 1171.

As visitas ocorrem durante todo o ano, exceto nos dias 1º de maio, 24 e 25 de dezembro e 1º de janeiro.

As visitas são em espanhol ou inglês e ocorrem a cada 15 minutos, entre 9h e 17h. A duração é de cerca de uma hora e o preço, em dezembro de 2019, é de 800 pesos por pessoa (650 com desconto). Crianças com menos de 7 anos não pagam entrada.

Linhas de ônibus: 7, 9, 10, 17, 23, 29, 39, 45, 59, 67, 70, 75, 99, 100, 105, 106, 109, 111, 115, 140, 145.

Metrô: Estação Carlos Pellegrini (Linha B) / Estação Diagonal Norte (Linha C) / Estação Tribunales (Linha D).

Mais informações aqui ou pelo email [email protected]


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Teatro Colón, em Buenos Aires: como é a visita guiada, ingressos e preço

  1. Povo do bem!!
    Estamos aqui em família nos organizando para irmos a Buenos Aires, Argentina em dezembro. Eis que meu filho de 11anos pergunta-nos:” O que há de interessante em Buenos Aires para um menino de 11anos”. Só consegui falar do zoológico de Luján. Ou seja não consegui respondê-lo, peço a ajuda de vocês. Muito obrigado.

  2. Amei o teatro Cólon!! Quero muito voltar e assistir a outra apresentação! Valeu por referenciar 🙂 Saudades de voces!!! Será que consigo ir a Buenos Aires antes do término do ano encontrá-los???? Quem sabe!!! grande beijo!!

  3. Quando eu fui dei a maior sorte: no momento da linha visita tava acontecendo um ensaio da filarmónica, aí a gente conseguiu sentar lá um pouquinho e escutar. A guia disse que foi muita sorte, porque o maior trunfo do teatro é a acústica e nem sempre da pra conferir se não assistir. Essa visita é uma das minhas passagens mais legais em Buenos Aires, realmente é um pouquinho caro, mas vale muito a pena

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.