Tags:

Visita ao Museu Nacional do Futebol em Manchester, Inglaterra

O Museu Nacional do Futebol da Inglaterra não fica em Londres, mas na cidade que tem um dos times ingleses mais famosos do mundo, Manchester.  O espaço foi inaugurado em 1998, mas ficava no estádio Deepdale, em Preston. Somente em 2012 foi transferido para Manchester, num famoso edifício no centro da cidade, perto da estação de trem Victoria e da Catedral.

Leia também:

O que fazer em Manchester – os principais pontos turísticos

Onde ficar em Manchester – dicas de hospedagem

Na exposição, que visitei cercada de pais com seus filhos, os visitantes encontram memorabilia e experiências interativas sobre futebol, como a bola da final da Copa do Mundo de 1966 e camisas de jogadores como a que Maradona usou para marcar o gol com a “mão de deus”. No total, são mais de dois mil itens, uma mistura de coleções privadas e da FIFA.

museu do futebol manchester hall da fama

Logo na entrada fica uma espécie de calçada da fama com diversos jogadores famosos. Dentro do prédio moderno, são quatro andares que dividem o museu.

O primeiro andar é sobre a história do esporte, como surgiu, as primeiras competições e a Copa do Mundo, a torcida, os jogadores, a imprensa. É um grande panorama sobre todo o universo do futebol, incluindo histórias engraçadas, curiosidades, troféus, bolas e muito mais. Apesar de ser um museu inglês, há informações sobre o futebol no mundo todo.

Também são bastantes divertidas as partes interativas, incluindo quizzes sobre a história da Copa do Mundo, vídeos e áudios históricos.

Saiba mais: A visita ao Museu do Futebol no Estádio do Pacaembu, em São Paulo

museu do futebol manchester

museu do futebol manchester

museu do futebol manchester cgf

museu do futebol manchester copa de 1950

No segundo andar fica uma enorme área interativa e conteúdo sobre as regras e juízes, as habilidades dos jogadores, os gerentes e técnicos dos times e a evolução dos equipamentos, como a bola e o uniforme.

Nessa área também ficam algumas atividades pagas à parte, como simuladores de jogo e pênalti.

museu do futebol manchester vestiário

museu do futebol manchester

Por fim, o terceiro e o quarto andar trazem exposições temporárias interessantes. Quando eu visitei, havia uma sobre o Pelé. Você pode conferir toda a programação do Museu Nacional do Futebol aqui.

Informações práticas sobre a visita ao Museu Nacional do Futebol em Manchester

museu do futebol manchester

A visita ao Museu Nacional do Futebol em Manchester é gratuita. O museu abre todos os dias, das 10h às 17h.

É possível fazer uma visita guiada, que acontece de Segunda à Sexta, às 10h30, 12h30 e 14h30 (em feriados os horários são alterados). O valor dos tours é de £3.50, que pode ser comprado na bilheteria do museu ou com antecedência no Eventbrite.

museu do futebol manchester 5

O endereço é: National Football Museum, Urbis Building, Cathedral Gardens – Manchester

Imagem destacada:  Yuangeng Zhang / Shutterstock.com


Compartilhe!






Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.