Visto americano: errei no formulário DS-160, e agora?

Eu sonho com o dia em que viajar para os Estados Unidos se tornará tão simples como visitar a maior parte da Europa, que não exige visto de brasileiros. Enquanto esse dia não chega, porém, milhares de turistas se organizam para vencer as etapas exigidas pela imigração dos Estados Unidos. Além da entrevista em si, que dá um certo receio até em viajantes experientes, é preciso vencer outro desafio: o formulário DS-160, que precisa ser preenchido por todo mundo que tenta um visto de turismo para a terra do Mickey.

Se você ainda está começando o processo de obtenção do visto e não sabe exatamente o que fazer, então um conselho: não entre em pânico. Temos dois textos para te ajudar nessa tarefa. Um sobre como tirar o visto americano (e com todo o passo a passo para você preencher o formulário DS-160 corretamente). Enquanto isso, o outro texto tem dicas práticas para a entrevista do visto dos Estados Unidos. Não deixe de ler os dois artigos.

Neste texto o assunto é outro: e se você cometer um erro ao preencher o formulário? Qual a solução?

Visto Americano - DS160 - Tela 1

Erros no formulário DS-160 antes de enviar

Esse formulário não é temido sem motivo. Além de precisar ser preenchido em inglês e para cada pessoa que vai viajar, inclusive crianças, há uma série de perguntas, algumas delas aparentemente bizarras e intermináveis. Por isso, tenha bastante tempo e paciência quando resolver começar o processo – nada de tentar preenchê-lo naqueles 10 minutinhos de folga que você teve no trabalho.

Teve uma emergência (tipo queda de conexão da internet ou outra coisa) e precisou interromper o preenchimento do formulário? Bem, quando você voltar, é provável que o site não permita que você continue a preencher o DS-160. Isso acontece por segurança. Após o momento que você parar de preencher o formulário, você terá 20 minutos para retomar o processo, caso contrário o seu tempo vai expirar.

Passou desse tempo? Sem problemas. É por isso que antes de começar a preencher o formulário o sistema pede que você cadastre uma pergunta de segurança. Preste atenção nessa etapa. Vai ser fundamental caso você precise interromper o procedimento, por sua vontade ou não.

Ou seja, esta é a resposta para a pergunta: você ainda não enviou o formulário, apenas interrompeu o preenchimento, mas notou um erro? Basta usar seu ID e sua pergunta de segurança para fazer as alterações necessárias.

Visto e Passaporte

Já enviou o formulário e notou um erro. E agora?

Pergunte-se: é mesmo necessário se preocupar com esse erro? É um erro grave, que pode interferir no processo? O nome da rua da sua casa errado, um erro de digitação ou uma palavra em inglês que depois você descobriu estar incorreta não são problemas sérios.

Isso não é minha opinião, mas da própria Embaixada dos Estados Unidos. Numa discussão no Facebook, em 2013, uma brasileira perguntou para a Embaixada norte-americana o que deveria fazer numa situação assim. A resposta foi simples: ‘Não deve haver um problema para você se você levar o DS-160 do jeito que preencheu. Se for algo muito sério, você pode explicar durante a entrevista’. Confira a resposta completa aqui.

Outro erro em que a preocupação é desnecessária envolve alterações nos seus “planos de viagem”. As aspas estão aí por um motivo. É que durante o preenchimento do formulário você tem que dizer quando pretende visitar os Estados Unidos, o que pretende fazer e em qual endereço vai se hospedar. O detalhe é que você não precisa estar com viagem marcada para tirar o visto, então a própria embaixada não exige que você seja tão preciso nessas informações.

Estátua da Liberdade

E se eu quiser alterar o formulário?

Pode ser que você tenha cometido um erro grave mesmo, daqueles que não te deixam nem dormir. Mas tem jeito de resolver o problema. Se você ainda não tiver feito o pagamento da taxa, faça um novo formulário e use os dados desse documento para gerar o boleto e agendar sua entrevista. O documento anterior será esquecido pelo Consulado (e você não precisa se preocupar com ele).

Já pagou a taxa e agendou a entrevista? Bem, você pode fazer um novo formulário.  Mas você também precisará voltar na fase de agendamento e trocar o código do formulário anterior pelo do novo. Não deixe de levar a página de confirmação de envio do formulário DS-160 correto no dia da entrevista e tome cuidado para não se confundir, levando a página antiga.

Em caso de dúvida, entre em contato com o CASV onde você fará parte dos procedimentos para tirar o visto e se informe sobre o assunto.

Descobri um erro grave quase na hora da entrevista. E agora?

Calma. Você pode explicar isso na hora da entrevista – e quase certamente não terá problemas por causa disso, como mostra a reposta da Embaixada dos Estados Unidos para aquela brasileira.

Se o erro não for muito grave, pode valer a pena nem tocar no assunto e evitar assim qualquer nervosismo. A não ser, claro, que seu entrevistador pergunte algo a respeito (de novo, use o bom senso). Caso seja um erro grave, você pode explicar a situação com tranquilidade. Não minta, para não cair em contradição, e controle nervosismo. Lembre-se que os Estados Unidos querem que turistas visitem o país, portanto viajantes legais não têm nada a temer.

Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício.


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

275 comentários sobre o texto “Visto americano: errei no formulário DS-160, e agora?

  1. Bom dia, vi esta página aqui, não sei nem se ainda está ativa. Estou com uma situação peculiar, fiz o formulário DS-160 em Julho, nesta época meu passaporte era válido e só venceria em Janeiro, porém eu tirei um novo passaporte, fiz a alteração para o novo passaporte na página do visto (aquela que se loga) e recebi as instruções já com o novo passaporte para levar no CASV. Porém a confirmação do DS-160 está com o passaporte antigo, isso gerará problemas? A questão é que eu não queria preencher tudo denovo pq a entrevista está marcada agora para o dia 10/11 e estou com medo de não dar tempo de remarcar e achar a data, o que faço? Mesmo levando os 2 passaportes e explicando o ocorrido acha que corro algum risco de problemas?

  2. Olá,

    preenchi e agendei meu questionário. Quando meu marido foi preencher, atentou-se para o detalhe que eu deveria ter colocados nossas filhas como acompanhantes na viagem (coloquei apenas ele pq pensei apenas que deveria colocar as pessoas maiores de idade). Devo preencher outro?

Carregar mais comentários

Comentários estão fechados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.