fbpx

O que fazer em Vila Nova de Milfontes, litoral do Alentejo

Vila Nova de Milfontes é daqueles povoados que encantam já na entrada. Nesse texto contamos para você como chegar, o que fazer por lá, quais praias visitar, damos dicas de restaurantes e alojamentos em Milfontes.

As ruelas de paralelepípedos e as casinhas que refletem as cores do Alentejo escondem as charmosas lojinhas de decoração, souvenires e restaurantes familiares que servem o melhor da gastronomia local – uma das melhores de Portugal, diga-se de passagem. Tudo isso banhado pelo Atlântico, um convite irrecusável para se refrescar no verão alentejano, quando os termômetros estacionam na casa dos 30°C.

Saiba mais: Guia de viagem completo para conhecer no Alentejo, em Portugal

Vila Nova de Milfontes

Como chegar a Vila Nova de Milfontes

A maneira mais prática de chegar a Vila Noda de Milfontes é alugando um carro em Lisboa, em especial se você quiser incluir os vilarejos do interior alentejano no seu roteiro. Vila Nova de Milfontes está a 196 quilômetros da capital do país e a 157 km de Évora.

Leia aqui todas as dicas para dirigir em Portugal e como encontrar um carro pelo melhor custo/benefício.

Há também ônibus da Rede Expresso saindo de Lisboa a partir de 16 euros. A viagem dura 3h30.

Para quem quer circular de Vila Nova de Milfontes para o resto do Alentejo, sem dúvida, de carro terá mais facilidade. Se não for o caso, veja no site da Rede Expressos e da Rodo Alentejo quais os trajetos e horários possíveis.

As Praias de Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes

A mais famosa é praia do Malhão, que encanta por suas dunas a perder de vista e sua aparência selvagem. Para chegar lá, melhor ir de carro ou bicicleta: está a 4 quilômetros do centro.

Para quem está a pé, a mais próxima é a praia de Furnas e a do Farol,ambas com infraestrutura e restaurantes. E por ali tem até praia fluvial! A faixa de areia nas margens do rio Mira é quase tão frequentada quanto a do Malhão e bomba nos meses de verão.

Vila Nova de Milfontes

O que fazer em Vila Nova de Milfontes: centro histórico

O centrinho charmoso, com aquela carinha relaxada de cidade praiana, merece atenção. Vale a pena perder-se pelos becos para fotografar as portinhas e janelas de moldura ocre.

Dizem que as casas são todas pintadas de branco para torná-las mais frescas durante o verão, mas a verdade é que elas transformam o cenário em um belo cartão-postal.

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes

E, por falar em postal, aproveite que já está por ali para seguir as placas que levam até o castelo da cidade, o belo Forte de São Clemente. O lugar é fechado para visitação, mas rende ótimas fotografias da sacada. Ao lado há uma praça que funciona como um mirante para a praia lá embaixo, outro visual de cair o queixo.

Restaurantes em Vila Nova de Milfontes: onde comer

  • Tasca do Celso

Endereço: R. dos Aviadores, 34

O charmoso restaurante é o mais elegante da cidade. Serve a típica comida alentejana a preços justos e porções generosas, além de contar com uma ótima carta de vinhos locais. Quem quer uma refeição completa pode apostar na deliciosa açorda de camarão, mas beliscar uns petiscos acompanhados de uma taça cheia. Ótima oportunidade para provar os queijos. as linguiça regionais, peixes frescos e carnes deliciosas.

Leia também: Como é um leilão de peixes no Alentejo

  • O Moura – Pescador

Endereço: Rua da Praca, 18

Frutos do mar fresquinhos para todos os gostos. O Moura é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, e conquistou esse espaço com um atendimento atencioso, comida saborosa e pratos bem servidos. Esse é um bom lugar para provar os típicos percebes.

  • Mabi

Endereço: Largo de Santa Maria 25

A cafeteria é um famoso ponto de encontro na cidade, excelente para o fim de tarde ou para a hora da sobremesa. O lugar serve sorvetes deliciosos e croissants fofinhos com recheio de chocolate, entre outros quitutes.Endereço:

  • Patio Alentejano

Endereço: R. Custódio Brás Pacheco 43

Tem ambiente aconchegante, todo em madeira. Serve comida típica alentejana e portuguesa. Com destaque para o prato de polvo a lagareiro.

Onde ficar em Vila Nova de Milfontes: hotéis e pousadas

A cidade é bem pequenininha e, por isso, faz sentido hospedar-se no centro. Dali, dá para caminhar até as praias e os principais restaurantes.

Para quem procura uma hospedagem local, limpa, confortável e charmosa, a dica é o Hotel Casa dos Arcos. Fica a apenas dois quarteirões da praia, o dono é um senhorzinho simpático e o café da manhã é uma delícia.

Para viajantes econômicos, há dois hotels, o Pirata Hostel e o Selina Milfontes.

E quem busca uma acomodação mais elegante pode dar uma olhada na CASA DA EIRA Boutique Houses, uma casa tradicional com decoração moderna e aconchegante. Tem piscina e fica a 300 metros da praia.

Encontre hotéis em Vila Nova de Milfontes com desconto!

Você também pode verificar as opções de apartamentos e alojamentos em Milfontes listados no Airbnb.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.